peilow escreveu:
Sua função é forçar o maior contato possível da roda com solo, o seu funcionamento é igual uma balança quando uma roda sobe a outra desce, nesse movimento a roda que foi forçada a descer puxa o carro todo pra baixo dando uma menor inclinação do carro.
Só complementando o que o amigo acima disse, o maior contato possível com o solo seriam as 2 rodas do lado de dentro da curva, quando vc entra em uma curva, principalmente de alta, a tendência é sempre as rodas de fora "segurarem" o carro, fazendo aquele lado do carro obter maior esforço na suspensão e sendo responsável por manter o carro na pista, quando tem as barras estabilizadoras, elas dividem esse esforço (não dividem 50/50 mas uns 20~30% aproximadamente do esforço) para as rodas do lado de dentro, forçando e "obrigando" as rodas de dentro a manter o contato com o solo fazendo a estabilidade do carrinho ser mantida, ou seja, ela meio que "evita" que as rodas deixem de tocar o solo. dá bastante diferença pilotar com e sem a barra, você tem maiores possibilidades de abusar das curvas e em algumas curvas possibilita cravar o dedo com mais facilidade, isso te rende alguns centésimos de segundos a menos, fazendo uma volta mais rápida.

Nesta foto da pra ver a inclinação do RC (eu mesmo tirei, uhahua, obrigado Cold pela pose com o RC

) e ele toca o chão com as 4 rodas. Muitos RCs tendem em curvas de alta não tocar o chão com a roda de dentro traseira, devido ao esforço feito e absorvido quase que todo pelo lado de fora do carrinho.