Reenrolar um motor não é difícil, basta ter cuidado e paciência. Eu reenrolei dois latinhas aqui em casa, a princípio um Mabuchi com 10 voltas (agora está com 24 voltas, que tenho achado o número ideal) e um Johnson com 17 voltas.
Algumas conclusões:
*Reduzir o número de voltas aumentou (drasticamente) o RPM, talvez pelo simples fato do induzido ficar mais leve, mas senti uma perda considerável de torque do motor, ou seja, pouca arrancada, maior final;
*Usei os próprios fios que retirei com cuidado dos induzidos, o verniz do fio não quebrou na remoção;
*Um latinha vem originalmente com 30 voltas;
*O Mabuchi ainda deu para alterar o timing, pois o cabeçote dele é de plástico, mais fácil de lidar, inclusive furei o bloco e coloquei parafusos para facilitar a retirada e colocação do cabeçote e a alteração de timing;
*O Johnson é mais difícil de lidar pois o cabeçote é de metal, difícil de tirar e recolocar, mas dá para fazer;
*Deve-se lembrar de raspar o verniz do fio nos pontos de contato do fio com o coletor (não fiz na primeira vez, o motor, logicamente, não funcionou);
*Se possível, utilize um fio de bitola maior, envernizado. Fio duplo fica mais pesado;
*O número de voltas que eu achei a ideal para um latinha, após várias configurações, é de 24 voltas, o induzido tem que casar com o imã;
*Menos voltas, mais calor gerado: o motorzinho vira uma torradeira, fique ligado;
*Balancear o induzido é a melhor forma que eu achei de turbinar ele, é a que tem resultados mais palpáveis: um induzido que não vibra esquenta menos pois gasta menos energia para realizar trabalho. Balancear os induzidos é fácil: uma lâmina de barbear (daquelas antigas), quebre-a ao meio, crave-as numa mesa e apoie o induzido nelas, de forma que fique suspenso. O induzido vai pender para um lado; faça um pequeno furo na parte mais pesada (eu uso uma micro-retífica para isso) e vá testando até que ele não penda para lado nenhum. É possível fazer de outra forma, como adicionar peso na porção mais leve do induzido, mas eu acredito que retirar massa é melhor que adicionar massa, pois o objetivo aqui é, além de se suprimir as vibrações, tornar o induzido mais leve;
*Vale a pena colocar rolamentos: aumenta (e muito) o RPM, mas é um pouco difícil de encaixar no bloco do motor, tem que usinar;
*Ao enrolar, mantenha a tensão no fio para que ele fique bem justo no induzido: desenrolei um latinha de 30 voltas e refiz o enrolamento com o mesmo fio, colocando 33 voltas com ele, para se ter uma idéia. Aliás, o simples fato de se refazer manualmente um enrolamento melhor já dá um gás no motor, pois é possível dar as mesmas 30 voltas com menos fio, o que já torna o induzido mais leve e o permite atingir maiores RPM's;
*Enrole com calma, dispondo as espiras de forma organizada: você vai descobrir que a enrolação original é meio descuidada, vai conseguir dar mais voltas com menos fio;
*Amaciar motor na água? Não faria isso de jeito nenhum, e recomendo firmemente que não façam isso, pois, no mínimo, se corre o risco de ficar sem o motor, se não outro acidente mais sério. Existem outras formas de se amaciar (ou limpar, sei lá o que se pretende com isso...) um motor, embora eu mesmo prefiro amaciar no carro mesmo, rodando com ele. No mais, a maioria dos carvões já vem com um ângulo próximo do de aplicação, assentando-se no coletor em poucos minutos, não precisa inventar técnicas mirabolantes para isso;
*Um passe bem feito no coletor de vez em quando também é bom. Eu uso um buril de ourivesaria para isso.
Mexer no motor é bacana, vale a pena para que realmente gosta do hobby. Recomendo a todos que futuquem nos seus carros, é aí que está a diversão do lance. Qualquer coisa, estou à disposição.
helviolagares@hotmail.com