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MensagemEnviado: Seg Mai 30, 2005 9:33 pm 
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Suspensão: uma das regulagens mais importantes do automodelismo,
principalmente o elétrico, onde corridas de stock não tem regulagens no
motor, por exemplo. As suspensão pode fazer a diferença.

As regulagens básicas de qualquer carro (de verdade) são:

- Convergência
- câmber (ou cambagem)
- cáster

Claro que nem todas estas regulagens existem em todos os automodelos!

Convergência é a abertura horizontal entre duas rodas de um mesmo eixo. Se

mais afastadas na frente, a direção é divergente; se mais abertas atrás,
convergente.

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Câmber, ou cambagem, é o posicionamento vertical das rodas. É positivo se as rodas convergem para baixo, ficando mais distantes no topo; negativo se ficam mais distantes no ponto de contato com o solo, convergindo para cima; e neutro ou nulo, se ficam perpendiculares ao solo.

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Cáster é o ângulo de inclinação do eixo do pino-mestre, que fixa a roda à
suspensão, em relação à vertical e ao eixo longitudinal do veículo. Influi
diretamente na estabilidade direcional: quanto maior o efeito do ângulo de cáster, mais intensas serão as forças de realinhamento da direção após as curvas. Outro benefício ocorre nas curvas, quando um cáster elevado torna mais negativa a cambagem da roda externa e mais positiva a da interna. Em contrapartida, um cáster menor faz a direção ficar mais leve. A diferença entre as rodas também é importante: cáster muito desigual faz a direção puxar para o lado em que o ângulo é menor.


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Nem só de ângulos vive a regulagem. Quando se anda em pistas (pelo menos um pouco) irregulares, quem realmente entra em cena são as MOLAS e os AMORTECEDORES.

São três as molas mecânicas usadas em automóveis: a de flexão, em que uma lâmina ou mais juntas se flexionam (semelhante à dianteira do chassis F103 e à traseira do Mini-z); a de torção, situação descrita pelo próprio nome (nunca vi em automodelos); e a helicoidal, que pode ser considerada uma mola de torção enrolada (a maioria dos automodelos). O que caracteriza a torção é uma seção infinitamente pequena se torcer em relação à outra, e isso ocorre tanto na barra ou lâmina de torção quando na mola helicoidal.

Nota: No chassis F103, a própria suspensão atua como mola, diferente do TA03, onde foi utilizado molas helicoidais.

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Os amortecedores são um show à parte: se nos modelos não é preciso gerar conforto (ehehehehe), ficam com sua função principal: "frear" os movimentos que as molas permitem - se eles não existissem, o balanço decorrente da passagem sobre uma irregularidade não cessaria, prejudicando o controle.

Engano freqüente é considerar o amortecedor responsável pela rigidez da
suspensão em curvas, ou seja, um amortecedor mais duro traria ganho
proporcional em estabilidade. Não é bem assim, pois a tarefa de controlar a inclinação da carroceria em curvas é das molas, auxiliadas ou não por barras estabilizadoras (que muitos modelos possuem em ambos os eixos, outros em um só, e alguns não possuem).

Nos automodelos, pode-se mudar a reação do amortecedor com diversos
silicones de viscosidades diferentes.

Óleos mais "grossos" (maior viscosidade) tendem a deixar o amortecedor mais duro, mas podem atrapalhar o movimento normal da suspensão, deixando o auto "pulando"
Óleos mais "finos" provocam o contrário, mas cuidado que podem ficar tão macios que sua ação será menor do que a necessária.


Também pelo tipo de suspensão, dá pra se ter uma idéia de como o carro tende a se comportar.

Suspensões com eixo rígido, como o F103 e o Mini-z, são bem mais simples de se fabricar e manter, mas têm alguns inconvenientes: uma oscilação sofrida por um lado chega ao outro, gerando instabilidade, e ao passar em uma oscilação o maior peso não-suspenso (até o motor se encontra na mesma área do eixo!) faz a suspensão traseira "pular".

Outras soluções, como a de braços sobrepostos e multibraço tendem a dar muito mais estabilidade para o modelo, além de regulagens mais completas.

Por fim, as famosas barras estabilizadoras:

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A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma
ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as externas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.

É aqui que entra o estabilizador: ao "amarrar" com certa flexibilidade as
rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria. Existem estabilizadores de diferentes bitolas, quanto mais grossa a bitola maior a "amarração" de um lado para outro. A avaliação prática é o melhor meio de verificar se um estabilizador está ajudando ou atrapalhando. Ocorre que, quando menor a rolagem (graças ao efeito do estabilizador ou de molas mais duras), maior a tendência daquele eixo a desgarrar, a sair em curvas. E dá-lhe rodada!

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Neste post eu não explorei 1% do assunto - regular cambagem, convergência, amortecedor, etc, é muito complexo e varia de pista pra pista e pior ainda, de piloto pra piloto.



Nas fotos do automodelo, é um "TA03R-S TRF Special Chassis Kit" que achei no site da Tamiya.
Fontes: Diversos sites "capturados" pelo Google, e partes do site BestCars.


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MensagemEnviado: Seg Mai 30, 2005 9:36 pm 
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Aqui um site bacana com ilustrações do que acontece em pista:

http://www.ozebiz.com.au/racetech/theory/align.html

(em inglês)


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MensagemEnviado: Ter Mai 31, 2005 12:38 pm 
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Não podemos esquecer do "ride height" que é a altura do carro com relação ao chão, também faz parte do acerto de suspensão e influi muito no acerto do carro...


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MensagemEnviado: Ter Mai 31, 2005 1:07 pm 
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tem mto mais coisa, q se for listar todas nunm via dar.... mas outras importantes dependem da geometria da suspensão, como o roll center, anti-dive e anti-squad, q já seria um nível mais avançado de setup.

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Abraços,
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MensagemEnviado: Ter Jan 03, 2006 7:00 pm 
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Tambem tem o down stop.

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MensagemEnviado: Ter Jan 03, 2006 7:01 pm 
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Guto Vighi escreveu:
Não podemos esquecer do "ride height" que é a altura do carro com relação ao chão, também faz parte do acerto de suspensão e influi muito no acerto do carro...


Miltinho...voce poderia falar mais sobre essas regulagens?

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MensagemEnviado: Ter Jan 03, 2006 10:27 pm 
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Ride Height é a altura estática do carro, ou seja, a altura do fundo do chassi em relação a pista com o carro parado. É nessa altura que a suspensão vai sempre tentar manter o carro. Isso afeta também a transferência de carga do chassi com o trabalho da suspensão.

Se ela for baixa, o carro fica sempre muito perto do chão. A vantagem disso é que o CG abaixa também e o carro fica mais rápido de curva e geralmente mais estável de reta. Mas isso limita o curso da suspensão, senão o carro bate no piso e perde aderência dos pneus e assim pode rodar.

Com o curso limitado da suspensão, ela não trabalha direito e não consegue exercer a sua função corretamente e o carro perde rendimento de curva.

Tem que se encontrar um meio termo para que o carro fique o mais baixo possível mas tenha um curso de suspensão funcional e não bata o fundo na pista.

Não existe um valor ideal que serve e fica bom em qqr carro, depende de cada carro e de cada tipo de pilotagem, tipo de pista...

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Abraços,
Milton (miltinho)

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MensagemEnviado: Ter Jan 03, 2006 10:58 pm 
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foi por isso q a FIA proibiu o uso da suspencao inteligente, pq ela deixava o carro sempre a 6cm do chao, evitando as pancadas do chassi no asfalto

_________________
Flavio Costa
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MensagemEnviado: Qua Jan 04, 2006 9:57 am 
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Flavio Costa escreveu:
foi por isso q a FIA proibiu o uso da suspencao inteligente, pq ela deixava o carro sempre a 6cm do chao, evitando as pancadas do chassi no asfalto


"SUSPENSÃO INTELIGENTE"?!?!?!?! :shock:
Tipo suspensão eletrônica em RC???
AAAFFFEEEE!!!!


Falow,

PANETO


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MensagemEnviado: Qua Fev 07, 2007 10:25 pm 
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haha não, num tem isso pra RC... nem caberia em um 1/10, acho dificil até em 1/4... mto peso tb

e a suspensão eletrônica da F1 tinha outro propósito mais importante que não deixar o carro bater no chão, proibída por "questões de segurança" de acordo com a FIA..... :?

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Abraços,
Milton (miltinho)

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MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 7:03 pm 
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Está aqui um bom artigo sobre suspensão, claro que não está muito explorado mas dá para perceber a ideia 8)
Parabens Fernando

Abraço
Galvão

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http://www.radiomodelismo-portugal.com/forum/index.php


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MensagemEnviado: Ter Nov 03, 2009 7:34 pm 
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Esta suspensão inteligente equipava os carros da equipe willians na epoda de D. hill. Quem gosta de formula 1 deve se lembrar como os carros a willians andavam nas curvas, com total aderencia e os carros praticamente não davam saltos com as ondulações da pista. 8)

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*INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor mamba 2200 kV e esc MMM
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MensagemEnviado: Qui Abr 21, 2011 8:26 pm 
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Ótimo tópico porém eu tenho um carro RC18B2 mais não sei como faço para alinhar o (câmber).
Gostaria de ajuda.


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MensagemEnviado: Seg Ago 08, 2011 1:33 pm 
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GALERA TENHO UMA DUVIDA QUANTO A 2 TIPOS DE SUSPENSAO (AMOSTECEDORES)

Qual a difenreça basica e como identifico amortecedores de ROSCA e de CALÇO??

Valeuu

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MensagemEnviado: Seg Ago 08, 2011 1:36 pm 
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banza escreveu:
GALERA TENHO UMA DUVIDA QUANTO A 2 TIPOS DE SUSPENSAO (AMOSTECEDORES)

Qual a difenreça basica e como identifico amortecedores de ROSCA e de CALÇO??

Valeuu



Acabei de responder isso para vc no Clube da Stampede.... ainda ficou alguma duvida?

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