RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 10:07 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2015 3:07 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Ago 03, 2015 8:51 am
Mensagens: 6
pessoal, to com um problema aqui... tenho kyosho ep fazer kobra... usei até então uma bateria lipo 7.4v 5000mAh 20C 2s... final de semana notei que a bateria havia estufado...

esse problema pode ter sido um pouco de inexperiencia da minha parte ao definir a bateria pro meu carro. recentemente, fiquei sabendo pelo joão victor que, para especificar certinho a bateria para o meu modelo, preciso, antes de mais nada, conhecer o meu motor.

mas procurei alguma especificação a respeito do G27/540 (motor original) e não achei nada a respeito. Alguém pode me dar uma dica de onde posso achar essa especificação? preciso saber quanto de corrente ele puxa e outros detalhes..

como a bateria tá estufada e o invólucro quebrou, estou com receio de usá-la e não sei se essa bateria é a recomendada para o modelo. nos sites que pesquisei, não encontrei nada a respeito... e estou com medo de comprar outra igual e constatar o mesmo problema...


Se alguém puder me dar uma luz....


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2015 4:57 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Os motores brushed (de 2 fios), são geralmente "econômicos", ainda mais se tratando de um motor de 27T (enrolação de 27 voltas), com certeza ele puxa menos que 40A e se sua bateria que fornece 100A estufou, foi por andar até alguma célula cair muito a voltagem... Essa bateria é mais que suficiente pro seu modelo, mas se o involucro chegou a arrebentar, é melhor descartar e comprar outra bateria, até mesmo de 5000mah 20C, só que dessa vez, utilize um buzzer (apito que diz a hora correta de parar de andar e pôr a lipo pra carregar), só custa 20 a 30 reais e pode salvar suas baterias...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2015 6:45 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Ago 03, 2015 8:51 am
Mensagens: 6
oi, João. obrigado pela resposta. Então quer dizer q eu posso continuar a usar o mesmo tipo de bateria??? mas como vc sabe quanto esse motor puxa de corrente??? tem alguma formula pra calcular isso???? to queimando a cuca aqui, pra entender esse negocio todo...kkkkk...
vou descartar essa bateria aqui e providenciar outra, só tomando os cuidados q vc passou.
aprovieitando: li em algum lugar aqui do forum q dá pra mudar o motor, o esc, o cardan do modelo.... como posso fazer isso???? tentativa e erro????


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2015 7:25 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Dá pra trocar sim, eu particularmente acho esse chassi fraco, acho que é mais vantagem pegar um chassi mais preparado pra um motor forte, porque esse chassi com motor potente pode te dar dor de cabeça...

Eu não sei quanto o motor puxa de corrente exatamente, o que eu sei é que ele é de tamanho padrão de 1/10, ou seja, 540, e tem o enrolamento de 27 voltas, o que faz com que ele puxe muito pouca energia, têm motores de 15T que puxam 45A, logo o seu, que tem quase o dobro de voltas, deve puxar ainda menos que isso.

Achar informações técnicas de motores brushed na internet é realmente muito difícil, você costuma achar essas informações quando se trata de motores brushless...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 24, 2018 4:51 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 24, 2018 2:33 pm
Mensagens: 1
Me ajude também....tenho um modelo cujo as baterias tem cada 5000mha 7.4V 30-60C 2S3P....está difícil de achar e quando acho o valor não tá fácil....posso substituir por outro modelo de bateria com maior miliamperagem e de maior descarga por exemplo 75 ou 90C ??? Por exemplo...
Capacidade: 5100mAh
Tensão: 2S3P / 2S Cell / 7.4V
Discharge: 65C Burst / Constante 135C
Peso: 130g EA (290g Fios total Inc)
Dimensões: 69x47x25mm EA ..........


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 25, 2018 8:47 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Xandão Lucas escreveu:
Me ajude também....tenho um modelo cujo as baterias tem cada 5000mha 7.4V 30-60C 2S3P....está difícil de achar e quando acho o valor não tá fácil....posso substituir por outro modelo de bateria com maior miliamperagem e de maior descarga por exemplo 75 ou 90C ??? Por exemplo...
Capacidade: 5100mAh
Tensão: 2S3P / 2S Cell / 7.4V
Discharge: 65C Burst / Constante 135C
Peso: 130g EA (290g Fios total Inc)
Dimensões: 69x47x25mm EA ..........



O ideal é ver qual é o seu motor e quanto de corrente ele puxa, assim a gente definiria melhor a bateria necessária pra ele, mas comprando uma bateria com mais descarga que a original, é certo que você não terá problemas, só pode ocorrer de você gastar mais dinheiro que o necessário.

A descarga total é calculada da seguinte forma: Capacidade da bateria em Ampéres (5000mah = 5A) x descarga da bateria em C = corrente total de descarga.

A sua 5000mah 30C (os 60C de explosão vc descarta), tem capacidade de descarga de até 150A, se você comprar qualquer bateria que ofereça essa descarga ou até maior, você não terá problemas. Mas talvez seu motor puxe bem menos que isso e você não precise gastar tanto para substituir sua bateria.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB