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MensagemEnviado: Ter Mar 13, 2007 9:37 am 
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Aê galera... sempre tive uma dúvida e espero que possam me ajudar.

Nas competições de elétricos, existe uma especificação sobre a furação das bolhas?

Tipo, além dos furos dos postes e antena... tem que fazer furos maiores pra tomada de ar tbm?

Alguém aí tem o esquema "padrão" dos campeonatos?

Já emendando: na prática, faz realmente diferença na temperatura do sistema ter um furo grande pra entrada de ar na bolha?

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MensagemEnviado: Ter Mar 13, 2007 10:31 am 
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depende do estado, aqui no rio so é permitido furar a os vidros laterais ate a metade, para facilitar a vida dos gandulas, acho q em curitiba é permitido a furacao no vidro da frente.
sim, quem ja correu de gp sabe q a furacao no vidro dianteiro e traseiro é muito importante, essa entrada de ar esfria muito um motor gp, no ep deve fazer a mesma coisa

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Flavio Costa
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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 12:27 pm 
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Geralmente não se furam os vidros de carros EP, mas aqui nesse calor tropical, as competições têm permitido a furação. Na Copa Alpha, foi permitida furação igual aos carros GP (furo de 50mm de diâmetro no párabrisa, abrir vidros laterais dianteiros e vidro traseiro). E dá diferença sim!


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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 1:07 pm 
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Bom saber!

E como se faz esses furos?

Tipo... acho que no caso do vidro traseiro e dos lateriais dá pra cortar com estilete, não?

E como fazer o de 5cm na frente? Com serra copo?

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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 1:09 pm 
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eu faço com dremel, rotomatic ou similar


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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 1:30 pm 
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Existe um cortador circular, que é um compasso com uma lâmina de estilete na ponta, que faz furos perfeitos. Mas dá até pra fazer com tesoura, e fazer o acabamento com Dremel.


Editado pela última vez por Christian em Ter Mai 29, 2007 1:09 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 1:32 pm 
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quando eu andava de gp eu fazia com serra copo, fica perfeito, depois so usar uma lixa pra fazer o acabamento

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Flavio Costa
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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 1:46 pm 
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Concordo que a furação traz um sistema de ventilação natural no carro, ajudando a resfriar motor e etc...

Mas e a aerodinâmica? Deve ficar totalmente comprometida com esses furos!!!

Se o fluxo de ar que entra não estiver de acordo com o que sai... a bolha trabalharia como um para-quedas!!

Certo :?:

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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 1:48 pm 
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é, no mundial pro12 tinha carro sem a furacao na dianteira, so com o vidro trazeiro todo aberto.

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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 1:56 pm 
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O furo no vidro traseiro costuma ser bem maior que no dianteiro... E se não furar, com esse calor que faz aqui, a temperatura do motor (tanto EP quanto GP) sobe demais, a ponto de estragar o equipamento.


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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 2:00 pm 
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Claro!!

E a aerodinamica só vai começar a agir, e realmente ajudar, em altas velocidades...

Arrisco dizer q ela só atua e é significante em final de reta...

Algum especialista em mecânica dos fluídos aí? Heheh :P

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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 5:07 pm 
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Christian escreveu:
Existe um cortador curcular, que é um compasso com uma lâmina de estilete na ponta, que faz furos perfeitos..

Onde acho essa parada brother? o nome é cortador circular mermo?
valeu

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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 6:36 pm 
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tem esse cortador aqui!

na bigfield hehehe

http://bigfield.entregaaqui.com.br/P/DU ... 10670.aspx

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MensagemEnviado: Qua Mar 14, 2007 6:44 pm 
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Não é esse não....esse é para fazer a furação para os postes da bolha.
para furar coisas maiores como o buraco da roda tem o compasso com ponta cortante.

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MensagemEnviado: Seg Mai 28, 2007 10:51 pm 
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http://www.oprojetista.com.br/detalhes_ ... o_prod=608

tá aqui gente!!!
o cortador compasso!!


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