RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Fev 02, 2014 10:50 am 
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Olá Pessoal,

Estou comprando meu primeiro carro a combustão, até hoje andava apenas de elétrico. Sendo assim, queria a opnião de vcs sobre o Kyosho Inferno Neo 2.0 (http://www.fabmodelismo.com.br/automode ... o-2-4-ghz/). Algumas pessoas já me disseram que o carro é muito bom, mas preciso saber como lidar com o motor a combustão. Alguém possui um bom material de como amaciar o motor? O que deve comprar de início para começar a andar? Quais as principais dicas para este carro?

Desde já agradeço pela ajuda.


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Guilherme Luiz Frufrek

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MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 4:13 pm 
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se for rtr é praticamente amaciado.
de qualquer forma a receita é simples.
enche o tanque, ligue o carro e deixa parado na bancada. acabando o nitro, espera esfriar, enche o tanque ligue e deixa parado na bancada novamente. acabou espera esfriar, terceiro tanque cheio liga o carro dá umas voltinhas com ele mas bem de mansinho, fica indo e vindo na rua com no máximo meio acelerador. acabou o tanque tá amaciado, pode andar de boa.

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MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 5:24 pm 
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simples assim? Ficou fácil então. ..rs. E sobre a temperatura do motor? Não é bom monitorar?

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MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 6:06 pm 
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Eu quando amaciei meu nitro deixei 2 tanques na bancada até acabar, além disso engordei um pouco a mistura no amaciamento.
Depois rodei 1 tanque no chão andando bem de leve, e mistura gorda também.
No 4º tanque eu afinei e já comecei a sabugar o dedo.


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MensagemEnviado: Ter Fev 04, 2014 3:30 pm 
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isso ai Thiago.
Amacia com ele gordo frufek

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MensagemEnviado: Ter Fev 04, 2014 3:44 pm 
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Pessoal sou novo no combustão, sempre andei de elétrico, me explica o que seria andar com ele gordo??

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MensagemEnviado: Ter Fev 04, 2014 4:49 pm 
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Isso aí é referente à regulagem do carburador ( quando fala gordo, fino, rico, probre...) para a mistura ar/comb.
Creio que seu carburador terá 3 agulhas ( baixa, alta e lenta ).

Quando você "engorda" a mistura você diminui a porcentagem de ar em relação ao combustível, o motor roda menos quente e lubrifica mais. Pra amaciar é bom engordar em 1/4 até 1/2 volta sua agulha de alta, mas em todo caso leia o manual todo antes e procura se fala sobre essas regulagens e siga o que o fabricante recomendar.


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MensagemEnviado: Ter Fev 04, 2014 5:13 pm 
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Eu não gosto muito do amaciamento com o motor "gordo" em bancada, pois acho que o motor que trabalha "frio" acaba dando folga na biela (a camisa ainda não dilatou o suficiente e o pistão trabalha muito apertado dentro, dando "socos" na bronzina de latão). Os motores que amaciei assim acabaram tendo quebra prematura de biela, ou folga desde o início da vida útil.

Eu sou a favor de um amaciamento conhecido como "HEAT CYCLE" onde você amacia o carro andando, mas sem forçar, em temperaturas de 90 -100ºC: anda uns 6-8 minutos, variando a aceleração (tipo um circuito de oito) e pára para resfriar o motor (sempre com o pistão no PMI - ponto morto inferior - que é ponto mais baixo do ciclo de rotação do virabrequim):

Imagem


O ideal é fazer uns 8-10 ciclos dessa maneira, afinando um pouquinho a cada ciclo (começando o motor em uma regulagem que ele atinja uns 90º no primeiro ciclo e uns 100-105ºC no último ciclo).

Dessa maneira, os ciclos de aquecimento e resfriamento melhoram o assentamento das peças, e cuidando para que o pistão esteja no PMI você garante que o pistão aquecido (e dilatado) não force desnecessariamente uma dilatação da camisa (preservando assim a compressão no PMS - ponto morto superior).

Os motores que amaciei dessa última forma foram os que mais duraram, e só foram ter folga na biela nos últimos períodos da vida útil.

Esse método de amaciamento foi desenvolvido pelo Ron Paris, reconhecido especialista em motores glow. Aqui tem o link da explicação, em inglês: http://www.sgrid.com/forum/content.php? ... -Ron-Paris

Amaciar motor frio eu acho roubada, baseado na minha experiência pessoal, mas se tiver alguma desconfiança, o ideal é sempre seguir o manual do fabricante.

Um abraço e boa sorte!

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MensagemEnviado: Sex Fev 07, 2014 10:19 am 
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Galera estou lendo o manual (em inglês para facilitar a vida), lá diz assim:

From the 3rd tank, unscrew the needle value and the throttle stop screw on turn each.

O que isso quer dizer? Q tenho q alterar a agulha de alta? Quantas voltas e para qual lado?

Abraços

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