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MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2011 8:37 pm 
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Resolvi converter meu aero GP pra EP. Mas queria fazer isso usando o que tenho aqui de auto: combos e packs. A idéia aqui é manter a intercambiabilidade entre equipos, de forma que não tenha que ter packs e combos específicos para cada um.
Então, vamos ao que interessa:

O aero propriamente dito, é um trainer avançado para motor .40, 1,44m de envergadura, fuselagem em fibra de vidro, nunca voou:

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O motor que estava nele, um OS 40 LA que não rodou meio tanque (GP não é pra mim, ficar amaciando, coisa e tal, tem que gostar da coisa):

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A propósito, se alguém aí se interessar por esse motor e quiser fazer algum rolo em coisas para esse projeto do aero EP, fica aí o jabá, hehe. Estou atrás de um rádio bom pra ele por exemplo...

O combo Mamba Max + motor Mamba 7700 (não é o adequado, deveria começar com um de 2500kv, mas estou com preguiça de tirar de minha lancha, então, vai ele mesmo), já com a hélice e amarrado na bancada para testes:

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Virou um furacão na minha oficina, então não pude fazer testes mais extensivos hoje. Em uma análise superficial, diria que tenho empuxo mais que de sobra pro aero, que deve ficar com peso por volta dos 2Kg com pack. Amanhã colocarei no lado de fora e testarei bem, principalmente empuxo e temperaturas, para ver se o sistema é viável.
Normalmente, em uma conversão desse tipo, opta-se por motores de baixo Kv, na casa dos 800Kv, e packs 4S de 2000, 2500 mAh, 15 a 20C. Então, vamos ver o que conseguimos com 2S 40C 5200.
Queria usar o motor Mamba por um motivo apenas: ele me permite inverter o rotor, de forma que facilita a montagem do motor, com a ponta do eixo no lado oposto aos parafusos de fixação. mas esse 7700 está claramente over, vou considerar limitar o giro no Castle Link ou no rádio mesmo.
Caso as temperaturas não fiquem dentro dos valores aceitáveis, testarei com um motor de 2500Kv.

Vou postando a medida que for avançando no projeto.

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MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2011 9:06 pm 
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Fala Helvio parabens pelo projeto !!

So uma opinião, esse motor 7700 não é muito pequeno para o avião? Pergunto pq o motor glow .40 é muito forte, os buggy e truggy 1/8 anda com motor .21 ou .28 e os 1/10 que é o indicado para o motor 7700 anda com motor .12 .15 .18

Resumindo acho que o ideal é usar um combo MMM para 1/8 ou seja com um motor mais forte

Outra coisa muito giro pode fazer o avião perder empuxo, devido ao vacuo causado pela helice

Mais faz um teste

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MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2011 10:55 pm 
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Bem, motor GP de aero e auto são bem diferentes... Esse .40 é pequenininho pra aero, tem menores e coisa e tal, mas esse tipo de motor 40 é bem "iniciante" mesmo, tipo os latinhas dos aeros (não é uma comparação direta, lógico que esse motor é um cavalo, mas em termos de docilidade, não é láaaa um motor forte pra aero desse porte, bem explicado).
Na verdade esse motor 7700 é muito forte nesse caso aqui, puxa muita corrente girando uma hélice com 2S, o lance mesmo seria usar um motor mais fraco e mais células.
Mas estou testando ainda.
Estava pensando talvez em usar um motor bem fraco, por volta de 1000, 4S e BEC externo. Talvez até compre um motor próprio, mas ainda pretendo usar o ESC Mamba.
Enfim, são apenas conjecturas ainda, vou testando e vendo, nem sei se será viável.

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 9:01 am 
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Já adiantando, creio que não dará certo, pois um motor tipico de treinador gira por volta de 10000rpm para menos, o seu mamba mesmo com 2S dará 53000rpm, nem pylon(que é o avião próprio para velocidade) não gira nessa velocidade, com 35000rpm um pylon vai a 250km/h só para ter uma idéia...

Se quer usar o ideal é uma redução de 8:1.

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 9:47 am 
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Era justamente o que eu ia dizer, motor de auto em aero não dá muito certo, o rpm é muito diferente, e no caso estes motores eletricos para aero não são tão caros, no fim para fazer uma conversão acredito que o melhor é vender tudo completo e comprar um especifico ep, já vi algumas lenhas devido a querer economisar um pouco, acaba alterando o cg do avião e fica ruim para pilotar, ou cabra demais ou pica demais, é difícil de acertar.

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 9:50 am 
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Essa conversão foi inspirada em um video de um aero do mesmo porte convertido com um Novak GTB sensorado e motor 4500 ou próximo.
Hmm, eu penso que o Mamba gira ATÉ 50000 RPM. O que não significa que vou usar todo a potência. De qualquer forma, esse motor, como escrevi, está over mesmo, só estou testando. Acredito que com um 2500Kv deva ficar mais bacaninha. Empuxo eu tenho, resta ver runtime e temperaturas - num teste rápido em bancada, percebi uma escalada rápida na temperatura do ESC, o motor não se alterou, talvez em função da ventilação forçada.

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 9:54 am 
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Nem é uma questão de economia, mas de realização.
O CG do avião, logicamente, será ajustado adequadamente. Não vejo nenhum impedimento nesse aspecto.

Moisés escreveu:
Era justamente o que eu ia dizer, motor de auto em aero não dá muito certo, o rpm é muito diferente, e no caso estes motores eletricos para aero não são tão caros, no fim para fazer uma conversão acredito que o melhor é vender tudo completo e comprar um especifico ep, já vi algumas lenhas devido a querer economisar um pouco, acaba alterando o cg do avião e fica ruim para pilotar, ou cabra demais ou pica demais, é difícil de acertar.

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 9:56 am 
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O motor não precisa girar a 52000 RPM... E ainda posso corrigir a "relação" um pouco com a hélice adequada.

the_same_x escreveu:
Já adiantando, creio que não dará certo, pois um motor tipico de treinador gira por volta de 10000rpm para menos, o seu mamba mesmo com 2S dará 53000rpm, nem pylon(que é o avião próprio para velocidade) não gira nessa velocidade, com 35000rpm um pylon vai a 250km/h só para ter uma idéia...

Se quer usar o ideal é uma redução de 8:1.

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 10:27 am 
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Helvio Lagares escreveu:
O motor não precisa girar a 52000 RPM...


Verdade.

Helvio Lagares escreveu:
E ainda posso corrigir a "relação" um pouco com a hélice adequada.


Depende, se usar uma hélice muito pequena, ele precisará de muita pista para decolar, pois terá muito pitch speed e pouco empuxo, além de ficar horrível de controlar, pois o a rotação precisará ser muito alta para gerar empuxo adequado, mas se usar uma hélice grande terá muito empuxo e pouco pitch speed podendo estolar o avião, além da eficiência ser muito baixa devido a baixa voltagem que será aplicada devido a hélice muito grande.

O ideal ainda é uma redução, pega uma coroa de revo ou semelhante e coloca em um eixo e coloca um pinhão pequeno no motor, ficaria muito bom e seria um desafio legal, já que o objetivo é esse :drinks:

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 10:53 am 
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Não tem epa pra regular a potencia?

valeu

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 11:03 am 
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A hélice certamente tem que ser a adequada, que me dará o empuxo e controle necessários, tenho umas aqui pra começar a testar, APC 10X05, 9X6, 8X alguma coisa, umas master 10X7, 10X6...
A idéia da caixa de redução é uma boa mesmo, vou checar essa possibilidade.

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 11:12 am 
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Então, tem né, hehe... Vamos ver o que acontece só segurando o giro motor.

Germano escreveu:
Não tem epa pra regular a potencia?

valeu

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MensagemEnviado: Ter Ago 16, 2011 6:48 pm 
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De fato, o sistema, depois de testes com o motor 7700Kv, esquentou excessivamente. A "relação" ficou muito longa, mesmo com uma hélice pequena. Uma caixa de redução infelizmente não vai ser opção, pois não dá pra acomodar na fuselagem.
Vou testar com um motor 2500Kv, ver o que rola.
De qualquer forma, como precisava de um rádio pro aero e não quero torrar muito, comprei agora na HobbyKing um Turnigy de 9 canais baratin, e como tinha espaço no frete, aproveitei e comprei um motor e ESC de 80A.
Motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Glow_.html
ESC: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _SBEC.html
Rádio:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ware_.html
Mas enquanto não chegam, vou futucando aqui com o que tenho.

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MensagemEnviado: Qui Ago 18, 2011 2:07 pm 
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Enquanto espero a chegada dos equipos, persisto testando, hehe...
Coloquei um motor Speed Passion 2500Kv com hélice APC 8X6, 2S e ESC Mamba, e funcionou até bem.
Bom empuxo (numa análise superficial, "na mão"), motor e ESC ficaram por volta de 60º, a bateria durou uns 8 minutos em aceleração total (embora esse pack já estava sendo usado em outros testes, então não estava totalmente carregado desta vez). Bem diferente do teste com o Mamba, em que via o medidor no pack caindo a tensão drasticamente e motor e ESC fritando, em menos de um minuto a meio acelerador.
O interessante é que motor 540 dá uma montagem perfeita na fuselagem do meu aero, diferente dos motores que comprei, que vou precisar fazer umas adaptações mais radicais.
Bem, vou ver como fica isso. Vai que...

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MensagemEnviado: Qui Ago 18, 2011 4:06 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Enquanto espero a chegada dos equipos, persisto testando, hehe...
Coloquei um motor Speed Passion 2500Kv com hélice APC 8X6, 2S e ESC Mamba, e funcionou até bem.
Bom empuxo (numa análise superficial, "na mão"), motor e ESC ficaram por volta de 60º, a bateria durou uns 8 minutos em aceleração total (embora esse pack já estava sendo usado em outros testes, então não estava totalmente carregado desta vez). Bem diferente do teste com o Mamba, em que via o medidor no pack caindo a tensão drasticamente e motor e ESC fritando, em menos de um minuto a meio acelerador.
O interessante é que motor 540 dá uma montagem perfeita na fuselagem do meu aero, diferente dos motores que comprei, que vou precisar fazer umas adaptações mais radicais.
Bem, vou ver como fica isso. Vai que...


Que legal Helvio q ta dando certo, quanto ao motor eu sou fã dos motores Speed Passion, depois de 8 min andando forte na pista meu motor 10.5 nunca passou de 60 graus ou seja o motor trabalha muito gelado !!! Nem se compara a um mamba

Quando puder posta um vídeo aí dos testes

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