Eu vi seu comentário na minha página no Facebook sobre os motores T8 da Tekin serem superiores aos motores da série 1500 (1515 e 1512) da Castle Creations.
Eu concordo com você...
mas em partes.Essa afirmação depende de diversas variáveis como o tipo de carro (on/off-road), o tipo de chassis, proposta de uso do carro (pista/bash/drag race) e principalmente o tipo de bateria (quantidade de células) que vc quer usar com segurança nesse motor.
Portanto, começamos a perceber que os dois motores apresentam propostas bem diferentes.
1) Tekin T8:Os motores T8 são motores “sensorados”, mais técnicos, com funcionamento mais suave, controlado e portanto mais precisos. Isso acontece pois motores “sensored” possuem um sensor interno que indica ao ESC a posição do rotor e esse o ajusta constantemente de acordo com essa posição. Isso reflete em uma curva de aceleração, do inicio ao final, mais suave e controlada, sem o famoso “cogging”, aqueles trancos bem comuns aos motores “sensorless”. Ponto para a Tekin!
Porem, qualquer motor T8 acima dos 2.000 KV roda com segurança, de acordo com o fabricante, no máximo em até 4s ou 14,8 volts, 6s continuo nesses motores...? Nem pensar!
Está lá no site da Tekin para quem quiser ver:
http://www.teamtekin.com/t8.htmlAssim, o motor T8 com maior potencial de revoluções por minuto é o de 2.650 Kv, que alcança no máximo 39.220 RPM em 4S. Veja relação dos KVs disponíveis nos Tekin T8, bem como a quantidade máxima de células que podem ser usadas e a RPM máxima desses motores:
Motor - Kv – Qtde Celulas – RPM Máxima •
Tekin T8 2.650 Kv x 4S = 39.220 RPM Máxima com 4s• Tekin T8 2.250 Kv x 4S = 33.300 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.050 Kv x 4S = 30.340 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 2.000 Kv x 4S = 29.600 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 1.900 Kv x 4S = 28.120 RPM Máxima com 4s
• Tekin T8 1.700 Kv x 5S = 31.450 RPM Máxima com 5s
• Tekin T8 1.700 Kv x 5S = 31.450 RPM Máxima com 5s
• Tekin T8 1.550 Kv x 6s = 34.410 RPM Máxima com 6s
• Tekin T8 1.400 Kv x 6s = 31.080 RPM Máxima com 6s
• Tekin T8 1.350 Kv x 6s = 29.970 RPM Máxima com 6s
Esses dois pontos fazem os motores T8 serem perfeitos para pista (corridas on-road e off-road). Pistas apresentam, em sua maioria, traçados técnicos com diversas curvas e retas curtas e que portanto não exigem, ou mesmo impedem, o uso de baterias de 6 células. Usar 22,2 volts em pista resultaria em um carro arisco, descontrolado com o motor sendo constantemente forçado o que resultaria em superaquecimento, comprometendo assim o motor e claro, a corrida.
Portanto, motores T8 da Tekin são perfeitos para pista. Eu não usaria outro motor se essa fosse a proposta!
2) Neu Castle serie 1500 – Os famosos Mamba Monster!Os “Mamba Monster”, diferente dos T8, são motores "sensorless". Motores sensorless usam um método menos preciso e menos suave que os motores “sensored”. Esse método faz com que o ESC tenha que estimar a todo tempo a posição do eixo do motor, pela corrente induzida pelo imã no rotor. Isso infelizmente resulta em “cogging” no inicio de cada aceleração. Portanto, “cogging” ocorre quando o ESC sensorless está tentando descobrir qual a orientação do rotor de um motor também sensorless. O resultado disso são aquelas trepidadas que o motor dá no inicio do movimento do carro, o motor quase hesita em ir p frente até que em um determinado momento o ESC acerta a posição do rotor e ocorre um tranco jogando o carro para a frente. Dependendo do caso, esse tranco é forte o que traz um pequeno “descontrole” em cada aceleração do automodelo.
Os série 1500 portanto são motores mas ariscos, mais “nervosos” que os motores T8, pois não são monitoradas por um sensor interno que ajusta constantemente a posição do rotor.
Essas características fazem com que esses motores não sejam os preferidos, na maioria das vezes nem considerados, por pilotos que correm em pista. Controle absoluto sobre o carro em corridas é, sem duvida, imprescindível.
Dito isso, vamos ao que realmente faz os Mamba Monster brilhar. Aliás, os Mamba Monster não, somente o modelo 1515 de 2.200 Kv. Esse sim, na minha opinião é o único motor da Castle Creations que apresenta uma vantagem significativa frente aos T8: a possibilidade de usar 6s ou 22,2 volts com segurança! Aliás, no site da Castle Creations, eles informam que pode-se aplicar até 25,2 volts nesse motor. Veja que, mesmo usando 6s, existe uma margem de segurança de 3,0 volts, quase mais uma célula de margem! Em tese, poderíamos até fazer curtos sprints com esse motor usando 7s (55.400 RPM) 41,4% a mais que um T8 de 2.650 Kv! Ponto para a Castle Creations!
Essas informações estão lá no site da Castle:
http://www.castlecreations.com/products/neu-castle_motors.htmlAbaixo eu listo a relação dos KVs disponíveis nos Neu Castle serie 1500 bem como a quantidade máxima de células que podem ser usadas e a RPM máxima desses motores:
Motor - Kv – Qtde Celulas – RPM Máxima •
MM 1515 2.200 Kv x 6s = 48.840 RPM Máxima• MM 1512 2.650 Kv x 4s = 39.220 RPM Máxima
O que isso significa? Com 50% mais voltagem, ganhamos 25% mais RPM que o Tekin T8 de 2.650 Kv, com o mesmo torque de um Tekin T8 de 2.250 kv. Em razão do Kv mais baixo, o MM 1515 tmb permite aplicar relações mais longas (menores), que multiplicadas pelo ganho de RPM em virtude do acréscimo de células, resultara em um ganho muito significativo de velocidade, e ainda com uma margem razoável de segurança!
Comparando os T8 de 2.650 Kv com os MM 1515 de 2.200 Kv podemos perceber quase 10.000 rotações por minuto a mais no motor da Castle, mesmo sendo um motor de Kv mais baixo!
• Tekin T8 2.650 Kv x 4S = 39.220 RPM máxima com 4s
• Tekin T8 2.250 Kv x 4S = 33.300 RPM máxima com 4s
• MM 1515 2.200 Kv x 6s = 48.840 RPM máxima com 6s
Quando a aplicação exige força (torque) e velocidade (RPM) combinados, o MM 1515 2.200Kv é o motor que deve ser escolhido. Não é à toa que esse motor e usado nos carros RTR que exigem justamente esse tipo de combinação de torque e velocidade com a qualidade e confiança que um dos melhores fabricantes de motor elétrico pode oferecer.
Alguns dos melhores carros RTR para bash que usam o MM 1515 de 2.200 kv: Traxxas e-Revo, HPI Savage Flux, HPI Vorza, entre outros. Todos esses são carros off-road pesados, com pneus que promovem grande arrasto, mas que mesmo assim podem alcançar facilmente mais de 100Km/h sem sofrer com superaquecimento. Lembro que não estou aqui falando da qualidade desses chassis, mas sim da escolha desse motor em carros notoriamente pesados e desenvolvidos especificamente para aguentar sessões pesadas de bash!
Ah, antes que falem que esses fabricantes de modelos RTR escolhem o motor apenas baseado no custo de produção, devemos levar em conta que o preço de varejo dos T8 e do MM 1515 nos EUA por exemplo, é igual: U$ 170,00. Assim, podemos assumir que o preço de atacado para a Traxxas e HPI seria equivalente se usassem os motores da Tekin.
Passando para o projeto do seu carro: Você vai usar a seguinte configuração:
- Ofna DM-1
- Tekin 2650kv + Esc Tekin rx8
- Pinhão de 16t
- Coroa de 46t
- Baterias 4s de 30c
- Pneus Alpha Rc
Assim temos:
14,8 volts (4s) x 2.650 Kv = 39.220 RPM na eixo do motor
- Primeira redução: Coroa 46t ÷ Pinhao 16t = relação de 2,88
39.220 ÷ 2,88 = 13.642 RPM no eixo central
- Segunda redução: A relação dos diferenciais do DM-1 é de 3,31
13.642 ÷ 3,31 = 4.121 RPM no eixo das rodas
- Redução final: 9,52
O pneu Alpha tem um diâmetro de 10cm, assim: 10 cm x π (Pi=3,14159) = 31,42 cm de comprimento
Comprimento do pneu x a rotação do eixo da roda = 129.476 cm por minuto. 129.476 x 60 ÷ 100.000 = 77,69 Km/h.
Além disso, devemos subtrair de 10% a 20% da velocidade, que acaba sendo perdida com o peso do carro e com o arrasto aerodinâmico: 69,92 Km/h.
Assim a velocidade máxima do seu carro nessa configuração deve ficar em torno de 70Km/hO seu carro com MM 1515:22,2 volts (6s) x 2.200 Kv = 48.840 RPM na eixo do motor
- Primeira redução: Coroa 46t ÷ Pinhao 16t = relação de 2,88
48.840 ÷ 2,88 = 16.988 RPM no eixo central
- Segunda redução: A relação dos diferenciais do DM-1 é de 3,31
16.988 ÷ 3,31 = 5.132 RPM no eixo das rodas
- Redução final: 9,52
O pneu Alpha tem um diâmetro de 10cm, assim: 10 cm x π (Pi=3,14159) = 31,42 cm de comprimento
Comprimento do pneu x a rotação do eixo da roda = 161.247 cm por minuto. 129.476 x 60 ÷ 100.000 = 96,75 Km/h.
Subtraindo de 10% a 20% da velocidade, que acaba sendo perdida com o peso do carro e com o arrasto aerodinâmico: 87,08 Km/h.
Com o MM 1515, a velocidade máxima do seu carro sobe para 90Km/h, quase 30% mais rápido! Como o MM 1515 tem menos Kv e portanto, mais torque que o T8 2.650 Kv, vc pode aplicar relações bem mais longas (menores) sem comprometer o motor. O meu carro por exemplo, esta com pinhão de 24t e coroa de 36t e usando um MM 1515 de 2.200 Kv com 6s. A velocidade final dele esta entre 150km/h e 160km/h. Claro que para caber essa relação, eu mudei tudo, tanto o montante do motor quanto da cora. Estou com um pinhão de 30t aqui, estou apenas melhorando a aerodinâmica para conseguir chegar nos 200 Km/h (superar quem sabe).
Como disse no começo deste texto, tudo vai depender da proposta e da aplicação do carro. Um carro para pista, definitivamente escolha um motor Tekin T8 com ESC RX8 e seja feliz! Mas para quem pretende usar o carro para bash ou drag races, o MM 1515 e muito mais rápido, mais forte e principalmente mais dinâmico e apropriado para a aplicação.
Mas se a proposta e competir, correr em pista, definitivamente o DM-1 não e o carro/chassis que deve ser considerado, pois não será competitivo. Particularmente iria de Serpent 966e, mas essa já é uma outra discussão! http://www.serpent.com/product/904000/images/Bom, o texto acabou ficando bem longo, mas acho que pode ajudar todos que estão pensando em montar um DM-1.
Otimo texto com boas explicações, parabéns pela paciência.
1- O cogging só acontece ao tirar o carro da inercia (parado), uma vez que o motor já esta em movimento o cogging não acontece, em pista o cogging não tem influencia como dizem.
2- Apesar de parecer o contrario o sistema de motor sem sensor "sesoreless" é bem mais complexo e moderno que o sistema com sensor. O sistema de sensor é muitas vezes adotado para compensar ineficiências do motor.
Os motores Castle Creation são projetos de um dos melhores fabricantes de motores que eu conheço que é a NEU, junto com Lehner, Plettenberg, Mega, etc...
A unica diferença é que eles são fabricados em grande escala e não passam pelo processo de ajuste manual como os NEU originais, onde até o modelo 1512/1Y que seria o equivalente ao 2650KV suportaria 6S.