Bom pessoal, chegou aqui o meu F103RM, tirei umas fotinhas enquanto montava,seguem elas:
A caixa tão esperada!
Dentro dela, tudo separado em sacos com indicação da ordem de montagem no manual.
Seguindo o manual, o primeiro passo é colocar os pneu com fita dupla face nas rodas, a fita já veio com espessuras e comprimentos certos pra isso, mesmo assim ainda consegui olocar tudo torto!
Logo depois a gente monta o suporte da bateria na barra T. Existem dois suportes diferentes, um comas bordas arredondadas para os packs stick de nimh e outro com as bordas quadradas para as lipos. Eu uso lipo, mas como não sabia dessa diferença, só descobri depois de montar o carro inteiro! deveria ter escrito isso no manual!
Em seguida se monta o montante do motor. São quatro pedaços de plástico aparafusados. Putz, um carro com o chassis em FC e com montate de plástico?!?! É, a Tamiya gosta mesmo é de vender hop-ups...
O chassis parece bem resistente, mas nas bordas eu passei superbonder para evitar que as fibras descolem com pancadas. detalhe do upper deck sem o super bonder.
e com super bonder
As maiores peças já estão prontas
Seguindo o manual, fixação do lower e do upper deck na barra T
Instalando o eixo traseiro.
O legal é que onde o eixo se encaixano montante do motor, tem 3 peças com diferentes possibilidades de encaixe, nos dando até 5 opções de altura, para que a mesma possa ser ajustada de acordo com o desgaste dos pneus de espuma.
O manual manda instalar o motor nesta etapa. Ele vem com um Latinha apesar de não dizer issonas especificações. Como o meu combo BL EZrun de 4300kv que comprei pra ele ainda não chegou, coloquei o 23T que usei muito pouco no meu TA05 antes de comprar o mamba.
Vamos agora para o amortecedor. é uma simples placa de FC que é aparafusada no montante do motor, no meio tem um furo por onde passa uma haste presa no upper-deck. Essa plaquinha fica presa entre duas grandes arruelas plásticas meladas com graxa de diferrencial. por fora das arruelas ainda tem pequenas molas e elas podem ser mais ou menos comprimidas para uma suspensão mais dura ou mole.
Na outra ponta da placa tem um conector de bola onde se prende o amortecedor em si.
O amortecedor que vem com o kit é seco. Peguei um amortecedor original do meu TA05 (no TA05 coloquei uns de alumínio com regulagem por rosca) e coloquei lado a lado e vi que tem o mesmo tamanho. Coloquei então o do TA05 no F103. Se não puder alguem me avisa aí, mas acho que fica melhor, não?
Seguindo o manual, agora a montagem dos braços de direção.
Muito simple e a suspensão são pequenas molas colocadas na parte de baixo.
Braços, aerofólio dianteiro e montante do servo colocados no carro.
O servo fica de pé e colado com dupla face em uma das laterais e na base. tem que retirar todas as "orelhas" dele.
O carro é todo roletado, aqui estou botando os dois rolamentos para cada roda dianteira, um por dentro e outro por fora.
Está tomando forma!
O próximo passo é montar o diferencial de bolas que fica direto sobre o eixo e dentro da coroa.
Diferencial montado, só falta a parte elétrica e o aerofólio traseiro.
O aerofólio traseiro vem em 5 partes e é só aparafusá-las juntas e depois direto no montante do motor.
Como aqui em Brasília não tem tinta em nenhuma loja, ainda não consegui pintar a bolha, portanto, ainda não andei com ele.
A montagem é bem simples e levou cerca de três horas e meia, Junto com o kit vem uma chave simples para rodas, uma de boca, uma alen e graxa de diferencial.
A bolha lembra a F1 do final dos anos 90, com o bico baixo, acho muito bonita, mas peca na quantidade de adesivos.
Depois que pintar a bolha e fizer um test-drive, atualizo aqui com as minhas impressões sobre o carro.
Abraços,
Pompeu