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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 10:53 am 
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marcelo150171 escreveu:
veja meu caso, minha bolha do camaro era uma desgraça, coloquei um aerofolio, melhorou bastante, porem na savanah, o Flavio falou ( coloca a nemesis), e não é que melhorou mais ainda, não sai de traseira, segura melhor.


eu tambem , quando troquei o cuda por uma stratus sinti muito a diferença!
entre elas andei com o Supar, mas nao gostei muito nao !


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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 10:58 am 
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Também senti diferença ao trocar de bolhas...
Antes com o meu 10L eu andava com GTP, quando coloquei a do Ford, ele começou a sair muito de traseira, tanto que vou ver se consigo comprar outra GTP pra colocar nele... :mrgreen:


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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 11:37 am 
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poww gostei disso aqui hein!!!

a discussão ta boa, varias opiniões, eu como sou um "iniciante", aprendo muito com essas conversas e discussões

muito bom galera

:mrgreen:

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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 11:46 am 
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Então, até aviõezinhos de papel, com quase nada de peso, sem tecnologia, sem velocidade, depende de como vc dobra o papel, tamanho das asas, quantidade de dobras, vento....imagina nosso Rc ?????

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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 11:57 am 
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é verdade

esss dias um amigo meu pegou um folha de papel só dobrou a ponta (deixando quadrada)
dobrou as asas eu olhei e falei
esa P**ra não vai voar

kkkkkkkkkkk

eele jogou o aviãozinho voou que uma beleza
euu fiquei boquiaberto com aquilo

kkkkkkkkk

o avião parecia mais uma carta e voou

louco não???

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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 12:27 pm 
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Povo, eu concordo que dêem suas opiniões favoráveis às bolhas aerodinâmicas, mas vocês perceberam que o único argumento é "eu troquei e senti", "meu primo falou que é verdade"?

Um aviãozinho de papel pesa quanto????

Meu Deus, estamos falando de carros de 200mm, 1 KG, 1 KG e meio, a 50 km/h, 70 km/h

E eu expliquei bem no começo: acho que diferenças entre bolhas parecidades (por exemplo 2 bolhas sedã) não dão diferença perceptível. Me baseei nos cálculos de lifting, infelizmente não tenho cálculos de drag.

Mantenho minha tese, que pensamos muito na escala 1:1, é só ver um Champ Car decolando que a gente fica com medo de acontecer com o 1:10

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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 12:52 pm 
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Certo, então estes argumentos entendo que não servem.

Então vamos ver no início do seu post, vc disse que usou as medidas de uma chapa retangular para simular correto.

Bom o caso é que aqui ninguém utiliza chapas como bolhas.

Apenas colocar algumas medidas em um software (medidas de uma chapa retangular :putz: ), obter resultados e dizer que não faz a mínima diferença em aerodinâmica, fala sério.

Eu já trabalhei com simulação em softwares na minha área de atuação (transformação de materiais plásticos) utilizando programas que somente a licensa de utilização do mesmo custa uns US$ 300.000 (isso mesmo!!!) e ainda assim o mesmo não era 100% preciso, sempre no projeto tinhamos que alterar alguma coisa, baseados em experiências "PRÁTICAS" ou até mesmo ouvindo pessoas que já haviam passado por tal situação.

Não vou citar nomes mas a empresa que desenvolveu este programa é a mais renomada da área, e ainda assim existem falhas até hoje que temos que corrigir com a experiência "PRÁTICA".

Ai vem a pergunta, você acha mesmo que um software disponível para download no site da NASA realmente é preciso?

bruno_racer escreveu:
Povo, eu concordo que dêem suas opiniões favoráveis às bolhas aerodinâmicas, mas vocês perceberam que o único argumento é "eu troquei e senti", "meu primo falou que é verdade"?

Um aviãozinho de papel pesa quanto????

Meu Deus, estamos falando de carros de 200mm, 1 KG, 1 KG e meio, a 50 km/h, 70 km/h

E eu expliquei bem no começo: acho que diferenças entre bolhas parecidades (por exemplo 2 bolhas sedã) não dão diferença perceptível. Me baseei nos cálculos de lifting, infelizmente não tenho cálculos de drag.

Mantenho minha tese, que pensamos muito na escala 1:1, é só ver um Champ Car decolando que a gente fica com medo de acontecer com o 1:10

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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 2:24 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Claro que aerodinâmica influencia.
Mas um bom setup de chassi influencia mais.
E os pneus certos influenciam mais ainda.
Conjugar esses fatores é que fazem a diferença - mas isso pra quem compete, pra quem marca o seu tempo de volta e pode perceber as diferenças de tempo entre voltas a cada mudança nesses parâmetros, e cada pentelhésimo de segundo diferencia o 1º lugar do 5º lugar.
Pra 75,3% (gostaram da precisão?) dos hobbistas (eu me incluo nesse rolo), isso tudo é discutir o sexo dos anjos.
Mas OK, eu me divirto vendo o pessoal discutindo aerodinâmica como se fossem mecânicos da McLaren - e pilotando Fuquetas...

Este é o post mais sensato do tópico! 8) Resume bem a minha opinião sobre o assunto!

E se você não sente diferença entre uma bolha de RC e outra, pode estar certo que está andando muito devagar! :mrgreen:

O mais interessante, é que o próprio software de aerodinâmica, apesar de ser simplificado, didático, etc, PROVA que mesmo em escala 1/10 a aerodinâmica faz diferença!

Vejam as linhas marcadas na figura:

Imagem

No teste 1, a 50km/h, a "asa" escala 1/1 gera um downforce de 29 N.

No teste 13, também a 50 km/h, a "asa" escala 1/10 gera um downforce de 0,295 N, ou seja 100 vezes menor (pois é proporcional à área). Só que o peso dos nossos carrinhos 1/10 é praticamente 1000 vezes menor que o dos carros 1/1.

Logo, em relação ao peso do carro, a asa 1/10 gera um downforce 10 vezes maior que a asa 1/1!

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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 4:13 pm 
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Hahahaha, então está ai... Ele fez todo o teste certo, mas tirou as conclusões erradas ¬¬

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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 7:32 pm 
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Christian escreveu:
Helvio Lagares escreveu:
Claro que aerodinâmica influencia.
Mas um bom setup de chassi influencia mais.
E os pneus certos influenciam mais ainda.
Conjugar esses fatores é que fazem a diferença - mas isso pra quem compete, pra quem marca o seu tempo de volta e pode perceber as diferenças de tempo entre voltas a cada mudança nesses parâmetros, e cada pentelhésimo de segundo diferencia o 1º lugar do 5º lugar.
Pra 75,3% (gostaram da precisão?) dos hobbistas (eu me incluo nesse rolo), isso tudo é discutir o sexo dos anjos.
Mas OK, eu me divirto vendo o pessoal discutindo aerodinâmica como se fossem mecânicos da McLaren - e pilotando Fuquetas...

Este é o post mais sensato do tópico! 8) Resume bem a minha opinião sobre o assunto!

E se você não sente diferença entre uma bolha de RC e outra, pode estar certo que está andando muito devagar! :mrgreen:

O mais interessante, é que o próprio software de aerodinâmica, apesar de ser simplificado, didático, etc, PROVA que mesmo em escala 1/10 a aerodinâmica faz diferença!

Vejam as linhas marcadas na figura:

Imagem

No teste 1, a 50km/h, a "asa" escala 1/1 gera um downforce de 29 N.

No teste 13, também a 50 km/h, a "asa" escala 1/10 gera um downforce de 0,295 N, ou seja 100 vezes menor (pois é proporcional à área). Só que o peso dos nossos carrinhos 1/10 é praticamente 1000 vezes menor que o dos carros 1/1.

Logo, em relação ao peso do carro, a asa 1/10 gera um downforce 10 vezes maior que a asa 1/1!


Ta vendo, este é o tipo de resposta que eu queria. E não "o primo do amigo do meu vizinho disse que a bolha Tabajara dá mais grip em curvas de média".

Mas quanto ao 1000.... tá certo isso?

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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 8:34 pm 
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bruno_racer escreveu:
Ta vendo, este é o tipo de resposta que eu queria. E não "o primo do amigo do meu vizinho disse que a bolha Tabajara dá mais grip em curvas de média".

Mas quanto ao 1000.... tá certo isso?


Os RC's 1/10 pesam perto de 1,5Kg... e os 1/1 entre 1200-1800kg dependendo do carro... então tá certo sim.

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Agora eu pergunto: por que os r/c (que pesam 1000 vezes menos e tem 1/10 do tamanho) não decolam ao perder um aerofólio ou rodar. etc e tal?

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MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2008 6:26 pm 
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Imagino que de Latinha um stratus não de diferença para uma Mazda6.
Mas a minha BMW M5 deu muita diferença em relação a minha MAZDASpeed6.
Mesmo de latinha.....imagina de stock.....
A diferença entre elas é enorme...a BMW é mais comprida e etc....

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MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2008 6:27 pm 
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decolam sim:
http://www.youtube.com/watch?v=zAwSbILiyW0
bruno_racer escreveu:
Agora eu pergunto: por que os r/c (que pesam 1000 vezes menos e tem 1/10 do tamanho) não decolam ao perder um aerofólio ou rodar. etc e tal?

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MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2008 9:11 pm 
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Mas 100 mph = 160 km/h
Multiplicando pela escala = 1.600 km/h

Um protótipo (Le Mans, etc) decola a 300 km/h
Em escala, 30 km/h
Nenhum R/C decola a 30 km/h, mesmo pesando 1000 vezes menos!

Concluindo, a dinâmica é diferente :!:

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