RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 8:58 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Abr 03, 2010 7:38 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Galera,

Procurei pelos tópicos, mas não achei nada falando de uma forma técnica sobre a melhor forma de perfurar a bolha de modo a propiciar uma melhor ventilação para motor e ESC sem comprometer a aerodinâmica do carro.

Não estou falando das especificações técnicas, medidas, etc dos regulamentos dos Campeonatos, isso eu sei.

Pergunto, alguém já viu algum artigo falando sobre a melhor forma de aproveitar o fluxo de ar?

O furo no meio do párabrisa é melhor que na lateral para a estabilidade do carro?

O vidro traseiro precisa estar aberto ou o ar sairá no mesmo fluxo por baixo do carro? Se for aberto o vidro traseiro, é melhor um único furo grande ou vários furos menores?

Os vidros laterais abertos afetam o túnel de ar?

Coloquei (improvisei - não vende) um "defletor" de lexan dentro da bolha preso no teto direcionando para baixo (ESC e Motor) o vento que entra pelo vidro dianteiro. Será que sem ele o fluxo de ar flua melhor?

Se tiver algum físico aí que saiba responder, acho que será útil para todos.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Abr 03, 2010 7:44 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Cara o assunto é bom !!

Eu ando com as 2 janelas dianteiras cortadas e o vidro traseiro com vários furos pqnos, como os de poste.

MensagemEnviado: Qui Abr 08, 2010 3:15 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

experimente furar a bolha na dianteira e colocar um daqueles canos plásticos de instalação elétrica
Imagem

direcione para o cooler...pode ser que resolva seu problema de aquecimento :D

Equipe Campeã Brasileira 1:10 Nitro 2011
Equipe Campeã Sul Americana 1:10 Nitro 2011

MensagemEnviado: Dom Abr 18, 2010 10:35 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
existe uma empresa gringa que fabrica/fabricava este tipo de material.

um deles vc abria uma abertura no párabrisa e colocava por dentro um acessório em lexan que direcionava o fluxo de ar, mas vi isto faz tempo e não lembro site, sei que existe.

Personal album

MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:30 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 3
O assunto é bom mesmo!! A questão aerôdinamica dos nossos carrinhos já gerou muitas discussões por aqui....

O que penso é que o furo na frente do carro proporciona a renovação de ar refrigerado dentro da bolha, que será automaticamente sugado pelo cooler, que trabalha de forma mecanica. Assim independente de ser direcionado ou não, o fluxo ocorrerá exatamente por ser uma refrigeração "forçada" pelo cooler. (jogando ar sobre o motor, e não o contrário tá?)

Se Vc direcionar, o ganho será imperceptivel.

Se quer uma redução na temperatura Vc tem alguns pontos a serem sempre trabalhados:

Ajuste piãoXCoroa: quanto mais apertado, mais força e aquece o motor.
Relação: quanto mais curta, mais aquece o motor;
Tensão da correia: quanto mais apertado mais aquece o motor.
Furo na bolha: quanto mais renovação de ar, mais refrigeração do motor. E sim, um furo maior é melhor, tanto na entrada quanto na saída.
A abertura das janelas afeta a aerodinamica sim, mais nada que uma pilotagem com regularidade não resolva. Por exemplo, um carro 1/1 que anda com os vidros abertos, consome mais combustível que um que está com os vidros fechados. O que não acontece por exemplo se Vc andar com todos os vidros fechados, mais sem o parábrisa aberto, pois forma-se então uma bolha de ar dentro do carro 1/1.

Imaginando "teóricamente" que seu carro tem todos esses pontos a serem ajustados, e a temperatura de seu motor após 8 minutos de corrida ele esteja a 90°C, e Vc faz os ajustes que citei, acredito que ela deve reduzir para uns 60° a 65° que é uma temperatura boa de trabalho.

Mais lembre-se: Temperatura ambiente determina o ponto inicial de tudo que falei!!

Abraços,
:drinks:

Personal album

MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 12:15 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Vale lembrar: estava utilizando um direcionador do ar no lado esquerdo do carro (já que o furo no párabrisa estava no lado esquerdo) e fui obrigado a retirar porque nas retas em alta velocidade o carro estava puxando a direção para um dos lados (o defletor estava criando resistência só de um lado do carro - lado do furo).

O que me ajudou foi ter retirado o deletor e aberto um furo no vidro traseiro - acho que o ar fluiu melhor -e meu motor não esquentou.

Outra solução adotada foi afastar o ESC do motor colocando o receptor entre os dois, pois os dois(ESC e MOTOR) são produtores de calor.

O carro agora com o furo no vidro dianteiro e traseiro e com o ESC afastado do motor não está parando mais por conta do calor. Está tudo certo.

Contudo, nas próximas bolhas irei colocar o furo no meio exato do párabrisa e vidro traseiro, pois, empiricamente, acho que o furo na lateral desbalanceia (ainda que pouco) a direção.

PS: O furo nas bolhas, ordinariamente, só é utilizado nos carros a combustão e do lado do motor para o ar ser direcionado para o cabeçote do motor. Os carros elétricos, a princípio, não precisariam furar as bolhas porque possuem cooler.

MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:55 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Apenas para exemplificar eu andei a primeira etapa do paulista sem nenhum furo na bolha.

Não tive problemas nem de super aquecimento no motor nem no esc.

Estou tentando achar o site que citei que fabrica este acessórios para bolhas, mas tá meio difícil.

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas