RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 4:40 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Abr 05, 2009 4:15 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Boa tarde pessoal !!

Conforme mencionei na minha ultima resposta a esse tópico, consegui finalmente, e com a ajuda de voces todos, comprar o meu primeiro RC !!

Isso mesmo !! COMPREI O MEU RC !!
Lista dos itens com foto

Vou atualizar esse post para ficar de referencia.
Escolher todos os itens, pesquisar, e aprender com voces foi muito importante para mim e acho que vale aqui como um historico !! Aprendi e muito !! E agora quero mais e mais !! rs

Valeu pessoal, mais uma vez o meu muito obrigado !!

Um grande abraço: ....... abaixo, como a historia começou......

Grade 0_o escreveu:
Olá pessoal !! Muito boa noite !

Após um longo estudo, muitas horas de leitura e algumas perguntas aqui pelo fórum mesmo cheguei a um ponto na decisão de meu RC que preciso da luz e da indicação, de vocês, Mestres Detentores de Todo o Conhecimento (MDTC, rs) !!

Quero um Off Road Elétrico, para fazer trilha, transpassar obstáculos, subir uns morros, barrancos, pedras, lama, um riachozinho, um pouquinho de água, enfim, tudo o que o vier pela frente. Se der pra de quebra rolar um Rock Crawling, ótimo !!
A trupe do Topolino, Reynaldo Babalu e afins me contaminaram, pois optei por um modelo ESCALA, muito lindos !! E também, por esse vídeo no youtube aqui que sou fã: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=c1pcknxJu2k

Certo pessoal, já me decidi pelo tipo, agora vem a parte séria da brincadeira:

Para o chassis estou com dúvida em basicamente 2 modelos, (talvez um terceiro entre no jogo, mas direi isso mais no final), que são:

Tamiya CR01 – Toyota Land Cruiser 40 -> http://www.tamiyausa.com/product/item.php?product-id=58405

Tamiya High Lift – Toyota Tundra -> http://www.tamiyausa.com/product/item.php?product-id=58415

(como referencia para o High Lift tem a F-350 também, acho que só muda a bolha: http://www.tamiyausa.com/product/item.php?product-id=58372 )

Com isso vem a primeira pergunta: Alguém sabe me dizer qual desses 2 seria a melhor opção ? Topolino, você tem uma F-350 não tem ? O que você acha dela ?
Para esses Kit´s, como são as peças de reposição ? Fáceis de serem encontradas ?
(Isso inclui transmissão, suspensão, diferenciais, motor e etc.)

Pelo que pude levantar nos links do site da Tamiya, ambos vem com motor 540 e precisam de ESC, bateria (e recarregador) e rádio com receptor e servos.
O High Lift me chamou mais a atenção por ter um cambio de 3 marchas e precisar de um rádio de 4 canais. É isso mesmo ?

Pessoal, este será o primeiro e principal post, voltado ao modelo do auto e chassis em questão. Logo abaixo há os links que os direcionam para mais tópicos, em outras seções e que dizem respeito aos adendos que precisarei, como servos, rádio, receptor, ESC, bateria e por aí vai !
Espero vê-los por lá também.

ESC -> http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=13&t=10998
Motor -> http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=10&t=10999
Bateria e carregador -> http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=14&t=11000
Servos -> http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=11001
Radio e receptor -> http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=11002

Muito obrigado pela ajuda e atenção desde já. Sei que o tópico ficou um pouco grande, mas gostaria de passar a vocês todas as informações e sentimentos que eu tenho para a compra (investimento) do meu primeiro auto !
E claro, estou contando com a costumeira ajuda de todos vocês !

Um grande abraço !

F-250 -- 100%

Editado pela última vez por Grade 0_o em Seg Jun 01, 2009 8:08 pm, em um total de 2 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Abr 05, 2009 8:48 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

vamos lá..

primeiro..vc tinha que ter escolhido esse video aqui..rsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=9tUkMXFpbI4

bom..a tundra é diferente as tampas do dif e a bolha..a toyota e a f350 sao identicas,so muda a carroceria..

o cr 01 foi fabiricado pra crawling..a bolha é bolha mesmo..lexan...

se é pra escala,as carrocerias das HL sãp milhao de vezes mais detalhadas..o cj mecanico tb é mais escala do que o cr01..

ambos os modelos tem tudo em hopups...e peças de rep. faceis de achar..(lá FORA! aqui nao tem NADA!!)

ambos tem a melhor escala pra detalhar ..1/10

os 2 modelos sao muito bons!!

as HL sao mais pesadas..muito ferro..

eu pessoalmente prefiro as hl...a maioria das peças do chassis da f600 q to fazendo sao das hl..

as hl vem com motor..NAO tem necessidade alguma de colocar algum brushless nesses carros..o 540 dá e sobra! acredito que no cr01 tb..

e consequentemente nao precisa de lipo..uma nimh de 2000 dá pra andar 40 minutos..

Servos..vc só precisa de um high torque e com engrenagens de metal..qq marca serve..os outros vc pode usar o que vem com o radio..

ESC.. pode ser um tamiya mesmo..

um que dá pro gasto.. Tamiya ESC TEU-101BK Bulk http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXGMR5&P=7

um que faz tudo que vc precisa..Tamiya Electronic Speed Control TEU-302BK http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXGGA7&P=7

radio..pode até ser 3 canais..a gente usa 4 pq é de stick e nao de roda..dai é so fazer um gradinha pra segurar as marchas ... o pessoal usa um da tamiya pra tanque de guerra.. 4wd se nao me engano..mas qq 4 canais xulé dá conta..

na rcmart tem preço bom e tem grande chance de nao pagar imposto.. já trouxe 2 hl de lá e nao paguei...

abraçao

cidao

MensagemEnviado: Dom Abr 05, 2009 9:31 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Concordo com tudo que o topolino disse , apenas quero acrescentar algumas informações .

Sobre o esc , acho que é melhor pegar um Novak hooster , pois ele é muito bom para escala e principalmente para crawler , pois é bem linear e tem bastante drag brake , e ainda aceila lipo (2s)
O motor , talvez seja bom botar um brushless sensored , pois aumentaria o torque , a precisão , o freio e o runtime .Senão , ultilizar um motor 27t , pois tem mais torque e freio que o latinha (540 citado) .

Turnigy accucel
Lipos 2s 4200 / 3s 3600

MensagemEnviado: Dom Abr 05, 2009 11:41 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fala Grade, concordo com o Cidão, as HL pra escala são as melhores!!! :D

AXIAL SXC10 F350
TEAM ASSOCIATED SC10 4X4 MAKITA
BUGGY TT XB 9T 4300KV
RC4WD TRAIL FINDER 2 TOYOTA

MensagemEnviado: Seg Abr 06, 2009 12:24 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Poooooxxaaaaa topolinoooo !!! Como é que eu não vi esse vídeo antes !!?!?? :blink: :blink: :blink:
(Mas aee, em off, ja mandar um video desse Land Rover aí é pegar bem pesado hein... rsrsrs)

Enfim, cara, muito obrigado por ter lido o meu tópico e obrigado pelas dicas também.
E não fiquem tristes Augusto e Reynaldo, gostei muito de ter o apoio de voces !

Topolino, é verdade, a "bolha" das HL são de plastico, neh ? Tipo um modelismo que voce pinta e monta sobre o chassi. Alias, pintar isso aí pra mim vai ser um puuuta problema. Precisarei achar alguem que curte fazer um trampo de "funilaria e pintura" pra mim, rsrs.

Quanto a mecanica, peças, hopups (estes seriam os upgrades ?), e o motor, show, informação melhor acho que não dava. E com uma nimh de 2000 mah dá uns 40 min ? FANTASTICO !! Já que o 540 aguenta o tranco e ja ta incluso, acho que deixarei ele lá mesmo, mas é sempre bom verificar a compatibilidade de algo mais novo, nunca sabemos quando precisaremos, neh ?

O ESC, se eu for ficar com a HL, acho que precisará ser o 302, por causa das marchas. É ele que voce usa Topolino ?

E quanto ao rádio, eu postei um tópico só para ele. Eu quero comprar um de 4Ch bacana, porque mais para a frente eu quero comprar um caminhão 1:14 da Tamiya com o MFU, e para ele funcionar legal precisa de um rádio com algumas caracteristicas especiais que postei no topico lá. Afinal de contas, não quero comprar um que depois não me servirá muito, neh ? rs

Topolino, qual rádio voce usa ? Voce trocas as marchas da HL ? O que seria fazer um gradinha para trocar as marchas ?
E a HL, com as marchas, desenvolve uma velocidade legalzinha ? (Pode ficar tranquilo que eu não quero nada que se pareça com uma E-Revo, ok ? rsrs) Vi no seu vídeo voce passando pela agua com uma velocidade legal. Voce estava ali no maximo com o auto ?

Pessoal, muito obrigado !!
Muito Obrigado mesmo pelas dicas e ajuda ! Espero que mais gente possa aparecer aqui para aprender e deixar dicas também.
E Topolino, especialmente pra voce, as minhas desculpas pelo incomodo e transtornos que estou lhe causando com estes tópicos, ok ?

Valeu pessoal,
Grande abração !!!

Obs: Pra quem viu o video que eu postei, podem ter certeza, assim que meu RC estiver pronto, e tinindo, iremos fazer um video igual !! Ou melhor, MELHOR !! Ok ? Não aceito um não como resposta de ninguem !!! :bruce:

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Seg Abr 06, 2009 1:14 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Valeu!! nao sei muita coisa..mas ja tenho esses rcs ha um tempinho e to ,devagar,aprendendo..

a carroceria é de plastico sim..pintar tb nao tem segredo,qdo chegar a hora conversamos..

hop ups seriam peças "melhores"..um upgrade...

motor ,esse latinha dá conta tranquilo,a menos que vc queira competir no rock crawling ..os brushless sao melhores sim,mas no seu caso (e no meu) pode deixar o motor original mesmo..trunquilo!!

lembrando ainda que vc vai usar na agua..e agua e brushless/lipo nao se dão muito bem tb..

o esc tb..se colocar um mais caro pode melhorar..mas se colocar o 302,tá blz..tem regulagens..mais torque..menos..piso liso..saida suave..etc..

é bem basicao mas dura bastante e fica bom..uso desses em todos os escalas e ate no crawler..nunca senti falta de um diferente nem tive problemas..uso nas lanchas tb..

o radio..os Semis 1/14 tb usam o mesmo radio..na verdade eles sao "irmaos" da hl..tudo que serve nos caminhoes servem nas hls..a mesma escala!! o que muda é a escala da carroceria..a do chassis é a mesma..na f600 uso muita coisa dos semi trucks..o unico problema é encontrar peças para os semis..é mei dificil..mas escontra.
os semis tb tem 3 marchas mas sao mais reduzidos devido ao tamanho do pinhao do motor..ainda nao sei qual vou usar na pick up..
entao nao precisa de um radio bao nao..qq 4 canais xulé dá conta..um futaba basico é o q eu uso..

a velocidade maxima das hl é mais ou menos aquela da poça dagua mesmo..mas em 2 marcha..qdo passa pra terceira corre mais..nem dá pra correr muito pq se bobear o bixo tomba..nao se esqueça que é um carro escala e nao de corrida..se converter a velocidade pra escala,eles conseguem uns 160 por hora (as hl) e uns 140 os caminhoes..

em primeira,ele é forte pracas ...mas a velocidade é minima..

nao aconselho trocar de marchas em movimento..qq zica e vc tem que desmontar o carro inteiro pra abrir a trans..e normalmente vc só usa a primeira(as vezes) e a segunda (o tempo todo)..a terceira muito raramente..muito mesmo! acho que a minha primeira hl..a que tem mais kilometragem nao tem 10 minutos que andei em terceira..

entao se quer velocidade,procure outro modelo..

a gradinha do radio..é como a do cambio das ferrari..tipo um H com 3 pernas rsrs..dá pra comprar ou fazer em casa..

dá uma fuçada aqui que todas as montagens e alteraçoes de minha hl desde que começei com essa parada...

http://www.scale4x4rc.org/forums/showthread.php?t=14584

vê c compra logo e posta as fotos aqui pra gente!!

abraçao

cidao

MensagemEnviado: Seg Abr 06, 2009 6:07 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Meu, caramba, que que dá pra falar desse cara !!!!! :blink: :blink: :blink:

CIDÃO, fantastico, demais seu depoimento !! Absurdo como fiquei demasiadamente satisfeito com seus comentarios, mas vamos lá, a brincadeira não pode parar !! rs

Poxa, fiquei triste, e a ultima coisa que voce poderia dizer era que peças para os caminhões são dificeis de achar, tsc tsc tsc. Fiquei muito, muitooooo maaaalll agora. Afinal, um caminhãozinho daqueles era meu sonho ! Só por curiosidade, o que poderia quebrar naqueles caminhões 1/14 ? (E consequentemente eu teria que comprar alguma coisa e isso seria meio dificil.)

Quanto a velocidade, tranquilo, se for aquela lá mesmo ta otimo !! Não quero nada que corra muito não, pelo menos agora, rs. E eu achava que as marchas deveriam ser trocadas como num carro de verdade. Não sabia que voce as selecionava dependendo da "aplicação".
Legal, muito bom, ta dando pra ter uma ideia bem legal.
E é verdade, eu não tinha reparado muito, mas acho que pelo fato da carroceria ser de plastico, uma capotada, uma tombada, ou uma descida barranco abaixo faria um estrago legal neh ? rs

Quanto ao rádio, esse é o que está mais me preocupando, talvez por não ter conhecimento mesmo, santa ignorancia. É que vendo as spec´s para o uso de um radio 4Ch com a MFU (Multi Function Unit), meu desejo de consumo, vi que existem muitas "regras" para que voce use sem problemas e com facilidade as funções. Mas tudo bem, ja esta clareando melhor as coisas.

Olha Cidão, não vejo a hora de poder postar videos, fotos, tudo !! Serei um concorrente e tanto quanto ao numero de fotos e videos !! rsrs

Cara, mais uma vez MUITO OBRIGADO !!

Agora vou começar a caçar as peças.. e olha que não são poucas, rsrs.

Um grande abraço !!

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Seg Abr 06, 2009 6:37 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Cara..uma coisa que se bobear quebra é o steering link..e por incrivel que pareça,minha f600 tá parada desde o começo pq eu nao achava essa peça..dai achei na alemanha,e qdo o zelope chegou,vieram as outras q pedi menos essa!! no ebay é quase impossivel achar essa peça,as que achei,comprei..mas faz um tempao e ate agora nada..numa outra loja na inglaterra tb nao chegou..tem muitas lojas na europa q nao enviam pro brasil!!
entao pra algumas partes tem que fuçar muito pra achar..é só chegar essa mardita que eu termino a f600!!!

já os kits,sao faceis de comprar por ai..

qto a mfu...legal..mas mais caro que o caminhao!! entao compensa vc montar essa parte,dai num gasta 40 dolares...

qto as marchas..da pra mudar andando sim..é bem legal de ver,por sinal...mas nao tem necessidade..nem o fabricante aconselha..nem eu!!

qto ao radio..de novo..qq erda serve! compra um de aviao bem barato e pronto...

a diferença que vc podeia precisar seriam mais canais..mas so se vc quiser colocar algo pra desbloquear o diff em movimento,ou passar de 4x4 pra 4x2 em movimento,certos tipos de guincho.. etc..

pra vc entender..

a HL ou os caminhoes usam:

(canal 1)1 servo pra virar a direçao (esse tem que ser forte)
(canal 2)1 servo pra mudar de marcha
(canal 3) nao usa servo..é ligado no ESC
pronto..o carro ja anda!

se quiser luz,dependendo do sistema,nao usa servo algum..e nenhum canal..

veja o video ..só usa 2 canais servo e acelerador..e tem luz de freio,de ré,setas,luz alta e baixa..e se quiser tem outras coisa que nao uso nesse carro como strobo,pisca alerta etc..e custa só uns 20 dolares esse kit..

http://www.youtube.com/watch?v=JExDkON4pfc

mas se vc quer mesmo gastar uma grana,ou pensa em fazer aeromodelos em escala com trem retratil,porta para soltar bombas,etc,etc..ou voar helicoptero..daí sim te aconselho nao um 4 nem um 6,mas um 9 canais ,com 18 memorias ,etc...já daria pra usar por muitos e muitos anos que vc nao precisaria de outro..

mas tb penso que nao devemos passar vontade!! eu mesmo as vezes compro ou faço algumas coisas que só eu mesmo entendo!! ou vc acha que eu precisava fazer meus modelos com tantos detalhes que só eu vejo?

até minha namorada..fui mostrar minha f600 pra ela,com fumaça saido do escape..um sonzinho de motor,os detalhes etc...e ela olhou com se estivesse diante de um cortador de grama..nem ligou!! só perguntou..anda isso ai???

entao meu amigo,faz o que gosta!! nao passa vontade nao..se quer um radio da hora,que tá preço bao pq saiu de linha,compra um 9cap da futaba..se quiser,mais pra frente vc pode mudar pra 2,4ghz..é só trocar o modulo..tem memorias pra 18 modelos..mas dá pra aumentar,regulagem que nao acaba mais..e é um futaba..eu tb tenho um...

blz?!!

abraçao!!

MensagemEnviado: Seg Abr 06, 2009 7:03 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Grande Cidão !

Cara, que zica essa dos steering link. Muito chato isso, mas aee, to torcendo pra voce conseguir e finalmente terminar aquela f600 hein ??!

Cara, a MFU é o que eu mais babo, rsrs, mas é aquilo que voce disse: São 2 caminhões quase: um pra voce montar, na escala de 1:14, e o outro é o MFU, rsrsrsrs.

Cara, vou dar uma busca nos rádios, mas é o fato de eu não manjar absolutamente nada e "gastar" dinheiro a toa. To encucado por causa dessas recomendações aqui, olha:

SEPARATELY REQUIRED ITEMS
4-channel self-neutral stick-type transmitter equipped with slide trim and self-neutral feature for optimum performance. (Futaba Attack 4WD recommended)
Tamiya recommends the Futaba Attack 4WD (T4VWD/FP-R114H) because it has a self- neutral feature. Other 4-channel transmitters made by Futaba, JR Propo, and Acoms can be used with the MFC-02, but operations may not be as smooth as they may lack the self-neutral feature and connectors may not be compatible. As for transmitters from other makers, while it may be possible to use them, please note that there may be instances where they may not be able to operate all of the MFC-02's functions.
4-channel receiver.
2 servos.

SPECIAL NOTES
Do not use together with ITEM# 53909 TLU-01 or ITEM# 53937 TLU-02.
MFC-02 is compatible with the Type 540 motor only. Please avoid installing other motors.
MFC-02 cannot be operated with 2-channel or 3-channel transmitters/receivers.
MFC-02 is not compatible with PCM type receivers, multi-channel receivers, and older receivers made by Sanwa (identifiable by their black cases).
Not Compatible with 2.4ghz systems or others that have digital trim

Em um outro link que eu vi sobre isso dizia:

PPM receivers are recommended for use with this kit.
PCM receivers are not compatible with kit equipped with Multi-Function Unit.

Enfim, to na busca, rs.

Cara, adoraria ver esse vídeo aí, mas aqui na escola não rola youtube, é bloqueado, :cry: , mas assim que eu chegar em casa, eu vejo, ta bom ?

Olha, quanto a gastar grana, de inicio agora eu não estava querendo esbanjar não. Gostaria de comprar algo que fosse bom, claro, já que como vou comprar, melhor investir em algo que de um bom retorno, e quem sabe até no futuro, mas não penso em abusar muito não. O caminhão mesmo como eu disse, é um sonho, e não irá sair agora não, mas num futuro proximo, certeza !!

Cidão, muito obrigado pela força. Já estou terminando a listinha para ir as compras, rs.

Um grande abraço e até mais !
To indo pra aula...

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 1:25 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Olá pessoal, boa noite ! Tudo bem ?

Galera, preciso de mais uma ajudinha de voces: Sei que para o meu Escala, que irei fazer umas trilhas com ele, preciso de um servo forte, certo ? E com engrenagens de metal, correto ?

Pois bem, achei um que me pareceu bastante interessante, é o Futaba S3305. Pergunto, esse serve, neh ?

Só que, procurando pelas lojas da vida aí, vi que o preço desse servo varia muito, e a descrição também. Uns dizem com engrenagens de metal, outros não dizem nada, uns dizem que vem com uns parafusos, aí outros dizem que só serve para baterias de NiCd (essa parte eu nem faço ideia. Seria a bateria do auto ?). E aí pessoal, o que voces me indicam ou podem me ajudar nessa parte ? Algum outro modelo que me atenda legal também ?

Topolino ?
Reynaldo ?
Vinnieh ?
Esqueci de quem mais ?

Abraços !

[ ]´s

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 1:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

https://www.ssl-stormerhobbies.com/cgi- ... n=HTS32645

hitec 645mg eu uso no meu axial ax10 eu acho muito bom e forte

Imagem

MensagemEnviado: Sáb Abr 18, 2009 12:24 am 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Opa, tinha esquecido de voce, RCcrawler, rs.

Valeu cara, esse vai pra lista também.

Vou pesquisar logo mais !

Valeu,

Abraços !

F-250 -- 100%

MensagemEnviado: Sáb Abr 18, 2009 9:17 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Bom eu tbm uso o hitec 645 no meu scx10 e acho bom!!! So nao vacila e coloca ja o braco do servo de aluminio. Se nao colocar espana toda hora os de plastico.

Agora to usando o JR DS8711 no Axial Scorpion tbm parece ser otimo.

MensagemEnviado: Sáb Abr 18, 2009 2:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Vinnieh escreveu:
Bom eu tbm uso o hitec 645 no meu scx10 e acho bom!!! So nao vacila e coloca ja o braco do servo de aluminio. Se nao colocar espana toda hora os de plastico.

no ax10 vem varios braços pro servo e com o servo 645mg vem mais alguns. no meu ax10 ja gastei os dois que cabiam nele dai botei um que veio com ax10 que nao servia no meu servo empurrei e depois apertei bem forte e funciono, achei que nao ia dura muito tempo e encomendei o de aluminio da stormerhobbies, a final acabo que eu ainda to com que era pra nao servi no meu servo e o de aluminio ainda ta guardado

Imagem

MensagemEnviado: Sáb Abr 18, 2009 2:16 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

RCCRAWLER escreveu:
Vinnieh escreveu:

no ax10 vem varios braços pro servo e com o servo 645mg vem mais alguns. no meu ax10 ja gastei os dois que cabiam nele dai botei um que veio com ax10 que nao servia no meu servo empurrei e depois apertei bem forte e funciono, achei que nao ia dura muito tempo e encomendei o de aluminio da stormerhobbies, a final acabo que eu ainda to com que era pra nao servi no meu servo e o de aluminio ainda ta guardado

Mas vc ta usando peso nas rodas dianteiras??? Se tivesse talvez ja tivesse espanado!!!

Criar novo tópico Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas