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 Título: ESC desligando
MensagemEnviado: Dom Set 19, 2010 7:13 pm 
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Pessoal, no começo do ano como eu ja tava desiludido com o preço do nitro e com uma falta de pista resolvi comprar um evader pra brincar nos fim de semana.

Nao demorou muito pra adorar esta historia de eletricos e resolver comprar um combo brushless pra ele. Como ainda tenho muitos gastos com o a combustao resolvi pegar um combo barato na HK.

Finalmente chegou o ESC, instalei tudo perfeitamente e funcionou bem tambem, apesar de nao conseguir freiar :( ...

Junto com o esc chegou uma bateria nova, uma intellect 7celulas e 4600mah.

Na primeira vez que fui andar numa pracinha perto da minha casa ja logo estreei a bateria , tudo funcionou certinho. Ja na segunda vez com a mesma bateria, carregada da mesma maneira, quando eu acelero tudo por uns 5 segundos o esc desliga sozinho. Na verdade nao tem muito uma regularidade para dizer quando ele desliga, mais eh mais ou menos isso, quando eu acelero tudo por um tempo... , alias nao desliga, os leds começam a piscar e o servo de direçao ainda funciona mas o motor nao funciona.

Testei a bateria num rustler de um amigo e funcionou ok, assim como todas as minhas outras baterias funcionam no meu carrinho. As outras baterias minhas sao uma de 7.2V 5300mah e outra de 8.4V 3800mah, porem estas sao ching ling e nao deve chegar nem a 3500mah. Por isso desconfio de ser a corrente muito alta para o esc. mas como nao entendo de eletricos nao sei dizer se é ou nao.

O esc é este: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... w/_Reverse

o motor é este: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... r_w/sensor

Agradeço a todos desde já.

Lucas.

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MensagemEnviado: Dom Set 19, 2010 7:36 pm 
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lucasand escreveu:
Pessoal, no começo do ano como eu ja tava desiludido com o preço do nitro e com uma falta de pista resolvi comprar um evader pra brincar nos fim de semana.

Nao demorou muito pra adorar esta historia de eletricos e resolver comprar um combo brushless pra ele. Como ainda tenho muitos gastos com o a combustao resolvi pegar um combo barato na HK.

Finalmente chegou o ESC, instalei tudo perfeitamente e funcionou bem tambem, apesar de nao conseguir freiar :( ...

Junto com o esc chegou uma bateria nova, uma intellect 7celulas e 4600mah.

Na primeira vez que fui andar numa pracinha perto da minha casa ja logo estreei a bateria , tudo funcionou certinho. Ja na segunda vez com a mesma bateria, carregada da mesma maneira, quando eu acelero tudo por uns 5 segundos o esc desliga sozinho. Na verdade nao tem muito uma regularidade para dizer quando ele desliga, mais eh mais ou menos isso, quando eu acelero tudo por um tempo... , alias nao desliga, os leds começam a piscar e o servo de direçao ainda funciona mas o motor nao funciona.

Testei a bateria num rustler de um amigo e funcionou ok, assim como todas as minhas outras baterias funcionam no meu carrinho. As outras baterias minhas sao uma de 7.2V 5300mah e outra de 8.4V 3800mah, porem estas sao ching ling e nao deve chegar nem a 3500mah. Por isso desconfio de ser a corrente muito alta para o esc. mas como nao entendo de eletricos nao sei dizer se é ou nao.

O esc é este: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... w/_Reverse

o motor é este: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... r_w/sensor

Agradeço a todos desde já.

Lucas.


Cara olhe se o cut-off está ativado, se estiver desative ele(cut-off é para baterias LIPO)

pode ser isso que esteja desligando o ESC.


valeu!!! :drinks:

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:drinks:


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MensagemEnviado: Dom Set 19, 2010 7:45 pm 
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Ja vi isso, ta no 0,0. Estranho nao?!

Valeu.

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MensagemEnviado: Dom Set 19, 2010 8:11 pm 
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já viu se o ESC não está esquentando muito? Pode ser isso... quando ele esquenta demais, ele para de enviar energia pro motor pra nao queimar... aí vai depender da relação q vc ta usando

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MensagemEnviado: Dom Set 19, 2010 8:17 pm 
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honaiser escreveu:
já viu se o ESC não está esquentando muito? Pode ser isso... quando ele esquenta demais, ele para de enviar energia pro motor pra nao queimar... aí vai depender da relação q vc ta usando


Ainda nao reparei nisso, mais acho que nao é pqe a primeira vez andei com ela quase 20 min. e nao aconteceu isso. Agora mesmo com 20 segundos ja acontece. Nao dá tempo de esquentar né!?

Obrigado. Lucas.

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MensagemEnviado: Seg Set 20, 2010 9:48 pm 
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Acabei de encontrar uma passagem interessante no manual do ESC. lá vai:

" The LED Status
1, The green LED lights when the car go forward, the red LED lights when the car is backward, both the red and green
LED light when the car is braking.
2, when the car stops, red LED and green LED don’t light.
3, both the red and green LED flash, when the voltage is low or over, or the ESC is over-heat. "

Quando o meu para os dois leds ficam piscando, ou seja tem 3 possibilidades: ( lembrando que no manual manda usar de 4~9 Ni-xx )

1-bateria muito fraca - impossivel medi no multimetro antes e tava 9.3V

2-bateria com voltagem muito alta - estranho, já que vai ateh 9 celulas e eu tava com 7

3-ta freiano. n sei nem o que pensar sobre isso.

por fim, to totalmente perdido. Podia dar o esc como pifado e pronto, mais pqe as outras baterias funcionam?! e esta bateria que nao funciona no meu mas funciona no do meu amigo?!

Lucas.

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MensagemEnviado: Seg Set 20, 2010 10:34 pm 
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Gente, fiz um vídeo mostrando o que ta acontecendo. Lá vai:

View My Video

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MensagemEnviado: Ter Set 21, 2010 1:40 am 
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Como estão os packs do carro e rádio (vai que, não podemos excluir nada)? Quanto estão pegando?
Realmente, atípico. Mas o provável é ser o pack do carro ou a configuração do ESC. O ESC está no modo NiMh? O cutoff está realmente desligado?

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MensagemEnviado: Ter Set 21, 2010 5:02 am 
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bom..... comigo acontecia isso tbm..... mas é um Novak SLRD.....

no manual diz que é por causa de alguma falha ( travada ) no sistema de tração

( entre pinhão e coroa ou em um dos dif.'s )

resolvi desmontando e limpando os dois dif.'s e dando uma regulada na folga entre pinhão e coroa e resolveu....

pode não ser o caso do colega..... mas custa nada tentar né ? ? ?


Fui ! ! !

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Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

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MensagemEnviado: Ter Set 21, 2010 1:13 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Como estão os packs do carro e rádio (vai que, não podemos excluir nada)? Quanto estão pegando?
Realmente, atípico. Mas o provável é ser o pack do carro ou a configuração do ESC. O ESC está no modo NiMh? O cutoff está realmente desligado?


Helvio, pelo o que vi nao tem regulagem pra nimh ou lipo ou o que seja.

sim o cuttoff ta desligado, tanto é que com outras baterias funciona.

Agora, quanto as beterias tao pegando de carga eu nao sei, meu carregador é este aqui: http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ak-Charger ele nao mostra a carga da bateria. Sei que quanto a voltagem ta ok pqe medi no multimetro.

Valeu pela ajuda!
Lucas.

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MensagemEnviado: Ter Set 21, 2010 1:17 pm 
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bolinha10 escreveu:
bom..... comigo acontecia isso tbm..... mas é um Novak SLRD.....

no manual diz que é por causa de alguma falha ( travada ) no sistema de tração

( entre pinhão e coroa ou em um dos dif.'s )

resolvi desmontando e limpando os dois dif.'s e dando uma regulada na folga entre pinhão e coroa e resolveu....

pode não ser o caso do colega..... mas custa nada tentar né ? ? ?


Fui ! ! !
]

Exatamente, nao custa nada testar, e é o que eu vou fazer!

pra testar isso vou desconectar o motor do resto das engrenagens e acelera-lo livre, se desligar do mesmo jeito ja sei que nao é isso. Se nao desligar eu desmonto o resto e dou uma olhada.

Estranho é so acontecer isso com uma das baterias... mais enfim, nao custa tentar neh.

Obrigado aí pela ajuda.
Lucas.

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MensagemEnviado: Ter Set 21, 2010 3:05 pm 
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Bem, eliminando as possibilidades: não é o ESC ou motor, nem engrenagens travando, que funciona com outras baterias.
O problema é o pack. A tensão medida pode estar normal (ou até mais alta que o normal, característicos de packs NiMh ou NiCd já danificados), mas não deve ter segurado muita corrente. Esse carregador também não é lá muito confiável.
Recomendação: packs LiPo e carregador mais moderno.

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MensagemEnviado: Ter Set 21, 2010 4:11 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Bem, eliminando as possibilidades: não é o ESC ou motor, nem engrenagens travando, que funciona com outras baterias.
O problema é o pack. A tensão medida pode estar normal (ou até mais alta que o normal, característicos de packs NiMh ou NiCd já danificados), mas não deve ter segurado muita corrente. Esse carregador também não é lá muito confiável.
Recomendação: packs LiPo e carregador mais moderno.


Helvio, a bateria funciona perfeitamente num rustler de um amigo, se nao fosse isso ja teria dado a bateria por estragada.

Tava desconfiando do esc. Mas como nao entendo de eletricos entao nem comentei..

Quanto ao carregador pretendo trocar assim que puder ( $$ ).

Valeu.
Lucas.

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MensagemEnviado: Ter Set 21, 2010 6:00 pm 
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Lucas, blz?

Vamos colocar uma lipo minha só para testar!

Uma vez o uma Slash que eu tinha tava assim!

O que tava acontecendo na hora que acelerava a tensão da bateria caia muito, com isso os esc parava de funcionar, para voltar só desligando e ligando de novo!

Esse seu esc vem com cartão de programação?

abraço,

clever

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MensagemEnviado: Ter Set 21, 2010 6:19 pm 
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lucasand escreveu:

Exatamente, nao custa nada testar, e é o que eu vou fazer!

pra testar isso vou desconectar o motor do resto das engrenagens e acelera-lo livre, se desligar do mesmo jeito ja sei que nao é isso. Se nao desligar eu desmonto o resto e dou uma olhada.

Estranho é so acontecer isso com uma das baterias... mais enfim, nao custa tentar neh.

Obrigado aí pela ajuda.
Lucas.


pessoal, testei o que falei que ia fazer e adivinhem! nada do esc desligar!

o problema é que mesmo afastando o motor da coroa, re-lubrificando tudo e etc, etc, etc continuou desligando...

de qualquer maneira ja fica mais facil de descobrir o que é!

Lucas.

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