RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qua Fev 08, 2012 9:27 am 
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Bom dia amigos da RC Eletrico, estive procurando uma solução para o tema da lubrificação de engrenagens, que fosse compativel tanto com material plástico/plastico sem ressaca-lo como graxas comuns, inclusive graxas de sabão de litio dessas de baixa qualidade que se encontraram em qualquer lugar, e não menos importante, que também fosse compatível com plastico/metal e inclusive indicado para altas rotações, onde graxas comuns não mantém a aderencia adequada. Encontrei uma graxa sintetica a base de litio que dá conta do recado e muito mais, sendo ainda resistente e água!

Indicações:
-Diferencial de Bolas (Ball Diffs);
-Rolamentos, Thrust Bearings e Buchas;
-Engrenagens plasticas de alta rotação e extrema precisão (Diferenciais R/C, Pinhão/Coroa, Dogbones e Shafts)
-Contatos e Componentes elétricos (Servos e Motor)


Estou pensando em importar a quantidade minimia e gostaria de saber se alguem mais estaria interessado pois posso revende-la em quantidades menores como potes/satches de 50g a 250g.


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MensagemEnviado: Sex Fev 10, 2012 7:29 am 
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Cara, para lubrificar engrenegens nylon, plastico, metal dos R/C's tem várias opções para importar e não são caras:

Tamiya Ceramic Grease HG 30ml $5,00 (tenho e parece que não acaba nunca!)
Traxxas White Lithium $3,00 (tbm tenho mas vem bem menos que a tamiya)

Acredito que opção nacional seria a graxa de litio branca, beeem parecida com a da Traxxas! Só que achei o pote muuuito grande e não comprei já que tinha as citadas acima....

Para diferenciais, na parte interna uso óleo silicone especifico para RC, mas para a parte externa uso graxa para rolamentos da SKF... muuuito boa por sinal! aguenta bem a alta rotação já que é para rolamentos....

Att

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MensagemEnviado: Sex Fev 10, 2012 7:49 am 
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falkratz escreveu:
Cara, para lubrificar engrenegens nylon, plastico, metal dos R/C's tem várias opções para importar e não são caras:

Tamiya Ceramic Grease HG 30ml $5,00 (tenho e parece que não acaba nunca!)
Traxxas White Lithium $3,00 (tbm tenho mas vem bem menos que a tamiya)

Acredito que opção nacional seria a graxa de litio branca, beeem parecida com a da Traxxas! Só que achei o pote muuuito grande e não comprei já que tinha as citadas acima....

Para diferenciais, na parte interna uso óleo silicone especifico para RC, mas para a parte externa uso graxa para rolamentos da SKF... muuuito boa por sinal! aguenta bem a alta rotação já que é para rolamentos....

Att

essa aqui será que é como a da traxxas?

http://www.ebay.com/itm/DUPONT-Teflon-C ... 998wt_1396

Imagem

Tem o preço bom e vem bastante... :drinks:

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MensagemEnviado: Sex Fev 10, 2012 9:59 am 
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Furieri escreveu:
essa aqui será que é como a da traxxas?

http://www.ebay.com/itm/DUPONT-Teflon-C ... 998wt_1396

Tem o preço bom e vem bastante... :drinks:


Cara, deve ser até melhor já que vem com teflon junto! Mas falam no anuncio para consultar o preço do frete para outras localidades e se podem enviar ou não... Eu acho que não vale a pena mandar vir apenas a graxa, e geralmente trago isso aproveitando o frete de outras peças... Mas dá uma pesquisada nas ferragens e lojas de ferramentas/suprimentos industriais da tua cidade que geralmente eles tem e não é cara... muitos conhecem apenas como graxa branca!!

EDIT: Vi agora que a Traxxas tbm recomenda o uso de Graxa de silicone, até vendem o tubinho por $2,5...E lembrei que tenho um pote dessa graxa de silicone da Implastec em casa.. vou testar no EZ-starter da T-maxx e ver se presta.. precisa ser uma graxa meio grudenta ali p/ não escorrer com o calor e melecar o one-way!

Att

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MensagemEnviado: Sex Fev 10, 2012 11:24 am 
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falkratz escreveu:
Furieri escreveu:
essa aqui será que é como a da traxxas?

http://www.ebay.com/itm/DUPONT-Teflon-C ... 998wt_1396

Tem o preço bom e vem bastante... :drinks:


Cara, deve ser até melhor já que vem com teflon junto! Mas falam no anuncio para consultar o preço do frete para outras localidades e se podem enviar ou não... Eu acho que não vale a pena mandar vir apenas a graxa, e geralmente trago isso aproveitando o frete de outras peças... Mas dá uma pesquisada nas ferragens e lojas de ferramentas/suprimentos industriais da tua cidade que geralmente eles tem e não é cara... muitos conhecem apenas como graxa branca!!

EDIT: Vi agora que a Traxxas tbm recomenda o uso de Graxa de silicone, até vendem o tubinho por $2,5...E lembrei que tenho um pote dessa graxa de silicone da Implastec em casa.. vou testar no EZ-starter da T-maxx e ver se presta.. precisa ser uma graxa meio grudenta ali p/ não escorrer com o calor e melecar o one-way!

Att


Aqui pra mim aparece 5.95 + 5.95 de frete = +-R$21,00

Será que vale a pena?
Quanto vem no tubinho da traxxas?

essa aqui da PROBR vem 50g por 5,00:
http://www.milinfohobby.com.br/produto- ... r_4015_050

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MensagemEnviado: Sex Fev 10, 2012 2:49 pm 
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Vou tentar explicar mais ou menos a diferença entre uma graxa comum, dessas traxxas e white lithium.

Uma graxa nada mais é que um "oleo" lubrificante dentro de particulas esponjosas as vezes chamadas de sabão. Ou seja, uma graxa de lithium/litio, é um fluido lubrificante que pode ser um oleo mineral, sintético, misto e silicone dentro de um sabão de litio. Muitas vezes vem com aditivos como molybdenum, teflon entre outros, o que modificam algumas "propriedades" dessa graxa. Como ja se pode notar, graxas são muito especificas para o seu uso especifico. Uma graxa GP, ou general purpose é uma graxa que serve para tudo, mas não é boa pra nada.

Existem graxas especificas para temperaturas altas e baixas, altas e baixas rotações, não condutivas, repelentes de água, resistente a solventes, compativeis com plastico ou metal, borracha, plastico/metal, muito ou pouco viscosas...

Dois casos extremos por exemplo. Você compra uma dessas graxas comuns sem nem saber se é compativel com plastico, soca ali nas engrenagens. Pode ter certeza que a durabilidade dessa engranagem vai diminuir. As vezes seria melhor nem mesmo ter lubrificado. Ou então você coloca uma graxa que não é indicada para altas rotações e acelera seu carrinho, e a graxa "vaza" das engragens e se concentra nas paredes do "gearbox".

O que estou propondo seria uma graxa em torno de R$15,00 a R$20,00 /100g, mas que sabemos exatamente o que estamos colocando nos nossos carrinhos. Pois escolhi a dedo lendo, estudando e comparando diversas marcas produtos e especificações técnicas.

Entre você pagar R$21 reais em uma graxa que voce nem sabe se serve para altas rotações, plastico etc e uma especifica por R$15,00; acho q vale mto mais a pena a segunda opção.

Você pode sempre comer no McDonalds e matar sua fome, só que quando come numa boa churrascaria, sabe exatamente que sua carne é de boi e não tem minhoca!
kkk


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MensagemEnviado: Qui Set 13, 2012 5:23 pm 
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Pessoal,

Meu carrinho moeu o pinhão do diferencial traseiro. Já comprei um novo e já desmontei para trocar. Verifiquei que não tem muito lubrificante (graxa) achei que fosse como carros 1:1 onde as engrenagens ficam parcialmente em banho de óleo. A pergunta é: quanto de graxa tenho que colocar para que fique devidamente lubrificado?

Abs.
Wellington.


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MensagemEnviado: Sex Set 14, 2012 4:42 pm 
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Não muito, pois a graxa retem um pouco do movimento e em excesso pode acarretar num sobreaquecimento do motor/esc. O ideal é uma pequena camada, pois dependendo da qualidade e das especificações de uso* da graxa, ela adere perfeitamente à superficie e mantem uma pelicula protetora.

*Existem graxas para todo tipo de uso, desde graxas lentas e viscosas que lubrificam as partes móveis do interior de fornos industriais, até mesmo graxas de baixissimas temperatura e altissimas velocidades usadas nas engrenagens de um snowmobile. O importante antes de qualquer outra coisa é saber sobre a compatibilidade da graxa, que pode ser compativel com plastico, metal, borracha, plastico/metal, etc. Uma graxa não compativel com plastico por exemplo, pode na melhor das hipoteses não aderir bem a superficie e na pior, ressecar o plastico e até mesmo danifica-lo.

Fique atento!
abs


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MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2013 8:50 pm 
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E o óleo de silicone para o diff? que tal esse comprado em lojas de cosméticos? Tem vários de todos os tipos, fino ou bem denso.
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Existe outra opção ou é melhor comprar os próprios para diff?

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MensagemEnviado: Sex Jan 25, 2013 7:41 am 
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A graxa comprei a base de litio, a graxa azul especial para rolamentos. Comprei em uma casa de rolamentos, saiu o pote de 500g por R$ 10,00. Agora o Silicone para o Diff eu to procurando pela net mesmo.

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MensagemEnviado: Sex Jan 25, 2013 10:00 am 
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Gleison escreveu:
E o óleo de silicone para o diff? que tal esse comprado em lojas de cosméticos? Tem vários de todos os tipos, fino ou bem denso.
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Existe outra opção ou é melhor comprar os próprios para diff?



Nunca usei esse tipo de silicone "cosmético" e acho que não deve ser adequado pro nosso uso.

Além de provavelmente ele conter fragrâncias e outros componentes que podem afetar os retentores, é difícil precisar a viscosidade desse tipo de silicone sem aparelhos de medição específicos.

O ideal mesmo são os específicos para o hobby, que tem uma escala de viscosidade que te permite os ajustes dos amortecedores.

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MensagemEnviado: Sex Jan 25, 2013 10:03 am 
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Uma graxa muito boa e que funciona em engrenagens de metal e de plástico é a Eureka Lube.

http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -Gear-Lube

Está em falta na A-Main, mas eu uso e vale a pena, só precisa usar um pouquinho nas engrenagens (eu uso especialmente nas engrenagens de pinhão/coroa de diff); faz menos sujeira do que aquelas graxas que precisam ser "besuntadas".

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MensagemEnviado: Sex Jan 25, 2013 10:34 am 
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stormridersp escreveu:
Não muito, pois a graxa retem um pouco do movimento e em excesso pode acarretar num sobreaquecimento do motor/esc. O ideal é uma pequena camada, pois dependendo da qualidade e das especificações de uso* da graxa, ela adere perfeitamente à superficie e mantem uma pelicula protetora.

*Existem graxas para todo tipo de uso, desde graxas lentas e viscosas que lubrificam as partes móveis do interior de fornos industriais, até mesmo graxas de baixissimas temperatura e altissimas velocidades usadas nas engrenagens de um snowmobile. O importante antes de qualquer outra coisa é saber sobre a compatibilidade da graxa, que pode ser compativel com plastico, metal, borracha, plastico/metal, etc. Uma graxa não compativel com plastico por exemplo, pode na melhor das hipoteses não aderir bem a superficie e na pior, ressecar o plastico e até mesmo danifica-lo.

Fique atento!
abs


Interessantes seus argumentos, no entanto, devemos considerar que as peças de RC's não são projetadas para durar o mesmo que peças de equipamentos maiores e mais caros. Elas são "consumíveis" e, após um ciclo de manutenção, devem ser substituídas. Ok, isso não quer dizer que pode colocar qualquer porcaria lá e fim de papo. O que quero dizer é que deve-se buscar um certo equilíbrio sem exageros.

Já fui mais "encanado" com essas coisas de lubrificantes. Comprava sempre o que o fabricante recomendava. Depois comecei a relaxar mais e escolher os lubrificantes de acordo com meu bolso e aplicação. Vou dar um exemplo: tenho dois Short Courses, um é para offroad, onde o torque é mais importante que a dirigibilidade e tenho outro onroad, onde a dirigibilidade deve ser mais valorizada. Ambos os carros são 2WD e usam diferenciais "secos". Pois bem, no offroad, uso uma graxa blocante no diferencial (essa daqui: http://www.badhorsie.com/products/diff-lock-grease.html). Esse treco é gosmento, parece chiclete. Mas é considerado como graxa. No onroad uso graxa náutica (também conhecida como graxa branca). Um pote de meio quilo custa 20 Reais e dura uma eternidade. Rodei 2012 inteiro com essa graxa no diferencial. Agora em dezembro fui desmontar e o diferencial estava LINDO! Nem parece que o carro rodou. Baseado nisso eu não tenho do que reclamar. Mesmo que meu diferencial estivesse todo estourado, com 20 Reais colocaria outro novinho no lugar para rodar mais um ano.

my 2 cents... :drinks:

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Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

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MensagemEnviado: Sex Jan 25, 2013 10:39 am 
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cardinal escreveu:
Uma graxa muito boa e que funciona em engrenagens de metal e de plástico é a Eureka Lube.

http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -Gear-Lube

Está em falta na A-Main, mas eu uso e vale a pena, só precisa usar um pouquinho nas engrenagens (eu uso especialmente nas engrenagens de pinhão/coroa de diff); faz menos sujeira do que aquelas graxas que precisam ser "besuntadas".


Aha... então é esse seu segredo né Seu Átila?! :bleh:

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Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


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MensagemEnviado: Sex Jan 25, 2013 11:34 am 
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Se vcs quiserem, posso vender em potinhos de 50g uma graxa que tenho aqui da Molykote, compativel com plastico/metal especifica para altas velocidades, isto é, adere bem nas partes moveis.


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