RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 12:52 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 113 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jun 09, 2009 8:47 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
Ryosuke R32 escreveu:
Ai vai mais uma relação interna..
do HPI E10 ( sua transmissão é por eixo cardã ) é de 2,533.


Valeu!! ja adicionei la.

joao_sombra escreveu:
Pessoal, arrisquei a mudar a relação do meu hpi micro rs4 para melhorar a performance do drift. Ele é original, coroa de 58 dentes e pinhão de 9(relação 6.4:1)...até o drift vinha fácil, mas aí coloquei um pinhão de 11 dentes(relação 5.3:1), ganhou mais velocidade mas o motor esquenta muito.

Tentei então um pinhão de 8 dentes 7,25:1...apesar de vir listado no manual dele um pinhão de 8 dentes como opicional, alguém tentou uma relação dessa nesse modelo? O Esc aguenta de boa? Abraço


relação pra drift é melhor encurtar do que alongar. acho que essa 7,25 vai fazer o drift melhor.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 09, 2009 9:58 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Set 22, 2008 2:29 pm
Mensagens: 1355
Localização: São Paulo, SP
Foi exatamente o que notei, Cold. O carro tende a sair mais de traseira e fica um pouco mais arisco, e não tive problemas nos testes que fiz. Agora o problema é justamente um rolamento :putz: mas aí são outros 500.

_________________
MiNi-Z GT40 Drifter
-------------------


Na garagem:
- Kyosho Skyline dNano 1/43 2.4
- Trueno Miniz AWD 1/28 Drift 2.4
- MiniZ 1/28 MR02 Lamborguini 2.4
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 27, 2009 1:47 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 23, 2009 2:01 pm
Mensagens: 130
Localização: São Paulo - SP
Pessoal,

Porque o TF-5 sai de fábrica com a relação tão longa? (4.72 : 1)

Lendo o Forum e este tópico (muito bom por sinal) descobri que o pinhão deste auto tem 36 dentes. Fazendo a conta ao contrário:

(X/36)*2.5 = 4.72
X=68

Portanto a coroa tem 68 dentes.

Além de ter andando em um lugar muito sujo, acho que essa relação muito longa deve ter ajudado a incinerar o motor original 20T com pouco uso, já que ele trabalha com o diferencial muito pesado o tempo todo.

Agora comprei e já montei um Kit EZRun 60A + Motor de 4000 Kv e estou com as seguintes dúvidas:

1 - Não é melhor comprar uma coroa de metal também?
2 - Que relação eu poderia usar sem comprometer muito este motor? 6.0 :1 estaria bom?
3 - Onde comprar os pinhões para ele?

Pretendo comprar um set de 3 ou 4 pinhões e fazer um gráfico de temperatura do ESC e do motor em função da relação de marcha, mas seria bom começar com uma relação que não queime o motor de cara. :roll:

Abs

Edit -> Achei pinhão de 25, 26, 27 e 28 dentes aqui em SP. Vou comprar para testar.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 27, 2009 3:17 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 31, 2008 10:56 am
Mensagens: 2805
Localização: Campo Grande - MS
A relação está realmente muuuuito longa. Se não tomar cuidado vai fritar o motor em 5 minutos andando rápido.

Aumenta a coroa um pouco e também diminui um pouco o pinhão.

_________________
Abraços. Pabulinho.

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 27, 2009 10:39 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 23, 2009 2:01 pm
Mensagens: 130
Localização: São Paulo - SP
Poisé, coloquei pinhão 28 dentes, a relação teoricamente está em 6.07.

O problema é que não consigo posicionar bem o motor, ou o carrinho fica freado ou então fica fazendo barulho nos dentes. Estou com medo de destruir a coroa. Já tentei botar o motor em todas as posições possíveis mas quando eu empurro o carro com a mão ele nunca roda liso, sempre dá uns tranquinhos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2009 9:46 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 31, 2008 10:56 am
Mensagens: 2805
Localização: Campo Grande - MS
Tem certeza que sua coroa e pinhão são do mesmo pitch?!

_________________
Abraços. Pabulinho.

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2009 10:03 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Registrado em: Qua Abr 09, 2008 10:35 am
Mensagens: 1939
Localização: Piracicaba - SP
KONTROLAT_SOVIET escreveu:
Poisé, coloquei pinhão 28 dentes, a relação teoricamente está em 6.07.

O problema é que não consigo posicionar bem o motor, ou o carrinho fica freado ou então fica fazendo barulho nos dentes. Estou com medo de destruir a coroa. Já tentei botar o motor em todas as posições possíveis mas quando eu empurro o carro com a mão ele nunca roda liso, sempre dá uns tranquinhos.


Esses tranquinhos podem ser tambem o magnetismo do ima do motor!! ja verificou essa possibilidade?!

e como o pabulinho falou, veja se os pitchs sao iguais..

Abs

_________________
-HPI Sprint 2 - MMax / 5700kv
-Traxxas T-Maxx - MM Pro / 3950kv
-Tamiya M04L - Beetle 1968 - esse fica na estante.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2009 10:31 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 23, 2009 2:01 pm
Mensagens: 130
Localização: São Paulo - SP
Sim, ambos pitch 48.

Não deve ser magnetismo, é algo mecânico mesmo. Deve ser inabilidade minha, já que quando desmontei o pinhão original e remontei ele ficou "áspero" para andar. É claro que quando vc põe ele pra andar não vai sentir, mas empurrando com a mão é clara a aspereza ao rodar.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2009 10:43 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Registrado em: Qua Abr 09, 2008 10:35 am
Mensagens: 1939
Localização: Piracicaba - SP
Para ajustar a folga coroa/pinhao, use um pedaço de sulfite, passe entre eles.. a folha tem que ficar marcada, mas nao pode cortar (furar/rasgar). normalmente eu deixo uma folga minima entre eles, a ponto de se voce segurar a coroa, o pinhao vira um pouco.. é minimo mesmo, folga de decimos.. isso com o tempo voce faz de olho já... tenta fazer o esquema do papel e veja como fica.. se nada adiantar, pode ser algum outro problema que coincidio acontecer no mesmo momento da troca da coroa/pinhao.

Abs

_________________
-HPI Sprint 2 - MMax / 5700kv
-Traxxas T-Maxx - MM Pro / 3950kv
-Tamiya M04L - Beetle 1968 - esse fica na estante.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2009 10:43 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 31, 2008 10:56 am
Mensagens: 2805
Localização: Campo Grande - MS
Afroxa o seu motor um pouco, e deixa ele um pouquinho mais longe da coroa.

Mas só um pouquinho... ficou muito justo pinhão/coroa. Só aliviar um pouco que fica certinho de novo. Mas não deixa muito longe senão come a coroa.

Ele tem que dar um joguinho bem de leve aí tá certinho e fica liso de novo.

_________________
Abraços. Pabulinho.

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2009 11:09 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 23, 2009 2:01 pm
Mensagens: 130
Localização: São Paulo - SP
Valeu pelas dicas pessoal.

Vou usar o sulfite e tentar reposicionar o motor, caso não consiga vou desmontar a traseira inteira e montar de novo para ver se não há nada fora do lugar.

Abs


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2009 12:27 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
O Mamba 7700 rola lisinho, vc emburra o automodelo com a mão e ele vai fácil, já com o LRP 4.0T não rola, o eixo é muito duro de virar com a mão e barulhento. O EZRum 5.5T também é liso como o Mamba 7700. Parece que todos os sensorless são mais lisos de rodas que os sensored. Acredito que o problema realmente deva ser na distancia entre a engrenagens. Eu ajusto usando duas camadas de folha de sulfite, espremo bem elas e fixo o motor, depois removo as folhas e fica certinho.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 10:46 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
KONTROLAT_SOVIET escreveu:

1 - Não é melhor comprar uma coroa de metal também?


o problema de se colocar uma coroa de metal é que. ao entrar uma pedrinha entre as engrenagens, a coroa não vai se deformar, e vc simplesmente pode entortar o eixo do seu motor. assim.. em um piscar de olhos.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 12:10 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 20, 2009 8:42 pm
Mensagens: 256
Localização: São José dos Campos - SP
Olá Pessoal,

To precisando de uma opinião.

Tava usando no Meu Hotbodies Cyclone o Ratio de 6.0 só que o carro não tava rendendo legal.

Tava com uma Coroa de 104T e pião de 42t, Troquei a coroa para uma de 96t e pião de 41t ficou com ratio de 5,71, ainda não testei na pista mas parece que ficou bacana o rendimento. Uso um esc mamba 7700 com motor LRP 9,5.

Minha duvida é esse ratio não tem perigo de acontecer um super aquecimento?

Abraço,

Clever

_________________
HPI VORZA!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 12:25 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 31, 2008 10:56 am
Mensagens: 2805
Localização: Campo Grande - MS
Clever escreveu:
Olá Pessoal,

To precisando de uma opinião.

Tava usando no Meu Hotbodies Cyclone o Ratio de 6.0 só que o carro não tava rendendo legal.

Tava com uma Coroa de 104T e pião de 42t, Troquei a coroa para uma de 96t e pião de 41t ficou com ratio de 5,71, ainda não testei na pista mas parece que ficou bacana o rendimento. Uso um esc mamba 7700 com motor LRP 9,5.

Minha duvida é esse ratio não tem perigo de acontecer um super aquecimento?

Abraço,

Clever




Chama o Alekimura aí que ele que manja de todo tipo de relação... :D

Manda um MP para ele qualquer coisa.

Se bem que o Cold tem um Ciclone igualzinho ao seu e pode ser que ajude da mesma forma.

_________________
Abraços. Pabulinho.

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 113 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB