RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 5:56 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 3:36 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
Mensagens: 2008
Localização: Brasília - DF
Pessoal,

Aqui neste tópico quase todos têm um pouco de razão...

Vou juntar as informação corretas, excluir as incorretas e acrescentar alguma coisa de acordo com o que aprendi:

Os pitchs mais conhecidos/utilizados por nós são 32P, 48P e 64P.

Quanto menor o pitch, maior o ângulo de abertura entre os dentes... maior atrito, maior barulho.

O 64P é o mais silencioso por ajustarem-se mais dentes do pinhão em contato com os dentes da coroa ao mesmo tempo, movimentando assim menos ar... fazendo menos atrito.

O 64P também tem uma infinidade muito maior de opções e os valores finais de ratio são mais precisos... Podem ser trabalhados com muito mais minúscia, em casas centésimais...milésimais...

Agora o outro lado do 64P, é que, pelo fato dos dentes serem menores e em maior quantidade, o risco de sujeira, pedrinhas, borracha de pneu etc se instalar entre os dentes é muito maior e ocorre com mais frequência que nos pitches de dentes maiores. Por isso dizem que as coroas 48P "duram" mais que as 64P... Mas se fizer a matutenção e limpeza do carro com especial atenção a este detalhe, as peças 64P durarão tanto quanto, ou mais, que as dos outros pitches.

Tanto pinhões quanto coroas sofrem SIM desgaste. São duas peças que estão em constante atrito... Não tem como não haver desgaste! Às vezes ele é imperceptível, mas está lá, diminuindo o rendimento do motor e do carro. O desgaste das coroas é visível e facilmente identificável. Já o do pinhão, nem tanto. Os pinhões ficam com os dentes "afiados" quando se desgastam. O que acontece: Diminui a área de contato entre os dentes dele e os da coroa contribuindo, assim, para o desgaste prematuro da coroa. Resultado: Você troca mais coroas do que deveria e o pinhão continua lá "atrapalhando" (comendo as coroas, no bom sentido). Vai da experiência de cada um para saber a hora certa de trocá-lo.

Agora vamos à questão que "deu asas" a este tópico:

Não existem Pitch 48 .4 e .6.
Existem sim o "Pitch 48 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.6 Métrico" e o "Pitch 64 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.4 Métrico" que são medidas ESPECIAIS utilizadas no RC única e exclusivamente, pela Tamiya.

Observem que o 48P da Tamiya é o 0.6 Métrico. E o 64P da Tamiya é o 0.4 Métrico e não o contrário.

Estes pitches utilizados pela Tamiya são ESPECIAIS dela e, embora muito parecidos, não "casam" com os pitches 48 e 64 convencionais por serem diferentes na escala. Ou seja: Pitch Tamiya, só com Pitch Tamiya. Pinhões Tamiya, só com coroas Tamiya e vice-versa.

Espero ter ajudado.
Grande abraço!!!


Editado pela última vez por Masiato em Seg Ago 13, 2007 11:41 am, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 8:21 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jun 12, 2007 3:33 pm
Mensagens: 827
Localização: São Paulo
Rapaz ...

Isso é que eu chamo de aula!

Deu mais show que o Robinho na Copa América ... rsrsrs

Abraços...

_________________
Dando um tempo no Hobby.
Vendendo tudo ... aceito trocas e propostas:


VENDO Chassis Buggy 1/8
VENDO Esc 100A + Progr. card + Ubec 7,5A
VENDO Bolha 1/8 Dodge Viper + Rodas e pneus
VENDO Vários itens - Meu E-SHOP


MINHAS QUALIFICAÇÕES


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 9:16 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
masiato escreveu:
Agora vamos à questão que "deu asas" a este tópico:

Não existem Pitch 48 .4 e .6.
Existem sim o "Pitch 48 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.6 Métrico" e o "Pitch 64 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.4 Métrico" que são medidas ESPECIAIS utilizadas única e exclusivamente, pela Tamiya.

Observem que o 48P da Tamiya é o 0.6 Métrico. E o 64P da Tamiya é o 0.4 Métrico e não o contrário.

Estes pitches utilizados pela Tamiya são ESPECIAIS dela e, embora muito parecidos, não "casam" com os pitches 48 e 64 convencionais por serem diferentes na escala. Ou seja: Pitch Tamiya, só com Pitch Tamiya. Pinhões Tamiya, só com coroas Tamiya e vice-versa.

Só uma observação (pros que gostam de detalhes técnicos, como eu :wink: ): esta denominações "pitch 48 Tamiya" e "pitch 64 Tamiya" só existem no "mundinho do RC"!

As definições de "pitch" são normatizadas internacionalmente (afinal, não são só nossos carrinhos que usam engrenagens), e o que a Tamiya usa são as medidas de pitch do sistema métrico (denominadas de "module"), enquanto que os outros fabricantes usam o "circular pitch", da norma inglesa.

O módulo 0.6 (ou "pitch 48 Tamiya") é equivalente a um pitch 42.3, e o módulo 0.4 (ou "pitch 64 Tamiya") é igual ao 63.6.

Pra quem quer mais informações:
http://www.qtcgears.com/Q410/QTC/Q410P337.htm

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 9:46 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
me senti no telecurso 2000

adorei a aula!! tiro algumas duvidas minhas que eu nem sabia que tinha!! hehehehe

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 11:14 am 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jun 03, 2007 5:30 pm
Mensagens: 1570
Localização: Ottawa, ON
PhD em engrenagens...

Esse é o CARA!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Set 28, 2007 1:54 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 6:46 pm
Mensagens: 263
deixa eu ve se entendi ^^
meu yokomo tem coroa de 81t e vou colocar um pinhão 22t ela é uma relação pitch 48 ou 64 ?
e é verdade q pinhão é tudo padrão ?

_________________
yokomo yr4 II /X-RAY EVO2/motor peak /ORION13t/speed hitec hfx/FUTABA MC330 /futaba 2pc /3pj/bolha: mustang 78 , skyline ,calibra,alfa


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Set 28, 2007 2:41 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
kaos escreveu:
deixa eu ve se entendi ^^
meu yokomo tem coroa de 81t e vou colocar um pinhão 22t ela é uma relação pitch 48 ou 64 ?
e é verdade q pinhão é tudo padrão ?


Normalmente, os Yokomo vem originalmente com pitch 64 (o que pode ser mudado, então não é exatamente regra fixa). Se postar uma foto poderemos confirmar essa informação.
Pinhões não são todos iguais: eles devem ter o mesmo pitch das coroas, e, naturalmente, existem pitch 48 (com duas variações de pitch 48, os da Tamiya e os do resto do mundo...) e 64.
Dá uma lida com atenção nesse tópico desde o começo que você vai entender certinho o que é pitch, parece que você não sacou bem.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Set 28, 2007 4:42 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
Mensagens: 2008
Localização: Brasília - DF
Kaos,
E quanto aos pinhões, eles têm alguns padrões e vários tamanhos, pesos etc.
Jás as coroas.... aí sim tem diferenças entre marcas e fabricantes que impossibilitam o uso de uma coroa de determinada marca em determinados carros.
Mas o seu yokomo aceita coroas kimbrough, RRP (robinson), trinity... e muitas outras. Só não topará com coroas da xray. No mais, a maioria bate.
Abraços

_________________
Êhhh Saudade!!!
XRAY / HUDY / LRP / ORION
HYPERION / Futaba / SPEKTRUM
Clique aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2007 12:39 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Mai 04, 2007 10:40 am
Mensagens: 318
Localização: Curitiba
Um detalhe que eu estou notando nos T2 2008.
As versões para carpet/espuma/US estão vindo com coroas 64p e um fdr(internal ratio) + baixo, de 1.7 e os asfalto/borracha/EU estão vindo com coroas 48P e fdr de 2.375.

Alguém me explica o por quê? Principalmente da diferença dos pitch.

_________________
Team Xray T2`008 EU 6cells
LRP TC Sphere + Vector X11 3.5
Team Orion IB4200 HV
Team Checkpoint TC 1030
Trinity Dyna Pro Digital Discharger
Team Hudy All-in-One Setup
Protoform Nemesis
Futaba S9451
Futaba 3pm (HRS)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 10:04 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qua Jan 09, 2008 4:23 pm
Mensagens: 349
Localização: valparaiso de goias GO
ehh eu tambem não entendi a diferença de pitch 48 e pitch 64 .nas fotos parece ser tudo igual. :?

_________________
Voltando ao Hobby!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 11:57 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
ayrton escreveu:
ehh eu tambem não entendi a diferença de pitch 48 e pitch 64 .nas fotos parece ser tudo igual. :?

pitch 48 = 48 dentes por polegada, pitch 64 = 64 dentes por polegada
A diferença é o passo dos dentes, no 64 tamanho do dente é menor.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re:
MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 11:58 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
varsol escreveu:
Um detalhe que eu estou notando nos T2 2008.
As versões para carpet/espuma/US estão vindo com coroas 64p e um fdr(internal ratio) + baixo, de 1.7 e os asfalto/borracha/EU estão vindo com coroas 48P e fdr de 2.375.

Alguém me explica o por quê? Principalmente da diferença dos pitch.

Pitch 64 é mais silencioso, porém, fraco se for usado em pistas onde se usa freio forte ou muita retomada "violenta", o pitch 48, por ter dentes maiores, aguenta mais esse tranco, porém é mais barulhento

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Re:
MensagemEnviado: Ter Out 21, 2008 12:43 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
Mensagens: 2008
Localização: Brasília - DF
alekimura escreveu:
Pitch 64 é mais silencioso, porém, fraco se for usado em pistas onde se usa freio forte ou muita retomada "violenta", o pitch 48, por ter dentes maiores, aguenta mais esse tranco, porém é mais barulhento



Discordo! :bruce: Uso 64P, sempre usei, e com brushless 3.5 numa pista média/longa de alta, com freadas fortíssimas e que exige muita retomada. De 4 finais de semana de um mês, ela está suja e empoeirada, cheia de pedriscos e até cacos de vidro em três (finais de semana).

Meu carro freia fortíssimo! Digo até que meu 1/10 freia mais e melhor que meu carro 1/1. :bleh:

Uso a mesma coroa há mais de um ano e meio. Nunca tive problema.

A questão é pura preferência! O 48P é mais fácil de lidar, enquanto o 64P é mais acurado e exige maior cuidado (limpeza/manutençã). Só!

_________________
Êhhh Saudade!!!
XRAY / HUDY / LRP / ORION
HYPERION / Futaba / SPEKTRUM
Clique aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 11:52 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
Revivendo o tópico:

Eu dei uma lida em todos os post, e eis as minhas percepções e experiências com ambos os pitchs:

Pinhão de alumínio é o melhor que os de aço ou nylon em que sentido? Durabilidade ou leveza? Acredito que se você não for correr um campeonato disputadíssimo, em que 1/4 de segundo por volta é a diferença entre o 1º e o 6º lugar, pode dispensar os pinhões de alumínio, que sem sombra de dúvidas duram bem menos que os de aço.
Mesmo assim, pessoalmente não acredito que a diferença de peso no eixo do motor tenha alguma influência realmente perceptível no desempenho do carro. Se formos considerar então o peso do pinhão como fator, os melhores para competição seriam então os de nylon (que, a propósito, duram muito se for .64).
Acredito sinceramente que a relação com pitch .64 tenha maior durabilidade que a relação com .48, por experiência própria. Tenho pinhões .64 de aço (mais resistente), alumínio (intermediário) e nylon (menos resistente), e em todos os tipos consigo uma duração excepcional, lembrando que uso bruxas hardcore destruidores de chassi. Não consegui atingir resultados semelhantes usando pitch .48, tanto com pinhões de aço quanto de alumínio e latão. Aliás, nunca moí nenhuma coroa ou pinhão .64. Já com .48, o desgaste de pinhão e coroa era altíssimo, e sempre trocava a relação toda, e não usava pinhão velho com coroa nova, só pra constar.
Naturalmente, o ajuste coroa/pinhão nos .64 tem que ser preciso, assim como nos pitch .48, e o motor tem que estar firmemente preso. Em qualquer um dos pitchs, um pequeno deslocamento do motor acaba com a relação.
Então, um exemplo que resume a minha percepção: pinhões de alumínio .64, pela minhas experiências no uso, duram muito mais que pinhões de alumínio .48, tanto no onroad quanto no offroad, independentemente da força do motor.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 8:13 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Estão esquecendo do Pitch 42 que equipa a maioria dos carros vendidos no mundo que são todos os modelos "genéricos" e vários Tamiya como TT-01.

Para quem sofria do mal dos Pitch 42 como eu é só comprar o suporte de coroa de aluminio do TB-03, assim é possível usar quaquer coroa pitch 48 ou se preferir passar para 64.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB