RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 1:21 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Mar 12, 2010 6:51 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Comprei um ESC da TEKIN, o modelo RX8, no mês de outubro do ano passado... como demorei alguns meses para fazer a transformação da minha SAVAGE... quando acabei de montar o automodelo... utilizei somente uma vez para andar na grama... e a minha surpresa foi que o ESC queimou e soltou muita fumaça... imediatamente desliguei as baterias 2S 5000Mah que estavam ligadas em série... após o ocorrido o ESC não ligou mais. Consultei o manual de instruções e verifiquei que a garantia era de apenas 120 dias. Ainda não decidi se mando o ESC para fábrida da TEKIN ou se compro outro. Para vocês verem... não só os MMM estão dando problemas...

Um abraço a todos!!!

:drinks:

E-Revo Brushless #5608

MensagemEnviado: Sáb Mar 13, 2010 1:24 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Que merd... É complicado pagar a grana no ESC e dar pau assim. Tenta ver a garantia direto com a Tekin. Esta garantia que vc viu com a loja ou com a fábrica?

leobarrosestevao escreveu:
Comprei um ESC da TEKIN, o modelo RX8, no mês de outubro do ano passado... como demorei alguns meses para fazer a transformação da minha SAVAGE... quando acabei de montar o automodelo... utilizei somente uma vez para andar na grama... e a minha surpresa foi que o ESC queimou e soltou muita fumaça... imediatamente desliguei as baterias 2S 5000Mah que estavam ligadas em série... após o ocorrido o ESC não ligou mais. Consultei o manual de instruções e verifiquei que a garantia era de apenas 120 dias. Ainda não decidi se mando o ESC para fábrida da TEKIN ou se compro outro. Para vocês verem... não só os MMM estão dando problemas...

Um abraço a todos!!!

MensagemEnviado: Seg Mar 15, 2010 8:31 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

NATTIS escreveu:
Que merd... É complicado pagar a grana no ESC e dar pau assim. Tenta ver a garantia direto com a Tekin. Esta garantia que vc viu com a loja ou com a fábrica?

Um abraço a todos!!!

Eu comprei o ESC de um amigo aqui no site... já entrei em contato com ele e fui informado que iria escanear a Nota Fiscal e me mandar por e-mail. Li no site e no manual da TEKIN que para fazer o reparo ou a troca da peça, basta somente enviar para eles a cópia da Nota Fiscal e/ou comprovante de pagamento. O problema é que comprei desse amigo em outubro de 2009 e a TEKIN somente dá garantia dos produtos por 120 dias após a compra. De qualquer forma vou mandar a peça para eles e vamos ver se consigo uma peça nova (sem custo) ou se eles vão cobrar uma taxa para fazer o conserto do ESC.

Um abraço!!!
:D

E-Revo Brushless #5608

MensagemEnviado: Seg Mai 03, 2010 12:37 pm 
Novo no Fórum

Ola,
esse final de semana queimei um ESC MMM andando com meu buggy num campo de futebol de grama.
Saiu uma labareda de quase um metro de altura. Ainda bem que não afetou a bateria.

Sou novo nesse negócio de elétrico e não entendo o real motivo da queima ? Será que andar na grama força demais o conjunto, podendo incluisive queimar como aconteceu ? Não deveria ter queimado o motor em vez do ESC nessas condições ?

Comprei esse ESC junto num KIT com o motor e andei umas 4 vezes com ele.

Andei lendo que vário MMM estão com problemas. Será que é o caso de mandar um Tekin no lugar desse ?

Alguém consegue me falar mais informações sobre isso ?

Abraço
Cestari

MensagemEnviado: Seg Mai 03, 2010 4:12 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Nossa labareda?!! Será que foram os capacitores? Para para gente as baterias que estava usando.

Cestaric escreveu:
Ola,
esse final de semana queimei um ESC MMM andando com meu buggy num campo de futebol de grama.
Saiu uma labareda de quase um metro de altura. Ainda bem que não afetou a bateria.

Sou novo nesse negócio de elétrico e não entendo o real motivo da queima ? Será que andar na grama força demais o conjunto, podendo incluisive queimar como aconteceu ? Não deveria ter queimado o motor em vez do ESC nessas condições ?

Andei lendo que vário MMM estão com problemas. Será que é o caso de mandar um Tekin no lugar desse ?

Abraço
Cestari

MensagemEnviado: Qua Mai 05, 2010 3:09 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

NATTIS escreveu:

Um abraço a todos!!!

Eu comprei o ESC de um amigo aqui no site... já entrei em contato com ele e fui informado que iria escanear a Nota Fiscal e me mandar por e-mail. Li no site e no manual da TEKIN que para fazer o reparo ou a troca da peça, basta somente enviar para eles a cópia da Nota Fiscal e/ou comprovante de pagamento. O problema é que comprei desse amigo em outubro de 2009 e a TEKIN somente dá garantia dos produtos por 120 dias após a compra. De qualquer forma vou mandar a peça para eles e vamos ver se consigo uma peça nova (sem custo) ou se eles vão cobrar uma taxa para fazer o conserto do ESC.

Um abraço!!!

Havia encaminhado meu ESC para a fábrica da Tekin nos EUA e para minha surpresa foi que mesmo passados os 120 dias da garantia, eles me enviaram um ESC novinho na caixa. Recomendo a todos do site, caso venham a trocar seu ESC por um da Tekin, tenho certeza que não irão se arrepender e fica o relato de que a Tekin é uma empresa séria e zela pelos seus clientes / consumidores. Fotos do ESC novinho.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

E-Revo Brushless #5608

MensagemEnviado: Qua Mai 05, 2010 3:19 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Cestaric escreveu:
Ola,

Abraço
Cestari

Não é questão de forçar andar na grama, os MMM esta dessa forma ou é 8 ou 80, mas só mandar pra CASTLE que eles trocam sem problema, sem nota sem nada.
Aqui já trocamos uns 10 pelo menos. Porém eu nunca mandei, o Pabulinho daqui do forum já mandou e outro amigo que não participa, qualquer coisa pergunta pro PABLO (pabulinho) que ele pode lhe dar mais informações.

Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45

MensagemEnviado: Qua Mai 05, 2010 3:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

LEO,

vc teve que mandar a copia da nota ou nem precisou? qto tempo demorou para eles enviarem outro devolta?
foi taxado?

Aeroworks Edge 35cc
Great Planes Escapade .45

MensagemEnviado: Qua Mai 05, 2010 4:44 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Um dos maiores problemas de queima de ESC é a relação usada, muitos casos o pessoal por querer alcançar velocidades altas deixam a relação muito longa o que força muito o ESC em quesito de corrente de pico ou corrente inicial para tirar o carro da inércia, então vamos verificar como estão as relações, se o objetivo for velocidade cuidado nas arrancadas vai dosando o "dedo".
Um teste bem simples é arrancar com o carro algumas vezes, umas 5 vezes, e ver como foi o acréscimo de temperatura do ESC, se foi muito, cuidado com a relação.
Nos kits MMM o motor é muito bom e por ele não esquentar tão facilmente o pessoal vai abusando na relação e ai esta a receita da tragédia..rs

MensagemEnviado: Qua Mai 05, 2010 4:49 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Junior3976 escreveu:
LEO,

vc teve que mandar a copia da nota ou nem precisou? qto tempo demorou para eles enviarem outro devolta?
foi taxado?

Consegui o comprovante de compra com o colega aqui do site que me vendeu o Combo da Tekin. Ele me mandou um e-mail com o comprovante (constava nome da loja, valor... etc) e enviei junto com o ESC queimado para os EUA. A Tekin exigiu o comprovante de compra para poder dar garantia. Mesmo tendo passado o tempo da garantia, eles me enviaram um ESC novinho na caixa. Acredito que enviei o ESC próximo ao dia 20/03/2010 e na data hoje recebi o ESC novo.

Um abraço!!!

E-Revo Brushless #5608

MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 10:26 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

eu tb vi meu MMM fumaçando , é de ficar revoltado.... a maioria dos MMM deu o mesmo problema , e todas as versoes continuaram dando o mesmo problema...
a amperagem é forte, quando ele queima fica dificil de saber o q causou pq carboniza um bom pedaço da placa , mas pela media de resultado q eu vi no google, a versao 1 e 2 do MMM eram problemas com o bec q fazia ele fritar , mas nao pq tinha defeito nos mosfets, mas sim pq iniciava o problema no bec e consequencia de ir torrando o resto igual reaçao em cadeia
eu dei muita sorte , mas muita mesmo, fiquei até agradecido depois dele ter queimado do jeito q foi...
torrou o regulador do bec , normal, mas nao carbonizou a placa toda pq eu mesmo no desespero arranquei a bateria do carro na marra ignorantemente com medo dela explodir e nao do esc, e acho q isso salvou o esc
comecei a procurar na net o q tinha torrado pra deixar ele legal de novo , mas acabei foi arrancando o circuito do bec fora e coloquei um bec de 6A instalado no lucar do circuito original do esc , até pra nao ficar um treco com cara de engatilhado, po, perfeito , depois dessa ja andei de tudo q é jeito com o esc, torrei motores e baterias nele , e ele mal liga o cooler dele de tao frio q trabalha...eu sempre fui fan de tekin na epoca dos escovados ter um tekin g9 era descomunal em relaçao aos outros , mas em materia de brushless , acho q ter um tekin, ou um MMM o design interno e o tipo de mosfet provavelmente vai ser o mesmo
o MMM usa 16 ou 18 mosfets de 96A cada fase se nao me engano... pelo tamanho do tekin concorrente do mmm acredito q deva usar a mesma quantidade tb...
até pq um unico mosfet de 96A ja faz um estrago , mesmo q fosse 10 só por fazer seriam 960A continuos q os mosfets suportam segundo o datasheet oficial do mosfet q ele usa... , é obvio q só refrigerando ele com nitrogenio liquido pra ele com tao pouco dissipador aguentar rodar tanta amperagem sem pegar fogo, mas é aih q ta a coisa toda... nao sao só 960A q o MMM tem... sao 1536A q os mosfets q ele tem suportam juntos , logo, utilizando somente 200A dessa turma toda muito mal fica morno , e permite q vc tenha na palma da mao uma amperagem fora da realidade , pq uma makina de solda eletrica com menos de 80A abre um arco voltaico fazendo fuzao de metal imediato derretendo facil metal solido , mas ja viu um fiozinho pra trabalhar com a amperagem maxima até 250A q normalmente é o fio usado numa makina dessa? é o dobro de um cabo de bateria de carro...

absurdos 200A num brinquedinho de controle remoto se torna banal quando se tem uma folga monstruosa de 1536A(contínuos) q os mosfets suportam como estao instalados no MMM , só é divulgado 1080 dos escs genericos como "pico" de 1080A , mas ainda nao tem divulgado pela castle um limite maximo imposto , só q suporta 200A continuos... entao pela logica, se conseguir esfriar de alguma forma eficiente o esc pra poder usar acima de 200A ele suportaria de boa...

ja o hobbywing/ezrun/turnigy e derivados, sao escs animais e excelentes , tiro o chapéu pra todos eles , pq eles tb usam mosfets com sobras ignorantes, nao como o MMM , mas 500A a menos é tao pouco neh?... insignificante.... rsrs

os demais escs usam uma outra concepçao de encapsulamento desses mosfets deixando o sistema de resfriamento mais limitado um pouco , entao de 1080A q eles aguentam continuamente , agente utilizar só 150A ele tb fica geladinho.... entao é isso q acontece com esses monstros q agente compra hoje... sao 10 makinas de solda na palma da mao... e pensar q a pouco tempo atraz só na usina q dava pra se comentar essas potencias como possiveis...
hoje ta no seu brinquedinho de adulto, hehehe

pra fechar... procura sobre conversao pra carro eletrico1/1 no google, vc vai encontrar roda de 15 polegadas pra automovel q ja é o motor brushless dentro da roda.... e por incrivel q pareça arrasta o carro com só 5000w e 100a, entao da pragente usar nosso mamba monster logo logo pra fazer nosso automodelo 1/1 brushless com a disposiçao q agente gosta , hehehehehehe

1 MMM em cada roda e uns packs lipo , ja da pra fazer um looping com carro normal igual a flux... ja pensou q doideira!!

seria legal poder humilhar os fumacentos 1/1 tb... bolhinha de fusca... passando o dragster na arrancada facim...

E-Revo Brushless / MMM 2200

MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 1:06 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

rapaiz, to até "eletrizado" com seu conhecimento!!

esta de parabens!!

biancocf escreveu:
eu tb vi meu MMM fumaçando , é de ficar revoltado.... a maioria dos MMM deu o mesmo problema , e todas as versoes continuaram dando o mesmo problema...
a amperagem é forte, quando ele queima fica dificil de saber o q causou pq carboniza um bom pedaço da placa , mas pela media de resultado q eu vi no google, a versao 1 e 2 do MMM eram problemas com o bec q fazia ele fritar , mas nao pq tinha defeito nos mosfets, mas sim pq iniciava o problema no bec e consequencia de ir torrando o resto igual reaçao em cadeia
eu dei muita sorte , mas muita mesmo, fiquei até agradecido depois dele ter queimado do jeito q foi...
torrou o regulador do bec , normal, mas nao carbonizou a placa toda pq eu mesmo no desespero arranquei a bateria do carro na marra ignorantemente com medo dela explodir e nao do esc, e acho q isso salvou o esc
comecei a procurar na net o q tinha torrado pra deixar ele legal de novo , mas acabei foi arrancando o circuito do bec fora e coloquei um bec de 6A instalado no lucar do circuito original do esc , até pra nao ficar um treco com cara de engatilhado, po, perfeito , depois dessa ja andei de tudo q é jeito com o esc, torrei motores e baterias nele , e ele mal liga o cooler dele de tao frio q trabalha...eu sempre fui fan de tekin na epoca dos escovados ter um tekin g9 era descomunal em relaçao aos outros , mas em materia de brushless , acho q ter um tekin, ou um MMM o design interno e o tipo de mosfet provavelmente vai ser o mesmo
o MMM usa 16 ou 18 mosfets de 96A cada fase se nao me engano... pelo tamanho do tekin concorrente do mmm acredito q deva usar a mesma quantidade tb...
até pq um unico mosfet de 96A ja faz um estrago , mesmo q fosse 10 só por fazer seriam 960A continuos q os mosfets suportam segundo o datasheet oficial do mosfet q ele usa... , é obvio q só refrigerando ele com nitrogenio liquido pra ele com tao pouco dissipador aguentar rodar tanta amperagem sem pegar fogo, mas é aih q ta a coisa toda... nao sao só 960A q o MMM tem... sao 1536A q os mosfets q ele tem suportam juntos , logo, utilizando somente 200A dessa turma toda muito mal fica morno , e permite q vc tenha na palma da mao uma amperagem fora da realidade , pq uma makina de solda eletrica com menos de 80A abre um arco voltaico fazendo fuzao de metal imediato derretendo facil metal solido , mas ja viu um fiozinho pra trabalhar com a amperagem maxima até 250A q normalmente é o fio usado numa makina dessa? é o dobro de um cabo de bateria de carro...

absurdos 200A num brinquedinho de controle remoto se torna banal quando se tem uma folga monstruosa de 1536A(contínuos) q os mosfets suportam como estao instalados no MMM , só é divulgado 1080 dos escs genericos como "pico" de 1080A , mas ainda nao tem divulgado pela castle um limite maximo imposto , só q suporta 200A continuos... entao pela logica, se conseguir esfriar de alguma forma eficiente o esc pra poder usar acima de 200A ele suportaria de boa...

ja o hobbywing/ezrun/turnigy e derivados, sao escs animais e excelentes , tiro o chapéu pra todos eles , pq eles tb usam mosfets com sobras ignorantes, nao como o MMM , mas 500A a menos é tao pouco neh?... insignificante.... rsrs

os demais escs usam uma outra concepçao de encapsulamento desses mosfets deixando o sistema de resfriamento mais limitado um pouco , entao de 1080A q eles aguentam continuamente , agente utilizar só 150A ele tb fica geladinho.... entao é isso q acontece com esses monstros q agente compra hoje... sao 10 makinas de solda na palma da mao... e pensar q a pouco tempo atraz só na usina q dava pra se comentar essas potencias como possiveis...
hoje ta no seu brinquedinho de adulto, hehehe

pra fechar... procura sobre conversao pra carro eletrico1/1 no google, vc vai encontrar roda de 15 polegadas pra automovel q ja é o motor brushless dentro da roda.... e por incrivel q pareça arrasta o carro com só 5000w e 100a, entao da pragente usar nosso mamba monster logo logo pra fazer nosso automodelo 1/1 brushless com a disposiçao q agente gosta , hehehehehehe

1 MMM em cada roda e uns packs lipo , ja da pra fazer um looping com carro normal igual a flux... ja pensou q doideira!!

seria legal poder humilhar os fumacentos 1/1 tb... bolhinha de fusca... passando o dragster na arrancada facim...

viewtopic.php?f=4&t=22488&p=249917#p249917

MensagemEnviado: Dom Set 12, 2010 2:17 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Galera Sou mais um AZARADO!, no ultimo feriado estava andando com minha E-revo de boa, acelerando de leve porque tinha acabado de colocar o diferencial central e do nada o ESC morreu, o pior é que ele não fumaceou, nem estava quente, simplesmente desligou e não liga mais, se ligar ele no castle link consigo programa-lo como se nada tivesse acontecido mas só isso, quando ligo a bateria ele não da sinal de vida, cheguei até refazer algumas soldas, jampear o fio que vai para a chave do power, mas ele esta mortinho.

* Alguém tem alguma dica?

* E se eu mandar ele para Castle, usando procedimento de conserto fora da garantia pagando os 70 obamas eles vão me mandar um ESC novo aqui para o Brasil sem problemas? posso confiar?

Obrigado por qualquer ajuda!

Losi Micro Rally brushless
Iwaver 02M Spektrum

T-Rex 450 Sport
Blade mSR
Spektrum DX7

MensagemEnviado: Dom Set 12, 2010 5:45 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
É triste isso q tá rolando...parece até q a parada foi produzida no brasil. Mas não. Foi produzida na china, q tb não é lá essas coisas. Tá vendo! É por isso q eu prefiro produtos made in Slovakia!.
Eu comprei um 8ight 2.0 e veio com o dogbine do cvd traseiro empenado. E olha q é um race roller! Essas merdas q vêem acontecendo são de desanimar.
Já tem mais de um ano q tá acontecendo essa desgraça do MMM e não fizeram nada pra melhorar. Isso é sacanagem!
Tudo bem q tem a assistencia técnica mas não bancam o frete e nem a bateria q protagonizou a desgraça, então, neguinho acaba saindo perdendo da mesma forma. Essa babaquice tem acabar!
Vamos fazer um abaixo assinado com todo pessoal q teve probelma. É a única saída q nós temos. Vamos dar feedback pra todos os fóruns de rc q nós conhecemos e inclusive pra fabricante. Não é justo pagarmos por um produto defeituoso. Nao é de hoje q acontece isso. Apesar dos fatos eles não melhoraram a qualidade dos produtos. Temos q fazer pressão pras coisas mudarem. E eu tenho certeza q mesmo fora do Brasil a lei estará do nosso lado!
A chave pro sucesso é globalizarmos nossa indignação!

valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Set 30, 2010 10:57 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Única coisa boa é que a garantia deles funciona... sem nota...

Mas que é de brochar o caboclo isso é.

Estou com uns ESCs genéricos aqui em teste, e até agora, estão perfeitos... estou usando e abusando deles. Se continuar assim, vendo os MMM e troco tudo por ESC genérico que custa 3x menos. Se queimar... queimou... Só que acho difícil eu receber garantia. haahaha.

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing

Criar novo tópico Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas