RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 8:14 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Set 27, 2010 6:23 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Amigos;

Venho contar com a ajuda de vcs para solucionar meu problema.

O meu carro é o da assinatura, e o eixo cardã dele é de plástico, ja pesquisei e para poder usar um motor mais forte, como exemplo um Brushlles vou precisar upar este eixo para um de alumínio. O fato é que quero melhorar um pouco minha diversão, que aliás sou novato no Hobby...queria dar mais entusiasmo em meu rachas com a rapazeada e o motorzinho dele já não está me satisfazendo... Mas está muito difícil achar um eixo para este carro.
Fui em um Torneiro Mecânico aqui perto de casa e o rapaz, que por sinal bem novinho, disse que não seria possível usinar a peça em alumínio por conta das extremidades....rsrs... ele deve ser também novato no ramo dele...

Achei um para o carro TT-01 e me pareceu que possa servir já que as extremidades dele seguem o padrão do eixo por inteiro, fiz a pergunta ao vendedor das medidas, aqui está o link;

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onfira-_JM

Então gostaria de saber se existe algum eixo mesmo que de outro carro que poderia estar usando no meu, tirei umas fotos para melhor vizualização da peça e as medidas;

Comprimento - 158mm
Diametro - 5mm

Com base nestas medidas alguém conhece, ja usou ou pode indicar algum eixo que poderia usar?

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Editado pela última vez por Fábio Alves em Seg Set 27, 2010 6:33 pm, em um total de 2 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 27, 2010 6:29 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
Fábio, não conheço esse chassis não, mas tem como fazer sim, veja, eu tinha um TT01 e usava um cano de alumínio no lugar do cardã, extamente po isso, pois troquei o combo por BL.

Explique o seguinte, é um cano simple reto de alumínio na medida do seu, as extremidades são feitos furos na ponta e vai um pino de ferro, igual aos usados para travar o sextavado da roda, simples assim.

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 27, 2010 6:40 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Obrigado amigo pelo o interesse em ajudar!

Vou tentar novamente com o rapaz, mas é o seguinte... o eixo original tem pontas específicas como pode reparar na foto, e por isso rolou algumas dúvidas...

Este eixo tem uma pequena folga para não trabalhar rígido, fazendo deste jeito que vc recomendou não irá aumentar esta folga? E Outra o que prenderia estes pinos de ferro nas extremidades, já que a força centrífuga tenderia a jogar os mesmos pinos para fora?


Obrigado


Abraços

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 27, 2010 7:10 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Fábio Alves escreveu:
Obrigado amigo pelo o interesse em ajudar!

Vou tentar novamente com o rapaz, mas é o seguinte... o eixo original tem pontas específicas como pode reparar na foto, e por isso rolou algumas dúvidas...

Este eixo tem uma pequena folga para não trabalhar rígido, fazendo deste jeito que vc recomendou não irá aumentar esta folga? E Outra o que prenderia estes pinos de ferro nas extremidades, já que a força centrífuga tenderia a jogar os mesmos pinos para fora?


Obrigado


Abraços

Então Colega, peça para seu torneiro usinar o Eixo no comprimento e diametro do original, e nas extremidades faça um Furo e coloque um pino de aço. Não vai dar trabalho algum fazer isso, alias, deve ser até possivel achar algo em aluminio já no diametro, vc mesmo pode cortar e pedir pra alguém com furadeira de bancada furar pra vc na medida necessária...

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 27, 2010 7:14 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
Fabio os eixos cardam são assim, normalmente não tem espaço para jogar p fora, não sei no seu atutomodelo, mas isso se resolveria com pqno ponto de solda no pino.

Veja esse do TT01:
http://www.rcmart.com/catalog/rc-tt01-y ... ml?picID=1
O Angulo da foto não ajuda, mas é isso q to falando.

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 27, 2010 7:20 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Nossa, eu nem reparei que o Marcelo tinha escrito praticamente a mesma coisa ANTES que eu hahahah

Enfim

Não mesmo... reforçando o que o Marcelo falou, o cardã deve ficar justo.

Sobre os pinos, é pra ele ser passante, logo, se estiver alinhada não sairia... mas o furo deve ser menor... é muito facil trabalhar com aluminio, se o furo for ligeiramente menor que o pino, e vc colocar usando a ferramenta de precisão correta (marreta/martelo/porrete e afins) não vai sair nem ferrando.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 27, 2010 8:05 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Muito obrigado galera, vcs estão me ajudando muito....

Um Yoke é de plástico, o que é fechado e o outro na parte da coroa é de aço, o aberto...
Então um deles fica perfeito prendendo o pino de ferro, já o outro faria o que o amigo disse, um furo ligeiramente menor... Pensando aqui... se por acaso cortar a cabeça de um parafuso e colocar, ele iria entrar por rosca, certo? Dificultaria se desprender, ao menos do lado do Yoke que é vazado...o que acham?

Pensei em mais uma possibilidade, o Yoke fechado é de plástico, será que suportaria? Tem facilidade de encontrar ele de aço ou vai ser sufoco achar igual ao eixo?


Obrigado a todos!!!

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Set 27, 2010 8:58 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
Fábio Alves escreveu:
Muito obrigado galera, vcs estão me ajudando muito....

Um Yoke é de plástico, o que é fechado e o outro na parte da coroa é de aço, o aberto...
Então um deles fica perfeito prendendo o pino de ferro, já o outro faria o que o amigo disse, um furo ligeiramente menor... Pensando aqui... se por acaso cortar a cabeça de um parafuso e colocar, ele iria entrar por rosca, certo? Dificultaria se desprender, ao menos do lado do Yoke que é vazado...o que acham?

Pensei em mais uma possibilidade, o Yoke fechado é de plástico, será que suportaria? Tem facilidade de encontrar ele de aço ou vai ser sufoco achar igual ao eixo?


Obrigado a todos!!!

Já vai no embalo e faz tbm oua ponta dessa no torneiro, mas de ferro ou aço !

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 28, 2010 7:46 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Bom amigos, vou continuar compartilhando aqui o andamento do projeto com vcs, pois, pode ser que alguém passe pela mesma situação...o que já facilita na questão...

Voltei ao torneiro mecanico como os amigos recomendaram e expliquei a ele para fazer daquela maneira dos pinos nas extremidades sendo passante.
Não tem jeito, ele até resolveu fazer....mas com muitas explicações que tive que dar...rsrs...mas mesmo assim pensei melhor e resolvi não fazer com ele... não me passou a menor confiança e ainda me cobrou muito caro diante de toda má vontade de fazer a peça com capricho. Ele pediu 80 cruzeiros...se depois de todo processo e falta de confiança própria...vou pagar pra ver não...hihih...

Por sorte, achei um outro aqui perto, que trabalha numa escala bem menor de serviços, mas foi outra história...esse ja me deu várias sugestões e muito atencioso, de cara mostrei a peça e ele ja disse que era possível usinar identica a original, entretanto, sugeriu que alterasse os copinho que está na ultima foto acima e queria saber o que vcs acham...

Ele sugeriu dar um passe nos copinhos aumentando o diametro e possivelmente usar eixos que vendem por ai com aquela bolinha nas pontas, o mais comum como exemplo o eixo do TT-01, mas ai preciso saber qual é o comprimento do eixo para saber se vai dar.

Alguém sabe exatemente o comprimento deste eixo?

Abraços

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Editado pela última vez por Fábio Alves em Ter Set 28, 2010 8:01 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 28, 2010 7:58 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:46 pm
Mensagens: 1354
Localização: Campinas SP
Amigo será esta peça ? Não consegui ver a medida:
http://www.rcplanet.com/Kyosho_Swing_Sh ... ovs023.htm
Imagem

_________________
Marcelo Borges


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 28, 2010 8:06 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Sim amigo Blacksh33p, a peça é semelhante a esta, sendo que apenas uma e de comprimento maior.

O meu eixo original tem 158mm, mas como existe uma pequena folga acredito que possa ter no máximo uns 162mm de espaço para colocar um eixo novo.

Lá no site realmente não da nenhuma especificação....


Abraços

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 29, 2010 2:59 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Nossa, eu achei que tinha respondido ontem, mas parece que não foi ¬¬

Então, para fazer com as pontas abaoladas, é só fazer o eixo cardã em toda sua extensão mais fino que as extremidades... não precisa usinar a peça que encaixa o cardã, até pq, se ali ficar muito fino, vai ser ruim!

Mas como eu já havia dito... é muito mais facil fazer um jeito inteiro do mesmo diametro... vai ficar bem mais forte, e é mais facil de fazer hehe Com o pino passante nos 2 lados, pronto... sempre uma PEQUENA folga -no comprimento- é bom, porém, bem pequena e que não possibilite que o cardã saia do carro... já nos Pinos/encaixe, não deve haver folga alguma! Pois quando freamos/aceramos bruscamente, ali se tiver folga, vai comer toda a peça.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 29, 2010 3:04 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 16, 2010 1:02 pm
Mensagens: 643
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Tá falado então...é isso ai....

Valeu Alekimura, vou dar o papo no torneiro e fazer desta forma mais simples, assim que tiver os resultados posto aqui.


Abraços

_________________
Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

Short Course and Drift Only!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 29, 2010 3:34 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Fábio Alves escreveu:
Tá falado então...é isso ai....

Valeu Alekimura, vou dar o papo no torneiro e fazer desta forma mais simples, assim que tiver os resultados posto aqui.


Abraços

No caso dos eixos que são mais finos em sua extensão e tem as pontas abaoladas, normalmente são assim pois trabalham em diversas posições (os CVD/Dogbones das rodas), não somente alinhado como um cardã. Por isso são feitos daquele jeito...

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Set 29, 2010 9:44 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Ter Nov 11, 2008 9:55 pm
Mensagens: 189
Localização: rio de janeiro
Fala aí Fábio, fui na loja de aluminio hj, comprei um pedaço de aluminio de 7mm, mas já dei um jeito nas pontas (com 5mm agora)
a idéia que a galera tá te dando é o que eu imaginaria em fazer. já fiz, se este estiver errado fazemos outro (sobrou um pedaço)
se domingo não chover vou estar no wallmart, levo e tentamos ver se serviu, tem uma foto que eu tirei:


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB