RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:24 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Abr 21, 2007 12:04 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pode ver aqui no Fórum que um ano atrás eu fiz a mesma pergunta. Me disseram que não e eu testei. Não dá curto e o motor fica limpinho! Mas dizem que existe o risco, mas comigo foi tranquilo em todas as vezes que fiz.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Sáb Abr 21, 2007 11:32 am 
[Moderador]

Cara, o lance de mergulhar o motor na água com detergente pode até funcionar, mas ainda acho muito arriscado (eu não faria isso jamais com os meus motores). Eventualmente isso poderia danificar o motor (eventualmente, repito). Como o motor latinha não dá pra abrir (pelo menos não facilmente), realmente a limpeza é um pouco difícil.
Isso posto, recomendo firmemente o uso de ar comprimido no lugar de água. Com certeza é muito mais seguro assim e certamente não vai danificar o motor. O coletor dá pra limpar com alguma haste pequena ou cotonete embebido em álcool isopropílico (não esse vendido em supermercados). Outra forma de limpeza muito segura (eu uso) é spray limpa-contatos. O álcool isopropílico custa no máximo R$5,00, o spray entre R$10,00 e R$20,00, ambos são facilmente encontrados em lojas de eletrônica. Esses produtos não atacam as superfícies nem o verniz do fio de cobre, são feitos pra isto. Eles evaporam rapidamente e não deixam resíduos.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

Título:
MensagemEnviado: Dom Abr 22, 2007 11:15 am 
[Moderador]

Images: 119
prcg,

Ontem a tarde eu estava meio a toa e resolvi tentar limpar o motor desse jeito que vc falou com água e detergente... peguei o motor 13T velhinho que eu tenho aqui (assim se desse problema o preju não seria muito grande).

Deu certo!!! Não deu curto não... e a água com o detergente ficou preta... troquei a água umas 3 vezes até ela não ficar mais suja... depois coloquei um lubrificante nos rolamentos e um limpa contato no induzido. Não sei se vai dar diferença no desempenho porque não tenho um dinamômetro... vou ter que esperar o ESC chegar pra ver na pista.

Agora, pra ser sincero... eu não teria coragem de fazer isso com um motor mais novo... Hehehhe

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Seg Abr 23, 2007 11:32 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

limpei um de meus motores ontem , e não sei se é pq não estava muito sujo ou eu não soube limpar direito , que a água não me pareceu muito suja não , mais deu pra perceber que seu uma quantidade legal de sujeira, não o quanto eu esperaa , mais saiu.
mais sinceramente ,também, eu nao teria coragem de usar isto em um motor novo não !

Título:
MensagemEnviado: Seg Abr 23, 2007 4:35 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ewsse procedimento só é bom para motores lacrados como os latinha. Em stock e Modified é melhor abrir e limpar com outra coisa.
Mesmo assim na curiosidade eu já testei com motor 27T e um 10x2 e não tive problema.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas