edured1 escreveu:
Bruno, não leve em conta só o tempo, mas a forma de como o carro se comporta na pista.
Se não fosse isso, qual a diferença do oleo do amortecedor, dureza das molas, caster, cambagem, altura do carro, relação, tudo influencia na pilotagem. As vezes vc faz uma volta muito boa, tempo baixo, mas o carro está muito arisco, dificil de pilotar, e vc muda, não faz um tempo igual mas tem o carro mais na mão.
Alguns gostam de mais frente no carro, mais entrada de curva, então usa uma bolha com mais downforce na frente, outros preferem a frente mais lenta e mais traseira na saida das curvas, downforce traseiro, ou uma bolha mais neutra.
Se não fizese diferença, então porque tantas regras na instalação e corte da bolha, altura do aerofolio ?
Teve um piloto ano passdo no paulista que estava com um aerofolio com o recorte errado, fez uma bela volta da tomada, quando viram isso ele teve que cortar na medida, se fosse só psicologico, por que o tempo dele subio quase um segundo na corrida???????
Tem também a questão do efeito "freio", ou seja, além de melhorar o drag, um corte errado pode piorar numa proporção muito grande, por causa do efeito para-quedas;
Duas bolhas parecidades terão downforce quase idêntico, mas um carro com o para brisa dianteiro todo aberto (e todas as outras janelas fechadas) vai ter um freio quase igual um para-quedas;
Lembre-se, estou comparando as bolhas pela sua superfície, e não toda a dinâmica da coisa, uma bolha mal cortada pode fazer diferença.