RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Mar 18, 2014 1:22 pm 
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Amigos, ontem instalei a hd gear HPI102514 na minha savage novinha e ao abrir percebi que não há praticamente lubrificação nas engrenagens. Fui ver o manual e lá só fala em graxa para os diferenciais. Fui pesquisar na net e achei esse site onde os caras colocaram muita graxa: "http://basheteers.com/rc/projects/savagehp.htm", inclusive, falaram que diminuiu o barulho das engrenagens.

Tenho receio de usar graxa e prejudicar, pois se fosse pra usar viria de fábrica. O que vcs fazem? Usam graxa, algum outro lubrificante ou nada mesmo?

Agradeço desde já as colaborações.

Abraços!


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MensagemEnviado: Ter Mar 18, 2014 2:54 pm 
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Uso graxa automotiva preta (comprada em lojas de auto peças) . Meu auto é um HPI BUllet cujo diferencial é compartilhado com o HPI Savage flux xs 1/10. Quando abri pela 1º vez a caixa de diferencial havia só uma pequena quantidade de graxa que ´´pintava´´ o contato das engrenagens. Por conta própria apliquei a graxa praticamente preenchendo a caixa pois ao longo do uso a graxa vai saindo escapando da caixa do diferencial pelos drive cups e nunca vi um diferencial nos carros de verdade sem graxa. Nunca tive problema com a graxa e sinceramente não acredito em 100% nas recomendações do fabricante. Mesmo porque tive de shimar o diferencial original com nada menos que três arruelas ! uma folga e tanto vindo de fabrica.

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MensagemEnviado: Ter Mar 18, 2014 4:19 pm 
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Obrigado pela resposta, amigo. O fato é que para os diferenciais o próprio fabricante recomenda utilizar graxa. Minha dúvida é quanto às demais engrenagens. Achei esse site onde tem um post transcrevendo resposta do suporte da HPI, informando que não se usa graxa nas engrenagens: "http://www.savage-central.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&printertopic=1&t=98233&start=0&postdays=0&postorder=asc&vote=viewresult"

Acho que graxa só nos diferenciais mesmo. Concordam?

Abraços.


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MensagemEnviado: Ter Mar 18, 2014 6:21 pm 
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Em hobby se utiliza muito silicone... Pq?

Simplesmente pq ele permite que vc consiga configurações de torque devido à viscosidade dos mesmos.

Em mtos casos a graxa é usada por conta de ser mais pratico. Ainda tem o fato de que graxas são derivados de petróleo e isso impacta na durabilidade das peças de plastico e borrachas.

Normalmente se usa graxas nos pinhões e coroas. Aquela graxa branca usada pra corrente de motos é perfeita pois aguenta temperatura.

Abços

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MensagemEnviado: Qua Mar 19, 2014 10:34 am 
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Então...caso use silicone...qual viscosidade colocar ?
Igual nos 2 ou diferente viscosidade frente e atras!?
Na minha trooper uso graxa de corrente e nunca deu problema

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MensagemEnviado: Qua Mar 19, 2014 12:05 pm 
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Tdo de depende de como vc quer seu carro no chão....
Qto mais alto o número da viscosidade, mais duro no caso amortecedor e mais blocado no caso dos diffs...

É normal colocarem menos viscoso atrás pra evitar sair de traseira nos diffs e blocar bem a dianteira pra ele.conseguir fazer curvas e não enterrar no chão em saltos.

Os amortecedores no caso dos offroad, e bom deixar mole.....mas não mto.

Abços

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