RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 9:15 pm 
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aí galera,

Sou iniciante no automodelismo, mas depois de mta pesquisa decidi comprar um SUMMIT, 2 dono, amarelão, praticamente zero.

Peguei as baterias originais sem carga e como o carro nao vem com carregador :( , comprei numa loja o original do E-REVO 1/16, que parece muitíssimo com aqueles carregadores de celular, bem simples, q vão na parede....

...deixei a primeira bateria umas 3hs na parede....depois coloquei a segunda mais uma hora... medi com um multimetro, as duas estavam dando 9,71V e entao decidi coloca-las no carro.....aí começa a duvida......

o carro ficou meio bobo....eu acelerava ele ia, freiava ele parava mas nao dava ré na sequencia.......tinha q soltar o acelerador e por novamente para trás para ele dar ré, mas quando eu dava ré e freiava, ele ja parava e ia pra frente direto.....

e depois de uns 2 min, ele ficou indo para tras sozinho, sem eu dar comando nenhum :? .....bem devagar, piscando o controlador eletronico de velocidade....como se eu estivesse dando pequenos comandos....tipo pi pi pi pi pi pi pi e indo pra trás bem devagar....desliguei, liguei de novo novo, mesma coisa.....

testei mais uns 5 min, notei q os leds apagavam quando eu dava comando.....sinal de bateria fraca......

alguem pode me dizer se tudo isso aconteceu porque as baterias nao estavam bem carregadas????

estou querendo comprar mais um jogo de baterias, e um carregador decente, mas nao quero as lipo pq sou iniciante e elas exigem um pouco de manha pra mexer.....carregar, tem q ter o cut off, quero algo mais simples....tipo umas q vi....venon 8000 Mah.....algém pode me dar uma dica de baterias e carregador????

desculpem tanta pergunta, é q estou empolgado e ainda nao consegui pilotar com o carro a todo vapor :(

estou viajando a trabalho e nao pude recarregá-las de novo pra fazer outro teste, deixei o carro em casa.....mas li num tópico aqui q pode demorar ate mais de 4 horas pra recarregar uma bateria dessa original dele com o carregadorzinho simples q eu comprei.......alguém dá uma luz aí sobre o comportamento do carro, e sobre as baterias e o carregador que quero pra poder andar com ele sem precisar deixar uma semana carregando. :lol:


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MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 10:19 pm 
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Cara não sou especialista em Traxxas, muito menos em Summit.

Agora com relação aos problemas que você teve, do esc, melhor esperar alguém com mais experiência neste tipo de auto pra te falar.

Vou falar das baterias: não gaste dinheiro com NIMH, nem com carregador de parede, aqui no fórum você pode comprar carregador novo e bateria lipo nova por bom preço, o usuário NATTIS tem a venda, não ganho nada indicando ele a você, é apenas uma ajuda.

Lipo ao contrário do que você acha não é complicado de se manter, alguns cuidados simples e você terá baterias por um bom tempo.

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MensagemEnviado: Ter Fev 01, 2011 11:01 pm 
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Vamos ver se eu posso lhe ajudar.

Sobre o freio isso e normal, vai de frente, primeiro ele freia depois da re, isso acontece com a minha slash.
A bateria pode deixar carregando ate 10.4 se nao me engano, o tempo vai bem mais que as 3horas, a minha de 3000mah o carregador original leva 8 horas para carregar, so usei uma vez e comprei logo o inteligente e lipo.
Sobre o esc, e normal o led apagar quando voce acelera e em neutro ele fica acesso.
Sobre ficar pipipipipipi pode verificar o controle, se a chave de seleçao 50/50 ou 70/30 esta certa, ou se a alavanca esta relamente no neutro, para testar, se ela estiver andando sozinha pra frente ai vc coloca um pouco para tras e ve se ele para.

Bom acho que deve ser isso.
Abraço.

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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 1:01 am 
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justamente!!!!

eu deixei o controle livre, ele andou pra tras, eu dei um toquiiiinho pra frente, ele parou....sera q o "gatilho" tá descalibrado???????


as baterias de lipo, eu nao entendo nada, mas sao mais vantajosas do q umas venon 8000Mah em termos de manutençao???

e carregador, o q indicam??? pesquisei o EZ Peak da traxxas mesmo


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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 2:08 am 
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Vc pode tambem tentar reprogramar o ESC , aqui no forum ensina como , e so dar uma pesquisada .

Em relacao a Lipo vc so tem a ganhar , pois e mais leve , e despeja a mesma voltagem , assim seu auto fica mais rapido .
Vale muito mais a pena e é so vc dar uma estudada .
Basicamente cada celula da bateria lipo ( no seu caso vao ser 2 celulas , 7.4 volts ) nao pode baixar de 3.0 volts se nao ele pode danificar .
Pra vc fazer esse acompanhamento ( ja que seu esc nao tem cut-off ) basta vc comprar um Buzzer ( uns 30 reais ) , que vc liga na bateria Lipo e ele apita quanto a voltagem esta abaixo de 3 volts .
Vale muito apena ter baterias Lipo , elas sao muito superiores em todos os sentidos .

Abrass


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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 9:26 am 
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eu estava um pouco receoso com as Lipos por causa justamente do cuidado em manter a carga dela num certo nível.....


pesquisando eu vi q existem varios tipos de baterias Lipo, eu nao procuro mta potência, pq pra mim, q sou iniciante, o Summit ja é uma "besta", eu preciso de mais tempo de carga.......eu vi q existe lipo 2s, 4s.......e também existe cabo pra ligar em serie e em paralelo as baterias, qual seria a mais indicada, lipo 2s??

alguem pode me indicar uma marca boa, e um carregador q possa usar nas originais e nas lipo, se é que existe um que sirva para os dois tipos.

pra carregar as originais com o carregador de parede, simples, quantas horas eu preciso deixar cada bateria original??

obrigado aí ao pessoal que esta dando uma força, iniciante é cruel, faz um monte de pergunta básica, mas a galera tem paciência rs :drinks:


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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 10:23 am 
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Kleber-Summit escreveu:
eu estava um pouco receoso com as Lipos por causa justamente do cuidado em manter a carga dela num certo nível.....


pesquisando eu vi q existem varios tipos de baterias Lipo, eu nao procuro mta potência, pq pra mim, q sou iniciante, o Summit ja é uma "besta", eu preciso de mais tempo de carga.......eu vi q existe lipo 2s, 4s.......e também existe cabo pra ligar em serie e em paralelo as baterias, qual seria a mais indicada, lipo 2s??

alguem pode me indicar uma marca boa, e um carregador q possa usar nas originais e nas lipo, se é que existe um que sirva para os dois tipos.

pra carregar as originais com o carregador de parede, simples, quantas horas eu preciso deixar cada bateria original??

obrigado aí ao pessoal que esta dando uma força, iniciante é cruel, faz um monte de pergunta básica, mas a galera tem paciência rs :drinks:


Então, o summit é um ótimo carro, por isso um dos mais caros da Traxxas, no caso das baterias originais, pra voce ter uma referencia, uma bateria de 8,4v com 3300 mAh demora + ou - 8 horas. No caso da LiPo, só evite marcas chinesas, as marcas confiáveis podem ser Thunder Power, Venom, Turnigy, Protek, no caso do carregador, voce pode por optar pelo Turnigy accucel 6 e o Imax B6 (ambos precisam de fonte) que carregam lipo, nicd, nimh e chumbo. Para o summit, o ponto negativo é que não tem corte de baixa voltagem (a celula da bateria lipo não pode baixar de 3,7v), então teria que usar um buzzer para indicar baixa voltagem, como iniciante o ideal seria usar baterias de NiMh ou as originais, ou se optar poderá usar lipo 2S, até voce se aprofundar no mundo do automodelismo e pegar as manhas. Falou

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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 11:21 am 
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como assim, o carregador de lipo nao vem com a fonte????


eu pensei em pegar um par de venon 8000Mah justamente por nao ter a manha das lipo´s, mas um amigo aí em cima disse q é tranquilo....falou do buzzer (vai um em cada bateria ou um só para as duas?) q apita........

esse carregador q vc disse, q carrega ate chumbo......ele precisa de alguma alteraçao pra carregar baterias diferentes?consigo carregar as originais nele????

nossa, quanta duvida.......... :putz:

auahauahuhauhauahuahuha


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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 12:04 pm 
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Kleber-Summit escreveu:
como assim, o carregador de lipo nao vem com a fonte????


eu pensei em pegar um par de venon 8000Mah justamente por nao ter a manha das lipo´s, mas um amigo aí em cima disse q é tranquilo....falou do buzzer (vai um em cada bateria ou um só para as duas?) q apita........

esse carregador q vc disse, q carrega ate chumbo......ele precisa de alguma alteraçao pra carregar baterias diferentes?consigo carregar as originais nele????

nossa, quanta duvida.......... :putz:

auahauahuhauhauahuahuha


O carregador que eu citei se vende apenas ele, para ligá-lo na tomada precisa da fonte que vende separado. É só um buzzer, qdo a bateria chega no limite, ele apita e voce tem que parar. O carregador carrega vários tipo de baterias, o que diferencia é a programação dele, cada tipo de bateria necessita de uma certa programação, as originais também são aceitas nele. Ajudei?

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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 1:42 pm 
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ajudou demais!!!

acho q vou acabar caindo pra lipo 2s, se o único cuidado é nao baixar de 3.7v, nao é tao difícil assim cuidar delas, se bem que li que elas nao podem ser molhadas, ai tem gente q envolve em bexiga ou camisinha, é verdade????

em tempo de uso, tem muita diferença de uma lipo 2s para uma de nimh 8000Mah??

e o buzzer, seriam 2, um pra cada bateria, correto??

com esse carregador aí, quanto tempo pra recarregar as baterias lipo 2s?

as lipo, tem algum cuidado pra dar as primeiras cargas???


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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 2:50 pm 
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Kleber-Summit escreveu:
ajudou demais!!!

acho q vou acabar caindo pra lipo 2s, se o único cuidado é nao baixar de 3.7v, nao é tao difícil assim cuidar delas, se bem que li que elas nao podem ser molhadas, ai tem gente q envolve em bexiga ou camisinha, é verdade????

em tempo de uso, tem muita diferença de uma lipo 2s para uma de nimh 8000Mah??

e o buzzer, seriam 2, um pra cada bateria, correto??

com esse carregador aí, quanto tempo pra recarregar as baterias lipo 2s?

as lipo, tem algum cuidado pra dar as primeiras cargas???


um pra cada bateria sim. as lipos é so carregar sempre balanceando, nao tem misterio algum. pode carrega-las em ate 1 hora se tive com pressa


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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 3:31 pm 
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Corrigindo o amigo Traxxaceiro, as baterias como Turnigy, Flightmax, Rhino, etc são chinesas e considero muito boas.
Claro que não se compara com uma Thunder Power, assim como não se compara o custo.
Eu só uso chinesas.
E quanto a voltagem por célula, o mínimo é 3V e não 3,7V que é a tensão nominal.

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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 4:05 pm 
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O que acontece do auto andar sozinho, pra frente ou pra trás, voce resolve ajustando o trim do controle. As vezes esbarramos lá sem querer, e isso acontece.

Abraço!

:drinks:

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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 7:07 pm 
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nbrancalhaojr escreveu:
Corrigindo o amigo Traxxaceiro, as baterias como Turnigy, Flightmax, Rhino, etc são chinesas e considero muito boas.
Claro que não se compara com uma Thunder Power, assim como não se compara o custo.
Eu só uso chinesas.
E quanto a voltagem por célula, o mínimo é 3V e não 3,7V que é a tensão nominal.


Entao meu amigo, experimente deixar a celula da lipo abaixo de 3,7V, é choro e prejuizo na certa!!
No caso das baterias elas são fabricadas na china, taiwan, india etc, veja que todos os produtos estão escrito "made in china", "made in taiwan" etc. Certo ou errado?

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MensagemEnviado: Qua Fev 02, 2011 9:25 pm 
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traxxaceiro escreveu:
nbrancalhaojr escreveu:
Corrigindo o amigo Traxxaceiro, as baterias como Turnigy, Flightmax, Rhino, etc são chinesas e considero muito boas.
Claro que não se compara com uma Thunder Power, assim como não se compara o custo.
Eu só uso chinesas.
E quanto a voltagem por célula, o mínimo é 3V e não 3,7V que é a tensão nominal.


Entao meu amigo, experimente deixar a celula da lipo abaixo de 3,7V, é choro e prejuizo na certa!!
No caso das baterias elas são fabricadas na china, taiwan, india etc, veja que todos os produtos estão escrito "made in china", "made in taiwan" etc. Certo ou errado?


Hehe, vou me intrometer, desculpem-me

Eu uso Turnigy e Zippy, ambas 4s. Uma LiPo, teoricamente, não pode baixar de 2,7V. Dizemos 3V por margem de segurança e recomendamos não deixar baixar de 3,2V por celula!

Quanto as duvidas do iniciante:
Se o carrinho estiver dando ré sozinho ou indo pra frente sozinho, reprograme o ESC. Se veio com o manual, provavelmente lá ensina a fazer.

As LiPos são muito, mas muito superiores as NiMh ou NiCd. Algumas vantagens:
Alta Descarga, ou seja, ganho de potencia.
Não sofre de efeito memória.
As Chinesas aguentam 100~150 ciclos para começar a ficar ruim (em média, pode ser mais ou menos).
Carga mínima de 1 hora (recomendado).
Entre outras coisas..

Como voce é iniciante e ainda não é muito bom, recomenda-se LiPo 2s. Se não me engano a Summit é 1/10, certo? Se sim, com o tempo voce vai sentir necessidade de mais força / velocidade, ai voce coloca uma LiPo 3s.

Abraços e boa sorte! :drinks:

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Minha Garagem:
Eletric Powered:
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