RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 8:01 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Ago 03, 2015 9:19 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Ago 03, 2015 8:51 am
Mensagens: 6
Pessoal, bom dia a todos.

Sou novo no hobby RCe. Tenho algumas dúvidas e como não conheço ninguém de sorocaba/sp (onde resido), que poderia me ajudar. acabei de me inscrever no forum tb.

1 anos atrás comprei um carrinho (não sei qual a categoria dele - acho que é rally) modelo Kyosho ep fazer kobra... é um off road. já veio todo montado... desde então tenho me dedicado em aprender a pilotar... mas já estou sentindo que ele tem algumas limitações... até onde consegui ler por aí, esse não é um carrinho que eu conseguirei fazer grandes upgrades (tipo trocar motor ou outros componentes que o deixem mais potente)....

então eu to pensando em montar um carrinho off road tb, elétrico, escala 1/8, que tenha um bom desempenho, uma relação custo benefício razoável, que me permita fazer upgrades e que seja fácil de encontrar peças no mercado nacional (não sou muito adepto das importações por minha conta..kkk)

já li que o ideal é começarmos pelo chassi... então se puderem me ajudar com esta questão, ficaria muito agradecido...

se existir alguém em sorocaba que pratique o hobby e esteja no forum...

só mais uma dúvida: estou pra comprar uma outra bateria pro meu kyosho... vi dois modelos
7.4v 5000mAh, 2S... uma 20C e outra 25C... qual a diferença entre baterias 20C e 25C... seria só a questão da corrente de discarga??? como isso se reflete no desempenho do modelo?


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 03, 2015 12:35 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Buggys 1/8 que mais fazem sucesso por aqui são: Vorza Flux HP da HPI (que é de preço elevado, mas é muito resistente), RC 8.2E da Team Associated (é de preço elevado também, mas mais voltado pra pistas) e o Ultra LX2E da Ofna (que é de preço mais baixo, mas ainda sim é bastante resistente, porém não é voltado pra pistas).

Se seu intuito é brincar, não competir, eu indico o Vorza ou LX2E, o Vorza tem a fama de ser um tanque de guerra, bastante resistente e tem muitas peças no mercado à disposição. Já o LX2E é de custo mais baixo, é bem resistente também (falo por experiência própria, já tive um), só não tem tantas peças no Brasil, aqui você acha mais as peças principais, as mais rotineiras de quebrarem como bandejas por exemplo.

Sobre a descarga das baterias, isso não reflete muito no desempenho do automodelo, a diferença é tão imperceptível que você só perceberia se cronometrasse a velocidade, quem costuma dar altas velocidades pra cronometrar, vê mudar um pouco... O importante é ela suprir o suficiente pro motor funcionar, no caso, se seu motor puxa 50A de corrente, a sua bateria deve fornecer os 50A, se ela fornecer mais, o motor vai continuar puxando só 50A, se ela não tiver pra fornecer, o motor vai forçar a bateria e ela vai inchar.

Pra saber quanto seu automodelo puxa, você tem que pesquisar sobre o motor dele na internet, se ele for escovado (motor de 2 fios), provavelmente ele puxa menos de 40A, então fique tranquilo.

Pra calcular a descarga da bateria você multiplica a descarga dela pela capacidade dela, do seguinte modo:

Primeiro você transforma a capacidade dela de Miliamperes pra Amperes, dividindo por 1000, no caso, se ela é 5000mah, ela tem 5A de capacidade.
Depois é só multiplicar, se ela tem 20C e 5A ela tem a descarga total de 100A.

E uma dica, nossas baterias chinesas nunca oferecem o que prometem, se ela tem 100A de descarga descrita na embalagem, só conte com no máximo 80A, sempre tem uns 20% de "margem de erro" (que sempre é pra menos).

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 03, 2015 7:31 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Ago 03, 2015 8:51 am
Mensagens: 6
boa noite João Vitor. Muito obrigado pelos esclarecimentos. serão úteis. como vc disse sobre os modelos 1/8..são bem salgados mesmo os preços..... acho q vou refazer meus planos e partir pra 1/10...hehehe.... vc tem alguma dica de um bom chassi nessa escala???? to pensando em investir no chassi primeiro.... e depois ir comprando o restante....esc, motor, rádio, etc...

quanto a bateria, acho q agora entendi pq minha bateria apareceu estufada num dia e com uma baita rachadura no envolucro....acho q comprei errada ..., vou fazer umas contas aqui, pra ver ser acho a bateria correta pra mim....

mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e pelos esclarecimentos...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 03, 2015 10:20 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Dom Jan 27, 2008 10:10 am
Mensagens: 4049
Localização: paraíba brasil planeta terra
chassis 1/10 tem uma variedade enorme! voce precisa limitar mais o campo de escolha, se monster, buggy, rally, short course etc

_________________
qualificações

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2015 11:50 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Ago 03, 2015 8:51 am
Mensagens: 6
Obrigado Fábio. Agora to entendendo... eu imaginava que o chassi era o mesmo e só mudavam as bolhas... mas pelo que já li a respeito, depois da sua ajuda, acho que vou seguikr pelo caminho 1/10, truggy... posso brincar em terrenos mais planos e me aventurar em terrenos maios acidentados... andei dando uma olhada nas diferenças e acho q vou seguir por essa linha...

Se puder me ajudar com a sugestão de alguns modelos de chassi para eu pesquisar, seguindo a linha da melhor relação c/b e peças de reposição existentes no mercado nacional, agradeceria muito. enquanto isso vou pesquisar mais um pouco.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 17, 2015 11:52 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Abr 01, 2011 9:03 pm
Mensagens: 769
Localização: Canoas - Rio Grande do Sul
Cara, de uma procurada pelo kyosho DRX. Eu tenho um nitro, muito versátil. Alem de ter peças intercambiaveis. As bolhas dele são 1/9 então ele tem algumas poucas bolhas (tipo 3 modelos) e outra coisa meio chata são as rodas. Ele suporta rodas 1/8 e de buggy 1/10 ai vai do gosto (podem ficar grande tipo aro 21" num carro real)... Mas eu não tenho nada contra o carro. Eu curto pacas!

_________________
"No mesmo instante que uma criança aprende a pular, ela aprende a sonhar."
Kyosho DRX


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB