RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Abr 11, 2008 8:47 am 
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MSYano escreveu:


:shock:

Caramba, muito bom esse link!

:D

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MensagemEnviado: Sex Abr 11, 2008 11:12 am 
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Seanikaido escreveu:
MSYano escreveu:


:shock:

Caramba, muito bom esse link!

:D

a disposição!

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MensagemEnviado: Ter Jul 22, 2008 2:23 pm 
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Belíssimo trabalho de transcrição do manual de setup da Xray!

Muito bom!

Acho que seria uma boa começar a traduzir os termos utilizados no automodelismo para facilitar o entendimento de cada um deles. Creio que não seja uma tarefa muito difícil pois são termos que já são utilizados nos nossos próprios carros e nos carros de corrida em competições nacionais.

Tenho alguns aqui (me corrijam se eu estiver errado)
Anti-dive = Anti-mergulho
Kick-Up = ???(É usado para o carro não levantar a frente quando acelera)
Droop = Curso dos Amortecedores
Downstop = Fim de curso
Toe-in = Convergência
Toe-out = Divergência
Camber = Cambagem
Caster = Caster
Dogbone = Semi-eixo
Final Drive Ratio = Relação de Transmissão Final
Gear Ratio = Relação de Transmissão
Shaft Drive = Cardã
One-Way Diff = Diferencial Catraca - igual ao da bicicleta (ô nomezinho horrível)
Spool Diff = Diferencial Blocado
Ball Diff ou Limited Slip Diff = Diferencial de Esferas ou Diferencial de Deslizamento Limitado
ESC = Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV)
LiPo = Polímero de Lítio (PoLi)
Steering = Direção
Oversteering = Sobresterçamento
Understeering = Subesterçamento
Roll-Center = Centro de Rolagem
CG = Centro de Gravidade

Alguém tem mais?

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MensagemEnviado: Dom Out 26, 2008 12:25 pm 
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Já resolveu?

Abraços!


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MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 7:58 pm 
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JEKJR escreveu:
Já resolveu?

Abraços!


Depois q mexi no droop o carro melhorou.

valeu

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Seja livre, compre um off road.


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MensagemEnviado: Sáb Fev 13, 2010 1:14 pm 
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Revivendo o tópico !!!

andei lendo (traduzindo com muito esforço) o manual do meu RC, na parte do setup, e mudei muita coisa, melhorou bastante.

Dúvida:

o Kick-up e Anti-squat são a inclinação da bandeja, ok?
aonde entra o Caster ? pois não é mexendo na inclinação da bandeja q tbm altera o caster?

deixei o rc com:
Kickup (frente): 3,2º
Antisquat (traz): 1,6º

mas consultando os arquivos na net de fichas de setup, vi q na traseira normalmente deixa 0º. fui pelas indicações do manual, o resultado final ficou bom mas tenho q testar na pista, alguma opinião ???

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Sáb Fev 13, 2010 2:19 pm 
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Marcelão, blz?
Cara, o caster na traseira não tem problema mudar, pq ele só é efetivo qd a roda é "esterçada", por isso só existe na dianteira...
Na dianteira p/ mudar o caster nos elétricos só trocando o C-Hub mesmo...

Lembrando que caster nunca pode ser negativo, até hoje ví regulagens de 0º a 6º, eu atualmente uso 4º.
Não mudei isso ainda, estou mexendo em coisas que são mais "reguláveis" primeiro...rsrs

Abraço
Rafa

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MensagemEnviado: Sáb Fev 13, 2010 2:40 pm 
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Realmente, o C Hub do RDX é 2º, o opcional é 4, 6 e 0º, já o traseiro é 0º, e opcional é somente o de 2º.

Matou minha dúvida ! valeu!

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Sáb Fev 13, 2010 3:09 pm 
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Marcelo, no RCMasters tem um texto explicando muito bem sobre o Caster!

Veja lá.

Vc vai na pista amanhã?

Faz um esforço p/ ir.

Abraço
Rafa

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MensagemEnviado: Sáb Fev 13, 2010 4:34 pm 
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Rafa... já até decorei os tópicos de setup do RCmasters !!!! gosto disso pcas e fico proucurando tudo sobre o assunto.

- Pista amnhã, provavel q não. :(

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Ter Fev 16, 2010 6:01 pm 
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Teste do carro na Pista (é Rafa domingo não deu).

Respostas das mudanças:
Carro estável com bom grip, acho q foi meu primeiro setup q consegui andar mesmo !

Dificuldades, as curvas ficaram lentas, não conseguia fechar nas curvas legal, espalhava um pouco.

vou tentar endurecer (trocar) as molas dianteiras, talvez seja o caminho, ou mudar o Arkman, já q das 3 opções de setup esta na menos agressiva, não sei...

Tiramos tempo na pista (Carrefour Jundiaí), no relógio mesmo, e fiz 18,30 (pra mim foi bom pq melhorei pacas)!

Como andou:

Dianteira
-Spool
-Toe out 1,5
-molas 17lbs / silicone 400
-Droop 2,0
-barra estabilizadora 1,9 (std)
-Camb. 1,0
-Caster 2,0

Traseira

Toe in 3,0
-molas 17lbs / silicone 400
-Droop 3,0
- Camb 2,0
-Droop 2,0

Agora... só no proximo, mas preciso ver se melhora com molas mais duras ou Arkman, opinioes ???

_________________
Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Ter Fev 16, 2010 7:19 pm 
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BlackSh33p escreveu:
Teste do carro na Pista (é Rafa domingo não deu).

Respostas das mudanças:
Carro estável com bom grip, acho q foi meu primeiro setup q consegui andar mesmo !

Dificuldades, as curvas ficaram lentas, não conseguia fechar nas curvas legal, espalhava um pouco.

vou tentar endurecer (trocar) as molas dianteiras, talvez seja o caminho, ou mudar o Arkman, já q das 3 opções de setup esta na menos agressiva, não sei...

Tiramos tempo na pista (Carrefour Jundiaí), no relógio mesmo, e fiz 18,30 (pra mim foi bom pq melhorei pacas)!

Como andou:

Dianteira
-Spool
-Toe out 1,5
-molas 17lbs / silicone 400
-Droop 2,0
-barra estabilizadora 1,9 (std)
-Camb. 1,0
-Caster 2,0

Traseira

Toe in 3,0
-molas 17lbs / silicone 400
-Droop 3,0
- Camb 2,0
-Droop 2,0

Agora... só no proximo, mas preciso ver se melhora com molas mais duras ou Arkman, opinioes ???


Vc está leto nas curvas, porém quando entra rápido o carro tende a sair de dianteira ou traseira.
Se está saindo de traseira, aumente o caster, amoleça a barra estabilizadora.
Se está perdendo a dianteira, pneus mais moles, tb não sou fã de spool, oneway dá um efeito melhor nas curvas, toe out 0º, porém mantenha o Ackermann.

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MensagemEnviado: Ter Fev 16, 2010 7:26 pm 
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Marcelo, blz?
PÔ, vc tá se empenhando mesmo hein! Legal de ver...

Viu, TOE na frente use perto de 0º, pode por 0,5º p/ mais ou p/ menos se preferir...

Qual altura dianteira e traseira?

Já testou sem a barra estabilizadora dianteira?

Abraço
Rafa

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MensagemEnviado: Ter Fev 16, 2010 7:38 pm 
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BlackSh33p escreveu:

Agora... só no proximo, mas preciso ver se melhora com molas mais duras ou Arkman, opinioes ???


voce poderia testar na seguinte ordem:

Tire a barra estabilizadora da frente,
Deite mais um furo do amortecedor,
endureça o oleo do amortecedor da frente (depois de deitar o furo do amortecedor)

a cada alteração teste na pista, pelo que voce relatou que esta lento na entrada de curva e espalha um pouco, a frente precisa estar mais mole...

não mude o ackerman agora, pois js esta no mais "agressivo" certo? então deixe como esta, caso voce consiga que o carro fique mais rapido na entrada, voce vai gostar do ackerman agressivo....

bem depois teste tambem kick-up do carro, tambem "ajuda"

Abçs!

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MensagemEnviado: Ter Fev 16, 2010 8:11 pm 
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então...

Dianteira, está assim:

Kikup 3,2º

Traseira
Anti-squat 1,6º

Já testei sem a barra estabilizadora dianteira, e ficou ruim... então descarto tirar, ou deixo por última opção.

o Amortecedor dianteiro já está no ultimo furo, o mais inclinado e traseiro no penúltimo.
O Arkman está na opção menos agressiva, (de 3 opções q tenho) talvez teste a intermediária
Toe dianteiro estava com 1.º mas tive q trocar o ballcup e ficou com bastante Toe na frente, vou deixar com 0,5º
A altura, deixo com 5 na frente e 6 atrás

Pretendo manter Spool.

O Carro não sai de traseira nem de frente, na verdade ficou muito bom, mas não consigo fazer uma curva fechada, para "comer" por dentro tenho q entrar bem lento, se entrar mais forte ele tende a abrir muito na curva, junto o Jr. com o S400, fechava muito nas curvas, comportamento muito diferente do meu.

Aparentemente (apertando) a dianteira está mole em relação a traseira (mesmas molas) e o óleo qdo montei, foi 400 na traseira e na dianteira tbm, porem com umas 2 gotas de um silicone mais grosso (na frente).

Obs. Testei meu Eurgle !!! hahha chineizão imitação do KoPro, mas até gostei !! apesar de ser um pouco complicado mexer nele!

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Marcelo Borges


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