RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 7:54 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 2:14 am 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 07, 2005 10:51 pm
Mensagens: 60
Localização: Foz do Iguaçu PR
queria saber em que categoria eu posso correr com a bolha do Viper GTS. tambem queria saber se ele tem uma aero dinamica boa para fazer o carro andar mais.

valeu...

_________________
Tamiya TA-02 NissaN 300ZX GTS
Radio Futaba T2PHKA
Motor Trinity Monster Horsepower Stock Pro


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 2:55 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
A aerodinamica não é boa não. E é uma carroceria da categoria Gt por isso nao se encaixa na categoria turismo, por tanto fica dificil arranjar onde correr.
te aconsselho Mazda 6, Stratus ou Nemesis.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Editado pela última vez por PRCG em Seg Ago 01, 2005 10:24 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 2:30 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 07, 2005 10:51 pm
Mensagens: 60
Localização: Foz do Iguaçu PR
prcg escreveu:
A aerodinamica não é boa não. E é uma carroceria da categoria Gt por isso nao se encaixa na categoria turismo, por tanto fica dificil arranjar onde correr.
te aconsselho Mazda 6, Stratus ou Nemesis.


como saber se a bolha tem uma boa aerodinamica?

_________________
Tamiya TA-02 NissaN 300ZX GTS
Radio Futaba T2PHKA
Motor Trinity Monster Horsepower Stock Pro


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 3:59 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Tunel de vento? :)

Brincadeira, mas, pela minha experiência de aeros, acho que a influencia aerodinamica entre dois tipos de bolhas parecidas é muito pequena....

Claro que entre uma bolha de Fusca e uma de protótipo 24horas de Le Mans a diferença cresce, mas entre um Porsche e um Viper a diferença é mínima.

Não se esqueçam que a proporção de tamanho entre automoveis X ar e automodelos x ar é diferente, as moléculas de ar não vão parar na escala 1/10 só porque você está correndo com um modelo.....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 4:17 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 3:21 pm
Mensagens: 204
Localização: Brasília - DF
Fernando escreveu:
Tunel de vento? :)

Brincadeira, mas, pela minha experiência de aeros, acho que a influencia aerodinamica entre dois tipos de bolhas parecidas é muito pequena....

Claro que entre uma bolha de Fusca e uma de protótipo 24horas de Le Mans a diferença cresce, mas entre um Porsche e um Viper a diferença é mínima.

Não se esqueçam que a proporção de tamanho entre automoveis X ar e automodelos x ar é diferente, as moléculas de ar não vão parar na escala 1/10 só porque você está correndo com um modelo.....


Olá Fernando !

Acompanhando esse mesmo raciocínio que vc teve de "que a proporção de tamanho entre automoveis X ar e automodelos x ar é diferente, as moléculas de ar não vão parar na escala 1/10" eu diria que a bolha influencia muito mais do que se imagina.
Como as moléculas são "proporcionalmente maiores" as passagens de ar são mais dificeis em um automodelo do que em um carro normal e ainda nessa linha a velocidade tbém é muito maior nos RC do que nos carros normais...
Um amigo meu que correu o Brasiliense de RC (eletricos) disse que as bolhas influenciam muito no desenpenho do carro, tanto em retas quanto em curvas.

[]'s


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 4:20 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Se as moléculas maiores causassem maior arrasto, não seria preciso fazer aeromodelos fora de escala, com asas maiores...

É super complicado fazer um aero de pequeno tamanho, feito em escala, voar bem.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 4:32 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 3:21 pm
Mensagens: 204
Localização: Brasília - DF
Fernando escreveu:
Se as moléculas maiores causassem maior arrasto, não seria preciso fazer aeromodelos fora de escala, com asas maiores...

É super complicado fazer um aero de pequeno tamanho, feito em escala, voar bem.



Certo, mas é porque a velocidade dos aeros (salvo algumas exceções) são inferiores às dos modelo 1/1 (proporcionalmente).
Já nos carros a velocidade é maior do que a dos 1/1.

concorda?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 5:09 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Mas mesmo na escala 1/1 a viper não tem boa aerodinamica. Isso qualquer um que acompanha as corridas do FiA Gt sabe. Ou que pelo menos viu as Mil milhas bsrasileiras que a viper ganhou. Ganhou por que os outros carros quebraram. De reta é um canhão por causa do motor V10, mas nas curvas não é nada.

Em autos 1/10 então nem tem como dizer que a bolha da viper é boa....não é não!

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Editado pela última vez por PRCG em Seg Ago 01, 2005 10:24 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 5:47 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
pessoal.... o tamanho de molecula de ar num tem nada a ver com nada.... por favor....

é tudo uma questao de áreas de pressão (+) e (-), e escoamento do fluxo de ar, e não se pode comparar o desing de uma bolha para um carro real... a bolha é deformada para atender as necessidades do rc que são mais largos q os respectivos carros reais.

alias os rc tem um sério problema de aerodinamica por falta de um assoalho.

e respondendo a questão do tópico, o viper não é boa não comparada com Stratus, Nemesis e as atuais usadas mundo afora. o viper tem pouco downforce e muita área fontal.

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 8:28 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Milton Belli escreveu:
pessoal.... o tamanho de molecula de ar num tem nada a ver com nada.... por favor....



Realmente o tamanho não tem nada a ver...na atomosfera existem moleculas como O²e Co²
No caso da maior (o CO²) existem 3 atomos. Eu não acho que esses 3 atomos seja grandes suficientes para fazer tanta diferença...

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Editado pela última vez por PRCG em Seg Ago 01, 2005 10:25 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 9:43 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Vixxx, virou viagem astral :)


Calma, gente, eu falei que as moléculas NÃO iam mudar de tamanho, tampouco o ar ficar mais denso porque o carrinho é menor.

Por esse mesmo motivo, se num fórmula 1 de verdade temos X moléculas de ar colidindo com o aerofólio, num modelo 1/10 temos x/10 moléculas... alguém discorda? Se alguém discorda me explica da onde vêm as moléculas extras :D

E se não for verdade.... por que um modelo (1/10) F1 não sai rodando como louco se quebrar a asa traseira? Ou pior: por que um protótipo não decola e dá cambalhotas no ar como eu vi um vídeo uma vez? (acho que era em Le Mans). Em resumo: escala diferente, comportamento totalmente diferente, nâo é só dividir por 10. A não ser que o ar fique mais denso também.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 10:13 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Fernando escreveu:
Vixxx, virou viagem astral :)


Calma, gente, eu falei que as moléculas NÃO iam mudar de tamanho, tampouco o ar ficar mais denso porque o carrinho é menor.

Por esse mesmo motivo, se num fórmula 1 de verdade temos X moléculas de ar colidindo com o aerofólio, num modelo 1/10 temos x/10 moléculas... alguém discorda? Se alguém discorda me explica da onde vêm as moléculas extras :D

E se não for verdade.... por que um modelo (1/10) F1 não sai rodando como louco se quebrar a asa traseira? Ou pior: por que um protótipo não decola e dá cambalhotas no ar como eu vi um vídeo uma vez? (acho que era em Le Mans). Em resumo: escala diferente, comportamento totalmente diferente, nâo é só dividir por 10. A não ser que o ar fique mais denso também.


hehe...esse video eu tenho :lol: é do Werber com uma Mercedes num treino para as 24 horas de Le Mans mesmo.

Bom o miltinho disse que nos modelos os carros são mais largos....eu acho isso tambem, mas nao tenho nenhuma medida que comprove. Se for, passa mais ar no aerofolio dos modelos do que nos 1/1.
E se quebrar a assa traseira do F1 1/1 ele não sai rodando não.....ele apenas perde muito tempo e tem q manerar na velocidade.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Editado pela última vez por PRCG em Seg Ago 01, 2005 10:25 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 10:58 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:55 pm
Mensagens: 570
Localização: São Paulo
a largura não influencia na qtde de ar q passa pelo aerofolio tanto qto a bitola maior influencia no equilibrio dinamico do carro

prcg, ai vc se engana.... se um F1 perder a asa traseira em velocidade, o carro se descontrola instantaneamente e a coisa é feia.... mas pq um F1 faz isso e um RC não? simplesmente pq a aerodinamica de um rc não influencia tanto o equilibrio qto num carro de F1 real.

fica complicado explicar aqui detalhadamente os principios da aerodinamica num carro real e num rc, mas simplificando só pra se ter uma noção da diferença da infulencia num carro e num rc, se vc acelerar um f1 atual acima dos 290km/h, ele gera mais sustentação negativa (força contra o piso) q o peso do carro, ou seja, ele pode andar de cabeça pra baixo no teto de um túnel q ele não cai... com certeza um rc não faz isso....

_________________
Abraços,
Milton (miltinho)

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 11:06 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 07, 2005 11:13 pm
Mensagens: 39
Localização: RS
Acho que não dá para comparar um RC com um automóvel real, por ser apenas um simulacro, ou seja, só parece, mas não é.

As diferenças são bem significativas, a começar pelo peso e distribuição do mesmo, relação de potência e tempo de resposta de direção, bem como a suspensão, bem diferentes.

Mas no que tange à aerodinâmica, penso que além da proporção diferente, especialmente nas bolhas de 200mm, tem o agravante da ausência de um assoalho, o que faz que haja um turbilhonamento do ar por dentro da mesma (felizmente, para fins de arrefecimento do motor). O aerofólio traseiro ou asas dianteiras devem contribuir para estabilidade sim, embora influam menos que num modelo real.

Outra coisa é a massa de ar que vai fazer resistência contra a bolha. Ela é consideravelmente menor que num carro 1:1, não há o que discutir. O atrito gerado em um caminhão é bem maior que num carro, certo? Num automodelo, então, o atrito também é bem menor e o efeito aerodinâmico de certos tipos de carroceria sobre outros pode estar sendo superestimado.

O que dá para resumir é que as características físicas e de desempenho de um automodelo são bem diferentes do veículo real. Portanto, não dá para transpor proporcionalmente os conceitos aerodinâmicos de um 1:1 para um 1:10 (só se fosse um modelo real, com bancos, direção, caixa de mudanças, tanque de combustível - you got the idea...).

_________________
* CEN GX1 Peak Performance Modified 14T Double c/ ESC Futaba 330
* Tamiya TA03F Motor 540 Johnson c/ ESC Futaba 210
* Kyosho Pureten Alpha GP Motor CX-12 com pipa personalizada
* OFNA F-1 Ferrari Motor .12 stock


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Jul 27, 2005 11:34 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Milton Belli escreveu:
a largura não influencia na qtde de ar q passa pelo aerofolio tanto qto a bitola maior influencia no equilibrio dinamico do carro

prcg, ai vc se engana.... se um F1 perder a asa traseira em velocidade, o carro se descontrola instantaneamente e a coisa é feia.... mas pq um F1 faz isso e um RC não? simplesmente pq a aerodinamica de um rc não influencia tanto o equilibrio qto num carro de F1 real.

fica complicado explicar aqui detalhadamente os principios da aerodinamica num carro real e num rc, mas simplificando só pra se ter uma noção da diferença da infulencia num carro e num rc, se vc acelerar um f1 atual acima dos 290km/h, ele gera mais sustentação negativa (força contra o piso) q o peso do carro, ou seja, ele pode andar de cabeça pra baixo no teto de um túnel q ele não cai... com certeza um rc não faz isso....


Na minha comparação os dois autos estariam na mesma velocidade. É claro se o F1 perder a asa as 300 KM/H ele vai voar, mas o mesmo aconteceria com o modelo se ele estive nos mesmos 300...

A aerodinamica dos modelos não influenciam tanto quanto nos carros 1/1 por que os modelos não chegam nas mesmas velocidades.

Se falei besteira corrijam-me por favor.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Editado pela última vez por PRCG em Seg Ago 01, 2005 10:25 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB