RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 3:51 pm 
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Olá, sou iniciante no hobby, e tô com um thunder tiger convertido, conseguir entender a eletrônica do elétricos fácil, precisa-se de um esc e motor apenas. Porém, nos nitro não achei nada muito claro, consegui entender que um servo regula a agulha da mistura que acelera, ok. mas tenho dúvidas, como dar a partida no caso, precia de um aquecedor de velas e recoil? e o ez starter, ele da a partida sozinho é isso? e pra desligar? seria só cortar o combustível?

enfim, ja li muito a respeito, ja entendi o funcionamento do motor, carburador e embreagem, mas tenho umas dúvidas bobas assim. ja vi alguns videos de montagem e desmontagem do motor e consegui aprender mais.

Por enquanto são só essas duvidas, como da a partida, quais peças eu preciso para montar um glow, conforme tiver dúvidas pergunto, ok?

grato !


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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 5:16 pm 
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Bom vamo lá,
Esse servo aí não regula a agulha da mistura, a regulagem é feita manualmente, geralmente 3 tipos de afinação: Agulha da Lenta, de Alta e de Baixa..O que o servo faz é abrir e fechar a entrada do carburador.

Para dar partida você basicamente precisa de 3 coisas, combustível, vela acesa e dar giro no motor.
Pra movimentar o motor você pode usar um recoil (cordinha), puxando manualmente;
Pode usar um sistema de partida elétrica integrada no motor (ez start por ex.);
Pode usar um sistema de partida elétrica fora do carro (caixa de partida por ex.);
Pode usar um "roto starter" que nada mais é do que uma espécie de furadeira que gira o motor.

No caso do ez-start você não precisa de um aquecedor, tem um cabo que vai pra vela e você aciona a partida e a vela simultaneamente, apertando um botão.

Para os outros métodos você coloca um aquecedor na vela e da partida.

Pra desligar você pode cortar o combustível apertando a mangueira que alimenta o carbura, ou simplesmente tampar a saída de escape;


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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 5:40 pm 
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ah sim, entendi legal, e essa caixa de partida como funciona? conecto ela no carro? por onde?

então, teria como adaptar um motor combustão num chassis elétrico? eu precisaria somente de um servo pra aceleração certo?

aí teria que furar o chassis pra encaixar o montante do motor, outra coisa, o pinhão do motor é o sino?

vejo alguns sinos com 2 engrenagens, isso são duas marchas? e como elas funcionam?


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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 6:22 pm 
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A caixa de partida é acionada colocando o carrinho em cima e pressionando pra baixo, o flywheel (volante) do motor entra em contato com uma roda de borracha que gira e faz com que o motor glow gire. É composta por motor elétrico, bateria, aí tem caixas com 2 motores, caixas com bateria de lipo, etc...

Acho que da pra adaptar um motor glow num chassis elétrico mas ia dar muito trabalho e acho que nunca vi alguem fazer isso, mas você disse que seu thunder tiger é convertido, então originalmente ele era nitro aí da pra 'desconverter' ele se a furação original não foi afetada.

Vai precisar do motor glow, de um servo pra acelerar, de um pack de bateria pra ligar o receptor, e sistema de freio.

o sino faz parte da embreagem, tem uma mola que pressiona umas pastilhas (sapatas) para o sentido do virabrequim, conforme a rotação aumenta a força centrífuga joga essas sapatas pra fora e elas agarram no sino por causa do atrito, daí o sino gira junto com o motor, o sino é parte de fora, tem um formato parecido com sino mesmo, o pinhão vai encaixado no sino.

Esses que tem 2 engrenagens são carrinhos com 2 marchas mesmo, elas funcionam com um rolamento one-way que dependendo da rotação aciona a 1ª ou 2ª...da pra regular o tempo da troca também


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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 6:29 pm 
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muito obrigado, vc ta me ajudando muito, mais algumas coisas, kkkkk

como funciona esse sistema de freio? nunca tinha lido sobre isso, realmente, não tinha pensando nisso, motores glow têm marcha ré?

qualquer motor eu posso adaptar um sino com 2 marchas? e qualquer coroa aceita um sino com duas marchas?


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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 6:36 pm 
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O freio é acionado pelo mesmo servo do acelerador, só que na posição contrária, de um lado ele abre o carbura e solta o freio do outro ele fecha o carbura e aciona o freio. É composto por disco e pastilha.

O motor fica girando pra um lado só, então pra dar ré tem que usar alguma caixa de transmissão que tenha ré, a revo por exemplo possui caixas com ré.
Pra adaptar 2 marchas aí só pesquisando o modelo do seu motor, o modelo dos sinos disponíveis pra ele, não são todos que dão certo tem que ver algum que encaixe certo, e quanto ao chassis tem que usar 2 coroas também.


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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 6:49 pm 
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muito obrigado, entendi, agora lembrando, vi mesmo 2 links no servo da aceleração, só não atentei a um detalhe, o disco do freio pressiona o que pra parar o modelo?


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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 7:18 pm 
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O disco de freio não pressiona nada, ele é quem é pressionado pelas pastilhas. O disco é ligado à alguma parte móvel, geralmente o diferencial.


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MensagemEnviado: Dom Dez 08, 2013 7:25 pm 
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entendi, muito legal isso, vende-se esse sistema de frio todo pronto já?


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