RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 3:50 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 12:04 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 6:40 pm
Mensagens: 14
Ola galera, sou novo aqui, e estou lendo varios topicos, dicas, artigos sobre relação.

Mas nao encontrei (ainda) algo q respondesse minha duvida, e gostaria de saber o que voces tem pra me dizer.

Seguinte, estou preparando meu TA05 pra correr, e estou com um motor 5200kv bateria 2s

Pinhao 20T Coroa 70T

e no Diff. 37T e central 18T

E deve estar berando os 65Km/h, e queria saber se posso diminuir a eng. do diferencial e diminuir o pinhao pra poder ganhar mais velocidade, fazendo isso eu poderia danificar o motor?
Existe alguma tabela ou conta para verificar qual seria o Pinhao, Coroa, Engrenagens internas em relação com a potencia do motor ou RPM do motor sem que eu o danifique. Pois acredito que aumentando os dentes do pinhao, aumenta o seu diametro, e aumentado o diametro vai aumentar o momento torsor no eixo do motor, isso causaria algum dano?

se tiver algum documento que explique algo do tipo, eu agradeço.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 12:07 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
yohan, pra saber até que tipo de ''relação(coroa e pinhão)'' você pode usar,
vc deve medir a temperatura, abaixo de 85ºC ele pode trabalhar com qualquer relação...
Se vc quer aumentar a relação, pra ter mais velocidade final, aumenta só o pinhão pra um 23~24T,
mas só aumenta se seu motor não estiver esquentando muito... pra medir a temperatura é preciso de um termômetro,
mas não é qualquer 1. Tem vendedores do fórum que possuem esse infravermelho.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 6:38 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 6:40 pm
Mensagens: 14
João Victor escreveu:
yohan, pra saber até que tipo de ''relação(coroa e pinhão)'' você pode usar,
vc deve medir a temperatura, abaixo de 85ºC ele pode trabalhar com qualquer relação...
Se vc quer aumentar a relação, pra ter mais velocidade final, aumenta só o pinhão pra um 23~24T,
mas só aumenta se seu motor não estiver esquentando muito... pra medir a temperatura é preciso de um termômetro,
mas não é qualquer 1. Tem vendedores do fórum que possuem esse infravermelho.


Sei qual é este termometro, vou ver de comprar um...
Colocar um dissipador e cooler no motor tambem ajuda, neh?

Mas o que eu queria encontrar algo ensinando, é como saber qual pinhao e coroa usar para determinada potencia do motor.
Pois tava querendo comprar um de 10500Kv, mas aeh eu teria que mudar a relacao atual do meu carrinho, mas tb nao queria ficar so fazendo destes ate encontrar a correta.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 6:38 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 6:40 pm
Mensagens: 14
João Victor escreveu:
yohan, pra saber até que tipo de ''relação(coroa e pinhão)'' você pode usar,
vc deve medir a temperatura, abaixo de 85ºC ele pode trabalhar com qualquer relação...
Se vc quer aumentar a relação, pra ter mais velocidade final, aumenta só o pinhão pra um 23~24T,
mas só aumenta se seu motor não estiver esquentando muito... pra medir a temperatura é preciso de um termômetro,
mas não é qualquer 1. Tem vendedores do fórum que possuem esse infravermelho.


Sei qual é este termometro, vou ver de comprar um...
Colocar um dissipador e cooler no motor tambem ajuda, neh?

Mas o que eu queria encontrar algo ensinando, é como saber qual pinhao e coroa usar para determinada potencia do motor.
Pois tava querendo comprar um de 10500Kv, mas aeh eu teria que mudar a relacao atual do meu carrinho, mas tb nao queria ficar so fazendo destes ate encontrar a correta.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 8:28 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Primeiro vc pega o pinhão que vc ta usando agora e mede a temperatura,
se tiver frio demais, vc pode aumentar bastante o pinhão... acho que não existe uma conta certa,
até pq o peso varia de carrinho pra carrinho e essas coisas.
E o dissipador com cooler, sim ajuda bastante.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 6:13 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 6:40 pm
Mensagens: 14
Postei duas vezes e nem percebi...

João Victor escreveu:
Primeiro vc pega o pinhão que vc ta usando agora e mede a temperatura,
se tiver frio demais, vc pode aumentar bastante o pinhão... acho que não existe uma conta certa,
até pq o peso varia de carrinho pra carrinho e essas coisas.
E o dissipador com cooler, sim ajuda bastante.



Vixi, entao o negocio realmente é so na pratica mesmo, nao existe algo teorico (que esteja a nosso alcance) que define exatamente ou aproximadamente qual engrenagem usar...

Vou entao comecar fazer os testes.... Mas uma duvida... voce disse q tem q trabalhar na temperatura abaixo de 85ºC, pra saber se atinge esta temperatura eu teria que ficar varios minutos no maximo pra ver se passa deste temperatura...

sera q isso pode me ajudar??

http://www.zerogravitydriftrc.com.br/in ... ew=relacao


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 6:23 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Isso aí vai te ajudar a definir a relação, mas muda muito de carrinho pra carrinho,
talvez vc tenha relação 7:1 no seu carrinho e ande sem esquentar, mas outra pessoa
tenha um carrinho mais pesado, ou anda em outro tipo de categoria, e essa relação esquenta,
fora que seu motor é de alto kv, e não tem muito torque comparado com os outros...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 7:09 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 6:40 pm
Mensagens: 14
João Victor escreveu:
Isso aí vai te ajudar a definir a relação, mas muda muito de carrinho pra carrinho,
talvez vc tenha relação 7:1 no seu carrinho e ande sem esquentar, mas outra pessoa
tenha um carrinho mais pesado, ou anda em outro tipo de categoria, e essa relação esquenta,
fora que seu motor é de alto kv, e não tem muito torque comparado com os outros...


Exatamente, meu carrinho esta com 7,1:1 e estou querendo prepara-lo pra correr, mas nao queria colocar uma bateria 3s, queria so trocando as engrenagens...

Vou continuar pesquisando.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2012 7:11 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Sim, 7:0 acho uma boa relação, da pra aumentar ainda um pouco.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2012 8:10 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 23, 2010 3:56 pm
Mensagens: 945
Localização: Cubatão - Litoral SP
Yohan,
para saber o limite da relação do carro, somente testando a temperatura, não tem outro jeito.
Você pode ter um motor Mamba, por exemplo, e andar com uma relação 7:1 (a sua, por exemplo) e não esquentar nada, mas se colocar um EzRun (com os mesmos KVs) com a mesma relação, já pode esquentar (exemplo hipotético, ok?).
Além disso, varia também com a temperatura local. As vezes, em um dia muito frio, sua relação 7:1 esteja boa, mas em um dia quente de nordeste no pico do verão, seu motor consiga ferver 1lt de água rsrs

Abraços! :drinks:

_________________
Qualificações: http://goo.gl/6Oglj

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2012 5:29 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 6:40 pm
Mensagens: 14
FlavioBS escreveu:
Yohan,
para saber o limite da relação do carro, somente testando a temperatura, não tem outro jeito.
Você pode ter um motor Mamba, por exemplo, e andar com uma relação 7:1 (a sua, por exemplo) e não esquentar nada, mas se colocar um EzRun (com os mesmos KVs) com a mesma relação, já pode esquentar (exemplo hipotético, ok?).
Além disso, varia também com a temperatura local. As vezes, em um dia muito frio, sua relação 7:1 esteja boa, mas em um dia quente de nordeste no pico do verão, seu motor consiga ferver 1lt de água rsrs

Abraços! :drinks:



Saquei... agora vou comprar um termometro e dps comecar os testes , ehheheh... e nesse meio tempo vou ver c calculo qual a força que esta sendo realizada no motor (ja q estou aprendendo isso na facul), e ve se consigo aprender um pouco de termodinamica, aeh eu consigo calcular a temperatura esperada q o motor ira atingir.... considerando que esteja um dia com temperatura normal... vamos ver... aeh se descobrir algo, compartilho aqui com a galera...

valeu


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB