RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Abr 25, 2024 5:07 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2014 9:16 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Jun 26, 2014 8:43 pm
Mensagens: 13
Boa noite pessoal do forum,

Tenho uma pequena duvida,
Alguem sabe se é possivel ter uma segunda modança num rc electrico?

O meu rc é um RTR blaster da ninco4rc, foi um pequeno modelo que arranjei para me iniciar neste mundo, e quero começar a inventar
O motor é um brushed rc540

E alguem sabe explicar como funciona a segunda mudança nos nitro?


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2014 10:51 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Set 20, 2012 8:15 pm
Mensagens: 953
Images: 0
Localização: Ribeirão Preto-SP
Há tempos eu espero alguma marca lançar um modelo com 2 marchas. Acho muito legal e possível, sim, de se fazer. O porquê de não fazerem não sei.
Nos nitro, há os modelos em que as mudanças de marcha ocorrem de forma automática, utilizando-se o princípio da força centrífuga para o engate das engrenagens. E há modelos em que os engates são feitos de forma "não automática", através de acionamento de servo via comando do rádio.

_________________
Qualificações: viewtopic.php?f=3&t=37811
SCX10 Dingo Kit
Axial Wraith
Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Turnigy Mini Rally Extreme
Losi Micro SCT Brushless


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 4:11 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Jun 26, 2014 8:43 pm
Mensagens: 13
Eu gostava de implementar esse sistema no meu rc, ele ê um 1/10 se alguem souber como fazer um sistema manual ou automatico agradecia


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 8:49 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... 159#519159


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 9:02 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Amigos, não existe pelo seguinte fato:

Um motor a combustão interna tem seu maior torque em uma faixa de rotação mais elevada, por este motivo todos os veículos movidos por motores à combustão possuem caixa de marchas, pois se você tentar arrancar com uma marcha muito longa, o motor não tem força suficiente, então utiliza-se uma marcha mais curta para otimizar a arrancada e posteriormente entra uma marcha mais longa para atingir maiores velocidades.

Já um motor elétrico tem uma característica muito interessante e singular, o seu maior torque é atingido justamente no momento da arrancada, a isso chamamos de "torque de rotor bloqueado" ou seja, um motor elétrico quando está totalmente em repouso e é energizado de uma só vez, atinge seu pico de "força" justamente na arrancada, por este motivo os automodelos elétricos podem possuir uma relação de marchas bem longa que isso não influenciará na arrancada, desde que o conjunto tenha potência suficiente para tanto.


Depois de um pouco de teoria, vamos para a prática: A idéia de um veículo movido a energia elétrica é justamente simplificar a mecânica do mesmo, então suponhamos que você tenha um automodelo elétrico, porém com um combo fraquinho, obviamente ele não vai ser muito potente e não vai adiantar simplesmente aumentar o tamanho do pinhão pois isso vai prejudicar a arrancada e esquentar mais o motor.
Aí pensamos que um cambio de duas marchas poderia ser uma boa alternativa, mas o que você vai gastar de tempo e dinheiro para instalar um cambio desses, e ainda aumentando a quantidade de componentes mecânicos no auto, você vai lá e instala um combo mais forte e pronto: Seu auto terá um desempenho bem mais satisfatório de maneira bem mais simples e prática.


Hoje em dia, na era "brushless" de alto desempenho, os motores são tão fortes que a maioria dos ESC possui ajuste de "punch" que é justamente a força na arrancada, ou seja, precisamos dosar a força na arrancada para que o auto fique mais controlável e/ou não danifique a transmissão.

Veja por exemplo este vídeo de um Forza a 200Km/h (125mph):

https://www.youtube.com/watch?v=br61UmKJKGA




Agora obviamente fazer um automodelo elétrico atingir os 200Km/h não é barato, só de combo e bateria o investimento normalmente ultrapassa o valor do próprio automodelo, mas no mundo dos elétricos quem quer otimizar desempenho tem que partir para esse lado, instalar um cambio mecânico em um elétrico seria mais pelo desafio e por dizer: "Eu fiz", mas na prática não vai melhorar muita coisa se o combo for fraco...


Abraços.


PS.: Em meu texto, me referi a automodelos de alto desempenho onde normalmente o cambio de duas marchas é centrífugo e existe para atingir altas velocidades, mas como o colega Ofneiro mencionou, existem câmbios acionados manualmente pelo rádio, esses tipos normalmente são encontrados em autos "escala" como crawlers e caminhões, e tem a função de deixar o carro com um funcionamento mais escala em baixas velocidades, mas não se aplicaria um câmbio desses a um buggy, por exemplo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 9:15 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Jun 26, 2014 8:43 pm
Mensagens: 13
Exacto, o meu grande objectivo seria o "eu fiz", "eu pensei" e "aqui esta" andar novamente depois de 2/3 semanas com as rodas no ar.

Eu quero aumentar a força de arranque para "gastar" pneus e fazer peos e depois um pouco de velocidade mas não muito mais do que o que já tenho.

Secalhar um Combo novo é algo a pensar, mas 80% do meu objectivo é mesmo pelo trabalho.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 9:59 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Bom, então "mãos à obra", não tem receita de bolo, vai ter que pesquisar, experimentar e quebrar a cabeça.

Tudo vai depender do layout da transmissão do seu modelo e do espaço físico disponível no chassis, e aí você vai ter que tentar adaptar alguma solução existente no mercado, como por exemplo essa daqui: http://www.aliexpress.com/item/02076-HS ... 90107.html

Atente que é só uma sugestão, como lhe disse vai precisar de adaptação, provavelmente vai precisar de serviço de torneiro para adaptar os pinhões ao eixo do motor, etc. A não ser que encontre uma solução pronta para o seu automodelo, tipo "plug'n play"

Abraços.


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 10:06 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Há, em tempo: Vale atentar ao fato de que as transmissões de duas marchas para os automodelos glow possuem na verdade uma pequena diferença de "ratio" entre as marchas, serve para otimizar a velocidade final aproveitando a faixa ideal de potência do motor, o que na prática significa que você pode não sentir tanta diferença assim...

Nas suas próprias palavras: "...aumentar a força de arranque para "gastar" pneus e fazer peões e depois um pouco de velocidade..." isso qualquer elétrico com um combo brushless dos mais baratinhos faz tranquilamente...

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 1:03 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Vou dar um pitaco aqui...

Gostei do assunto ..hehehe

Eu quero fazer isso no meu inferno Gt2 tambem e sei que ja tem... inclusive aqui no fórum uma receita....

Vale lembrar que vc nao ira ouvir nada ... Pois o acionamento e muito rapido e como os eletricos nao fazem barulhos vc so percebe o deslocamento. ALIASSSSSSSS QUE DESLOCAMENTO >>>>>> DA MEDO DE VER !!!!!!

A unica coisa positiva aqui e a bateria... apesar de ter que ter mais carga ...ela agradece pois e menos exigida ...
Eu vejo isso com um turbo/nitro no sistema eletrico.... Sem "lag" inclusive ... heheheh


Ja nos combustao e legal pois vc ouve o motor rendendo e depois a troca e ele continuar crescendo ... hehehe

A principio vc pode fazer isso de duas formas:

Colocando dois pinhoes no eixo do motor ou duplicando a coroa....

Tem um topico aqui que explica a taxa de ratio que vc precisara dependendo do KV do motor.

Compre pinhoes/coroas de sobra e com vários tamanhos pois vc vai quebrar.... motor elétrico e muito bruto !


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 2:52 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Na prática não funciona ,
Eu tinha uma HPI RS4MT que tinha esse hop-up , o câmbio de 2 marchas , só funcionava +ou- com o motor latinha , se colocava um motor melhor na hora da troca de marcha ele dava um tranco e já comia um dente da coroa , quando coloquei um manba 5700 a coroa sumiu em meia dúzia de aceleradas , talvez porque esse kit usa coroas e pinhões de pit 48 , muito pequenos em relação as coroas e pinhões dos modelos GP ,
Só sei que não deu certo , voltei para o sistema simples , ainda devo ter oque sobrou jogado na sucata .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 6:12 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Jun 26, 2014 8:43 pm
Mensagens: 13
Eu tambem tenho um combo muito fraquinho, o meu motor é brushed, nem brusless ê quanto mais forca para partir coroas e pinhoes


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 6:18 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Set 20, 2012 8:15 pm
Mensagens: 953
Images: 0
Localização: Ribeirão Preto-SP
Bom, pelos argumentos e explicações dos colegas, agora entendi os motivos das empresas não comercializarem elétricos com marchas. Legal. Interessante.

_________________
Qualificações: viewtopic.php?f=3&t=37811
SCX10 Dingo Kit
Axial Wraith
Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Turnigy Mini Rally Extreme
Losi Micro SCT Brushless


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 6:54 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Entao

Eles não fazem pois o povo vai tralhar tanto que desistem de comprar ....

Mas se aparecesse um modelo no mercado, o que ia dar de nego comprando ... ha ia ... Tem doido pra tudo nesse mundo ...

Fico imaginando um carrinho desse com a caixinha fazendo o barulho pra troca ... kkkkk


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 29, 2014 4:06 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Jun 26, 2014 8:43 pm
Mensagens: 13
O facto de uma second gear, poupar o ESC, poupar o motor e autonomizar a bateria, sera valido ou é tao insignificante que nem vale a pena?
O meu objectivo tambem seria o trabalho em si e o resultado final, mas tenho medo de gstar dinheiro e nao ser tao compensador assim


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jun 29, 2014 7:20 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Strike você está pensando errado ,
no caso do elétrico uma relação mais longa na segunda marcha vai siguinificar mais peso aumentando a corrente no esc , no motor e na bateria ,
é como se você muda-se a relação de 7/1 na primeira marcha para 5/1 na segunda por exemplo ,.......a segunda marcha vai esquentar mais o esc e motor e consumir mais bateria .

Outro detalhe se você verificar a curva de consumo de um motor elétrico ele consome menos quando está em alta rotação .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB