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MensagemEnviado: Ter Jan 01, 2008 6:07 am 
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Pessoal, últimamente a galera tem perguntado muito sobre conversão de Pitch48 para Pitch64 e vice-versa e eu tenho respondido como as perguntas
chegam, normalmente em particular (MP). Mas encontrei aqui nos meus arquivos secretos (a maioria retirado da net) umas dicas bastante úteis
e interessantes para todos nós mas que, como todo bom internauta, não guardei a fonte. Assim que a tiver, eu posto.

Mas aí vai:

Como converter de Pitch 48 para Pitch 64 e vice-versa?

A resposta é muito simples, pegue o número de dentes da coroa ou do pinhão divida por 2 e o resultado multiplique por 1,5.

EX.: Seu carro possui uma coroa 81 picth 48 e você quer utilizar uma coroa pitch 64, qual será o número de dentes da nova coroa?

Nova coroa = (81 / 1,5) x 2 = 108

Ou seja, a coroa correspondente a uma coroa 81 picth 48 será uma coroa 108 picth 64, certo?

Proceda da mesma forma para calcular o pinhâo.

Se você deseja fazer a operação inversa, ou seja, você está utilizando uma coroa pitch 64 e quer passar para pitch 48 simplesmente use a seguinte formula:

Nova coroa = (108 / 2) x 1,5 = 81

Simples não?

Como tem matemática pra tudo, nada mais justo que outra fórmulinha que também dá certo: A boa e velha Regra de Três Simples!

Coroa Pitch 48 para Pitch 64:

81T = xT..... (81 x 64) / 48 = 108T
48P . 64P


Pinhão Pitch 48 para Pitch 64:

34T = xT..... (34 x 64) / 48 = 45T
48P . 64P


Entenderam? Agora tá fácil!!! Esqueçam os quebrados. Arredonde sempre que precisar.

A vantagem de usar Pitch 64 é que, além de existir uma gama muito maior de coroas e pinhões, as variações entre as relações são muito menores, ou seja, quando você muda a releção as diferenças não são tão grandes.

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Editado pela última vez por Masiato em Qua Jan 09, 2008 3:17 pm, em um total de 2 vezes.

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MensagemEnviado: Ter Jan 01, 2008 6:15 am 
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Quando eu faço esta conversão eu mudo o meu RATIO?

- A resposta é NÃO. Vejamos o exemplo de um carro utilizando coroa 81 e pinhão 21 ambos pitch 48:

Logo: FDR = 81 / 21 = 3,857

Convertendo coroa e pinhão para pitch 64:

Nova Coroa = (81 / 1,5) x 2 = 108;

Novo Pinhão = (21 / 1,5) x 2 = 28

Calculemos agora o FDR dos novos pinhão e coroa:

FDR = 108 / 28 = 3,857

Legal não? Não houve mudança no seu FDR e você passou de pitch 48 para 64, ok?

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MensagemEnviado: Ter Jan 01, 2008 6:22 am 
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Como calcular meu FDR?

Bem se você tem um carro que possui apenas coroa e pinhão, simplesmente divida o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão, o resultado será o seu FDR;

EX.: Seu carro possui uma coroa 108 e um pinhão 24

Logo FDR = 108 / 24 = 4,5:1

Isto é para cada quatro voltas e meia do pinhão a coroa dá uma volta, valeu?

Agora se o seu carro possui um diferencial, a coisa muda de figura, pois aí entra mais uma variável na brincadeira, a taxa de redução do diferencial. Vejamos como a coisa funciona:

Vamos fazer o mesmo cáculo levando-se em cosideração que o carro utilizado seja um HPI Pro. O HPI tem uma taxa de redução de 2,133, portanto para se calcular o FDR procede-se da seguinte forma:

EX: HPI Pro com coroa 108 e pinhão 24

Logo FDR = (108 / 24) * 2,133 = 9,6:1

Ou seja para cada 9,6 voltas do pinhão a coroa dá uma volta.

O Cold está incrementando uma tabela de redução de diferencial dos carros mais conhecidos. Para acessá-la, clique no link:

Relação interna e externa passo a passo

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Editado pela última vez por Masiato em Dom Abr 27, 2008 3:37 am, em um total de 1 vez.
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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2008 2:49 pm 
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Caramba, mas este tópico tem que ser fixado lá no Tópico Transmissão!!

Masiato, dá uma olhada lá... se juntar isso, com o que já tem lá, vai ficar muito completo!

Dá até pra juntar todos os tópicos fixos que existem aqui no fórum depois, e fazer um livro!! :D :D :D

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MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2008 10:14 pm 
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no começo deu uma preguiça de ler, mais depois tomeu coragem e me espantei , muito bem explicado !
mais uma boa contribuiçao das organizações MASIATO !!


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MensagemEnviado: Sex Jan 04, 2008 6:44 pm 
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Moderadores, fixa ai...

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MensagemEnviado: Qua Jan 09, 2008 6:25 am 
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Pior que eu tô na dúvida se fixo aqui ou no Transmissão...
De qualquer forma, vou fixar aqui mesmo e depois se for o caso transferimos para lá.
E o "Organizações MASIATO" foi bom, hein!?
Valeu!

Agora ( 04/02/2008) movido para "Transmissão"

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MensagemEnviado: Ter Fev 03, 2009 2:04 am 
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Pessoal,

Uma coisinha que ficou faltando e eu não lembrava onde havia postado...

Mas encontrei. Taí uma foto comparativa de 2 coroas XRAY, uma 64P e outra 48P em que dá pra perceber as principais diferenças entre esses dois pitches:

Imagem

Reparem que a da esquerda tem os dentes maiores e a inclinação entre eles também é maior.
Esta é a 48P 84T (84 dentes). A da direita é uma 64P 116T (116 dentes).

Nesta foto dá pra ver bem essas diferenças. O mesmo com os pinhões.

Um abraço

Outros tópicos relacionados:
Pitch 64 X Pitch 48 .6 X Pitch 48 .4
Relação interna e externa passo a passo
PITCH

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MensagemEnviado: Seg Ago 03, 2009 5:13 pm 
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SHOW DE BOLA ESSE TÓPICO!!!... :drinks:

Alguém sabe me dizer qual é a taxa de redução original do LAZER ZX-5??

Coloquei nele um kit modified 4T e quase perdi meu motor por pensar como se fosse meu EP ON ROAD!!... :niver:

A coroa é P48 com 78T. Estava com pinhão 19T e mudei agora para 24T. Isso ajuda aliviar o motorzinho???

valeu pelas dicas, forte abraço.

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MensagemEnviado: Seg Nov 30, 2009 3:12 pm 
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Veja outras informações em:

Relação interna e externa passo a passo

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MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 12:12 am 
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Outras duas informações que resolvi trazer pra cá pois o pessoal costuma ficar na dúvida e já está muito difícil de se encontrar no Fórum são as seguintes:

Dúvida nº 1 - Por exemplo, tenho duas relações (FDR) para o mesmo carro. Um 7,5 e outro 9,5. Qual a mais longa e qual a mais curta? (acredito que a mais curta seja a de 7,5)

Aqui é justamente o contrário! Quanto "maior" o valor, mais "curta" é a relação. E quanto "menor" o valor, mais "longa" é a relação.
Eu também me atrapalhava com essa idéia...
O lance é que o curta e longa não estão diretamente relacionados ao "valor" da relação (FDR), mas sim à rotação do motor.

Imagine um traçado com retas e curvas.

Pegue a maior reta, veja quando o carro pára de pegar velocidade e estabiliza num giro alto (seria o giro máximo do motor).

Se isso acontece quase no fim da reta, sua relação parece ser boa.

Agora, se essa "rotação máxima" não chegar até atingir o final da reta, então sua relação está muuito LONGA e precisa diminuir o pinhão e/ou aumentar a coroa. Consequentemente, você estará perdendo tempo nas retomadas.

Se a rotação máxima chegar logo no começo da reta, deixando o carro "gritando" o resto da reta, então sua relação está muito CURTA e você precisará aumentar o pinhão e/ou diminuir a coroa, pois você não estará usando todo o motor.


Dúvida nº 2 - Qual dessas relações (FDR) com o mesmo motor e carro dará mais velocidade final e qual dará mais arrancada e retomada?

Decorem esta regrinha:

Quanto menor o pinhão, maior o torque;
Quanto menor a coroa, maior velocidade;
Quanto maior o pinhão, maior velocidade; e
Quanto maior a coroa, maior o torque

Um abraço!

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MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 6:26 pm 
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Masiato, minha opinião:

Qto a relação final, acredito q conforme citado, se chega ao fim de giro logo no ínício, sim está muito curta, porém se chegar tbm ao fim de giro qse no final, pra mim já tá muito longa !

O ideal é q +/- no meio da reta já esteja no limite, pois no fim da reta temos parte do percurso para o "freio", e se muito bom de reta, perde no miolo !

Ou seja,não há uma relação ideal, perde-se um pouco em um lugar, e ganha em outro, vai da preferencia e pilotagem de cada um....

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 7:33 pm 
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Fala, Marcelo!
Exatamente: ..."vai da preferencia e pilotagem de cada um...."
A idéia do post foi elucidar a questão da relação curta e longa. O exemplo foi para facilitar a interpretação.
Se eu dissesse apenas que o curta e longa relacionam-se à rotação do motor e não ao FDR, a maioria das pessoas que têm essa dúvida continuaria boiando.

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MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 10:25 pm 
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é isso Masiato !!!

é q o assunto é muito complexo.... e o q abrir d tópicos desse vira paginas fácil !!!

:drinks:

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MensagemEnviado: Ter Set 14, 2010 8:02 pm 
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Lendo tudo isso, eu to afim de trocar o P48 do meu TT-01E para P64. As dúvidas...

Serve qualquer coroa nele ? ou o encaixe de coroas eh universal ? podem por algum modelo como referência ?

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