Cara, o lance de mergulhar o motor na água com detergente pode até funcionar, mas ainda acho muito arriscado (eu não faria isso jamais com os meus motores). Eventualmente isso poderia danificar o motor (eventualmente, repito). Como o motor latinha não dá pra abrir (pelo menos não facilmente), realmente a limpeza é um pouco difícil.
Isso posto, recomendo firmemente o uso de ar comprimido no lugar de água. Com certeza é muito mais seguro assim e certamente não vai danificar o motor. O coletor dá pra limpar com alguma haste pequena ou cotonete embebido em álcool isopropílico (não esse vendido em supermercados). Outra forma de limpeza muito segura (eu uso) é spray limpa-contatos. O álcool isopropílico custa no máximo R$5,00, o spray entre R$10,00 e R$20,00, ambos são facilmente encontrados em lojas de eletrônica. Esses produtos não atacam as superfícies nem o verniz do fio de cobre, são feitos pra isto. Eles evaporam rapidamente e não deixam resíduos.
_________________ * Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550
* Rádio JR R1 & módulo Spektrum
|