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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:47 pm 
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Bruno, vc sabe por que as bolhas de sedan para 1/10 tem aquela capota que parece uma bola?
Isso começou a ser feito pois a atura do aerofolio não pode passar a do teto, entaõ fizeram aquela bolha na capota para aumentar a altura do aerofolio, assim ele está dentro das regras.
Os carros não andam a 100km/h mas bem proximo disso, e apesar da escala, a penetração aerodinamica interfere sim no resultado da pilotagem.
Como vc mesmo dise uma bolha mal cortada pode tirar toda vantagem de um bom projeto de bolha.
Veja o autorama, se vc andar com um força livre sem as aletas laterais de lexan, não vai virar abaixo de 2 segs na blue king, e olha que esses carros nem são 1/10.

Abs

Edu

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:50 pm 
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bruno_racer escreveu:
Ah! Mais uma coisa.

É sabido que as pessoas que praticam nosso hobbie gostam de automobilismo, então desde criancinhas a gente vê aerofólios, pegar vácuo, carros decolando, etc.

Mas quem aqui tem um túnel de vento 1:10? Por isso é quase uma crendice popular a "aerodinâmica dividida por 10".....



As fabricas de bolhas tem engenheiros e também tunel de vento, algumas bolhas vem com mais de um aerofolio para usra em circuitos diferentes.
Já ouviu falar em nano tecnologia ???? Tamanho não é tudo...( rsrsrs, parece até cara de pau pequeno falando )

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:53 pm 
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Eu insisto:

Qual o peso de um autorama? É irrisório. Peso pequeno, glub no pneu, direção "sem volante", qualquer downforce ajuda!

Já um carro 1/10 de, digamos, 1,3 KG: se perder o aerofólio no fim da reta, ele decola e passa por cima do guard rail? Não, né?

Igual aeromodelismo: Aviões escala são mais difíceis de voar porque a escala 1:1 quando é reduzida não fica tão bom. Por isso é comum fazer asas maiores, que não seguem a escala real, e o avião fica com peso bem mais abaixo do que 1/10 do avião original.

Pega-se vácuo pra ultrapassar no 1/10? Nunca ouvi falar.....
O aerofólio ajuda? Creio que sim, mas muito pouco..... nada comparado à um 1:1

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:00 pm 
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Eu já acho que você está indo muito para o lado teórico da coisa.

Qualquer corpo, com 1,3 kg, que chegue perto dos 100km/h, sofrerá atuação de fluido, no caso o vento, SIM.

E e aí que entra a aerodinâmica da bolha. E se você duvida, é só fazer um teste de tempo com o mesmo carro e duas bolhas. Uma com alta tecnologia em aerodinâmica e uma outra qualquer, tipo a de um fusca, ou Voyage.

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:02 pm 
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Seanikaido escreveu:
Eu já acho que você está indo muito para o lado teórico da coisa.

Qualquer corpo, com 1,3 kg, que chegue perto dos 100km/h, sofrerá atuação de fluido, no caso o vento, SIM.

E e aí que entra a aerodinâmica da bolha. E se você duvida, é só fazer um teste de tempo com o mesmo carro e duas bolhas. Uma com alta tecnologia em aerodinâmica e uma outra qualquer, tipo a de um fusca, ou Voyage.


podia fazer um drag race medindo o tempo em uma reta.

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:06 pm 
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Não se pode descartar pentelhésimos, como foi citado antes neste tópico.

Estudo engenharia, e o que faz a diferença são esses pentelhésimos. Mas isso já está no espírito de corrida, é muito fácil fazer simulações com software. Quantas coisas são simuladas em software para diminuir o custo de um projeto e depois, na hora da realidade mesmo, não acontece nada do que foi simulado.

Resumindo, quem fez o programa, foi um ser humano como nós. Tire as suas conclusões empíricamente!

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Bruno, nunca fiz um estudo de aerodinamica, mas ja ando de RC a um bom tempo e apesar de não ter os dados na mão, sei na prática a diferença de um aerofolio, seu tamanho e altura. Também sei a diferença das bolhas, o quanto algumas bolhas são ruins de reta e curvas, e outras de entrada e saida de curvas. Claro que não sou só eu que percebo essas diferenças, mas quase 100% dos que também andam. Quanto ao vácuo de um RC, vc nunca correu num oval de carpet, correu ???

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edured1 escreveu:
Bruno, nunca fiz um estudo de aerodinamica, mas ja ando de RC a um bom tempo e apesar de não ter os dados na mão, sei na prática a diferença de um aerofolio, seu tamanho e altura. Também sei a diferença das bolhas, o quanto algumas bolhas são ruins de reta e curvas, e outras de entrada e saida de curvas. Claro que não sou só eu que percebo essas diferenças, mas quase 100% dos que também andam. Quanto ao vácuo de um RC, vc nunca correu num oval de carpet, correu ???



Como eu disse, informações de campo são mais valiosas do que informações de simulação de software que um nerd fez.

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Vou fazer um teste com duas bolhas e uma balança de precisão.

Claro que só vou descobrir o downforce, fica difícil calcular o drag.

Enquanto isso, melhor continuar pegando o vácuo, vai que o programa falou besteira, né (rs)

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:13 pm 
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bruno_racer escreveu:
Vou fazer um teste com duas bolhas e uma balança de precisão.

Claro que só vou descobrir o downforce, fica difícil calcular o drag.

Enquanto isso, melhor continuar pegando o vácuo, vai que o programa falou besteira, né (rs)


Trabalho em um laboratório de precisão.

Não adianta ficar pesando as bolhas amigo. A influência de um fluído, nela estática, não vai refletir resultados próximos do real.

COmo você vai jogar "vento" nela?

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 4:15 pm 
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edured1 escreveu:
Bruno, nunca fiz um estudo de aerodinamica, mas ja ando de RC a um bom tempo e apesar de não ter os dados na mão, sei na prática a diferença de um aerofolio, seu tamanho e altura. Também sei a diferença das bolhas, o quanto algumas bolhas são ruins de reta e curvas, e outras de entrada e saida de curvas. Claro que não sou só eu que percebo essas diferenças, mas quase 100% dos que também andam. Quanto ao vácuo de um RC, vc nunca correu num oval de carpet, correu ???


Tostines vende mais porque é fresquinho?

Os fabricantes estudam as bolhas em túnel de vento porque vale a pena, ou vale a pena porque o selo "testado em túnel de vento" vale mais?

Tomei um pau na corrida porque o cara era melhor ou porque a bolha dele era mais aerodinâmica?

Testei o mesmo carro com bolhas (pouco) diferentes e deu diferença por causa da aerodinâmica delas ou porque eu fiz alguma caquinha?

Tudo é muito subjetivo...... mas pelo menos vocês tem que concordar em uma coisa: um aerofólio no tamanho 1:10 de um original não faz downforce proporcional à 1/10 do downforce do original, concordam?

A discussão está boa.....

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o que é melhor aproveitado? uma bolha com furos iguais a de um GP ou sem furos nenhum.

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Seanikaido escreveu:
COmo você vai jogar "vento" nela?


Pensei num cooler de servidor.

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Cold Fusion escreveu:
o que é melhor aproveitado? uma bolha com furos iguais a de um GP ou sem furos nenhum.


Depende dos furos!!

Se vocÊ furar o parabrisa, e não fizer furos no vidro traseiro, a bolha vai acabar funcionando como um pára-quedas!!

bruno_racer escreveu:
Seanikaido escreveu:
COmo você vai jogar "vento" nela?


Pensei num cooler de servidor.


Você poderia até usar o cooler para comparações entre uma e outra bolha. Mas não teria dados como entrada e saída de curvas e etc. Só de reta. E seria um dado beeeem duvidoso, porque a bolha não sofre pressão constante. Tem o fator aceleração também, que nos elétricos, é muito alta!

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A bolha fechada é melhor sim, mas se não abrir esquenta demais o motor e vc acaba tendo que andar com relação muito curta e como consequencia, maior tempo de volta e risco de fritar o motor e speed....

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