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MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 12:36 pm 
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"Velocidade em escala" tem sentido apenas ilustrativo. Falar que um carro 1/10 a 100 km/h é equivalente a um carro 1/1 a 1000 km/h não faz o menor sentido. Não existe "física em escala". As leis da física não vão ser multiplicadas por 10, só porque o modelo é 10x menor! As moléculas de ar não vão saber que tão passando em cima de uma asa de um carrinho 1/10 e fazer mais pressão por conta disso! :mrgreen:

Logo, pra um carrinho 1/10 a 30 km/h, as forças aerodinâmicas aplicadas são as de um objeto a 30 km/h, e não a 300 km/h! Por isso o carrinho não decola quando perde a asa.

Mas um on-road 1/8, que anda a mais de 100 km/h, decola sim, se levantar a frente e entrar ar debaixo da bolha.

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MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 2:24 pm 
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Entao, Christian, com isso que você falou, reforça minha tese que as bolhas 1/10 não devem ser encaradas como 1/1, correto? Por exemplo, falar que um ressalto no capô atrapalha a aerodinamica.....

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MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 2:33 pm 
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Realmente não deve ser encarada como em 1/1, mas deve ser encarada como algo essencial para a boa performance.
Quem compete, PRECISA melhorar cada milésimo de segundo, por isso, a aerodinâmica é levada a sério.
Mas não tão a sério a ponto de todas as equipes de R/C terem um túnel de vento......

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MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 2:56 pm 
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bruno_racer escreveu:
Entao, Christian, com isso que você falou, reforça minha tese que as bolhas 1/10 não devem ser encaradas como 1/1, correto? Por exemplo, falar que um ressalto no capô atrapalha a aerodinamica.....

Bruno, os princípios básicos de física e aerodinâmica valem tanto pra carros 1/1 quanto pra carros 1/10. Os efeitos não são exatamente iguais (ou proporcionais à escala), devido às diferenças de relação entre as dimensões e os pesos dos carros, materiais, formatos, aderência dos pneus, etc. Sem falar que as bolhas estão longe de serem uma reprodução fiel do carro real (com exceção talvez de algumas bolhas da Tamiya). Mas em tese, um ressalto no capô atrapalha sim a aerodinâmica. O que acontece é que isso pode ser uma variação desprezível, dependendo das outras circunstâncias.

Mas bolhas diferentes têm performances diferentes na pista sim! Em baixas velocidades (ex.: corrida de latinha, drift, etc), estas diferenças podem ser imperceptíveis, até desprezíveis, mas quanto maior a velocidade do carrinho, mais a aerodinâmica da bolha vai influenciar. Vide as bolhas de combustão on-road 1/8 e elétrico 1/12, que são tão otimizadas aerodinamicamente, que mal parecem com o carro de verdade que elas deveriam representar. Isso pra não falar nas "bolhas-asa" de autorama!

E como bem disse o Helvio a alguns posts atrás, o efeito da bolha só vai ser sentido se o resto do carro (suspensão, pneus, motor, etc) estiver bem acertado!

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MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 6:53 pm 
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Valeu, pessoal, pela discussao técnica! :P

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MensagemEnviado: Ter Ago 19, 2008 3:25 pm 
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onde andamos tem uma leve ondulacao, quase nao se ve, mais eu testando meu carro com mamba 7700 e 3s o carro decolou no fim da reta e subiu mais de metro, teve um amigo que estava atras de um carro 1:1 e viu o meu voando e depois capotando, pode ser coinsidencia, mais antes nunca tinha decolado com 2s ou entao coincidiu 3s com ondulacao ai nao teve jeito.

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MensagemEnviado: Ter Ago 19, 2008 7:11 pm 
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Galera .. vou só dizer uma coisinha ...
Vcs perceberam que 1/10 nao é uma conta linear de apenas X e Y.
Mas sim uma conta de X,Y,Z.

Se vc pegar 10 Automodelos, nao vai preencher a area que um carro 1/1 preenche, nem o peso, nem qualquer outra medida.

Sobre o túnel de vento, eu fiz um teste parecido com a minha bolha.. sabe como?!

Fui limpar o carro com um compressor no posto e fiz o seguinte:

Resolvi "soprá-la" de cima para baixo a uma distancia aproximada de 1 metro começando com um angulo de aproximadamente 45º e fui baixando. (isso apenas com a bolha, sem o chassis direto naqueles cimentos lisinhos de posto)
Resultado.. a bolha se "chacoalhava" toda e nao saia do lugar. ou Seja, a aerodinâmica da bolha fazia com que ela literalmente agarrasse ao cimento (lisinho, diga-se de passagem). Ela só foi começar a andar quando eu fui aproximando (já com a pistola de ar no chão). Quando eu cheguei a uns 40 cm ela ameaçou a dar uma andadinha, mas só andou mesmo quando eu cheguei mais perto ... um palmo aproximadamente.
Esse teste eu fiz a muito tempo ... nao tenho dados precisos, mas foi com uma bolha de BMW que eu nem sei o modelo com o aerofólio da Estileto.
Vcs podem fazer esse teste com as bolhas de vcs. Agora vcs podem tirar as próprias conclusões.

Mas todo estudo é válido!! Inclusive, se puder passar o link do programa eu vou baixar pra dar uma olhada.

[]'s!

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Editado pela última vez por Thobias em Qua Ago 20, 2008 1:53 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Ter Ago 19, 2008 8:38 pm 
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Caraca! Só agora queu resolvi ler esse tópico.

A física em escala existe. Muitas coisas antes de se tornarem realidade são feitas em escala. O q não existe entre nós é conhecimento suficiente pra explicar determinadas coisas q acontecem com um carro 1/1 q não acontecem com um rc. Isso somente físicos da área saberiam esclarecer pra gente. O q resta pra gente então é arriscar a dizer o q acha. :roll:

valeu

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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 8:29 am 
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Desenterraram este tópico!!!

Seguinte, existe aerodinâmica em 1:10? Claro que existe, mas não funciona da mesma forma que a 1:1, no sentido de comparar com Fórmula 1, Stock Car, etc.

Senão Formulinha saía decolando caso quebrasse o aerofólio.

E no aeromodelismo costuma-se mudar algumas medidas do avião original pra fazer os modelos, e sempre ouço dizer que "avião escala é mais difícil de pilotar" e essas coisas.....


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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 8:57 am 
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Que existe a aerodinâmica em escala deve existir mesmo... no instituto que trabalho tem um túnel de vento onde eles fazem estudos aerodinâmicos em aviões. Só que obviamente o túnel não é tão grande, então os testes são feitos com maquetes em escala.

Agora, acho que dependendo da situação a diferença deve ser mínima... tipo andando de motor latinha não acho que o piloto vai sentir diferençe entre 2 bolhas de sedans diferentes, por exemplo.

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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 9:13 am 
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Estive lendo os tópicos e pensei: se não houvesse efeito aerodinâmico nenhum, porque não se misturam bolhas de protótipos com as bolhas de carro sedan ? Porque são de categorias diferentes ? Ou porque a aerodinâmica ajudaria as carrocerias de protótipos ? Alguém já andou com dois carros iguais, um com a bolha de sedan e outro com a bolha de protótipo ? Teria muita diferença ? Na minha opinião a aerodinâmica ajudaria em muito a bolha do protótipo. O que acham ?

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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 1:20 pm 
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Eu concordo com o que disseram antes, entre dois sedãs, a diferença deve ser merreca, mas entre um sedã e um protótipo, deve ser algo que deve ser considerado.

Mais no downforce do que no drag, imagino.


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MensagemEnviado: Qua Ago 20, 2008 1:28 pm 
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a unica coisa que posso falar sobre isso é queusando uma bolha sedan é uma coisa.. usando uma bolha pick-up é outra coisa totalmente diferente.. a diferença é absurda... não sei se o peso influencia mais que a aerodinamica no caso.. alias.. não sei explicar.. só sei que no mesmo carro no mesmo dia com os mesmos ajustes, a bolha de pickup foi muito pior que a sedan...

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MensagemEnviado: Qui Ago 21, 2008 10:26 pm 
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Eu tenho uma bolha "de doce" da tamiya, Xanavi Nismo GTR, comparar ela a uma Protoform Stratus, a tamiya é um lixo hehehehe
Basta ver, fazer uma curva de alta com bolha que dá frente ou traseira, ou mais balanceada, muda muito... tanto é que acerto pode ser feito com base na bolha que se usa.

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MensagemEnviado: Qua Out 01, 2008 7:57 pm 
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Desenterraram o tópico e misturaram tudo de novo... :putz:

"Aerodinâmica em escala", se é que se pode chamar assim, é usada até em testes de aeronave, usando-se um modelo em escala do avião para estimar qual vai ser a performance do avião depois de construído. Este é um processo muito utilizado na indústria aeronáutica, na fase inicial de desenvolvimento de aviões.

O que não existe é "VELOCIDADE EM ESCALA", da maneira que alguns vendedores de carrinho gostam de usar para enrolar os novatos no hobby. Digo e repito pra quem quiser ouvir: um modelo 1/10 andando a 30 km/h NÂO É EQUIVALENTE a um carro 1/1 andando a 300 km/h!!!

As forças aerodinâmicas existem sim num carro 1/10, mas são proporcionais à área das superfícies do carro (ex: aerofólio, para-brisa, etc) e à velocidade REAL do carrinho, e não à velocidade multiplicada por 10!

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