RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Mai 03, 2025 1:11 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Abr 12, 2008 10:06 pm 
Novo no Fórum

Sábado a tarde, nada pra fazer... resolvi fazer um chassis pro TA02 com fibra de vidro. Já havia planejado antes e num era nada que eu num pudesse fazer.

Com duas folhas de manta de fibra + duas placas de vidro, imprensei a manta com a resina entre as duas placas de vidro e fiz uma chapa de + ou - 2 mm de fibra de vidro. No inícia achei que a chapa ficou flexivel demais, mas mesmo assim resolvi arriscar.

Fotografei o TA02 de lado a uma certa distância, para que a imagem não ficasse abaulada, e apliquei o zoom. Esse procedimento era pra que eu pudesse jogar a foto no programa de vetorização e calcular todo “projeto” e definir os furos e cortes. Na foto abaixo o TA02 e o desenho já vetorizado.

Imagem

Após cortar a placa de fibra, lixar as laterais, furar o buraco dos parafusos e pintar o chassi, seguem as fotos dos resultados.

Imagem

Imagem

Imagem

Nessa foto dá pra ver que o ambiente que ele estreou o chassi não foi dos melhores kkkk. Como fiquei com preguiça de ir na quadra testar como ficou, foi na rua mesmo. Mesmo com asfalto, as pequenas ondulações riscaram bastante o fundo.
Imagem

Imagem

Nessa foto da pra ver a altura que ele ficou do chão.
Imagem

Imagem

Acho que gastei mais tempo nessa peça de alumínio do que no próprio chassi. Como não tenho torno, fiz com uma furadeira de bancada as duas pecinhas que seguram os comandos de direção. Olha a foto da danada:
Imagem

Como sábado a tarde todas as lojas já tinha fechado, resolvi usar os próprios parafusos do TA02 no novo chassi. O certo seria parafusos tipo cabeça chata para que os mesmo ficassem escondidos na pequena fenda que fiz no chassi usando uma broca mais larga. Assim é normal ficassem arranhados como estão na foto, pois a primeira coisa que batia era a cabeça deles no asfalto, dava até pra ver a faísca saindo como nos antigos tempos de F1 kkkkkkkkk. Na segunda estarei comprando os parafusos certos para que isso não aconteça mais.
Imagem

Já nessa foto, o TA02 e o chassi original.
Imagem

Apesar de poder ficar muito melhor, adorei o resultado!!! O carro ficou mais rápido e estável nas curvas. Acabei esquecendo que teria que cortar uma barrinha anti-torção mais forte e acabei usando a original do TA02 mesmo.

Espero que tenham gostado da brincadeira!!!

Abraços!!!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Abr 12, 2008 10:13 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara, ficou muito bom o resultado, show

só os detalhes do parafuso, mas na vontade de andar, ninguém ia ficar parado por causa deles :mrgreen:

Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8

MensagemEnviado: Sáb Abr 12, 2008 10:19 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

ficou bom cara!mas esse é um TA03R não um ta02
é muito legal fazer as coisas nos mesmos para nossos automodelos!eu curto isso :mrgreen:

MensagemEnviado: Sáb Abr 12, 2008 10:20 pm 
Novo no Fórum

decz escreveu:
cara, ficou muito bom o resultado, show

só os detalhes do parafuso, mas na vontade de andar, ninguém ia ficar parado por causa deles :mrgreen:

Heheheh pois é. Além dos parafusos cabeça chata, a resina que usei teria que ter corante preto. Assim os riscom nem apareceriam direito, pois a chapa de fibra quando arranha fica tipo um risco branco. Também da pra ver nas fotos que já existem os furos no chassis para prender melhor o suporte do motor, mas não puderam ser usados os originais pois os mesmo são muito pequenos. Só comprando maiores mesmo, moleza. Aheo que não volto mais o cahssi original não kkkkkkkk :lol:

Abraços!!!

MensagemEnviado: Sáb Abr 12, 2008 11:55 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

ficou muito massa o chassis! deu até vontade de fazer um assim pro meu ta05.
Uma idéia, esses arranhões, se ficarem muito profundos, podem até prejudicar a chassis, não? Será que uma camada de papel contact no fundo não iria ajudar a protejer ele um pouco?
Parabéns!
Pompeu

MensagemEnviado: Dom Abr 13, 2008 12:25 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

cara ficou bem da hora

mas vou te dizer ficou mais com cara de TA03 RS

que o motor é atras mas é jogado pra dentro do chassis...

ficou bem legal cara
prabens

:mrgreen: :mrgreen:

cara peças em fibra valem a pena??

abraços

MensagemEnviado: Dom Abr 13, 2008 7:45 pm 
Novo no Fórum

rpompeu escreveu:
Uma idéia, esses arranhões, se ficarem muito profundos, podem até prejudicar a chassis, não? Será que uma camada de papel contact no fundo não iria ajudar a protejer ele um pouco?
Parabéns!
Pompeu

Rapaz, acho meio dificil dar problema. Pois a técnica de fibra prensada deixa a chapa resinada muito forte, pois a resina penetra nas fibras deixando a chapa incrivelmente forte e flexivel. Pra vc ter uma idéia, antes de colocar o chassi no carro, dobrei a chapa até uma ponta encostar na outra e NADA... Fica muito forte mesmo. Essa chapa foi feita com duas camadas de manta, já prensei outra com 5 camadas. Essa vai ficar top, com os parafusos escondidinhos no chassi.

Abraços!!!

MensagemEnviado: Dom Abr 13, 2008 7:50 pm 
Novo no Fórum

japan_rc_drifters escreveu:
cara ficou bem da hora

mas vou te dizer ficou mais com cara de TA03 RS

que o motor é atras mas é jogado pra dentro do chassis...

ficou bem legal cara
prabens

:mrgreen: :mrgreen:

cara peças em fibra valem a pena??

abraços

Então cara, valem a pena sim. Fica muito forte.

Eu conheço técnicas de modelagem em silicone. Aos poucos posso ir substituindo as peças originais dele por peças em fibra.

Falando em em silicone, essa semana deve estar chegando pra mim um silicone especial preto ideal para fabricar pneus de automodelismo. Ja estou preparando o molde aqui em casa para fabricar algumas unidades. Pneus de silicone ficam muito baratos e tem uma aderência fora do normal. Mas ainda não sei se desgasta rápido, veremos durante a semana.

Abraços!!!

MensagemEnviado: Dom Abr 13, 2008 11:02 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

olha gostei da idéia

quanto mais ou menos custou esse chassis aí???
eu estava pensando em mandar fazer ou eu mesmo fazer as torres do amortecedor pro 03 porque segundo informações são umas das peças mais raras...
são fodas de achar e quando acha é instalada no carro ja ....

MensagemEnviado: Dom Abr 13, 2008 11:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

corbellari escreveu:
rpompeu escreveu:
Parabéns!
Pompeu

Rapaz, acho meio dificil dar problema. Pois a técnica de fibra prensada deixa a chapa resinada muito forte, pois a resina penetra nas fibras deixando a chapa incrivelmente forte e flexivel. Pra vc ter uma idéia, antes de colocar o chassi no carro, dobrei a chapa até uma ponta encostar na outra e NADA... Fica muito forte mesmo. Essa chapa foi feita com duas camadas de manta, já prensei outra com 5 camadas. Essa vai ficar top, com os parafusos escondidinhos no chassi.

Abraços!!!

Valeu pela explicação ao leigo aqui...
Vem cá, quando vc diz "prensar" vc realmente põe em uma prensa ou apenas pôe uns pesos por cima da placa de vidro? quanto tempo fica prensado? tava pensando em comprarum chassis de grafite pro eu TA05 mas agora acho que eu mesmo vou fazer de fibra mesmo... qual foi o custo total do chassis?
Valeu, abraços,
Pompeu

MensagemEnviado: Seg Abr 14, 2008 10:00 am 
Novo no Fórum

rpompeu escreveu:
corbellari escreveu:
rpompeu escreveu:
Parabéns!
Pompeu

Abraços!!!

Valeu pela explicação ao leigo aqui...
Vem cá, quando vc diz "prensar" vc realmente põe em uma prensa ou apenas pôe uns pesos por cima da placa de vidro? quanto tempo fica prensado? tava pensando em comprarum chassis de grafite pro eu TA05 mas agora acho que eu mesmo vou fazer de fibra mesmo... qual foi o custo total do chassis?
Valeu, abraços,
Pompeu

Opa!!! Vamos lá. Olha só, muita coisa pra fibra eu ja tinha em casa. Quanto os valores + ou -: Manta de fibra R$15,00 + resina poliester R$18,00. Os vidros devem ser grossos, tipo blindex, então deve sair uns 20 a 30 cada um. Você também pode usar resina epoxi, ela é muito melhor pra trabalhar, dá um acabamento muito bonito e transparente, não exala vapores nocivos quanto o poliester porém é muito mais cara. Quanto a presa vc pode colocar uma placa de madeira por cima da placa de vidro e colocar um galão desses de 20 litros de água. Tem que ter muito cuidado pra equilibrar e não rachar a placa de vidro.

Mas antes mesmo de aplicar a resina vc terá que usar vaselina sólida industrial nas placas de vidro para que a resina não grude e vc inutilize as placas de vidro. Outro problema é que mesmo usando a vaselina, vc terá que ter muita paciencia e cuidado para soltar as placas de vidro da chapa de fibra, pois mesmo usando vaselina a resina reage com a vaselina e gruda muito na placa de vidro.

Depois da placa de fibra pronta voce tera que usar uma serra tico-tico para modelar o chassi e uma furadeira de bancada para fazer os furos. Nem tente usar uma furadeira comum, pois vc certamente vai errar o ponto certo do furo e inutilizar o chassi, além de não ter controle sobre o furo e a furadeira sair rasgando o chassi.

Apezar do procedimento para construir a chapa não ser complicado, não é tão fácil modelar o chassi.

Qualquer dúvida, estamos ai!!!

Abraços!!!

MensagemEnviado: Seg Abr 14, 2008 10:07 am 
Novo no Fórum

olha gostei da idéia

eu estava pensando em mandar fazer ou eu mesmo fazer as torres do amortecedor pro 03 porque segundo informações são umas das peças mais raras...

Bom, pra fazer as torres vc vai precisar usar umas 10 camadas de fibra pra dar a espessura suficiente para suportar a força dos amortecedores.

Cada caso é um caso, tem que estudar a estrutura a se fazer para ver se compensa usar fibra. Talvez uma placa de fibra são seja a melhor idéia e sim um molde em silicone e usar fio roving de fibra como estrutura das tores. Já ai é um outro processo mais complicado que exige um pouco mais de trabalho e conhecimento para manusear o silicone e moldes.

Abraços!!!

MensagemEnviado: Seg Abr 14, 2008 4:51 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

teve um cara que ja fez assim

ele fez a placa de fibra de vidro e depois cortou num CNC...
diz ele que ficou bem resistente...

não sei dizer...

MensagemEnviado: Ter Abr 15, 2008 4:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

olha gostei da idéia

já escutei isso também japa, uma das coisas que tenho medo de danificar no meu chassi :?

Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8

MensagemEnviado: Ter Abr 15, 2008 4:44 pm 
Novo no Fórum

decz escreveu:
olha gostei da idéia

já escutei isso também japa, uma das coisas que tenho medo de danificar no meu chassi :?

Quem tiver disposição, me manda uma foto da torre separada do chassi do carro. Assim posso fazer uma avaliação da peça e tentar reproduzir em fibra de vidro.

Abraços!!!

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas