hehe, não me faça procurar de novo na net...
Tem fonte de 50 reais q vem duas linhas... eu tenho uma fonte zreo de 400w reais parada aqui, então vou usar. Ainda posso ligar o cd player modulo... hehe
De qualquer forma agente gasta milhoes de reais no hobby e não gastar 100 numa fonte... eu já perdi um carregador por causa de alimentação...
Já pesquisei bem e descobri o seguinte, um linha é para o processador e outra para os perifericos (hd, placa de video...)
Agora um pequeno texo (hehe), cada um defende um tipo de fonte...
------------------------------------------
DEFENDENDO DUAS LINHAS.
As fontes que possuem apenas UMA linha de 12V possuem apenas 1 circuito de 12V para alimentar TODOS os cabos 12V. Ou seja, processador e periféricos serão alimentados pela mesma linha de 12V. Assim, quanto mais periférico ficarem "pendurados" na linha 12V, maior será o nível de oscilação.
Já nos modelos com 2 (ou 3) linhas de 12V, há DOIS circuitos SEPARADOS de 12V. 1 circuito alimentará seu processador, OUTRO circuito alimentará seus HD's, CD, DVD, Placa de Vídeo, etc...
As fontes com 2 linhas de 12V sào melhores, pois as oscilações passam a ser MENORES.
Um exemplo prático :
Em máquinas com overclock, a variação da linha 12V é influenciada pelo PROCESSADOR. Quando o processador demanda mais voltagem, ele acaba causando surtos nos HD's. Numa fonte com 2 linhas distintas, os HD's não sofrem interferência do processador.
Em máquinas com placas de vídeo mais robustas (modelos que requerem alimentação na PV), essas oscilações são mais perceptíveis ainda.
Espero ter ajudado !
DEFENDENDO UMA LINHA.
Olá, tenho que discordar de alguns pontos.
Fontes de qualidade são feitas para aguentar a amperagem indicada de forma contínua, sendo assim, não necessariamente o fato de ser uma só linha aumentar o ruído.
O esquema de duas ou mais linhas foi padrão criado pela intel para atender suas necessidades naquele momento, porém o mercado passou a creditar que padão atx mais novo = melhor. Não é neceesariamente o caso, pelos motivos abaixo.
Com a crescente demando da linha 12v pelos PCs modernos, é mais recomendavel, quando não sobra muita potência, uma linha 12v forte do que duas que se somadas equivalem àquela. Isso se da pois em um esquema de duas linhas, por exemplo, uma vai para o processador e o resto pro resto do sistema. Se voçê tem 20a na linha do cpu e o mesmo gasta 10a, então 10a são disperdiçados, e a outra linha fica pro resto do sistema, sendo que atualmente placas de vídeo potente gastam mais que os CPUs. Nesse exemplo, se a fonte tivesse 2x12 de 20a cada e 40 no total (geralmente no total é um valor menor que a soma), apenas 20a ficariam disponíveis para a VGA e o resto do sistema. Com fontes de pequena amperagem dividida em 2 linhas o problema se ascentua, pois mesmo tendo um total de amperes respeitável, sobra muito pouco para a VGA, tendo em vista o disperdício já explicado. Na verdade a maioria dos processadores usam bem menos de 10a.
Outra questão é que varios fabricantes "disfarçam" suas fontes para que elas sejam consideradas conforme os mais novos padrões ATX. Muitas fontes de alta qualidade têm na verdade uma linha 12v, porém dividida em sub linhas. Da pra descobrir estressando uma linha com o total de amperagem especificado pelo fabricante. Se a linha aguentar significa que na verdade é single rail. Nos demais casos, a fonte realmente tem mais de uma linha, sendo que cada uma só aguentará a uma parcela da amperagem total da fonte.
Quando bem distribuidas as linhas, e bem contruída, as fontes de linhas multiplas são boas, porém, não é um esquema melhor.
---------------------------------------
Só para enriquecer o forum... eu voto no segundo mas não quero entrar nessa discussão de informatica...
Abraços!
|