rapaiz, to até "eletrizado" com seu conhecimento!!
esta de parabens!!
biancocf escreveu:
eu tb vi meu MMM fumaçando , é de ficar revoltado.... a maioria dos MMM deu o mesmo problema , e todas as versoes continuaram dando o mesmo problema...
a amperagem é forte, quando ele queima fica dificil de saber o q causou pq carboniza um bom pedaço da placa , mas pela media de resultado q eu vi no google, a versao 1 e 2 do MMM eram problemas com o bec q fazia ele fritar , mas nao pq tinha defeito nos mosfets, mas sim pq iniciava o problema no bec e consequencia de ir torrando o resto igual reaçao em cadeia
eu dei muita sorte , mas muita mesmo, fiquei até agradecido depois dele ter queimado do jeito q foi...
torrou o regulador do bec , normal, mas nao carbonizou a placa toda pq eu mesmo no desespero arranquei a bateria do carro na marra ignorantemente com medo dela explodir e nao do esc, e acho q isso salvou o esc
comecei a procurar na net o q tinha torrado pra deixar ele legal de novo , mas acabei foi arrancando o circuito do bec fora e coloquei um bec de 6A instalado no lucar do circuito original do esc , até pra nao ficar um treco com cara de engatilhado, po, perfeito , depois dessa ja andei de tudo q é jeito com o esc, torrei motores e baterias nele , e ele mal liga o cooler dele de tao frio q trabalha...eu sempre fui fan de tekin na epoca dos escovados ter um tekin g9 era descomunal em relaçao aos outros , mas em materia de brushless , acho q ter um tekin, ou um MMM o design interno e o tipo de mosfet provavelmente vai ser o mesmo
o MMM usa 16 ou 18 mosfets de 96A cada fase se nao me engano... pelo tamanho do tekin concorrente do mmm acredito q deva usar a mesma quantidade tb...
até pq um unico mosfet de 96A ja faz um estrago , mesmo q fosse 10 só por fazer seriam 960A continuos q os mosfets suportam segundo o datasheet oficial do mosfet q ele usa... , é obvio q só refrigerando ele com nitrogenio liquido pra ele com tao pouco dissipador aguentar rodar tanta amperagem sem pegar fogo, mas é aih q ta a coisa toda... nao sao só 960A q o MMM tem... sao 1536A q os mosfets q ele tem suportam juntos , logo, utilizando somente 200A dessa turma toda muito mal fica morno , e permite q vc tenha na palma da mao uma amperagem fora da realidade , pq uma makina de solda eletrica com menos de 80A abre um arco voltaico fazendo fuzao de metal imediato derretendo facil metal solido , mas ja viu um fiozinho pra trabalhar com a amperagem maxima até 250A q normalmente é o fio usado numa makina dessa? é o dobro de um cabo de bateria de carro...
absurdos 200A num brinquedinho de controle remoto se torna banal quando se tem uma folga monstruosa de 1536A(contínuos) q os mosfets suportam como estao instalados no MMM , só é divulgado 1080 dos escs genericos como "pico" de 1080A , mas ainda nao tem divulgado pela castle um limite maximo imposto , só q suporta 200A continuos... entao pela logica, se conseguir esfriar de alguma forma eficiente o esc pra poder usar acima de 200A ele suportaria de boa...
ja o hobbywing/ezrun/turnigy e derivados, sao escs animais e excelentes , tiro o chapéu pra todos eles , pq eles tb usam mosfets com sobras ignorantes, nao como o MMM , mas 500A a menos é tao pouco neh?... insignificante.... rsrs
os demais escs usam uma outra concepçao de encapsulamento desses mosfets deixando o sistema de resfriamento mais limitado um pouco , entao de 1080A q eles aguentam continuamente , agente utilizar só 150A ele tb fica geladinho.... entao é isso q acontece com esses monstros q agente compra hoje... sao 10 makinas de solda na palma da mao... e pensar q a pouco tempo atraz só na usina q dava pra se comentar essas potencias como possiveis...
hoje ta no seu brinquedinho de adulto, hehehe
pra fechar... procura sobre conversao pra carro eletrico1/1 no google, vc vai encontrar roda de 15 polegadas pra automovel q ja é o motor brushless dentro da roda.... e por incrivel q pareça arrasta o carro com só 5000w e 100a, entao da pragente usar nosso mamba monster logo logo pra fazer nosso automodelo 1/1 brushless com a disposiçao q agente gosta , hehehehehehe
1 MMM em cada roda e uns packs lipo , ja da pra fazer um looping com carro normal igual a flux... ja pensou q doideira!!
seria legal poder humilhar os fumacentos 1/1 tb... bolhinha de fusca... passando o dragster na arrancada facim...