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MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 3:36 am 
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Pessoal,

Aqui neste tópico quase todos têm um pouco de razão...

Vou juntar as informação corretas, excluir as incorretas e acrescentar alguma coisa de acordo com o que aprendi:

Os pitchs mais conhecidos/utilizados por nós são 32P, 48P e 64P.

Quanto menor o pitch, maior o ângulo de abertura entre os dentes... maior atrito, maior barulho.

O 64P é o mais silencioso por ajustarem-se mais dentes do pinhão em contato com os dentes da coroa ao mesmo tempo, movimentando assim menos ar... fazendo menos atrito.

O 64P também tem uma infinidade muito maior de opções e os valores finais de ratio são mais precisos... Podem ser trabalhados com muito mais minúscia, em casas centésimais...milésimais...

Agora o outro lado do 64P, é que, pelo fato dos dentes serem menores e em maior quantidade, o risco de sujeira, pedrinhas, borracha de pneu etc se instalar entre os dentes é muito maior e ocorre com mais frequência que nos pitches de dentes maiores. Por isso dizem que as coroas 48P "duram" mais que as 64P... Mas se fizer a matutenção e limpeza do carro com especial atenção a este detalhe, as peças 64P durarão tanto quanto, ou mais, que as dos outros pitches.

Tanto pinhões quanto coroas sofrem SIM desgaste. São duas peças que estão em constante atrito... Não tem como não haver desgaste! Às vezes ele é imperceptível, mas está lá, diminuindo o rendimento do motor e do carro. O desgaste das coroas é visível e facilmente identificável. Já o do pinhão, nem tanto. Os pinhões ficam com os dentes "afiados" quando se desgastam. O que acontece: Diminui a área de contato entre os dentes dele e os da coroa contribuindo, assim, para o desgaste prematuro da coroa. Resultado: Você troca mais coroas do que deveria e o pinhão continua lá "atrapalhando" (comendo as coroas, no bom sentido). Vai da experiência de cada um para saber a hora certa de trocá-lo.

Agora vamos à questão que "deu asas" a este tópico:

Não existem Pitch 48 .4 e .6.
Existem sim o "Pitch 48 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.6 Métrico" e o "Pitch 64 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.4 Métrico" que são medidas ESPECIAIS utilizadas no RC única e exclusivamente, pela Tamiya.

Observem que o 48P da Tamiya é o 0.6 Métrico. E o 64P da Tamiya é o 0.4 Métrico e não o contrário.

Estes pitches utilizados pela Tamiya são ESPECIAIS dela e, embora muito parecidos, não "casam" com os pitches 48 e 64 convencionais por serem diferentes na escala. Ou seja: Pitch Tamiya, só com Pitch Tamiya. Pinhões Tamiya, só com coroas Tamiya e vice-versa.

Espero ter ajudado.
Grande abraço!!!


Editado pela última vez por Masiato em Seg Ago 13, 2007 11:41 am, em um total de 2 vezes.

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MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 8:21 am 
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Rapaz ...

Isso é que eu chamo de aula!

Deu mais show que o Robinho na Copa América ... rsrsrs

Abraços...

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MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 9:16 am 
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masiato escreveu:
Agora vamos à questão que "deu asas" a este tópico:

Não existem Pitch 48 .4 e .6.
Existem sim o "Pitch 48 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.6 Métrico" e o "Pitch 64 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.4 Métrico" que são medidas ESPECIAIS utilizadas única e exclusivamente, pela Tamiya.

Observem que o 48P da Tamiya é o 0.6 Métrico. E o 64P da Tamiya é o 0.4 Métrico e não o contrário.

Estes pitches utilizados pela Tamiya são ESPECIAIS dela e, embora muito parecidos, não "casam" com os pitches 48 e 64 convencionais por serem diferentes na escala. Ou seja: Pitch Tamiya, só com Pitch Tamiya. Pinhões Tamiya, só com coroas Tamiya e vice-versa.

Só uma observação (pros que gostam de detalhes técnicos, como eu :wink: ): esta denominações "pitch 48 Tamiya" e "pitch 64 Tamiya" só existem no "mundinho do RC"!

As definições de "pitch" são normatizadas internacionalmente (afinal, não são só nossos carrinhos que usam engrenagens), e o que a Tamiya usa são as medidas de pitch do sistema métrico (denominadas de "module"), enquanto que os outros fabricantes usam o "circular pitch", da norma inglesa.

O módulo 0.6 (ou "pitch 48 Tamiya") é equivalente a um pitch 42.3, e o módulo 0.4 (ou "pitch 64 Tamiya") é igual ao 63.6.

Pra quem quer mais informações:
http://www.qtcgears.com/Q410/QTC/Q410P337.htm

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MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 9:46 am 
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adorei a aula!! tiro algumas duvidas minhas que eu nem sabia que tinha!! hehehehe

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MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 11:14 am 
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Esse é o CARA!!!


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MensagemEnviado: Sex Set 28, 2007 1:54 am 
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deixa eu ve se entendi ^^
meu yokomo tem coroa de 81t e vou colocar um pinhão 22t ela é uma relação pitch 48 ou 64 ?
e é verdade q pinhão é tudo padrão ?

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MensagemEnviado: Sex Set 28, 2007 2:41 am 
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kaos escreveu:
deixa eu ve se entendi ^^
meu yokomo tem coroa de 81t e vou colocar um pinhão 22t ela é uma relação pitch 48 ou 64 ?
e é verdade q pinhão é tudo padrão ?


Normalmente, os Yokomo vem originalmente com pitch 64 (o que pode ser mudado, então não é exatamente regra fixa). Se postar uma foto poderemos confirmar essa informação.
Pinhões não são todos iguais: eles devem ter o mesmo pitch das coroas, e, naturalmente, existem pitch 48 (com duas variações de pitch 48, os da Tamiya e os do resto do mundo...) e 64.
Dá uma lida com atenção nesse tópico desde o começo que você vai entender certinho o que é pitch, parece que você não sacou bem.

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MensagemEnviado: Sex Set 28, 2007 4:42 am 
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Kaos,
E quanto aos pinhões, eles têm alguns padrões e vários tamanhos, pesos etc.
Jás as coroas.... aí sim tem diferenças entre marcas e fabricantes que impossibilitam o uso de uma coroa de determinada marca em determinados carros.
Mas o seu yokomo aceita coroas kimbrough, RRP (robinson), trinity... e muitas outras. Só não topará com coroas da xray. No mais, a maioria bate.
Abraços

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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2007 12:39 pm 
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Um detalhe que eu estou notando nos T2 2008.
As versões para carpet/espuma/US estão vindo com coroas 64p e um fdr(internal ratio) + baixo, de 1.7 e os asfalto/borracha/EU estão vindo com coroas 48P e fdr de 2.375.

Alguém me explica o por quê? Principalmente da diferença dos pitch.

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MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 10:04 am 
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ehh eu tambem não entendi a diferença de pitch 48 e pitch 64 .nas fotos parece ser tudo igual. :?

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MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 11:57 pm 
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ayrton escreveu:
ehh eu tambem não entendi a diferença de pitch 48 e pitch 64 .nas fotos parece ser tudo igual. :?

pitch 48 = 48 dentes por polegada, pitch 64 = 64 dentes por polegada
A diferença é o passo dos dentes, no 64 tamanho do dente é menor.

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 Título: Re:
MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 11:58 pm 
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varsol escreveu:
Um detalhe que eu estou notando nos T2 2008.
As versões para carpet/espuma/US estão vindo com coroas 64p e um fdr(internal ratio) + baixo, de 1.7 e os asfalto/borracha/EU estão vindo com coroas 48P e fdr de 2.375.

Alguém me explica o por quê? Principalmente da diferença dos pitch.

Pitch 64 é mais silencioso, porém, fraco se for usado em pistas onde se usa freio forte ou muita retomada "violenta", o pitch 48, por ter dentes maiores, aguenta mais esse tranco, porém é mais barulhento

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 Título: Re: Re:
MensagemEnviado: Ter Out 21, 2008 12:43 am 
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alekimura escreveu:
Pitch 64 é mais silencioso, porém, fraco se for usado em pistas onde se usa freio forte ou muita retomada "violenta", o pitch 48, por ter dentes maiores, aguenta mais esse tranco, porém é mais barulhento



Discordo! :bruce: Uso 64P, sempre usei, e com brushless 3.5 numa pista média/longa de alta, com freadas fortíssimas e que exige muita retomada. De 4 finais de semana de um mês, ela está suja e empoeirada, cheia de pedriscos e até cacos de vidro em três (finais de semana).

Meu carro freia fortíssimo! Digo até que meu 1/10 freia mais e melhor que meu carro 1/1. :bleh:

Uso a mesma coroa há mais de um ano e meio. Nunca tive problema.

A questão é pura preferência! O 48P é mais fácil de lidar, enquanto o 64P é mais acurado e exige maior cuidado (limpeza/manutençã). Só!

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MensagemEnviado: Qui Fev 19, 2009 11:52 am 
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Revivendo o tópico:

Eu dei uma lida em todos os post, e eis as minhas percepções e experiências com ambos os pitchs:

Pinhão de alumínio é o melhor que os de aço ou nylon em que sentido? Durabilidade ou leveza? Acredito que se você não for correr um campeonato disputadíssimo, em que 1/4 de segundo por volta é a diferença entre o 1º e o 6º lugar, pode dispensar os pinhões de alumínio, que sem sombra de dúvidas duram bem menos que os de aço.
Mesmo assim, pessoalmente não acredito que a diferença de peso no eixo do motor tenha alguma influência realmente perceptível no desempenho do carro. Se formos considerar então o peso do pinhão como fator, os melhores para competição seriam então os de nylon (que, a propósito, duram muito se for .64).
Acredito sinceramente que a relação com pitch .64 tenha maior durabilidade que a relação com .48, por experiência própria. Tenho pinhões .64 de aço (mais resistente), alumínio (intermediário) e nylon (menos resistente), e em todos os tipos consigo uma duração excepcional, lembrando que uso bruxas hardcore destruidores de chassi. Não consegui atingir resultados semelhantes usando pitch .48, tanto com pinhões de aço quanto de alumínio e latão. Aliás, nunca moí nenhuma coroa ou pinhão .64. Já com .48, o desgaste de pinhão e coroa era altíssimo, e sempre trocava a relação toda, e não usava pinhão velho com coroa nova, só pra constar.
Naturalmente, o ajuste coroa/pinhão nos .64 tem que ser preciso, assim como nos pitch .48, e o motor tem que estar firmemente preso. Em qualquer um dos pitchs, um pequeno deslocamento do motor acaba com a relação.
Então, um exemplo que resume a minha percepção: pinhões de alumínio .64, pela minhas experiências no uso, duram muito mais que pinhões de alumínio .48, tanto no onroad quanto no offroad, independentemente da força do motor.

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MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 8:13 pm 
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Estão esquecendo do Pitch 42 que equipa a maioria dos carros vendidos no mundo que são todos os modelos "genéricos" e vários Tamiya como TT-01.

Para quem sofria do mal dos Pitch 42 como eu é só comprar o suporte de coroa de aluminio do TB-03, assim é possível usar quaquer coroa pitch 48 ou se preferir passar para 64.

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