RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 12:13 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Nov 04, 2012 11:55 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:40 pm
Mensagens: 584
Localização: Osasco/SP
Fala povo,

Seguinte, to remontando o esquema de iluminação que tinha no meu buggy e to pensando no esquema que vai equipar a Mad Force.

1- Para os dois carros seria legal ter o acendimento feito pelo 3º canal, mas meus rádios não estão prontos pra isso, são originais. Os receptores tem mais canais mas o rádio não emite nada. É simples implementar esse terceiro canal num rádio original? Eu cheguei a olhar alguns componentes que identificam o sinal vindo do 3º canal e ligam ou desligam o sistema, mas não achei como fazer meu rádio emitir esse sinal.

2- Nessa segunda versão eu queria montar leds piscando/strobo além dos estáticos de sinalização convencional. Não ligo pra led de seta, nem para os que ficam mais intensos quando acelera, mas os de freio seriam interessantes. Existe alguma central pronta que faça o controle pra mim? Por exemplo, compro a central, ligo na bateria e nos leds e pronto? Eu peguei alguns esquemas eletrônicos para construir minha própria central, mas conhecendo meus dotes com o ferro de solda estou pensando em pegar uma pronta mesmo... hehehehehhe...

Desculpem se estiver repetido, eu procurei pelo fórum (e pela internet) e não achei nada de conclusivo. De qualquer forma vou seguir pesquisando e atualizando aqui qualquer novidade que eu encontre. Espero em breve postar foto/video de tudo funcionando. Reunindo as informações, acredito que vá ajudar muita gente.


Abraços e somo nozes.

_________________
Renato "Kinder"
- Kyosho Mad Force Kruiser VE
- FS Racing BL-4 => 116 km/h
Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 11:31 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:40 pm
Mensagens: 584
Localização: Osasco/SP
Bom, tava fuçando lá no carro e vi que na esc do buggy, HK 100A, tem uma saída para luzes. Fui no manual e tem o esquema que anexei a este post. Lá mostra duas resistências após as lâmpadas, uma nas luzes dianteiras e outra nas luzes traseiras antes que a fiação se una para seguir para o mesmo negativo.

Pergunta: Essas resistências só estão ali para evitar refluxo de energia entre frente/trás, certo? Eu pretendo usar apenas nas luzes traseiras, então, teoricamente não preciso de nenhuma resistência, apenas usar leds em série para a voltagem de 5v não queimar eles, certo?


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

_________________
Renato "Kinder"
- Kyosho Mad Force Kruiser VE
- FS Racing BL-4 => 116 km/h
Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 11:52 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
O resistor é para ajustar a tensão do receptor para a tensão de trabalho dos LEDs.. e só..


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 12:26 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:40 pm
Mensagens: 584
Localização: Osasco/SP
Obrigado pela resposta abib!

Então, como comentei, se eu usar dois leds vermelhos, de 2.5v ligados em série não preciso da resistência. Certo? 5v em dois leds de 2.5v ligados em série.

_________________
Renato "Kinder"
- Kyosho Mad Force Kruiser VE
- FS Racing BL-4 => 116 km/h
Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 12:48 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
Não é muito recomendável pois qualquer alteração de tensão pode queimar os Leds..

Mas funcionaria sob tensão constante.. desde que a tensão sob a carga seja constante a 5v e que cada led precise de 2,5v.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 1:26 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:40 pm
Mensagens: 584
Localização: Osasco/SP
Sem crise. Se não me engano os leds que comprei suportam até 3v e vou medir a tensão na saída da esc antes de plugar os cabos. Preciso conferir se o que ele chama de back light vai acender no freio ou na ré e se os front light ficam acessos constantemente ou quando acelera.

Mas sabendo que posso espetar os leds fica mais fácil de testar.


Agora vou seguir a pesquisa pra montar um strobo. Pagar os R$ 80,00 que pedem por ai não vai dar não.

Abraços!

_________________
Renato "Kinder"
- Kyosho Mad Force Kruiser VE
- FS Racing BL-4 => 116 km/h
Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 1:35 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
Você vai usar este ESC da série Quick da HK?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 2:36 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:40 pm
Mensagens: 584
Localização: Osasco/SP
Sim, é o esc que já equipa hoje meu buggy. Na Mad ainda não defini o que vou fazer, como ela tem bastante espaço acho que vou usar um sistema isolado para a iluminação. No buggy as coisas são um pouco mais apertadas e devo continuar usando o modelo de usurpar energia de um canal sem uso do receptor.

Estou lendo um pouco de conceitos e olhando uns esquemas para montar o strobo. Ai li alguém mandando usar um resistor para diminuir o consumo no led e aumentar a autonomia. Segundo o texto, com o resistor o led ficava limitado a consumir 0,5mAh. Isso ta certo? Esse resistor não derruba a tensão também? Ou tem resistor pra voltagem e resistor para amperagem? O potenciômetro é uma resistência variável e varia a tensão, não?

Se o texto estava certo:
No led, quando eu vario a tensão, varia a intensidade do brilho. Se eu limitar o consumo, como o brilho é afetado?

Acho que vou voltar pra escola! Hahhahahahhaa...

_________________
Renato "Kinder"
- Kyosho Mad Force Kruiser VE
- FS Racing BL-4 => 116 km/h
Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 2:46 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 18, 2009 2:45 pm
Mensagens: 261
Localização: ABC, SP
Resistor é uma resistência.. afeta a tensão de acordo com uma corrente e é regida pela Lei de Ohm..

Usando um resistor você não limita a corrente de nada.. afinal, a corrente é algo inerente ao consumo do sistema.. e não o contrário..

Dependendo do brilho do LED ele consome mais ou menos corrente.. Leds brancos de alto brilho consomem mais corrente do que um led vermelho de pouco brilho..

Usa-se resistores em Leds quando a tensão de trabalho é diferente da tensão do LED.. Se for ligar um Led numa LiPo de 12,6v e este LED precisar de 3,3v e 20mA, vai precisar de um resistor de U=R.I:

12.6-3.3=R.0.02
R=465 Ohms..

Este resistor irá ajustar a tensão de 12,6v para 3,3v quando a corrente solicitada for de 0,02A..


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2012 4:48 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:40 pm
Mensagens: 584
Localização: Osasco/SP
Legal, acho que to entendendo. Então, considerando nosso mundo dos leds:

Consumo do led = Ampere = Valor fixo.
Corrente no led = Volt = Valor fixo.
Tensão no sistema = DDP = Volt = Deve ser retificado para ser entregue.

No meu sistema, basicamente:

Led = 3,3v e 20mA
Tensão = 6v usurpados do canal sem uso

Como os valores do led são fixos e não podem ser mexidos devo usar um resistor para retificar a tensão:

6-3,3 = R * 0,02 => R = 135ohm

Se eu for usar dois leds em série, soma-se a queda de voltagem e a amperagem de mantém:

6-6,6 = R * 0,02 => que resulta em R negativo, ou seja, não vai alimentar os leds com voltagem máxima. Em resumo, não brilharão o máximo possível mas estarão protegidos contra possíveis oscilações de tensão.

Importante manter em série leds com a mesma voltagem e amperagem pra não correr o risco de queimar ou não acender algum.


Legal, alguns conceitos firmados.

_________________
Renato "Kinder"
- Kyosho Mad Force Kruiser VE
- FS Racing BL-4 => 116 km/h
Família Morganti - "Quem teme perder já está vencido"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB