RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 5:24 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Jul 10, 2010 9:46 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Galera, tenho uma duvida em relação ao mamba max 7700kv, veio na caixa um prospecto dizendo: 6900 e 7700 (DO NOT USE WITH 3S LIPO!), eai pode usar ou não 3s no 7700??

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Jul 10, 2010 11:38 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

7700 (DO NOT USE WITH 3S LIPO!)

MensagemEnviado: Sáb Jul 10, 2010 12:35 pm 
[Moderador]

O ESC suporta 3S. Mas os motores 6900 e 7700 não suportam. Teria que ser um motor 5700 pra baixo, se for usar os motores da Castle.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Sáb Jul 10, 2010 10:18 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

o que acontece é que se utilizar 3s com certeza o seu motor ira passar do LIMITE DE ROTAÇÕES PERMITIDO PELO ROLAMENTO!

igual ao 2650kv da castle, ele so pode ser utiizado com 4s (segundo a castle),
porem o aldo utilizava com 6s, o coelho usava num serpent com 6s tb
e aqui em campo grande um amigo meu estorou O ROLAMENTO desse motor (2650)

entao, o limite nao esta no seu esc e nem no seu motor
O LIMITE ESTA NOS ROLAMENTOS DO MOTOR!!

pode chegar a taca, porem nao utilize sempre!

viewtopic.php?f=4&t=22488&p=249917#p249917

MensagemEnviado: Dom Jul 11, 2010 12:17 am 
[Moderador]

Não obrigatoriamente.
Imagina um rotor girando a mais de 80.000 RPM (caso dos Novak 3,5 e outros). Então, imagine a força G que um rotor desse sofre! Li em algum lugar que não me lembro que seria algo acima de 7000G! O rotor se esfarela simplesmente.
Por isso que rotores de motores fuderengos de 3 voltas pra baixo são mais usados em pan-cars, com 4 células NiMh ou UMA célula LiPo (tem um ESC da Novak que é desenvolvido especificamente pra usar uma célula LiPo só). E esses rotores são envolvidos com um enrolamento de Kevlar e/ou niquelados pra segurar as coisas no lugar.

jhmarcon_777 escreveu:
o que acontece é que se utilizar 3s com certeza o seu motor ira passar do LIMITE DE ROTAÇÕES PERMITIDO PELO ROLAMENTO!

MensagemEnviado: Dom Jul 11, 2010 11:24 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

quando eu abri o 2650kv, percebi q APARENTEMENTE o problema era so os rolamentos!

mais rotaçao é mesmo complicado!!

Helvio Lagares escreveu:
Não obrigatoriamente.
Imagina um rotor girando a mais de 80.000 RPM (caso dos Novak 3,5 e outros). Então, imagine a força G que um rotor desse sofre! Li em algum lugar que não me lembro que seria algo acima de 7000G! O rotor se esfarela simplesmente.
Por isso que rotores de motores fuderengos de 3 voltas pra baixo são mais usados em pan-cars, com 4 células NiMh ou UMA célula LiPo (tem um ESC da Novak que é desenvolvido especificamente pra usar uma célula LiPo só). E esses rotores são envolvidos com um enrolamento de Kevlar e/ou niquelados pra segurar as coisas no lugar.

jhmarcon_777 escreveu:

MensagemEnviado: Dom Jul 11, 2010 9:01 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Eu devo ser um ogro mesmo rsrs...

Eu já cansei de usar o Mamba 7700 com 3S e 4S.
Eu já usei muito o Mamba 9000 com 3S e 4S.
Até um tempo atras estava usando um 2,5T com 3S.

E o saldo foi de nenhum motor ou Esc queimado. Nenhum rolamentos estourado nem rotor esfarelado, apesar das rotações chegarem a 152.000 rpm.
As unicas baixas foram as baterias que não aguentaram. Mas também foi culpa minha acreditar na capacidade das Turnigys da vida.

Voltando ao foco!

Pode usar o 7700 com 3S?

Depende do proposito.

Se for em pista ou competições esquece. Vai fritar.

Se for brincar em estacionamentos ou parques sem problemas.
Só precisa ter um pouco de paciencia e um bom termometro para acertar a relação.

MensagemEnviado: Dom Jul 11, 2010 9:35 pm 
[Moderador]

Corretíssimo o que o colega FCM1973 escreveu sobre o uso de 7700 com 3S ou mais. O Mamba Max é da pesada, robusto pacas, eu tenho um e gosto muito.
Só um dado que esqueceu de considerar, escrevi algo noutro tópico que se relaciona exatamente com o seus problemas com baterias Turnigy, que deve lançar luz à questão. E cito um caso como o seu, de pessoas que fazem esse "overvoltage" pra alcançar velocidades absurdas, mas dentro de uma aplicação bem específica, como a dos Pacaloucos - grupo que admiro pacas e estou sempre acompanhando o tópico de vocês, pirados. No caso de vocês, o sistema é acionado por pouco tempo, então o combo aguenta o tranco mesmo, diferente do uso em pista, que o sistema é exigido por um tempo maior. Só que o lance da descarga das baterias é que me parece que não foi levado em conta. Provavelmente o pack tem a descarga nominal, mas acho que no caso seu, deve ter extrapolado essa capacidade. Além da questão da rotação maior (que mesmo não acontecendo com você, não está dentro da especificação do projeto do motor, certamente aumenta muito a chance do rotor esfarelar, ou o rolamento travar), tem a questão do consumo maior, que fica acima do máximo para ser usado com segurança pelo ESC.
Tem um grupo que teve problemas com as Turnigy e combos Mamba Monster, sobre descarga máxima acima do suportado pelo ESC - o que não representa nenhum problema imediato para o ESC, desde que considerados certos parâmetros, e eles se esqueceram de levar em consideração um dado importante. Escrevi lá:
"Mesmo usando o combo e pack dentro das especificações, você deve ter em mente que a corrente suportada pelo ESC é só a corrente máxima com a qual ele pode trabalhar com segurança, acima disso essa margem de segurança vai decrescendo, mas um ESC de qualidade como o Mamba Monster segue funcionando até um eventual desarme por temperatura. É possível até usar um overvoltage e tal, tem gente que pra fazer aquele carros fuderengos que passam dos 200Km/h fazem isso, melhoram a refrigeração e aumentam a voltagem do sistema, dentre outras coisas, mas isso é um exemplo apenas para ilustrar.
Resumindo, o sistema pode puxar mais corrente que o especificado se você estiver usando a relação inadequada ao peso do conjunto e aplicação utilizada (tipo de traçado, estilo de pilotagem, etc...), por exemplo. Acredito que possa ser esse o problema enfrentado por vocês, usar uma relação muito agressiva, talvez longa demais, o que força o sistema a exigir mais corrente do pack, já que os combo Mamba Monster no exemplo citado sejam realmente monstros, com motores com muito torque, que até empurram bem o carro com uma relação mais longa, mas exigindo mais que os 150A que o pack fornece.
Acho pouco provável um lote inteiro com o mesmo problema, mesmo que tenham todos vocês pegado só packs do mesmo lote, mesmo que tenham comprados todos juntos no mesmo pacote, na mesma loja."

Sobre as Turnigy especificamente, tinha escrito sobre minhas experiências com elas:
"Sobre as Turnigy, eu tenho tido uma ótima experiência com elas. Comprei um pack 6S 4000 30~40C matched, desmontei e fiz 3 packs 2S. Pra minha agradável surpresa, quando a desmontei encontrei selos em cada célula, como as NiMh matched que vinham com um selo com as informações da célula (capacidade, impedância, descarga), elas são realmente matched, foi o primeiro bom sinal. Detalhe: na capa dela vem escrito 20~30C, mas gravado nas células tem escrito 30~40C, sinal que eles superdimensionam os packs por segurança, excelente. Já estou usando elas a algum tempo, e elas nem aquecem quando dá o cutoff, sem sinal de inchar ou nada parecido. Ótimo punch e runtime, sempre carregando acima do nominal."

MensagemEnviado: Dom Jul 11, 2010 10:33 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

sou da epoca das primeiras E-REVOS!

um colega meu trouxe as 10 primeiras daqui!
INCLUSIVE NA EPOCA TROUXE UM COMBO PRA MINHA! (combo avulso "motor+esc" )

de todas as 10 erevos, APENAS 1 NAO DEU PROBLEMA NO ESC!!!!
(todas utilizando uma relaçao "adequada", temperatura controlada, e uso moderado (afinal o povo ainda estava se acostumando))
e
PQ OS ESC's deram problema?
PQ A CASTLE SE PRONTIFICOU A SUBSTITUIR TODOS?
PQ O MEU ESC TA FUNCIONANDO ATÉ HJ? E FOI COMPRADO A PARTE NA MESMA EPOCA?

bateria TURNIGY pra mim so serve pra fazer video de LIPO-FIRE!
nao conheço NENHUMA QUE NAO TENHA INCHADO! (e olha que ja foi usada bateria turnigy em combo 1/10!)
pra mim nao servem, tenho flightmaxx (que dizem ser do mesmo fabricante ZIPPY) e ando numa boa, até hj nao inchei NENHUM pack!

sei la, na minha opniao, a turnigy deixa muito a desejar! (embora tenha pessoas que adoram - eu a repudio!)
e o esc MMM é uma loteria (MUITO mais chances de se dar BEM!)
porem um amigo meu foi andar a PRIMEIRA VEZ COM O CARRO, e ao ligar o esc FOGO!
esc ZERO! VERSAO 3

o que aconteceu?

A CASTLE TROCOU!

Helvio Lagares escreveu:
Corretíssimo o que o colega FCM1973 escreveu sobre o uso de 7700 com 3S ou mais. O Mamba Max é da pesada, robusto pacas, eu tenho um e gosto muito.
Só um dado que esqueceu de considerar, escrevi algo noutro tópico que se relaciona exatamente com o seus problemas com baterias Turnigy, que deve lançar luz à questão. E cito um caso como o seu, de pessoas que fazem esse "overvoltage" pra alcançar velocidades absurdas, mas dentro de uma aplicação bem específica, como a dos Pacaloucos - grupo que admiro pacas e estou sempre acompanhando o tópico de vocês, pirados. No caso de vocês, o sistema é acionado por pouco tempo, então o combo aguenta o tranco mesmo, diferente do uso em pista, que o sistema é exigido por um tempo maior. Só que o lance da descarga das baterias é que me parece que não foi levado em conta. Provavelmente o pack tem a descarga nominal, mas acho que no caso seu, deve ter extrapolado essa capacidade. Além da questão da rotação maior (que mesmo não acontecendo com você, não está dentro da especificação do projeto do motor, certamente aumenta muito a chance do rotor esfarelar, ou o rolamento travar), tem a questão do consumo maior, que fica acima do máximo para ser usado com segurança pelo ESC.
Tem um grupo que teve problemas com as Turnigy e combos Mamba Monster, sobre descarga máxima acima do suportado pelo ESC - o que não representa nenhum problema imediato para o ESC, desde que considerados certos parâmetros, e eles se esqueceram de levar em consideração um dado importante. Escrevi lá:
"Mesmo usando o combo e pack dentro das especificações, você deve ter em mente que a corrente suportada pelo ESC é só a corrente máxima com a qual ele pode trabalhar com segurança, acima disso essa margem de segurança vai decrescendo, mas um ESC de qualidade como o Mamba Monster segue funcionando até um eventual desarme por temperatura. É possível até usar um overvoltage e tal, tem gente que pra fazer aquele carros fuderengos que passam dos 200Km/h fazem isso, melhoram a refrigeração e aumentam a voltagem do sistema, dentre outras coisas, mas isso é um exemplo apenas para ilustrar.
Resumindo, o sistema pode puxar mais corrente que o especificado se você estiver usando a relação inadequada ao peso do conjunto e aplicação utilizada (tipo de traçado, estilo de pilotagem, etc...), por exemplo. Acredito que possa ser esse o problema enfrentado por vocês, usar uma relação muito agressiva, talvez longa demais, o que força o sistema a exigir mais corrente do pack, já que os combo Mamba Monster no exemplo citado sejam realmente monstros, com motores com muito torque, que até empurram bem o carro com uma relação mais longa, mas exigindo mais que os 150A que o pack fornece.
Acho pouco provável um lote inteiro com o mesmo problema, mesmo que tenham todos vocês pegado só packs do mesmo lote, mesmo que tenham comprados todos juntos no mesmo pacote, na mesma loja."

Sobre as Turnigy especificamente, tinha escrito sobre minhas experiências com elas:
"Sobre as Turnigy, eu tenho tido uma ótima experiência com elas. Comprei um pack 6S 4000 30~40C matched, desmontei e fiz 3 packs 2S. Pra minha agradável surpresa, quando a desmontei encontrei selos em cada célula, como as NiMh matched que vinham com um selo com as informações da célula (capacidade, impedância, descarga), elas são realmente matched, foi o primeiro bom sinal. Detalhe: na capa dela vem escrito 20~30C, mas gravado nas células tem escrito 30~40C, sinal que eles superdimensionam os packs por segurança, excelente. Já estou usando elas a algum tempo, e elas nem aquecem quando dá o cutoff, sem sinal de inchar ou nada parecido. Ótimo punch e runtime, sempre carregando acima do nominal."

MensagemEnviado: Dom Jul 11, 2010 10:37 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

vc não é ogro não!

VC DEVE TER PROBLEMA!!!

(e o pior é que essa epidemia ta pegando por aqui! heheh)

FCM1973 escreveu:
Eu devo ser um ogro mesmo rsrs...

Eu já cansei de usar o Mamba 7700 com 3S e 4S.
Eu já usei muito o Mamba 9000 com 3S e 4S.
Até um tempo atras estava usando um 2,5T com 3S.

E o saldo foi de nenhum motor ou Esc queimado. Nenhum rolamentos estourado nem rotor esfarelado, apesar das rotações chegarem a 152.000 rpm.
As unicas baixas foram as baterias que não aguentaram. Mas também foi culpa minha acreditar na capacidade das Turnigys da vida.

Voltando ao foco!

Pode usar o 7700 com 3S?

Depende do proposito.

Se for em pista ou competições esquece. Vai fritar.

Se for brincar em estacionamentos ou parques sem problemas.
Só precisa ter um pouco de paciencia e um bom termometro para acertar a relação.

MensagemEnviado: Seg Jul 12, 2010 12:54 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

O Helvio fez uma colocação perfeita.
Só vou colocar mais algumas experiências, o pessoa do PacaLoucos fazem algumas coisas do tipo "não façam isso em casa", mais é para uma aplicação bem específica, onde as arrancadas são rapidas e com intervalos longos entre uma e outra. Qualquer set-up usando lá no Pacaembu não se aplica em pistas, e se for usado o resultado será em forma de fumaça...rs

Eu já tentei usar um set-up do meu S400 que usava no Pacaembu em pista e duas voltas o ESC cortou por temperatura enquanto no Pacaembu não chegava a 40ºC. Isso eu ainda não estava exagerando muito na relação.

Meu irmão usa 3S no 7700 a muito tempo sem problema nenhum tanto em pista quanto no Pacaembu. Mas:
Quando os eng. da Castle projetam o motor, todo o material deve ter suas especificações, e no caso do 7700 em aplicações com 3S os limites de RPM deve ultrapassar, ou ficar proximos ao limite superior aos valores especificados do material usado, tanto no rolamento quanto no rotor, provavelmente esse valor que é ultrapassado deve estar ainda dentro dos limites de segurança ou passar pouco por eles (mas ainda dentro dos limites maximos), mas como todo material tem suas folgas, nada acontece com o motor usando 3S, mas se em algum lote onde o material esteja dentro dos limites inferiores o motor pode dar problema. Então aplicar 3S no motor é uma questão de sorte. E com isso é meio obvio que a Castle não vai recomendar o uso com 3S sendo que isso pode em algum momento estar no limite dos materiais, ou talvez até fora de eles.

Assim tanto o motor quanto o ESC tem uma margem especificada no manual deles e a realidade que os componentes suportam até grande , justamente para suportar essas aplicações mais severas, porem sempre que for ultrapassar os limites impostos pelo fabricante vc entra em uma faixa de aplicação mais delicada e alguns cuidados devem ser tomados.

Quanto as baterias Turnigy eu já vi muitas dando problemas nas soldas, que abrem como se fosse um fusível, mas eu nunca tive problemas com elas, eu uso as com mais descargas entre 20 e 40C e apenas 2S. De fato as Flytmax tm sua montagem mais robusta tomando alguns cuidados que a Turnigy não toma.

MensagemEnviado: Qua Jul 14, 2010 11:00 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Fotos do meu 2650kv depois de algumas puxadas de 6s.
Na primeira e ultima vez q fui no Pacaembu aconteceu o que está nas fotos...
Preju total... mas agora ta vindo 1 Tekin RX8 2650 que parece que guenta o tranco da 6s... =]
Fica a dica pra quem vai tentar usar o 2650 + 6s, não use.... rs

Imagem
Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 6:08 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Helvio Lagares escreveu:

Perfeito Helvio,

A corrente é determinada pelo motor e pela relação utilizada.
No caso do 7700 e 9000 com 4S utilizei para poucas arrancadas e com relação estupidamente baixa.
Mas no 7700 e 9000 com 3S já cheguei a descarregar packs de 5000mah no Paca com relação girando em torno de 7,0 e foi sussa.
Claro que as condições de pista são muito mais severas principalmente por causa do freio e nem o 7700 nem o 9000 iriam aguentar.
Quantos as baterias as Turnigys estão sofrendo o mesmo mal da Spektrum. Já foram bons mas hoje estão uma m...
No começo as Turnigys realmente eram muito boas mas atualmente...
Se voce exigir alta corrente elas incham mesmo. E não é só no autos que está ocorrendo.
O pessoal voa de Heli também está com os mesmo problema, colocam uma bateria para voar e saem com uma batata pegando fogo.

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas