Christian escreveu:
fabricio monaco escreveu:
Christian escreveu:
A teoria explica a prática sim, mas neste caso, a teoria é complexa demais para ser entendida por quem não é especialista no assunto (ou seja, praticamente todos nós)...
E Fusca é sedã sim, e serve de ótimo exemplo para mostrar que, mesmo entre os sedãs, a aerodinâmica da bolha faz diferença!
Cara nem sempre. Na teoria, o FLAMENGÃO deveria ser campeão do Brasileirão, mas na prática isso não ocorreu, deu SP, di novo, hehehehe.
Brincadeiras à parte, Christian, realemente acredito que a bolha faz diferença, mas daí podermos notar com clareza essa diferença, hum...
Acho que essa teoria só quem tinha era o presidente do Flamengo, pois eu sempre achei que o SP seria campeão novamente...
E acho que eu já disse isso, mas se vc não nota a difenreça que a bolha faz no desempenho do carro, provavelmente está indo muito devagar!
HEHE, é uma boa teoria, hehe, o indo devagar.
Cara, eu andava de Nitro até descobri o drift no elétrico e o meu nitro Kyosho com bolha protótipo da Honda, tá guardadinho, limpinho a espera de um novo dono, hehe. Bom, o meu motor é um poderoso O.S. de 0.18 com cabeçote de fibra de carbono, o que rende encaixe perfeito, bem como precisão milimétrica na acelaração. Eu nunca competi, mas já alcancei velocidades altas com ele. E sinto sim a diferença que uma bolha faz, mas tem algumas considerações:
A uma: eu tenho uma bolha da BMW M3 sport e com ela eu sinto o carro um pouco fora de estabilidade, bem pouco , mas com um carro nitro com alto torque, aí, meu caro, esse pouco é grandioso. Ocorre que o DOWFORCE desta bolha não permite que a passagem do ar linear seja tão uniforme quanto a de um protótipo com linhas mais estáveis;
A duas: essa diferença só começa a aparecer após uma arrancada, com engate da 2a marcha, com o Nitro já a uns 20 a 25 metros de reta, pulverizando o asfalto. MAS QUEM ESTÁ ATUANDO É A FORÇA DE EMPUXO, que empurra a bolha para baixo, de encontro ao centro de gravidade terrestre, porquanto passa pela atritagem do ar da superficie, o ar que vem de encontro ao carrinho.
A três: se o local está ventando, é óbvio que o meio foi modificado por forças alheias, então uma bolha "cafifa", essas bolhas que reagem a qualquer ventarola, tipo um FUSCA, hehehe, sofrerão mais, mas a diferença, não chega a ser tão perceptível, pelo menos no meu ponto de vista.
Se vc reparar, em uma corrida do Latinha, que já vi várias pela Net, raramente um piloto faz as curvas idênticas como por exemplo, um cara faz na Stock-Car, na Fórmula 1, pois aí, os pilotos estão no carro e conseguem telegrafar perfeitamente o traçado. Nos EP´s não, essas diferenças são totalemten influenciáveis nas tomadas de tempo. OU SEJA, NA MINHA OPINIÃO, QUEM VENCE UMA CORRIDA NÃO É O CARRO E SIM O PILOTO, DESDE QUE OS CARROS TENHAM NÍVEIS SEMELHANTES.
COM ISSO ESTOU VALORIZANDO O PILOTO, TENDEU!! ABS.