sou da epoca das primeiras E-REVOS!
um colega meu trouxe as 10 primeiras daqui!
INCLUSIVE NA EPOCA TROUXE UM COMBO PRA MINHA! (combo avulso "motor+esc" )
de todas as 10 erevos, APENAS 1 NAO DEU PROBLEMA NO ESC!!!!
(todas utilizando uma relaçao "adequada", temperatura controlada, e uso moderado (afinal o povo ainda estava se acostumando))
e
PQ OS ESC's deram problema?
PQ A CASTLE SE PRONTIFICOU A SUBSTITUIR TODOS?
PQ O MEU ESC TA FUNCIONANDO ATÉ HJ? E FOI COMPRADO A PARTE NA MESMA EPOCA?
bateria TURNIGY pra mim so serve pra fazer video de LIPO-FIRE!
nao conheço NENHUMA QUE NAO TENHA INCHADO! (e olha que ja foi usada bateria turnigy em combo 1/10!)
pra mim nao servem, tenho flightmaxx (que dizem ser do mesmo fabricante ZIPPY) e ando numa boa, até hj nao inchei NENHUM pack!
sei la, na minha opniao, a turnigy deixa muito a desejar! (embora tenha pessoas que adoram - eu a repudio!)
e o esc MMM é uma loteria (MUITO mais chances de se dar BEM!)
porem um amigo meu foi andar a PRIMEIRA VEZ COM O CARRO, e ao ligar o esc FOGO!
esc ZERO! VERSAO 3
o que aconteceu?
A CASTLE TROCOU!
Helvio Lagares escreveu:
Corretíssimo o que o colega FCM1973 escreveu sobre o uso de 7700 com 3S ou mais. O Mamba Max é da pesada, robusto pacas, eu tenho um e gosto muito.
Só um dado que esqueceu de considerar, escrevi algo noutro tópico que se relaciona exatamente com o seus problemas com baterias Turnigy, que deve lançar luz à questão. E cito um caso como o seu, de pessoas que fazem esse "overvoltage" pra alcançar velocidades absurdas, mas dentro de uma aplicação bem específica, como a dos Pacaloucos - grupo que admiro pacas e estou sempre acompanhando o tópico de vocês, pirados. No caso de vocês, o sistema é acionado por pouco tempo, então o combo aguenta o tranco mesmo, diferente do uso em pista, que o sistema é exigido por um tempo maior. Só que o lance da descarga das baterias é que me parece que não foi levado em conta. Provavelmente o pack tem a descarga nominal, mas acho que no caso seu, deve ter extrapolado essa capacidade. Além da questão da rotação maior (que mesmo não acontecendo com você, não está dentro da especificação do projeto do motor, certamente aumenta muito a chance do rotor esfarelar, ou o rolamento travar), tem a questão do consumo maior, que fica acima do máximo para ser usado com segurança pelo ESC.
Tem um grupo que teve problemas com as Turnigy e combos Mamba Monster, sobre descarga máxima acima do suportado pelo ESC - o que não representa nenhum problema imediato para o ESC, desde que considerados certos parâmetros, e eles se esqueceram de levar em consideração um dado importante. Escrevi lá:
"Mesmo usando o combo e pack dentro das especificações, você deve ter em mente que a corrente suportada pelo ESC é só a corrente máxima com a qual ele pode trabalhar com segurança, acima disso essa margem de segurança vai decrescendo, mas um ESC de qualidade como o Mamba Monster segue funcionando até um eventual desarme por temperatura. É possível até usar um overvoltage e tal, tem gente que pra fazer aquele carros fuderengos que passam dos 200Km/h fazem isso, melhoram a refrigeração e aumentam a voltagem do sistema, dentre outras coisas, mas isso é um exemplo apenas para ilustrar.
Resumindo, o sistema pode puxar mais corrente que o especificado se você estiver usando a relação inadequada ao peso do conjunto e aplicação utilizada (tipo de traçado, estilo de pilotagem, etc...), por exemplo. Acredito que possa ser esse o problema enfrentado por vocês, usar uma relação muito agressiva, talvez longa demais, o que força o sistema a exigir mais corrente do pack, já que os combo Mamba Monster no exemplo citado sejam realmente monstros, com motores com muito torque, que até empurram bem o carro com uma relação mais longa, mas exigindo mais que os 150A que o pack fornece.
Acho pouco provável um lote inteiro com o mesmo problema, mesmo que tenham todos vocês pegado só packs do mesmo lote, mesmo que tenham comprados todos juntos no mesmo pacote, na mesma loja."
Sobre as Turnigy especificamente, tinha escrito sobre minhas experiências com elas:
"Sobre as Turnigy, eu tenho tido uma ótima experiência com elas. Comprei um pack 6S 4000 30~40C matched, desmontei e fiz 3 packs 2S. Pra minha agradável surpresa, quando a desmontei encontrei selos em cada célula, como as NiMh matched que vinham com um selo com as informações da célula (capacidade, impedância, descarga), elas são realmente matched, foi o primeiro bom sinal. Detalhe: na capa dela vem escrito 20~30C, mas gravado nas células tem escrito 30~40C, sinal que eles superdimensionam os packs por segurança, excelente. Já estou usando elas a algum tempo, e elas nem aquecem quando dá o cutoff, sem sinal de inchar ou nada parecido. Ótimo punch e runtime, sempre carregando acima do nominal."