PrefácioPessoal, venho aqui reunir um pouco de informações sobre o monster truck que costumo chamar de Ultimate Off-Road Monster Truck, a Traxxas Summit. Desde quando peguei a minha, eu tenho observado o que poderia ser melhorado. No nosso meio dos Summiteiros, existem usuários "cerradeiros" (que andam com sua Summit somente em terra seca, poeira, terrenos rochosos, areia e afins) e usuários "lameiros" (não preciso nem explicar né? rsrsrs). Vou falar um pouco da classe a qual pertenço, enfocando um pouco na outra também. Como sou "cerradeiro", algumas partes da minha Princesa não serão waterproof.
Primeira dica Out-Of-BoxCom uma Summit ou-of-box, recomendo fortemente que o usuário compre 2 baterias LiPo (Polímeros de Lítio) 2S 5000mAh 20C no mínimo, juntamente com um um apito eletrônico de baixa voltagem (mais adiante será explicado a parte de ligação e cuidados) e um carregador específico para baterias de LiPo. Comprando as LiPo's, o run-time irá subir muito, podendo assim aproveitar mais sua Summit juntamente com as baterias originais. Um dica pra quem vai encarar água, é colocar as LiPo's com o buzzer em um balão de festa ou camisinha, para os mais exóticos. Lembre-se de lacrar bem! Ou então, para aqueles que dispõem de um fundo de investimento maior, compre as baterias de LiPo da marca
Max Amps, que são nativas waterproofs, mas cada LiPo custa em média 100 dólares ou mais! O carregador, recomendo um simples, de entrada, mas computadorizado, como por exemplo
Turnigy Accucel 6,
iMax B6,
Hobbyking EcoSix e semelhantes. Vou deixa aqui algums exemplos de baterias que cabem perfeitamente na Summit e que considero com o Custo/Benefício muito alto. Seguem:
Bateria 1,
Bateria 2,
Bateria 3 e
Bateria 4. Existem uma gama de carregadores e LiPo's no mercado, inclusive alguns destes carregadores mais simples que venham com fonte de energia interna. Pra quem não sabe, os carregadores acima necessitam de fonta externa de 12v 5A no mínimo. Recomendo também comprar baterias que sejam HardCase, para fins de maior proteção contra quedas e evitar futuros problemas com explosões e incêndios.
Cuidados pós-usoEnfim, falado da primeira parte para usar por mais tempo a sua Summit, vamos atravessar o carro na frente dos bois e partir para cuidados pós-uso. Muitas pessoas têm dúvidas sobre, então vou reunir aqui o que andei lendo e aprendendo ao longo do tempo. Antes de limpar e lavar sua Summit, retire as baterias! Algumas pessoas questionam que a àgua é um veneno para os rolamentos, e isso é a mais pura verdade. Muitos usuários costumam dar "chuveiradas" ou "mangueiradas" eu sua Summit, e isso particularmente falando dos rolamentos é uma forma muito errada, porém, a praticidade da limpeza e eficácia desse procedimento faz com que os usuários não liguem para o fato dos rolamentos. Como boa parte da galera não dipõem de um tempo para prestar aquela manutenção no automodelo, fazem desta forma. Eu mesmo já fiz, só que depois na hora de passar um pente fino na Summit fui ver os rolamentos e quase estavam travando. Caso sua Summit já tomou muitos banhos, recomendo tirar pelo menos todos os rolamentos dos cubos das rodas e dar aquela guaribada. Da úlima vez que dei uma geral nos rolamentos, eu coloquei eles num pote plástico, apliquei querosene, fechei o pote e dei uma sacudida de acordo para remover os detritos de dentro deles. Feito isso, limpei o pote, coloquei eles dentro, e apliquei duas demãos de WD-40. Deixei agir por 10 minutos e logo sequei com papel toalha. Ficaram como novos!
Só para firmar então, se quer prevenir um desgaste prematuro de seus rolamentos ou até perdê-los, evite água. Use ar comprimido, pincel, pano ou qualquer outro aparato para limpar seu modelo.
Já ia me esquecendo de citar, a àgua também afeta as escovas do motor Titan 775. Recentemente achei que meu motor tinha ido pro saco, e olha que as escovas estavas gordinhas como novas! Só descobri o problema depois que tirei ele da Summit e coloquei na bancada, e observando bem, havia tipo de uma corrosão na escova, um tipo de sujeira encrustrada na escova impedindo a passagem de corrente nela. Limpei devidamente e apliquei WD-40, e vòilá, tudo funcionou de novo! Fica a dica pra galera!!!
Hoje, limpo minha Summit com um pano umedecido com limpador de uso geral (Veja e afins) diluído em água, uma trincha e ar comprimido a 100psi, que é o bastante para explusar qualquer tipo de resíduo em qualquer lugar do automodelo.
A bolha pode-se lavar com uma esponja multi-uso usando o lado macio amarelo com sabão ou detergente neutro, e as rodas e pneus usando uma escova comum de lavar roupa com sãbão ou detergente neutro. Uma dica pra quem usou a Summit na água, é deixar as rodas secar no sol por 30 minutos e depois por 10 horas na sombra para remover totalmente a água de dentro dos pneus. Só eu sei o quanto é chato água dentro dos pneus! rsrsrsrs
Depois da limpeza pesada, vamos para parte de manutenção preventiva. Depois de ter secado sua Summit com ar comprimido ou pano seco, aplique cuidadosamente sem excessos WD-40 em todas as partes móveis, incluindo rolamentos. Sem excessos para evitar o acumulo de detritos nas partes, não se esqueçam!!! A parte de limpeza é um pouco chata, mas particularmente eu gosto bastante, além de distrair, quanto mais bem feita for, seu automodelo terá chances de durar mais.
Melhorias estruturais e performancePrimeiraPrimeira coisa que reparei na Summit quando peguei ela foi aquela porcaria de micro servo que realiza a troca de marcha e bloqueio dos diferenciais. Foi o segundo upgrade que fiz na minha depois das baterias LiPo e buzzer. Na boa, como pode um automodelo tão completo como este ter um equipamento desse tão vagabundo? Mas enfim, vou colcar aqui a instalação dos servos
Turnigy TGY-90S, que são metal gear, e praticamente impossível de serem quebrados. Seguem abaixo umas fotos:

SegundaEu sempre achei que bloquear somente o diferencial dianteiro é uma perda de tempo, afinal, nunca usei somente ele, e sim os dois bloqueados. Bolei um jeito de, em apenas uma chave, reduzir e bloquear. Em teoria, é bem simples, eu pluguei um cabo Y no canal 4 para ligar os dois servos do bloqueio ao mesmo tempo, e deixei o servo de redução do canal 5. Abaixo segue um vídeo explicativo.
Como também não gostava dos LED's sempre ligados, bolei um forma de ligá-los pelo rádio. Então como tinha o canal 3 disponível no receptor, desmontei um micro servo, removi o motor, engrenagens e caixa e colei o potenciômetro no centro, e logo envolvi por um termoretrátil para protegê-lo no receptor. Segue abaixo o esquema de ligação e umas fotos.