Pode ficar tranquilo, pois do mesmo jeito que eu voce te ajudar com o que eu sei, tbm vou aprender com vc o que vc descobrir!
Se vc decidiu pelo XV-01 (Rally), a primeira coisa que vc tem que fazer é escolher qual vc quer. A tamiya antes de lançar os modelos on-road (XV-01TC) e o truck (XV-01T), lançou o XV-01 como Rally em duas versões: A normal que vem com a bolha do Subaru Impreza WRX Hatch (Group-N), pilotado pelo Toshi Arai no Rally Japones (que eu particularmente acho bem feinha), motor latinha e esc padrão. A versão "PRO", que vem sem bolha, sem motor nem ESC, mas inclui os amortecedores TRF, os braços ajustaveis de suspensão em aluminio. Fora isso são iguais. A diferença de preço é pequena, o normal custa $199 contra $246 do PRO. Mas a caixa do PRO por não conter motor, nem ESC e nem bolha é menor e mais leve. Na verdade me supreendeu quando chegou pela leveza. Isso com certeza ajudou o kit a passar batido pela Receita!
http://www.rcmart.com/tamiya-xv01-chass ... h=420_1167http://www.rcmart.com/tamiya-xv01-subar ... h=420_1167Se você escolheu o PRO, então agora é hora de escolher a sua bolha, caso ja não tenha uma da Tamiya por ai, com as medidas padrões: (190mm de largura e 257mm de entre-eixos ou wheelbase). Tanto a RcMart, quanto o ebay tem bastante opções de bolhas tamiya de rally, como o Celica 1990, o Lancia Delta Integrale 1991, Subaru Impreza WRC 2007, Mitsubishi Lancer EVO, etc. As mais raras como a do Impreza WRC 2001, o Lancer EVO IV e o V, e o Ford Escort Cosworth WRC, só no Ebay mesmo!
Proximo passo é escolher o motor/esc. Eu queria um motor de potencia razovel (entre 2300kv a 3000kv), nada que me faria gastar milhões em peças de reposição, mas algo mais forte que um motor latinha, de preferencia brushless, pela sua economia e eficiencia energética, porém não queria gastar $150 nisso. Comprei um combo da HobbyKing, o X-Car 45A, 3000kv e ja vem com o cartão de programação. Usei ele no meu TB-01 durante um tempo e apesar desse combo não ser muito forte, ele não esquenta nada e é muito barato. $65 dolares mais frete no site da HobbyKing! Outras opções seriam os combos mais caros de 17.5T da Tekin, Novak, Xerun, etc que são padrão competição. Penso em comprar um desses para quando o pessoal que organiza as competições, resolvam nos incluir nos seus planos. Esse chassis aguenta motores de até 5700kv sem problema. O Turtle do site que eu te passei, usa esse motor, da Castle Creations e leva o carrinho até o limite.
Escolhido o combo vc terá também que comprar um cabo de sensor brushless, de 300mm, pois o ESC, de acordo com o manual, deve ser posicionado num compartimento especial, lacrado contra sujeira, bem atrás do chassis, contribuindo para uma melhor distribuição de peso. Fiz as contas no meu e encontrei o centro de gravidade como estando a 60/40 (60% do peso na frente e 40% atrás). Os cabos que vem com a maioria dos combos brushless variam entre 100mm a 200mm de comprimento e ficam um pouco curtos.
Com isso, o carrinho ja ta pronto e voando. Se vc quiser melhorar um pouco mais, logo de cara o que eu recomendo trocar são os suportes dos braços da suspensão. Esse carrinho utiliza o mais ou menos o mesmo sistema do TA-06, onde os braços são presos no chassis através de dois suportes individuais, de plastico. Ja vi pessoas reclamarem que esses suportes não aguentam os excessos do rally. Logo a tamiya em resposta, lançou esses suportes em aluminio.
Outra coisa interessante trocar é o oleo de silicone que vai dentro do diferencial dianteiro. Com o kit, vem um tubinho de oleo de silicone da Tamiya, o Damper Oil Hard, de viscosidade #900. De acordo com o manual ele vai tanto dentro dos diferenciais quanto dos amortecedores. Provavelmente a Tamiya optou por incluir apenas esse para reduzir o peso da caixa e os custos, padronizando o oleo de silicone. Mas, como qualquer carrinho que tem diferenciais lubrificados a oleo de silicone, vc pode ajusta-los e até mesmo bloquea-los utilizando oleos mais viscosos. Andei lendo nos forums da RcTech, o topico do Ta-06 on-road e do Team Associated SC10 4x4 off-road, que o pessoal normalmente coloca um oleo bem viscoso na frente e um mais fino atrás:
Na frente vai desde viscosidade #10.000 (10k) até #100.000 (100k) e atrás pode deixar padrão, entre #900 a #1000.
Esse ajuste eu ainda não testei, pois quero primeiro testar o carrinho com os ajustes padrões e entender como ele funciona, e em seguida mexer no diferencial e na suspensão.
abs