RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 6:29 pm 
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Pessoal, tenho na minha e-maxx a seguinte configuração:
Motor feigão generico 6L
Esc mamba max
e uso uma lipo 8000mah 15C

uso pinhao de 21T, segundo o manual dela ficaria a seguinte relação:

1° marcha = 24.03
2° marcha = 14.92

o problema é que o esc esta esquentando muito, mesmo sem dar grandes aceleradas em reta e etc, só brincando mesmo, a temperatura do esc chegou no maximo ate hj a 85°, motor no maximo 60° e aferindo a temperatura dos fios esc/motor chegam a 42° facil....


alguem tem alguma ideia do que esta acontecendo?

abraços

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 6:33 pm 
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Quantas celulas de lipo voce ta usando??
Ja experimentou alongar a relacao??


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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 7:17 pm 
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a lipo é 3s apenas, nada ignorante, poise, ate agora usei a primeira marcha sempre, vou tentar usar mais a segunda e ver o que acontece...abraço

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 8:40 pm 
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Tá usando cooler? Esse motor puxa 100A, seria estranho se não esquentasse :lol: :lol:
Essa ESC é muito fraca para esse motor. A ESC deve suporta 40% a mais que a corrente do motor, senão vc corre o risco de danifica-la.

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Diego


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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 10:55 pm 
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hummm, esta sem cooler sim, seria mais prudente um motor 7xl entao?

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 11:06 pm 
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Mesmo com o 7XL vai aquecer, a não ser que você coloque um cooler. Eu te indicaria um 11S(60A). Tenho um na Emaxx e fica show....

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Diego


Editado pela última vez por diegostf em Dom Fev 22, 2009 11:47 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 11:15 pm 
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Está tudo dentro da normalidade 85C não é uma temperatura alta para o ESC, mas é melhor manter perto disto não deve passar muito. O componentes podem trabalhar até 125C, mas isso seria o limite, pode ser arriscado trabalhar acima de 100C.
Quanto ao motor, beleza, como esta só com 3S o motor não deve estar puxando os 100A, pois esta trabalhando com um tensão menor que a nominal.

Para melhorar as temperaturas tenta baixar o Pinhão para 15~17T, ou almentar a coroa.


[]'s

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MensagemEnviado: Dom Fev 22, 2009 11:53 pm 
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Coelho escreveu:
Está tudo dentro da normalidade 85C não é uma temperatura alta para o ESC, mas é melhor manter perto disto não deve passar muito. O componentes podem trabalhar até 125C, mas isso seria o limite, pode ser arriscado trabalhar acima de 100C.
Quanto ao motor, beleza, como esta só com 3S o motor não deve estar puxando os 100A, pois esta trabalhando com um tensão menor que a nominal.

Para melhorar as temperaturas tenta baixar o Pinhão para 15~17T, ou almentar a coroa.


[]'s

Exatamente por trabalhar com uma tensao relativamente baixa, a corrente eh mais alta que o normal!!!!

Quanto maior a tensao, menor a corrente!!!

Portanto se o ESC ta esquentando muito, ponha lipo 4S + bec!!!!
Mas acho que no caso o problema eh o motor, que tem mais KV que o necessario.... e iria de 10XL ou algo proximo!
Voce precisa de muito torque, nao muita potencia!


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MensagemEnviado: Seg Fev 23, 2009 10:14 am 
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sabongi escreveu:
Coelho escreveu:
Está tudo dentro da normalidade 85C não é uma temperatura alta para o ESC, mas é melhor manter perto disto não deve passar muito. O componentes podem trabalhar até 125C, mas isso seria o limite, pode ser arriscado trabalhar acima de 100C.
Quanto ao motor, beleza, como esta só com 3S o motor não deve estar puxando os 100A, pois esta trabalhando com um tensão menor que a nominal.

Para melhorar as temperaturas tenta baixar o Pinhão para 15~17T, ou almentar a coroa.


[]'s

Exatamente por trabalhar com uma tensao relativamente baixa, a corrente eh mais alta que o normal!!!!

Quanto maior a tensao, menor a corrente!!!

Portanto se o ESC ta esquentando muito, ponha lipo 4S + bec!!!!
Mas acho que no caso o problema eh o motor, que tem mais KV que o necessario.... e iria de 10XL ou algo proximo!
Voce precisa de muito torque, nao muita potencia!


Eu discordo em numero e gênero!!!
Vc já mediu a corrente para fazer um comparativo.
Como vc explica no caso de um 5700 com duas baterias de 2S e 3S com a mesma capacidade de corrente, a 2S durar quase o dobro em run time?

Qualquer um que conheça a Lei de Ohm sabe que isso que vc disse é inconsistente.

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 3:42 am 
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Tudo bem q ele não tá nem usando 4s... mas...

6xl 110 amp... esc suporta 100, não seria esse o problema?

Eu usava 7xl num buggy 1/8 14t 46t com cooler 4s bec externo, nunca chegou a 70 graus...


Abraços!


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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 9:14 am 
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Isso seria o problema JEKJR, mas toda especificação é dada baseando-se nas condições normais de uso, isso é regra geral, ou seja se o motor é feio para trabalhar com 4S 14,8V todas as correntes, torque e potencia é dada para essa referencia de tensão. Isso quando não é dada uma referencia, nós assumimos sempre o pior caso que seria a max. tensão que ele suporta. Isso se aplica nos casos em que não é fornecido uma tabela dizendo as diferentes correntes para as diferentes tensões.
Existe uma caracteristica que se chama corrente de partida ou corrente de rotor travado, que nesse caso deve ser essa de 110A, pois o motor não consome isso o tempo todo, e existe outra corrente chamada de corrente de regime que seria quando o motor já está funcionando em velocidade constante.

http://www.castlecreations.com/products/neumotors/nm1500.html
Veja neste caso que a corrente de regime chamada de "Io" ele se refere a 10V, ou seja tensão menor que 10V essa corrente cai e tensão maior que 10V essa corrente sobe, eles nem colocam corrente de pico (corrente de partida ou de rotor travado) pois essa corrente é muito subjetiva, depende de varios fatores como a relação usada, por exemplo, mas seria a mesma cosa que a corrente partida.

Neste caso com ele esta usando 3S apenas, tensão menor que a tensão nominal, as correntes de partida e de regime cosequentemente tambem são menores.

É impossivel vc especificar um motor para ter 110A de partida em 14,8V e aplicar apenas 11,1 e conseguir ter as mesmas correntes, entede?!?!, não sei se consegui ser claro.

[]´s

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Editado pela última vez por Coelho em Ter Fev 24, 2009 1:49 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 9:21 am 
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Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
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JEKJR escreveu:
Tudo bem q ele não tá nem usando 4s... mas...

6xl 110 amp... esc suporta 100, não seria esse o problema?

Eu usava 7xl num buggy 1/8 14t 46t com cooler 4s bec externo, nunca chegou a 70 graus...


Abraços!


Nesse seu caso vc deveria usar uma relação bem adequada, ou curta, sem fazer o motor "sofrer" nas arrancadas, por isso o ESC não super aquecia. O maior "sofrimento" do ESC são as arrancadas, que seria a corrente de partida, e não quando o carro já esta em velocidade constante.

[]´s

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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 10:41 am 
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Mas ele terá os 110 de consumo não é? Então esse seria o problema?

A minha relação não era curta muito curta, e como meu motor não era 6xl com consumo max de 110 e sim o 7xl com consumo max de 95. Acredito q seja esse o problema não?


Abraços!


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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 12:17 pm 
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MarcosCorreia

Acho que não precisa se preocupar com a temperatura do ESC

Dê uma lida no tópico

Mamba Max - proteção contra alta temperatura

Abraços

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Juka Araujo
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Duratrax Evader EXT (Trinity 22t)
Duratrax Evader ST PRO (Mamba Max 5700kv)
Turnigy Accucel-6
Lipo Intellect 2S 5000 25+C
2 X NIMH 2000 Piranha

..............vrunnn


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MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 12:25 pm 
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JEKJR escreveu:
Mas ele terá os 110 de consumo não é? Então esse seria o problema?

A minha relação não era curta muito curta, e como meu motor não era 6xl com consumo max de 110 e sim o 7xl com consumo max de 95. Acredito q seja esse o problema não?


Abraços!


Em 3S ele não terá os 110A.

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