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MensagemEnviado: Ter Dez 03, 2013 6:43 pm 
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Iniciando no Aeromodelismo
Nesse artigo será explicado resumidamente os passos que você deve seguir para iniciar no Aeromodelismo!

Categorias
VCC/Ucontrol: Voo circular controlado, no qual o aeromodelista controla o aeromodelo por meio de dois cabos. A maioria dos modelos VCC são movidos por um motor a combustão.

Voo Livre: Voo no qual o aeromodelista não tem intervenção no voo, depois de lançado, o modelo voa sem interferência do aeromodelista. Esse modelos geralmente são a elástico, pequenos motores a combustão ou sem nenhum tipo de propulsão.

Rádio Controle: São os aeromodelos controlados por um Rádio Controle, nesses modelos o aeromodelistas tem o controle de todas as funções, acelerador, leme, profundor, aileron e outras adicionais, como trem de pouso, bomba de fumaça.

O Guia abaixo é destinado ao Aeromodelismo Rádio Controlado, o mais praticado e procurado atualmente no Brasil.

O primeiro passo para iniciar no Aeromodelismo é a escolha do Aeromodelo, o modelo ideal é um treinador, isto é, um modelo projetado para iniciantes, asa alta e com envergadura de 1m ou mais.
O principal erro ao iniciar é se empolgar com modelos "escala", semelhantes as aeronaves reais, como Cessna, Tucano, entre outros. Esses modelos não são para iniciantes, possuem maior velocidade e comandos mais sensíveis, portanto, requerem um maior nível de experiência do Aeromodelista.
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Elétrico ou Combustão?
Os Aeromodelos possuem dois tipos principais de motorização, os elétricos e os a combustão.

Aeromodelos Elétricos:
Os aeromodelos elétricos são movidos a energia elétrica armazenada em uma bateria recarregável, fazem pouco barulho e não fazem sujeira. São perfeitos para quem não tem muito conhecimento na área e busca algo "prático", já que não precisam de regulagem do motor, nem dar partida, como nos combustão. A manutenção é mais simples!
Nessa categoria nós temos dois tipos de motores:
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Brushed: São os motores que possuem escovas, feitas de metal com liga de cobre, cuja função é passar energia para o rotor, que está no centro do motor.
Essas escovas devem ser trocadas, pois com o tempo elas vão se desgastando. Os motores Brushed podem ser facilmente identificados, pois possuem somente 2 fios.
Atualmente, os Brushed não são mais usados em aeromodelos, por conta do baixo rendimento em relação aos Brushless.

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Brushless: São motores que não possuem escovas, não há nenhum ponto de contato mecânico entre os dois módulos (rotor e estator) para passagem de eletricidade. Motores Brushless possuem uma vida útil mais longa, devido a ausência de desgaste da escova, faíscas e interferência magnética. Além disso, também são mais eficientes e gastam menos energia, em decorrer disso, são os motores elétricos mais recomendados e mais utilizados atualmente. Os motores Brushless podem ser facilmente identificados, pois são os únicos que possuem 3 fios.

Aeromodelos Combustão:
Os aeromodelos a combustão utilizam um motor semelhante a um dois tempos de motocicletas, fazem barulho e soltam fumaça, o que torna-os mais semelhante as aeronaves reais. São perfeitos para quem gosta de mecânica, regulagem, já que necessitam de acertos no motor.
Nessa categoria nós temos dois tipos de motores:
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Glow: São os motores que utilizam um combustível específico, vendido em lojas de Modelismo, esse combustível é composto principalmente por metanol, com uma porcentagem de nitrometano. Custa cerca de R$35,00 o litro, sendo vendido, na maioria das vezes em galões de 3,6l. Ao contrário dos automodelos, é possível fabricar em casa o combustível utilizado em aeromodelos, utilizando Metanol (álcool metílico), Óleo de Rícino (óleo de mamona) e Nitrometano (opcional), para aumentar o rendimento. Utilizando combustível caseiro você perderá um pouco de rendimento, porém, economizará bastante...

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Gasolina: São os motores que utilizam como combustível gasolina de posto e óleo para motores dois tempos. São muito semelhantes aos motores de bicicletas motorizadas, roçadeiras. Diferente dos motores Glow, o litro do combustível para esse motor, já com o óleo, chega a custa menos de R$5,00, o que torna ele mais vantajoso. Por outro lado, esses motores só estão presentes em aeromodelos grandes (mais de 2m de envergadura), que custam caro (R$2.000 a R$10.000).

Elétricos - Vantagens:
- Ecologicamente correto, não polui;
- Custo de manutenção menor;
- Motores com uma vida útil maior;
- Não faz sujeira;
- Os motores não precisam de amaciamento nem de regulagem.

Elétricos - Desvantagens:
- Custo para manter o aeromodelo maior, por utilizar um combustível caro e específico e por precisar trocar vela, etc;
- Faz sujeira;
- Polui como um motor 2 tempos, porém, em menor escala;
- Motor precisa ser ajustado com frequência. Se for voar de uma semana para outra, provavelmente precisará fazer uma nova regulagem no motor.


Combustão - Vantagens:
- Solta fumaça e faz barulho;
- Motores precisam de ajustes. Isso é ruim para quem busca algo fácil, no entanto, bom para quem gosta de mecânica;
- Custo inicial menor, por não precisa de carregador;

Combustão - Desvantagens:
- Custo inicial maior, por conta das baterias e do carregador;
- Não faz barulho e não solta fumaça, portanto, é menos semelhante às aeronaves reais.

KIT, ARF ou RTF?
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KIT: É o conjunto de peças de um aeromodelo que vem desmontado e sem eletrônica/entelagem, com isso, o aeromodelista pode personalizá-lo da maneira que desejar. São recomendados a quem já possui certa experiência ou se interessa por construção/montagens de aeromodelos.

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ARF: Abreviação de Almost Ready To Fly, que significa Quase Pronto para Voar, em português. Como o nome já diz, são os aeromodelos quase prontos para voar, na maioria das vezes, necessitam somente de um sistema de rádio e o combustível, ou bateria e carregador, caso seja elétrico. Esses modelos necessitam da montagem da asa e dos estabilizadores e instalação do motor, em alguns casos.

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RTF: Abreviação de Ready To Fly, que significa Pronto para Voar, em português. São os aeromodelos completos, que já possuem tudo que precisam para voar, incluindo o rádio. Geralmente, os modelos mais simples são RTR.

Quanto custa?
Uma dúvida muito comum quando vai se iniciar no Aeromodelismo é referente a quanto vai gastar. É normal escutar frases do tipo: "Aeromodelismo é um esporte caro", "Brincadeira de gente grande que custa caro". Não é bem assim, atualmente é possível encontrar modelos elétricos treinadores, como o Ugly Stick, Telemaster, com 1m de envergadura na faixa de R$500,00 - R$700,00 completos, com equipamentos básicos. Um treinador Glow .40 com 1,60m de envergadura, sai na faixa de R$1.000,00 - R$1.500,00.

Saiba mais:
http://modelismobrasil.wix.com/modelism ... ismo/c1ryp

_________________
@MB - Modelismo Brasil: http://modelismobrasil.wix.com/modelismo
Blog: http://mbmodelismobr.blogspot.com.br/
Canal: https://www.youtube.com/user/modelismobr
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