RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jun 16, 2024 1:55 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Out 18, 2007 12:39 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Set 25, 2007 9:00 pm
Mensagens: 193
Localização: São Paulo - ZN
Opa galera, blzz??
Então, como prático aeromodelismo também, (estou iniciando no auto ainda), ví uma técnica que o pessoal usa pra fazer Cowl's, Canop's, então outro dia lembrei dessa técnica, e pensei " Porque não usa-la no auto ", é + ou - assim:

- 1° Peque um bloco de gesso ou alguma madeira macissa, e começe a esculpir o carro nas medidas que vc quiser, da bolha.

- 2° Compre folha de Acetato (encontrada em lojas de Comunicação Visual), a folha deve ter as dimensões, maior que as da bolha, ex: a bolha tem a seguinte dimensão; 20Cm/15Cm (ex), aí a folha deve ter + ou -; 40Cm/30Cm. Isso vária muuuuuito de molde pra molde, aí foi APENAS um exemplo, lembre-se disso!! heheh

- 3° Pegue um soprador térmico, apoie a olha de acetato em cima do molde da bolha, e com o soprador térmico, (não muito quente), vá "asoprando" com ele em cima da folha de acetato, que estára em cima do molde, a folha de acetato deverá começar a se 'moldar' ao molde, conforme você for passando o soprador térmico em cima, as 'pontas' da folha começará a cair para os lados/frente/trás, então você começa a 'soprar' com o soprador térmico as partes da folha de acetato, fazendo com que elas se moldem as laterais/frente/trás do molde.

- 4° Feito isso, espere "secar" bem, a folha de acetato, depois remova a bolha do molde, com cuidado, e limpe por dentro, acerte os cantos, faça os cortes e pronto, sua bolha está pronta pra ser pintada!

obs: eu NUNCA tentei fazer isso, foi só uma idéia, que pode dar certo, tem um outro jeito também ( http://www.optanet.com.br/alex/aero/Tut ... kpits.html ), se alguém se abilitar em testar, posta aí pra gente os resultados..!!

Valeu galera, espero ter cido claro, qualquer dúvida é só perguntar que tentarei responder o mais claramente possível.

Té mais...

_________________
100% Drifting!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Out 18, 2007 12:53 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Muito interessante

Não vejo a hora de me aposentar :)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Out 18, 2007 1:41 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Fernando escreveu:
Muito interessante

Não vejo a hora de me aposentar :)


O problema é só fazer o molde...

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Out 18, 2007 4:00 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jun 03, 2005 6:39 pm
Mensagens: 360
Localização: São Paulo/SP
As bolhas são feitas quase assim mesmo...

Mas além do calor é usado Vácuo

O processo se chama VacuumForm...pesquisa na internet que tem bastente coisa a respeito...

O problema mesmo é o molde...É muito difícil de fazer e muito caro de se encomendar...

Fiz um orçamento há algum tempo atrás para fazer o molde do New Civic, e ficava em R$3.000,00 !!! Desisti...hê hê hê


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Out 18, 2007 5:34 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Jun 20, 2007 4:49 pm
Mensagens: 37
estive pensao nessa ideia um tempo atras, porem pensei em fazer um molde no gesso utilizando bolhas usadas...mas sinceramente fiquei sem coragem de tentar, por que ainda fiquei na duvida que tipo de plastico utilizar...quem sabe um dia eu tenha coragem e tempo p tentar.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Out 18, 2007 8:05 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jun 03, 2005 6:39 pm
Mensagens: 360
Localização: São Paulo/SP
O problema do gesso é que quebra muito fácil nas quinas...

E quando vc colocar dentro da bolha para fazer o molde, a bolha sempre dá uma deformada por conta do peso da água...

Mas sem dúvida é MUUUUITO mais fácil do que fazer um molde do ZERO...

Inclusive as bolhas nacionais, começaram assim...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Out 19, 2007 10:56 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Pergunta: Essa folha de Acetato é quase tão resistente quanto o lexan?

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Out 19, 2007 1:47 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jul 02, 2007 10:35 am
Mensagens: 2614
Images: 8
Localização: São Bernardo do Campo
EduK escreveu:
estive pensao nessa ideia um tempo atras, porem pensei em fazer um molde no gesso utilizando bolhas usadas...mas sinceramente fiquei sem coragem de tentar, por que ainda fiquei na duvida que tipo de plastico utilizar...quem sabe um dia eu tenha coragem e tempo p tentar.


EduK,

Quanto ao material, o utilizado hoje é o policarbonato, sigla técnica PC, fabricantes no Brasil GE Plastics, e Policarbonatos do Brasil, esta última marca apesar de estar há anos no mercado não é tão boa quanto o da primeira, mas o da GE tem um grande problema, é importado, vendido por kgs em dólar.

Quanto ao processo como o Roschel disse é a termoformação a vácuo (termoformagem ou vaccum forming).

A máquina consiste em uma mesa, onde o molde é montado, este poder ser feito de resina, madeira ou até mesmo alumínio.

Logo acima da mesa existe um conjunto de resistências que aquecem a chapa de policarbonato.

Resumindo o processo:

Chapa entra na área de moldagem é aquecida sobre o molde, entra a unidade de vácuo e "chupa" a chapa quente dando forma ao produto, depois com ar comprimido a peça é desmoldada e rebarbada para utilização.

O grande problema é que o Policarbonato é caro e para utilizar ele você deve extrudar e fabricar a chapa, ou seja, antes da termoformagem existe esta primeira etapa.

Com acetato não terá a resistência que o Policarbonato possui. Para se ter uma idéia o Policarbonato é usado em blindagem de vidros, lentes de faróis, lentes em geral, é um material que possui alta resistência ao impacto se igualando em algumas aplicações a metais e até mesmo superando.

_________________
ARC R10 - ORCA - LRP - SANWA - BLITZ
Minhas qualificações: viewtopic.php?f=3&t=8634


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Dez 12, 2007 3:14 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 12, 2007 11:18 am
Mensagens: 7
Localização: sao paulo SP
acho q talvez ate de para fazer um molde de argila não eh?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Dez 12, 2007 5:21 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 12, 2007 11:18 am
Mensagens: 7
Localização: sao paulo SP
e onde compra essa tal folha de acetato?eh aquela folha que se usa na escola, transparente? acho q tbm pod se chamar de tramsparencia se for.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Dez 12, 2007 7:47 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Out 26, 2007 9:52 pm
Mensagens: 10
Vcs citaram em fazer um molde com gesso, bem eu acho q posso ajudar

trabalho com protese odontologica e se for gesso normal ele irá quebar mais facilmente mesmo.
mas no mercado existem gessos mais duros e mais precisos para se trabalhar com protese

Esses gessos chamamos de tipo 4 (ex: densite e tuff rock) esse último é duro pra caramba e custa uns 60 reais um balde de 3kg e a medida de água/pó tem que se seguir a risca, na embalagem ensina como fazer.

Só tem um problema, se for usar calor dependendo da temperatura o gesso não irá suportar para isso usamos revestimentos refratários de alto impacto. Aí é mais caro mas tb é um material bem duro. Um revestimento mais em conta que se chama Heat Shock, custa uns 40 reais o balde com 1kg fora o líquido, é muito usado no mercado, ele é misturado com água e um líquido específico para manter a dureza e eu coloco ele vai no nosso forno a uns 900ºC, eu so uso ele pra fundir coisas sem grandes precisões.

Fica aí a dica, e se forem utilizar esses materiais leiam bem o manual de instruções e coloquem máscaras de proteção, pois esse pó se inalado pode provocar lesões irreparávéis no pulmão ok.

Abraços


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 12:35 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 8:15 pm
Mensagens: 16
vc pode fazer uma bolha com jornal,cubra a bolha com plastico filme "usado para embrulhar alimento"passe cola no lado externo da bolha e cole varios pedaços de jornal que vai ficar no formato da bolha....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 05, 2009 2:48 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 03, 2008 6:03 pm
Mensagens: 1957
Localização: São Paulo, SP - Jardim Pery
alirio barbonalha escreveu:
vc pode fazer uma bolha com jornal,cubra a bolha com plastico filme "usado para embrulhar alimento"passe cola no lado externo da bolha e cole varios pedaços de jornal que vai ficar no formato da bolha....


Até onde eu sei as bolhas são de algumas ligas de PLÁSTICO transparente...
E outra, bateu um abraço...

_________________
Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Fev 07, 2009 11:24 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Fev 03, 2009 5:11 pm
Mensagens: 13
Localização: taguatinga DF
ja pensei muito nisso alguns anos atras...

ja fiz um molde de um nissan sky line e ficou perfeito, ja pesquisei muito, mas em brasilia nao tem NADA!

os anos se passaram e joguei o molde fora, ele era puro gesso com linhas pra dár suatentaçao igual gesso de forro de casa ou prédios.

o problema de fazer um molde com um soprador (secador de cabelo ou aplicador de pelicula) é que as quinas do plástico usado sempre vão dobrar, coisa que nao acontece no vacuo que suga ate o ultimo ml de ar fazendo que fique quase 100% igual o molde...

entao é isso, mas lembrando que varias coisas do mundo foram inventadas por pessoas que queriam mudar o paradigma... e ficaram desde satifeitas até milhorárias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re:
MensagemEnviado: Ter Fev 10, 2009 3:08 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Qui Ago 30, 2007 11:50 am
Mensagens: 147
Localização: SP - ZO
roschel escreveu:
As bolhas são feitas quase assim mesmo...

Mas além do calor é usado Vácuo

O processo se chama VacuumForm...pesquisa na internet que tem bastente coisa a respeito...

O problema mesmo é o molde...É muito difícil de fazer e muito caro de se encomendar...

Fiz um orçamento há algum tempo atrás para fazer o molde do New Civic, e ficava em R$3.000,00 !!! Desisti...hê hê hê


Denis....ouvi boatos..que em breve estará saindo a bolha do new civic 200mm....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB