RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:20 pm 
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Eu ia medir apenas a diferença de downforce entre uma bolha e outra

Por exemplo, Stratus X Alfa

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:22 pm 
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bruno_racer escreveu:
edured1 escreveu:
Bruno, nunca fiz um estudo de aerodinamica, mas ja ando de RC a um bom tempo e apesar de não ter os dados na mão, sei na prática a diferença de um aerofolio, seu tamanho e altura. Também sei a diferença das bolhas, o quanto algumas bolhas são ruins de reta e curvas, e outras de entrada e saida de curvas. Claro que não sou só eu que percebo essas diferenças, mas quase 100% dos que também andam. Quanto ao vácuo de um RC, vc nunca correu num oval de carpet, correu ???


Tostines vende mais porque é fresquinho?

Os fabricantes estudam as bolhas em túnel de vento porque vale a pena, ou vale a pena porque o selo "testado em túnel de vento" vale mais?

Tomei um pau na corrida porque o cara era melhor ou porque a bolha dele era mais aerodinâmica?

Testei o mesmo carro com bolhas (pouco) diferentes e deu diferença por causa da aerodinâmica delas ou porque eu fiz alguma caquinha?

Tudo é muito subjetivo...... mas pelo menos vocês tem que concordar em uma coisa: um aerofólio no tamanho 1:10 de um original não faz downforce proporcional à 1/10 do downforce do original, concordam?

A discussão está boa.....


Tudo é muito subjetivo e tem muitas variáveis!!

Você não pode comparar os carros pela escala, você só poderia comparar os carros se o 1/10, fosse REALMENTE um carro 1/1 pequeno. Com motor 1/10, injeção eletronica 1/10, escapamento, interior, TUDO!!

A aceleração não é em escala e nem proporcional!!

Não dá pra comparar, a única coisa que é em escala realmente, é o TAMANHO do modelo.

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:25 pm 
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bruno_racer escreveu:
Eu ia medir apenas a diferença de downforce entre uma bolha e outra

Por exemplo, Stratus X Alfa


Bom, você pode estimar.

Porque aerodinamica, envolve fluxos de fluido, hora turbulentos, hora laminares. E isso muda conforme a velocidade e a forma da bolha!!

Se você conseguir fazer medições diferentes, com velocidades diferentes do vento do cooler, já ajuda na comparação!

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:32 pm 
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Não dá pra comparar o RC com os carros de verdade, a começar pelo peso, se tivessemos um RC na escala certa, ele pesaria no minimo 57 Kgs, isso no caso de um Formula 1, imagine um sedã.
E tem ainda a densidade do ar que é sempre 1/1, a gravidade, tudo é igual, entã o melhor estudo é a prática mesmo, teoria não vai funcionar muito, pode ser um parametro, mas nunca a realidade, por isso gosto da minha Stratus 3.0....Protoform...

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:35 pm 
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esse tópico ta parecendo um bate-papo da uol de pessoas cultas!! huahuahua

aiai. como é bom aprender com vcs...

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 5:21 pm 
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edured1 escreveu:
Não dá pra comparar o RC com os carros de verdade, a começar pelo peso, se tivessemos um RC na escala certa, ele pesaria no minimo 57 Kgs, isso no caso de um Formula 1, imagine um sedã.
E tem ainda a densidade do ar que é sempre 1/1, a gravidade, tudo é igual, entã o melhor estudo é a prática mesmo, teoria não vai funcionar muito, pode ser um parametro, mas nunca a realidade, por isso gosto da minha Stratus 3.0....Protoform...


Praticamente um culto! :mrgreen:

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MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 8:48 am 
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Queria saber com que chassi/motor/bolha o amigo que criou o tópico, Eu andando de BL com mazda6 e depois com Stratus 3.0 senti diferença, na stratus o carro ganha muita frente comparado a mazda6, só que, eu sou ruim e mesmo assim percebo isso, imagina quem pilota bem como o Edu?
Eu acho que se você pegar um 1/10 pró com motor BL forte, nem precisa mais responder neste tópico denovo.
Só uma comparação, com um carro FODA, ande de mazda6, depois de Stratus3.0 e depois de Nemesis...

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MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 12:28 pm 
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Bom, conforme eu disse, eu me baseei no software que peguei no site da Nasa que serve para aprendizado em aerodinamica;

Como expliquei, usei uma chapa em diferences ângulos e velocidades, e depois diminui ela 10x. As forças nao diminuiram só 10x, diminuiram uma barbaridade, quase sumiram, o que deixa claro que a aerodinamica em 1/10 nao é tao importante que 1/1. Nao adianta assistir a ChampCar e achar que é igual em 1/10.

A conclusao é numérica, em Newtons(N), sobre sustentaçao (negativa, é claro, nao quero que a chapa decole).

Agora, se faz esse monte de diferença, então faz e ponto final!

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MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 12:38 pm 
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Eu acho que o lance é que os carros são 1/10 mas o peso tá mais pra 1/1000, o que faz com que o mínimo de downforce já ajude muito

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MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 2:42 pm 
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Claro que aerodinâmica influencia.
Mas um bom setup de chassi influencia mais.
E os pneus certos influenciam mais ainda.
Conjugar esses fatores é que fazem a diferença - mas isso pra quem compete, pra quem marca o seu tempo de volta e pode perceber as diferenças de tempo entre voltas a cada mudança nesses parâmetros, e cada pentelhésimo de segundo diferencia o 1º lugar do 5º lugar.
Pra 75,3% (gostaram da precisão?) dos hobbistas (eu me incluo nesse rolo), isso tudo é discutir o sexo dos anjos.
Mas OK, eu me divirto vendo o pessoal discutindo aerodinâmica como se fossem mecânicos da McLaren - e pilotando Fuquetas...

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MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 10:22 pm 
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Desculpa ai mas, totalmente equivocado dizer que não faz diferença.

Assim como o Alekimura ando de BL (brushless).

No fim do ano passado, fui treinar com um motor 4.5 da LRP, com uma bolha DNA2. O carro tem muita frente com esta bolha mas muito pouca traseira, saindo de traseira em curvas de baixa e de alta, mesmo tentando dosar a aceleração.

1 semana depois com o mesmo set up, mesmos pneus, mesmo motor e óbvio mesmo piloto, coloquei uma Mazda6.

Carro totalmente na mão, colado no chão.

Bom nem preciso falar nada, apenas o seguinte, empresas como a Protoform/Proline Racing investem tanto dinheiro a toa? Óbvio que não.



Resultado
alekimura escreveu:
Queria saber com que chassi/motor/bolha o amigo que criou o tópico, Eu andando de BL com mazda6 e depois com Stratus 3.0 senti diferença, na stratus o carro ganha muita frente comparado a mazda6, só que, eu sou ruim e mesmo assim percebo isso, imagina quem pilota bem como o Edu?
Eu acho que se você pegar um 1/10 pró com motor BL forte, nem precisa mais responder neste tópico denovo.
Só uma comparação, com um carro FODA, ande de mazda6, depois de Stratus3.0 e depois de Nemesis...

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Minhas qualificações: viewtopic.php?f=3&t=8634


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MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 10:57 pm 
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Britchelita de me corazón, não sei se sacou, mas concordei contigo em gênero, número e grau.
Bolha influencia sim, aerodinâmica tem o seu lugar.
Mas não é tudo, tem outros fatores...


Fabricio escreveu:
Desculpa ai mas, totalmente equivocado dizer que não faz diferença.

Assim como o Alekimura ando de BL (brushless).

No fim do ano passado, fui treinar com um motor 4.5 da LRP, com uma bolha DNA2. O carro tem muita frente com esta bolha mas muito pouca traseira, saindo de traseira em curvas de baixa e de alta, mesmo tentando dosar a aceleração.

1 semana depois com o mesmo set up, mesmos pneus, mesmo motor e óbvio mesmo piloto, coloquei uma Mazda6.

Carro totalmente na mão, colado no chão.

Bom nem preciso falar nada, apenas o seguinte, empresas como a Protoform/Proline Racing investem tanto dinheiro a toa? Óbvio que não.



Resultado
alekimura escreveu:
Queria saber com que chassi/motor/bolha o amigo que criou o tópico, Eu andando de BL com mazda6 e depois com Stratus 3.0 senti diferença, na stratus o carro ganha muita frente comparado a mazda6, só que, eu sou ruim e mesmo assim percebo isso, imagina quem pilota bem como o Edu?
Eu acho que se você pegar um 1/10 pró com motor BL forte, nem precisa mais responder neste tópico denovo.
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MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 11:31 pm 
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Fala aí grande Hélvio, não falei com relação ao seu post, mas sim ao inicial.

Mas cuidado vechio amigo, la famiglia pode quebrar suas pernas e te jogar no canal com botas de concreto.

:machado:

Helvio Lagares escreveu:
Britchelita de me corazón, não sei se sacou, mas concordei contigo em gênero, número e grau.
Bolha influencia sim, aerodinâmica tem o seu lugar.
Mas não é tudo, tem outros fatores...


Fabricio escreveu:
Desculpa ai mas, totalmente equivocado dizer que não faz diferença.

Assim como o Alekimura ando de BL (brushless).

No fim do ano passado, fui treinar com um motor 4.5 da LRP, com uma bolha DNA2. O carro tem muita frente com esta bolha mas muito pouca traseira, saindo de traseira em curvas de baixa e de alta, mesmo tentando dosar a aceleração.

1 semana depois com o mesmo set up, mesmos pneus, mesmo motor e óbvio mesmo piloto, coloquei uma Mazda6.

Carro totalmente na mão, colado no chão.

Bom nem preciso falar nada, apenas o seguinte, empresas como a Protoform/Proline Racing investem tanto dinheiro a toa? Óbvio que não.



Resultado
alekimura escreveu:
Queria saber com que chassi/motor/bolha o amigo que criou o tópico, Eu andando de BL com mazda6 e depois com Stratus 3.0 senti diferença, na stratus o carro ganha muita frente comparado a mazda6, só que, eu sou ruim e mesmo assim percebo isso, imagina quem pilota bem como o Edu?
Eu acho que se você pegar um 1/10 pró com motor BL forte, nem precisa mais responder neste tópico denovo.
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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 12:19 am 
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eita, olha a mafia chegando no forum !

Fabricio escreveu:
Fala aí grande Hélvio, não falei com relação ao seu post, mas sim ao inicial.

Mas cuidado vechio amigo, la famiglia pode quebrar suas pernas e te jogar no canal com botas de concreto.

:machado:



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MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 10:06 am 
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veja meu caso, minha bolha do camaro era uma desgraça, coloquei um aerofolio, melhorou bastante, porem na savanah, o Flavio falou ( coloca a nemesis), e não é que melhorou mais ainda, não sai de traseira, segura melhor.

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