RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 11:17 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 117 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 12:09 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
Sempre fiquei intrigado sobre como a aerodinâmica afeta nossos automodelos, então fiz alguns testes interessantes:

Como eu sempre voei de aeromodelo (glow), conhecia um programa que qualquer um pode baixar no site da NASA. É um programa para aprendizado sobre como uma asa de avião funciona em determinadas situações.

Para os testes, considerei o seguinte:

Imaginem uma chapa retangular de 1,5 metro de comprimento por 30 centímetros de largura. Usei o formato "chapa" porque era o mais simples de ser compreendido, mas o programa permite experimentar perfis de asa de avião. Os aerofólios de F1, por exemplo, seguem os perfis assimétricos da aviação, só que de ponta-cabeça.

Testei essa "chapa" andando em diversas velocidades diferentes, e depois peguei a mesma chapa na escala 1:10 (ou seja, 150mm por 3mm.

Claro que eu já sabia que os carros 1:10 se comportavam de maneira diferente, afinal, um pan-car com bolha protótipo não vai sair "voando" a 30 km/h caso entre uma "lufada" de ar embaixo de seu chassis (igual aquele vídeo que postaram aqui semana passada). Mas a gente sempre tende a achar que é igual, só que 10x menor, não é verdade? Basta dividir por 10 e boa????

Conclusões:

- A sustentação negativa (ou downforce, como preferirem) muda numa proporção MUITO SEMELHANTE nas escalas 1:1 e 1:10. Ou seja, ajustes de ÂNGULO de aerofólio fazem sentido num R/C da mesma PROPORÇÂO que nas competições 1:1; Porém, acredito que nós não devemos nos preocupar tanto com o ângulo do aerofólio, uma vez que:
- A sustentação negativa (e muito provavelmente o drag, a perda de velocidade) atua de maneira MUITO diferente em um carro 1:1 e 1:10. Um aerofólio na escala 1:10 não tem NADA A VER com um aerofólio de um carro 1:1 numa velocidade proporcionalmente menor à escala. Mesmo em velocidades estúpidas (por exemplo 100 km/h, que seriam 1000 km/h numa escala 10 vezes maior), um R/C sofre forças MUITO inferiores em relação à um carro 1:1, mesmo considerando a escala 10x menor.

Então, o que posso dizer?

É besteira acharmos que uma bolha é melhor que a outra só porque sabemos que um carro 1:1 é melhor que o outro. Por exemplo, se dois carros com o mesmo motor e carrocerias diferentes (na escala 1:1) têm 30 km/h de diferença na velocidade final, isso não vai se aplicar no nosso hobby, nem mesmo considerando a escala 10x menor!!! Não é só dividir por 10, a dinâmica é toda diferente. Um simples pára-brisa de 20 cm inclinado 5 graus diferente de outro não vai fazer diferença perceptível nessa micro-escala (1/10).

Então, quando alguém perder de você e falar que foi porque sua bolha é mais aerodinâmica, é balela! É muito mais psicológico. Talvez exista uma diferença significativa entre uma bolha protótipo e uma bolha de Kombi, mas entre dois sedãs, esqueça. A diferença está mesmo no dedo. Mesmo uma bolha de Ferrari não vai ter diferença perceptível de performance se você trocar por um Opala ou algo assim.

Nota 1: Ah, pra quem falar que o problema está no formato de chapa, eu fiz também os testes com o perfil no formato de asa de avião.
Nota 2: Não estou falando que um aerofólio ou algo assim não faz nenhuma diferença, estou falando que um aerofólio de R/C 10 vezes menor que um aerofólio real NÃO FUNCIONA PROPORCIONALMENTE IGUAL. O dowforce que ele gera é uma merreca, comparado com o carro em escala 1:1.
Nota 3: Mas você pode falar "eu comprei uma bolha mais aerodinâmica e comecei a virar tempos mais rápidos", eu respondo: é igual tomar DORIL com limão, você está pilotando melhor ou a bolha fez mesmo esse milagre?


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

_________________
TA03 "nada pró"
Motor latinha e stock
Carregador Duratrax
Futaba 3PM


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 12:44 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
olha eu sempre vejo nego falando que bolha tal é melhor que ta. eu num acredito não. pra min é tudo igual e de todas que eu tive, nunca senti diferença.

a unica coisa que senti diferença é andar com e sem o aerofólio.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 12:53 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
Mas mesmo o aerofolio, deve fazer tão pouca diferença, que alguns graus de temperatura na pista já podem dar a impressão que ele ajuda pra caramba; eu acho que é igual as calotas na F1, quem tem sabe que não serve pra quase nada, quem não tem tá correndo atrás pra não perder os "5 milésimos".... :P

_________________
TA03 "nada pró"
Motor latinha e stock
Carregador Duratrax
Futaba 3PM


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 2:28 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Ago 08, 2007 5:35 pm
Mensagens: 2040
ta mas assim bruno

ja viu muitos amigos dizendo que preferem tal bolha pra Drift porque parece que com essa tal bolha flue melhor nas curvas e tudo mais...
eu ja usei 3 bolhas diferentes no Drift...

alfa romeo 156, BMW GTR, AUdi A4...
dessa 3 a que mais achei que "FLue" melhor é a do audi...
aogra não sei dizer porque isso
sera que tem algo aver no desenho, largura, tamanho, estilo da bolha ou coisa parecida???

PS. Até tem uma revista japonesa que montou uma enquete com os leitores elegendo a melhor bolha para Drift... e a bolha que ganhou como preferida dos Drifters foi a do chaser JZX100

Imagem

agora não entendoo
porque isso, se dizem que a bolha não influencia em nada na pilotagem???
sempre tive essa duvida na cabeça agora que você tocou no assunto resolvi perguntar...

abrassss

_________________
Imagem
VISITE: ZERO GRAVITY DRIFT R/C


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 2:35 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
bruno_racer escreveu:
Sempre fiquei intrigado sobre como a aerodinâmica afeta nossos automodelos, então fiz alguns testes interessantes:


Caraca... esse fórum está cada vez mais "didático", esse é o segundo tópico técnico interessante que vejo hoje!! Hehehe...

Primeiramente, parabéns pela pesquisa Bruno!

Eu particularmente só sinto diferença quando ando no pau com o 7700kv... sem bolha ou com a bolha sem aerofólio o carro parece que roda mais fácil, usando bolha com aerofólio parece um pouco mais difícil. De uma bolha pra outra não senti diferença (embora até hoje eu só tenha usado umas 3 bolhas de sedans).

Andando de latinha eu acho que não tem diferença nenhuma mesmo, a não ser que vc compare uma bolha de protótipo com um caminhão todo quadrado... aí pode até dar 0,1s de diferença por volta... Hehehe.

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 2:43 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mar 08, 2007 12:55 am
Mensagens: 2009
não influi ??
se não tivesse nada haver , seriam liberadas todos os tipos de bolhas pra qualquer corrida ,
e isso nao acontece !
eu ja andei de Fusca, Hemi Cuda , ToyotaSupra e agora de Dodge Stratus, e sei de tem uma p*ta diferença
de uma bolha pra outra, na hora de freiar, na retonada e principalmente dentro da curva!
so ta faltando eu andar de bolha tipo Prototipo e Caminhão !
ehehehehhe


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 2:52 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 11:58 am
Mensagens: 1956
Localização: Santo André - ABC - SP
japan_rc_drifters escreveu:
ta mas assim bruno

ja viu muitos amigos dizendo que preferem tal bolha pra Drift porque parece que com essa tal bolha flue melhor nas curvas e tudo mais...
eu ja usei 3 bolhas diferentes no Drift...

alfa romeo 156, BMW GTR, AUdi A4...
dessa 3 a que mais achei que "FLue" melhor é a do audi...
aogra não sei dizer porque isso
sera que tem algo aver no desenho, largura, tamanho, estilo da bolha ou coisa parecida???

PS. Até tem uma revista japonesa que montou uma enquete com os leitores elegendo a melhor bolha para Drift... e a bolha que ganhou como preferida dos Drifters foi a do chaser JZX100

Imagem

agora não entendoo
porque isso, se dizem que a bolha não influencia em nada na pilotagem???
sempre tive essa duvida na cabeça agora que você tocou no assunto resolvi perguntar...

abrassss


Acho que aerodinâmica no drift influencia o mesmo que para os latinhas! NADA!!!
A velocidade é baixa! E se influenciasse as bolhas iriam ter aerodinâmica lateral, né?!?!
Conversando com o Edu durante a etapa do stock ele me explicou sobre aerodinâmica das diferentes bolhas, mas como sou um bom aluno eu esqueci tudo!! :putz: Muita coisa pra absorver em um dia de muito sol! :bleh:
Algumas bolhas tem aerodinâmica para "ter mais traseira" outras possuem aerodinâmica para "ter mais frente".
Agora não me lembro os modelos, mas ele disse que a Mazda 6 é uma bolha neutra!

Edu,

Aparece aqui e dá aquela aulinha... :mrgreen:


Falow,

Fernando - PaNeTo

_________________
:twisted: Movimento PTZ: PaNeTo TOLERÂNCIA ZERO! :twisted:
** SERPENT S400 / XPRESS RoadRunner**
** Latinha - ESC KO VFS1 e LRP QC2 **
** MM CTX-C - Novak Smart Tray SE **
** Tekin Batery Doctor 8.0 - Futaba 3PM FASST **

Joguinho legalzinho!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:18 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
Estou dizendo, é muito mais psicológico que outra coisa.

Podem fazer os cálculos, o downforce de uma bolha de "drift", com o carrinho a 10, 20 km/h, é tão desprezível que o termo "fluidez" chega a ser cômico!!!

Quanto à proibir bolhas: muito simples, não se pode ir a extremos: com certeza Truck X Protótipo, a bolha do truck vai atrapalhar. Pouca coisa, mas perceptível. Dois pilotos de alto nível, com certeza o cara com bolha de truck vai tomar pau mesmo se esforçando.....

Agora, Honda Civic X Ferrari F50 X Porsche 911 x Opala x Skyline, esqueçam, a diferença de downforce e de drag será tão baixa que uma simples curva que você fizer "derrapando mais do que deveria" já joga toda a vantagem no lixo. Uma simples freiada 30 centímetros do ponto ideal já estraga os milésimos que você ia ganhar na volta. Lembrem-se, estamos fora do carro, não dá pra fazer todas as voltas num "trilho perfeito".....

Massssssss, é claro, se for uma competição só com nego viciado, é claro que "1 centésimo" por volta já interessa pros caras, principalmente na questão psicológica.... O melhor piloto do mundo ganhou com a bolha X, todo mundo vai comprar a bolha X, isso é assim desde o início dos tempos....

_________________
TA03 "nada pró"
Motor latinha e stock
Carregador Duratrax
Futaba 3PM


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:18 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 21, 2007 7:19 pm
Mensagens: 394
Localização: São Paulo
Eu é que to precisando de umas aulinhas de pilotagem...rsrsrs
Mas quanto as bolhas, não é impressão não, as bolhas fazem muita diferença. Temos bolhas até para andar em carpet com muito downforce, e funcionam mesmo....
Se não fosse assim, pegue um chassi 103 da Tamiya e ande com uma bolha de formula e depois ande com uma bolha de 200mm tipo asa, dos 1/8... Eu testei e pra vc ter uma idéia, fiz o segundo tempo da pista de carpet no Miltão, o primeiro foi o Fernando Gomes com um associated 1/12.
Não façam confusão com os sedan com motor latinha, eles realmente não sentem muito a diferença do aerofolio ou bolha com mais ou menos frente.
Se fose tudo igual, eu andaria com a bolha da HPI Alfa 155, pra mim uma das mais bonitas, mas ineficiente na pista, também já testei e anexo foto dela.

Imagem

E essa corri o brasileiro, uma Stratus 3.0 Downforce

Imagem

_________________
FG Smartech 1/5
Formula1 VBC
Ofna LX2E


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:23 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
Ok, não vou ficar discutindo

Mas o efeito psicológico é enorme. É igual usar ferradura, bater na madeira, etc......

Um carro sem bolha, outro com a Stratus e outro com truck, vai sentir diferença.

Mas fora isso, a Alfa 155 X Stratus te dá pentelhésimos de vantagem.....

_________________
TA03 "nada pró"
Motor latinha e stock
Carregador Duratrax
Futaba 3PM


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:24 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
edured1 escreveu:
Imagem



eu acho essa bolha das de corrida a mais da hora. podia ter de algum alfa mais novo.

acho que por isso que no LRC pode tudo. menos truck. latinha pra min não da diferença, e no drift pra min tb não. é mais para o chassi do que pra bolha.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:35 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 21, 2007 7:19 pm
Mensagens: 394
Localização: São Paulo
Bruno, não leve em conta só o tempo, mas a forma de como o carro se comporta na pista.
Se não fosse isso, qual a diferença do oleo do amortecedor, dureza das molas, caster, cambagem, altura do carro, relação, tudo influencia na pilotagem. As vezes vc faz uma volta muito boa, tempo baixo, mas o carro está muito arisco, dificil de pilotar, e vc muda, não faz um tempo igual mas tem o carro mais na mão.
Alguns gostam de mais frente no carro, mais entrada de curva, então usa uma bolha com mais downforce na frente, outros preferem a frente mais lenta e mais traseira na saida das curvas, downforce traseiro, ou uma bolha mais neutra.
Se não fizese diferença, então porque tantas regras na instalação e corte da bolha, altura do aerofolio ?
Teve um piloto ano passdo no paulista que estava com um aerofolio com o recorte errado, fez uma bela volta da tomada, quando viram isso ele teve que cortar na medida, se fosse só psicologico, por que o tempo dele subio quase um segundo na corrida???????

_________________
FG Smartech 1/5
Formula1 VBC
Ofna LX2E


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:37 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
Veja o gráfico, como a superfície 1:10 tem que estar numa velocidade absurda para começar a ganhar alguma sustentação negativa.

Alguém aqui corre a 100 km/h??


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

_________________
TA03 "nada pró"
Motor latinha e stock
Carregador Duratrax
Futaba 3PM


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:40 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
edured1 escreveu:
Bruno, não leve em conta só o tempo, mas a forma de como o carro se comporta na pista.
Se não fosse isso, qual a diferença do oleo do amortecedor, dureza das molas, caster, cambagem, altura do carro, relação, tudo influencia na pilotagem. As vezes vc faz uma volta muito boa, tempo baixo, mas o carro está muito arisco, dificil de pilotar, e vc muda, não faz um tempo igual mas tem o carro mais na mão.
Alguns gostam de mais frente no carro, mais entrada de curva, então usa uma bolha com mais downforce na frente, outros preferem a frente mais lenta e mais traseira na saida das curvas, downforce traseiro, ou uma bolha mais neutra.
Se não fizese diferença, então porque tantas regras na instalação e corte da bolha, altura do aerofolio ?
Teve um piloto ano passdo no paulista que estava com um aerofolio com o recorte errado, fez uma bela volta da tomada, quando viram isso ele teve que cortar na medida, se fosse só psicologico, por que o tempo dele subio quase um segundo na corrida???????


Tem também a questão do efeito "freio", ou seja, além de melhorar o drag, um corte errado pode piorar numa proporção muito grande, por causa do efeito para-quedas;

Duas bolhas parecidades terão downforce quase idêntico, mas um carro com o para brisa dianteiro todo aberto (e todas as outras janelas fechadas) vai ter um freio quase igual um para-quedas;

Lembre-se, estou comparando as bolhas pela sua superfície, e não toda a dinâmica da coisa, uma bolha mal cortada pode fazer diferença.

_________________
TA03 "nada pró"
Motor latinha e stock
Carregador Duratrax
Futaba 3PM


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:42 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Seg Set 05, 2005 5:21 pm
Mensagens: 158
Localização: Campinas - SP
Ah! Mais uma coisa.

É sabido que as pessoas que praticam nosso hobbie gostam de automobilismo, então desde criancinhas a gente vê aerofólios, pegar vácuo, carros decolando, etc.

Mas quem aqui tem um túnel de vento 1:10? Por isso é quase uma crendice popular a "aerodinâmica dividida por 10".....

_________________
TA03 "nada pró"
Motor latinha e stock
Carregador Duratrax
Futaba 3PM


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 117 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB