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MensagemEnviado: Seg Mai 30, 2005 10:59 am 
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Baterias

Normalmente usa-se em autos RC baterias de NiCD e NiMH, respectivamente Nickel Cadmium e Nickel Metal Hydride. As duas são parecidas, com excessão de que as NiMH conseguem armazenar mais carga e não sofrem o efeito memória - aquela velha história de que precisa descarregar totalmente a bateria antes de carregar novamente.

Usamos as pilhas em "packs", ou seja, várias pilhas (cells, normalmente traduzidas erroneamente para células) de normalmente 6 ou 7 pilhas. Cada uma fornece "oficialmente" 1,2v, mas não se assuste se, após carregar, elas estejam perto de 1,6v, isso é totalmente normal.

Então um pack de 6 células = 7,2v e 7 células = 8,4v

A voltagem (tensão) vai variar de acordo com seu motor, ESC e principalmente com as regras da corrida que vai participar. Se deixarem vc usar um pack de 12 células, vai fundo, mas não vá acabar torrando tudo!!! :)

A capacidade dos packs é indicado em miliampéres-hora, ou simplesmente mAh. Isso indica, se for uma descarga constante, quantos mAh a bateria consegue fornecer no máximo em 1 hora. Por exemplo:

1500 mAh = ela pode fornecer 1500 mA durante uma hora. (1000 mA = 1 A)

O fato é que um motor que consuma apenas 1,5 A vai terminar a corrida em último lugar, com 200 voltas de desvantagem pro líder. Os motores costumam consumir muito mais que isso, então como a bateria aguenta?

Elas contam com uma propriedade chamada "capacidade de descarga", que permite que o motor "puxe" delas uma corrente muito maior que a capacidade escrita no pack. Exemplo:

Bateria: 1900mAh
Discharge rate: 5-15 amps (ampéres)

Significa que essa bateria pode fornecer no máximo 15.000 mA (15 A). Como 1900mA acabam a bateria em 1 hora, 15 A é um consumo 7,8 vezes maior que isso, então chegamos à conclusão que nesse ritmo a bateria ia durar entre 7 e 8 minutos (60 minutos dividido por 7,8).

É simples: 1000 mAh = 2000 mA em meia hora, ou 4000 mA em 15 minutos, e assim por diante.

Agora vem a surpresa: Infelizmente não é tão simples assim. O consumo do motor é algo que varia, porque temos curvas de alta, curvas de baixa, freiadas fortes, retas intermináveis, etc. A mesma bateria, com pilotagens diferentes, pode durar mais ou menos.

Na bateria fica então marcada sua descarga máxima. Veja este exemplo real:

Piranha 6-Cell, 1900mAh Assembled Flat Battery Pack.
SPECS: Number of cells: 6 (número de células)
Total assembled voltage: 7.2 volts (1.2 v por célula)
Charge rate: 4-5 amps. Timed or peak charge. (tipo de carga)
Discharge rate: 5-15 amps. (capacidade de descarga)
Batteries are Unmatched (explico isto em seguida)

No caso acima, o motor pode consumir no máximo 15A.
Agora vem o bacana: por que eu não posso pegar pilhas recarregáveis do Mercado Livre e montar meu próprio pack?

Oras, teoricamente até pode, desde que ELAS TENHAM UMA BOA CAPACIDADE DE DESCARGA, algo muito raro naquelas pilhas em promoção. Como saber a capacidade de descarga então?

1 - O fabricante informa
2 - Testando na prática

Se o fabricante nem informa, é porque não quer ou não precisa. Isso pode ser devido ao uso das pilhas, por exemplo, pilhas para Discman e brinquedos comuns não precisam de descarga de 15A. Outro motivo para ele não informar pode ser que as pilhas aguentam uma merreca de descarga e ele quer esconder isso.
Testando na prática, você vai ver que o modelo anda normalmente em velocidade baixa (pouca descarga), mas quando se acelera tudo ele se arrasta pela pista. (não aguenta alta descarga).

Então esqueça pechinchas: são se acham células com alta descarga por 2 reais....

Voltando ao exemplo acima (pack Piranha), tem um tal de "Charge rate", que é a carga máxima a se usar para carregar o pack sem danificar a bateria. No caso, no máximo 5A para carregá-la. Carga mínima (4A) é muito relativo, você até pode carregar com 1A por exemplo, simplesmente vai demorar mais...

Ainda se lê no exemplo "Batteries are Unmatched", significa o seguinte: cada célula tem um comportamento diferente, uma variação mínima de tensão e corrente. Imagine um pack com 6 células:

Célula 1: 1950mAh, 1,17v
Célula 2: 1870mAh, 1,27v
Célula 3: 1877mAh, 1,21v
Célula 4: 1930mAh, 1,18v
Célula 5: 1877mAh, 1,11v
Célula 6: 1905mAh, 1,19v

Alguns podem pensar "que merda de pack, tá tudo diferente", mas perceba que a variação entre as células não é grande, então esse pack pode ser vendido sem problemas como 1900mAh e 7,2v, mas como "UNMATCHED". Agora, existem as baterias "matcheds", onde o fabricante tenta "casar" o máximo possível as células na montagem do pack (só usa as células "filé"), para ter um pequeno ganho de desempenho. Se compensa financeiramente, aí já é outra história...


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MensagemEnviado: Sex Jul 08, 2005 8:44 pm 
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entao quer diser que quanto maior em MAh ela aguenta mais tempo de uso? as pilhas panasonic de 3300mah é boua? :?:


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MensagemEnviado: Sáb Jul 09, 2005 12:03 am 
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No caaso das pilhas voce ira usar seu controle por mais tempo. Se for para um pack de baterias que vai noa uto o auto vai rodar por mais tempo e tambem tera melhor performance.


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MensagemEnviado: Sáb Jul 09, 2005 12:19 am 
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prcg escreveu:
No caaso das pilhas voce ira usar seu controle por mais tempo. Se for para um pack de baterias que vai noa uto o auto vai rodar por mais tempo e tambem tera melhor performance.


uhm foi isso que me falaram mais eu estava meio na duvida. valeu pela dica.. :D


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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2005 10:57 am 
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Ola pessoal!

Sou novo nesse mundo RC e gostaria de esclarecer uma duvida sobre baterias... :oops:
Estou com um modelo Tamiya GrassHopper II que possui um pack de bateria NiCd de 7,2V 1700mA. Posso trocar essa bateria por uma de maior amperagem, como por exemplo, uma de 1900mA ? Caso sim, preciso fazer algum ajuste ou substituir alguma peça ? Para essas baterias posso usar um carregador Peak Charge (Piranha DTXP4002, por exemplo) ?

Desde já agradeço pela ajuda.
:wink:


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MensagemEnviado: Qui Dez 22, 2005 11:23 am 
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rthomaz escreveu:
Ola pessoal!

Sou novo nesse mundo RC e gostaria de esclarecer uma duvida sobre baterias... :oops:
Estou com um modelo Tamiya GrassHopper II que possui um pack de bateria NiCd de 7,2V 1700mA. Posso trocar essa bateria por uma de maior amperagem, como por exemplo, uma de 1900mA ? Caso sim, preciso fazer algum ajuste ou substituir alguma peça ? Para essas baterias posso usar um carregador Peak Charge (Piranha DTXP4002, por exemplo) ?

Desde já agradeço pela ajuda.
:wink:


Pode sim. Para mudara de bateria não existe nenhum ritual especial. É só plugar e andar.
Esse seu carregar carrega qualquer pack 7,2V de NiCd, já como voce vai trocar a bateria por outra de NiCd não problema nenhum usar ele para carregar.

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MensagemEnviado: Dom Dez 14, 2008 11:59 pm 
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se eu juntar em série duas pilhas que podem descarregar até 15A, no circuito total elas poderão soltar 30A ou apenas os 15?
e se juntar dois desses circuitos de 2 pilhas em série, como fica?

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MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 12:16 am 
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Godpikkeno escreveu:
se eu juntar em série duas pilhas que podem descarregar até 15A, no circuito total elas poderão soltar 30A ou apenas os 15?
e se juntar dois desses circuitos de 2 pilhas em série, como fica?


Em série soma tensão e mantém a mesma corrente. para somar corrente, vc deve montar em paralelo, mas ai soma corrente e mantém tensão. (isso é Fisica, deveria ser aprendido no ensino regular)

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MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 12:22 am 
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e no caso da capacidade de descarga. Ela soma no circuito em paralelo também?

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MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 12:28 am 
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Godpikkeno escreveu:
e no caso da capacidade de descarga. Ela soma no circuito em paralelo também?

Deve somar eu acho, pelo menos, em uma situação ideal sim... mas nenhuma bateria tem resistencia igual a outra, logo, uma gastará mais que a outra... e também, não acredito que vc consiga pedir tanta corrente assim das baterias, celulas Sub-C boas são suficiente, para oque vc quer, qualquer motor se for trabalhado com a redução certa vai dar certo, até mesmo latinha vai bem...

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MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 12:45 am 
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sim, a redução vai praticamente parar o motor... hehe
mas assim, não tem outro modo sem ser por aqueles carregadores/descarregadores de 500 rais pra carregar uma "bateria" assim não?

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MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 9:14 am 
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vem cá , eu tenho uma dúvida sobre essas baterias Ni-CD e NiMH

que tempo dura isso pra voces andando ?

eu como sou aeromodelista antes de automodelista só uso lipo mas cheguei a pensar em comprar um pack de Nimh pra colocar no 1:18 da minha filha.

meu pack de 3s 2200 com combo 35A 13T 3000kv correndo com pneu grip dura de 20 a 30min... e fazendo drift de 40 a 50.

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MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 9:37 am 
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gutocolvara escreveu:
vem cá , eu tenho uma dúvida sobre essas baterias Ni-CD e NiMH

que tempo dura isso pra voces andando ?

eu como sou aeromodelista antes de automodelista só uso lipo mas cheguei a pensar em comprar um pack de Nimh pra colocar no 1:18 da minha filha.

meu pack de 3s 2200 com combo 35A 13T 3000kv correndo com pneu grip dura de 20 a 30min... e fazendo drift de 40 a 50.

Em condições de Pista e brincando sem compromisso na rua ou local aberto é diferente, na pista vai consumir 2x mais que consumiria andando na rua por Exemplo...

Com motor 4.5 e bateria 4200 o runtime é de 6~7 minutos
Com motor 9.5 e bateria 4200 o runtime é de pouco mais de 15 minutos
Com motor castle de 7700kv e bateria 4200 anda quase o mesmo que o 4.5 de runtime, porém, é mais lento (para uma competição de Modified, não recomendo o 7700)
Com motor castle de 5700kv e bateria o runtime fica em 11~12 minutos

Isso é pra ter uma base, sendo baterias Boas, normalmente Matched entre 10 e 20 cargas

A melhor bateria hoje correndo aqui no Brasil é a VTEC 4100, pois a voltagem durante a descarga atinge valores "ridiculos" que nenhuma 4200 faz igual, o problema é que essas baterias para quem não vai competir não vale a pena... 150 reais em 6 celulas para montar 1 bateria é quase o mesmo que se comprar 1 Lipo hoje, porém, devido a regulamentos somos obrigados a manter as NiMH ainda, LiPo é mais fácil de cuidar, exige menos equipamento...

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MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 3:52 pm 
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Godpikkeno escreveu:
sim, a redução vai praticamente parar o motor... hehe
mas assim, não tem outro modo sem ser por aqueles carregadores/descarregadores de 500 rais pra carregar uma "bateria" assim não?

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MensagemEnviado: Seg Dez 15, 2008 5:23 pm 
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Se a bateria for nimh existem carregadores mais simples a partir de R$ 50,00, aqui no forum vc acha deles. Se for lipo tem que ser carregador especifico e se possivel com balanceador junto, ai cv encontra a partir de ums R$300,00 por aqui.

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