Opa, eu não afirmei isso, não vai abrindo motor e mexendo em ímã não, ein?
Não tem a menor necessidade de abrir o motor pra mexer nos ímãs, não tem o que fazer ali. O G20 então, é lacrado estilo latinha, pra abrir tem que forçar tudo, e não precisa abrir, não tem que abrir nada, que não tem o que fazer ali dentro.
O que eu afirmei foi para motores modified ou com timming ajustável, que são motores desmontáveis (rebuildable), fechados com parafusos, mas mesmo assim, nada de mexer em ímãs (normalmente são colados até), o negócio é só
girar o endbell 180º, sem inverter os fios.
Manutenção de motor escovado é meio trabalhosa e cheia de macetes e coisa e tal, dar passe em coletor, alinhar carvão, balancear induzido... Mas para a felicidade geral, esse tipo de motor está sendo rapidamente substituído pelos brushless, que requerem 2% da manutenção que se dá em motor escovado.
Ejukas escreveu:
Quando meu Evader caiu do Half Pipe e quebrou o motor, eu desmontei inteiro e limpei, na hora de montar novamente eu sem perceber montei o imã interno ao contrário, o que inverteu a rotação do motor. Não sei te dizer quanto ao desempenho pois eu abri o motor e mudei o imã novamente, Mas como nosso amigo já disse, inverte o imã em 180º que inverte a rotação.