coelho72 escreveu:
Nattis, onde você coletou esses dados de consumo do motor? Ligou um wattímetro num deles em funcionamento? Não esqueça que, se é dado de tabela, a corrente dada é a corrente máxima que ele aguenta, e não a corrente que ele vai comsumir em todas as situações.
Outra coisa que você ignorou é a diferença entre corrente constante e de pico. Meu esc é capaz de "gerar" (o correto seria controlar, já que quem gera é a bateria) 2812W na arrancada.
A questão é que os fatos contrariam esse seu cálculo. Como eu disse, com o 36-60 o cogging sumiu com uma redução mais alongada, já com o ezrun 9T o cogging foi enorme.
Mas obrigado pela ajuda, quanto mais informação, mais eu aprendo sobre esse troço.
Abraço
Não adianta medir um wattímetro pq o ESC não vai fornecer a potencia que ele pode gerar. Os dados que peguei são do fabricante, este motor pode consumir até 89A, logo da para calcular quantos watts ele gera em 2S e 3S.
Esta corrente te pico é igual potencia de som PMPO, não tem muito parâmetro, sequer é informado o tempo de pico, o certo é sempre calcular pela constante, por isso que muitos fabricantes ignoram corrente de pico. Para seu motor gerar 2812W de pico vc teria que ter uma bateria de 3S 4000mah com 64C de descarga de pico, isso se levarmos em conta que todos os fabricantes estão usando o mesmo parâmetro de corrente de pico, o que eu acho improvável.
A relação influencia diretamente no consumo do motor, é provável que com a relação usada o 36-60 não esteja sendo 100% aproveitado. Se for no mesmo esquema de motores de aero ele não tem muito torque em baixa e com relação longa d+ ele não alcança giro máximo e não consome amperagem máxima para desarmar o ESC.
Agora se o seu ESC EZrun 60A esta dando cogging com motor EZRun 9T e usando bateria forte leve em consideração a possibilidade do ESC ou motor estar com problema, pois não é normal independente da relação.