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MensagemEnviado: Qui Mai 08, 2008 10:55 pm 
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da uma olhada tambem no fundo do motor, as vezes tem um ponto vermelho e outro preto, dai é mais facil !


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MensagemEnviado: Qui Mai 08, 2008 11:09 pm 
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Finck veio adicionar um pouco de cultura ao fórum :mrgreen:
Valeu, rapaz!


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MensagemEnviado: Sex Mai 09, 2008 12:09 am 
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é só ligar ele. coloque a parte que vai o pião pra vc dai o certo do motor girar é sentido anti-horario assim vc ja sabe o positivo e negativo.

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MensagemEnviado: Sex Mai 09, 2008 8:16 am 
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guix_hc escreveu:
da uma olhada tambem no fundo do motor, as vezes tem um ponto vermelho e outro preto, dai é mais facil !


humm acho q tem sim.. ai o vermelho é o + certo?

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MensagemEnviado: Sex Mai 09, 2008 9:02 am 
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Fabio_Floripa escreveu:
guix_hc escreveu:
da uma olhada tambem no fundo do motor, as vezes tem um ponto vermelho e outro preto, dai é mais facil !


humm acho q tem sim.. ai o vermelho é o + certo?


certo !


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MensagemEnviado: Sex Mai 09, 2008 10:33 pm 
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Isao_TKR escreveu:
Finck veio adicionar um pouco de cultura ao fórum :mrgreen:
Valeu, rapaz!


Imagina, eu estou aprendendo muito mais do que ensinando!

Sobre o motor latinha, tem o lance do "quadradinho" na carcaça também,não tem? Eu lí em outro post que o terminal mais próximo do quadradinho é o positivo.

Japan, os capacitores cerâmicos não tem nenhuma marca "boa", qualquer uma serve. Preocupe-se apenas com o valor, 100nF (é o recomendado em todo lugar, mas não sei o que acontece se for usado outro valor).

Sobre a solda:

- Não esqueçam de lixar o local antes, senão a solda não pega. Lixa de unha vai bem. Se não tiver lixa, vale dar uma raspada com faca ou estilete, o importante é deixar o local bem áspero. Usem pasta ou fluxo p/ solda, ou comprem solda para eletrônica, que já vem com fluxo.

- Não tentem soldar com ferro com menos de 60W, pois não conseguirão fazer a solda na carcaça. A solda fica "fria", quebradiça, e o resultado disso é pior do que não instalar os capacitores. Tentem fazer soldas sempre arredondadas (lembrem da estória da "antena").

- Não demorem muito para soldar, os capacitores podem sobreaquecer. Para evitar isso, usem um alicate de bico para segurar o lide ("perninha"), dessa forma o calor do ferro de solda é dissipado no alicate, e não chega no corpo do componente.

- É melhor fazer assim: prendam o motor de alguma forma (uma morsa ou torno de bancada é ideal, mas cuidado para não apertar demais), encoste a ponta do ferro no local previamente lixado, e encostem o arame de solda ENTRE a ponta do ferro e a carcaça. A solda fluirá melhor assim. Aí é só aquecer o local novamente com o ferro, e quando a solda derreter, encostar o lide do componente. Tire o ferro, e espere alguns segundos antes de soltar o componente, para a solda esfriar.

- Se a posição permitir, tentem fazer um único ponto de solda na carcaça, soldando juntos os lides dos dois capacitores "laterais". É um ponto a menos de solda para fazer, e evita ainda mais as interferências (mas se não for possível, não tem muito problema).

- Alguns motores Modified vem com um terminal em um dos parafusos que prendem a tampa na carcaça. Este terminal serve justamente para soldar os capacitores. Para outros motores cuja tampa é parafusada, mas que não tem o tal terminal, pode-se improvisar usando um pedacinho de lata, cortado na forma de uma "arruela com uma aba". Assim evita-se ter que fazer solda na carcaça do motor. Ou pode-se fazer um "anel" com o lide do capacitor e prendê-lo no parafuso (mas convenhamos, isso é um serviço porco).

Para terminar, antes que alguém pergunte, é bom avisar:

NÃO ENTENDO NADA DE BRUSHLESS. Não sei se precisam de capacitores, não sei o que acontece se forem instalados, e não me responsabilizo por nenhum problema que venha a ocorrer com este tipo de motor se alguém tiver a idéia de instalar os caps. Para Brushless, recomendo seguir estritamente as instruções do fabricante.

Abraço!

Finck

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Editado pela última vez por Finck em Sex Mai 09, 2008 11:07 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Sex Mai 09, 2008 10:47 pm 
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Finck escreveu:
Isao_TKR escreveu:
Finck veio adicionar um pouco de cultura ao fórum :mrgreen:
Valeu, rapaz!


Imagina, eu estou aprendendo muito mais do que ensinando!

Sobre o motor latinha, tem o lance do "quadradinho" na carcaça também,não tem? Eu lí em outro post que o terminal mais próximo do quadradinho é o positivo.

Japan, os capacitores cerâmicos não tem nenhuma marca "boa", qualquer uma serve. Preocupe-se apenas com o valor, 100nF (é o recomendado em todo lugar, não sei o que acontece se for usado outro valor).

Para quem quiser algo mais bonitinho do que os capacitores cerâmicos, pode usar os de poliester também. São coloridos, e funcionam da mesma forma. Ah, e são mais difíceis de quebrar.

Eu esmaguei um azulzinho outro dia, mas foi sem querer hehauehauhe
quando soldei, deixei numa posição um pouco infeliz, ai sem querer, tava mexendo na caixa(é um são Bernardo, aquelas grande com rodinha), ai o motor deu um Pulo de lá de dentro(inexplicavel heauheauehaueh), ai quando caiu no chão, esmagou o coitado...rs

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MensagemEnviado: Sáb Mai 10, 2008 2:42 pm 
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pô, preciso de uma dica..
tentei soldar hj os capacitores....
sem chance, desisti :P
a solda num pega...
ela solta rapidinho...
parece q nao adere a superficie.. muito estranho. alguma dica :P
eu sei como soldar tá :D so que num fixa de jeito nenhum, tentei varias vezes... sem sucesso
será q pasta de solda é melhor?

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MensagemEnviado: Sáb Mai 10, 2008 8:33 pm 
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Soldar o capacitor na carcaça?
Provavelmente não está pegando a solda pq seu ferro é fraco demais, para que a solda "grude" bem, é necessário que ambas as partes esquentem bem...

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MensagemEnviado: Sáb Mai 10, 2008 8:42 pm 
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pô, o ferro é de 70w

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MensagemEnviado: Sáb Mai 10, 2008 8:45 pm 
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Fabio_Floripa escreveu:
pô, o ferro é de 70w

Então talvez seja falta de pratica heuaheauhe
Mas eu soldei o meu com 250Watts..., alias, meu ferro mais fraco é 90W

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MensagemEnviado: Dom Mai 11, 2008 3:27 am 
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o meu aqui eu soldei usando ferro de 30W
numa boa não esquentou demais deu pra fazer as soldas bem seguras e rapidas
invés de colocar na carcaça direto
coloquei nas abinhas que o finck falou...

bem mais pratico... e limpo digamos....

depois posto fotos

abraaçoosss

PS. tirei os capacitores de motores daqueles carrinho de controle de brinquedo

era do valor que eu precisava segundo meu pai

só me digam uma coisa nos capacitores que agente usa vem escrito neles 104??
é isso né:??

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MensagemEnviado: Dom Mai 11, 2008 10:21 am 
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pô japa, quero ver a fotinho :D
e quanto ao que vem escrito, no meu azulzinho veio 473K (ta escrito muito pequeno, acho q é isso) mas ele veio junto com o ESC
mas conforme foi tido nesse topico o normal é uns cor de "tijolo" e valor 100nF :P ai ja num sei

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MensagemEnviado: Dom Mai 11, 2008 11:00 am 
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pô, fui ali agora, com determinação :D e consegui aheaheahe
dei uma boa lixada, e finalmente grudou :D

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valeu a todos

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MensagemEnviado: Seg Mai 12, 2008 8:03 am 
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Os caps cerâmicos de 100nF mais comuns no mercado vem marcado 104 mesmo...

Isso tem um significado (é um código), mas não lembro o que é.

Sobre o 473k, SE NÃO ME ENGANO, significa 47nF, mas se veio com o ESC, use-o (se precisar trocar, pode usar o de 100nF que tudo bem).

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